Resolvido "Morte a Placa" - PC não arranca... Led Power estranho...

pauleta30

Membro
Boa tarde a todos e já agora bom Ano!

Tenho um pc com board da Asrock já uns 3 anos e de uns dias para cá, aconteceu-me que não arranca mais. Liga tudo mas não aparece imagem no monitor.
Pesquisei vários tópicos aqui e até fiz muitas das recomendações que aqui encontrei, mas uma estranheza que reparei hoje no arrancar do pc, ta a deixar-me de cabelos em pé.

Retiro todos os componentes do PC, menos o Processador e quando ligo o "dito", noto que o led power "verde" fica pouco evidente (ou seja, fraquinho...) mas quando retiro o processador o tal led volta a ficar "robusto". Verifiquei ao pormenor o processador e não me parece estar queimado.

Desconfio da fonte... alguma sugestão? alguém já teve algo parecido?
Obrigado!
 
Última edição:
boas..
para poder-mos ajudar covinha saber-mos:
-Motherboard(só asus não chega)
-CPU
-Fonte
-Grafica
-nº de sticks RAM(quantas rams) e velocidades(MHZ)....

acho que pelo menos isto temos de saber ao promenor...

mas pelo sintoma, tb diria Fonte, mas é muito vago e não quero dar certezas de algo que nao sei em concreto!!..

Preenche o My Sistem no teu perfil!!
 
boas..
para poder-mos ajudar covinha saber-mos:
-Motherboard(só asus não chega)
-CPU
-Fonte
-Grafica
-nº de sticks RAM(quantas rams) e velocidades(MHZ)....

acho que pelo menos isto temos de saber ao promenor...

mas pelo sintoma, tb diria Fonte, mas é muito vago e não quero dar certezas de algo que