Como Fazer Para tirar fotos a um relâmpago?

filjoa

Power Member
viva

como posso eu com uma nikon D90 tirar uma foto a um relâmpago?

será que tenho de estar a espera do momento certo e estar sempre a disparar ate acertar? :S

Cumps
 
Se estiveres num sitio bastante escuro (em que o céu seja efectivamente negro), podes tentar fazer uma longa exposição.
Metes a máquina em modo bulb num dia de trovoada e é esperar que apareçam uns poucos.
Um tripé e um disparador por cabo é quase essencial para não ficar uma borrada.

Deverás conseguir um efeito bastante porreiro.
 
E/ou fechas um pouco ou muito a lente. Podiam inventar um disparador por flash.. Já que o flash dispara com outro a máquina também o podia fazer e assim era fácil apanhar a trovoada lol
 
Nunca experimentei, e tenho a certeza absoluta que deve haver por ai um tutorial online que explique isso muito bem.

Mas aplicando o princípio básico da exposição de flash: "abertura controla a luz do flash, velocidade controla a luz ambiente" e tendo em conta que um relâmpago é muitíssimo mas intenso que a luz ambiente numa noite diria: fechar bem a lente e usar uma longa exposição. Se o tempo de exposição for curto, à parte do clarão do relâmpago não se verá muita coisa. E depois há a enorme dificuldade de sincronizar o disparo com o relâmpago.
 
E mesmo uma kestao de tentativa e erro. POde ser xato, mas quando acertas as fotos ficam lindas. Entao se for a beira mar nem se fala...Tipo isto. :D
 
bem estou a ver que sou um amador que ja esta a querer dar o passo maior que a perna :D...

mas acho que vou tentar a brincadeira... so nao tenho uma cena para disparar a distancia...

por o que eu estou a entender tenho de meter a maquina com um grande tempo de exposiçao, mas tenho sempre de estar a carregar no disparo para ver se num desses clicks aparece um relampago certo?

PS: o que quer dizer qd o user arkannis diz "meter a maquina em modo bulb"?

Cumps
 
Última edição:
PS: o que quer dizer qd o user arkannis diz "meter a maquina em modo bulb"?

O modo bulb é aquele que permite as exposições mais longas: enquanto tiveres o dedo a carregar no botão do shutter este fica aberto.

Usá-lo assim é impraticável por causa das vibrações e o cansaço de estar lá com o dedo durante um longo período do tempo (que pode chegar às dezenas de minutos).

O melhor é usá-lo em conjunto com um comando remoto, que permite carregar uma vez no botão para abrir o shutter, ir beber um café, e depois carregar outra vez no botão para fechar o shutter :) Além de que com o comando remoto não introduzes vibrações.
 
entao se o relampago demorar tipo 2mim o diafragma vais estar aberto esse tempo todo?

eu pensava que nesse modo bulb qd um tipo carregava no shutter ele aguentava o tempo programado e depois tirava a foto, nao sabia que tinha de ser eu a carregar segunda vez para ele processar a foto...

estou a pensar bem?

Cumps
 
Se um relâmpago durar 2 minutos deve ser um recorde mundial! :D

No modo bulb não há tempo programado. É o tempo que "aguentares" (convém teres um cronómetro à mão). Sem comando é: carregas => abre, soltas => fecha. Com comando é: carregas e soltas primeira vez => abre, carregas e soltas segunda vez =>fecha.
 
lol, nao me estava a referiri ao relampago demorar 2mim mas sim ao tempo de espera... pois dava jeito eu carregar antes do relampago e voltar a carregar depois dele, correcto?

Cumps
 
tanto podes tentar carregar quando o ves, como podes meter a máquina num tripé, foco para o infinito e fazer exposições de 5/10seg conforme quiseres e continuas a depender da sorte que ele n caia depois de a exposição acabar ou arranjas um disparador e carregas para abrir e esperas 1seg, 10seg, 2min ou 1hora que cia outro para fechares
 
Então vamos lá tentar ajudar. na experiência que tive com relâmpagos que foi 2 dias ( nunca mais consegui apanhar relâmpagos onde eu tive-se ao pé com a maquina e sitio para disparar. O melhor método é o do bulk porque num dia de tempestade tanto pode aparecer um relâmpago 30 em 30 segundos como de 10 em 10 minutos.... e se tentar tirar a foto quando vês a luz já foste... o ideal é fechares o diafragma por exemplo f.11 onde se tiveres numa zona sem candeeiros a mandar luz de lado podes ficar com a maquina a disparar e só quando o relâmpago passar e que clicam para fechar o shutter.
posso dizer que perde-se muito tempo mas que vale a pena e quando apanham o primeiro relâmpago só param quando eles acabarem. houve uma vez (a minha primeira vez a apanhar relâmpagos...lolol) tive das 10 da noite ate ás 3/4 da manha a tentar apanhar relâmpagos (havia alturas em que paravam depois voltavam loucura total e só apanhei tipo 5 relâmpagos pois era ainda e ainda sou inexperiente neste campo que só da para treinar quando o tempo deixa e estejamos nos sítios certos.
Eu como em minha casa tinha 2 candeeiros da rua ao pé tive que fechar o shutter para poder compensar a longa exposição e os candeeiros não influenciarem muito, tinha o para-sol para cortar um bocado esses candeeiros e 2 em 2 min +/- disparava ou seja não fazia longas exposições superiores a 2 min. pq? se fecha-se demais o shutter o relâmpago mal se via (podia subir o iso mas não interessava) se abri-se muito ficava sobre-exposta tampo pelos relâmpagos como pelos candeeiros assassinos..lolol a ver se depois posto aqui um foto..lolol
Edit: na primeira vez não tinha comando foi a manapola ficava la a carregar e pronto. na segunda vez tinha o comando e loucura total...lol
 
vou ficar curioso de ver essas fotos...

eu aqui parece que tb vou ter o problema de luz na rua... nao é que tenha aqui perto mas para a zona de campo aberto que pertendo tirar +- a uns 150m tenho o centro da freguesia que tem postes de iluminaçao...

cumps
 
ora bem ... hoje como ate esteve finalmente um pouco de sol, resolvi tentar estriar a maquina a tirar fotos ao por do sol, que por o que percebi tb é preciso bastante tempo de exposiçao, tal como o ralampago, ou estou a pensar mal?

eu meti a maquina no modo "M" e depois nas duas rodinhas meti aquilo para ISO 100 e F11 mas eis aqui o que saiu :S

14cd7qh.jpg


288mew.jpg


por exemplo esta foto esta muito mais nitida: http://www.dna-computing.com/photography/Gallery/images/md001/RhodesSunset_L.jpg

no meu ver tal como me acontecia na maquina analogina, qd eu metia o modo noite, eu disparava e a maquina ficava ali um bocado a queimar e so depois fazia andar o rolo... mas aqui nao estou a ver nada disso :S

PS: nao sei la eu porque, mas nao encontro o tal modo bulb na minha maquina :wow:

cumps
 
Última edição:
penso que tens que ir aquela rodinha onde controlas o tempo de exposiçao e ir baixando...vai passar de fraçoes de segundo, para segundos e no fim la aparece o bulb
 
Tens de ir para o modo S ou Tv ( nikon e canon, respectivamente ) e ir reduzindo a velocidade de obturador. Depois dos 30" ela passa para bulb. De facto existem disparadores automáticos à venda na net, é só procurar. Se estiveres mesmo interessado diz que procuro num livro a marca e tal. Anyway, comando e tripé são essenciais e o resto já está mais ou menos tudo dito. Evita uma zona com luz ambiente. Descobre o f/ correcto para os trovões e vai tentando. Outra coisa que pode ajudar é usares um papel preto para tapares a lente quando os relâmpagos param para evitar que a luz ambiente vá entrando e estragando a foto.

edit: em modo manual também dá, e é o que eu recomendava.

edit 2: essas fotos do por do sol, tecnicamente, não têm muito a ver com os relâmpagos. Aí as exposições são muito rápidas porque o sol, mesmo a essa hora, é muito muito forte, mesmo a f/11. A ideia ao fotografar os relâmpagos é ter uma velocidade lenta para garantir que o obturador está aberto quando o relâmpago aparece. Isto porque, claro, são eventos aleatórios. O sol está lá sempre :p

edit 3 ( está complicado... ) : dizes que fotografaste essas do sol a iso 100 e a f/11. Não é isso que aparece na exif.
 
Última edição:
Back
Topo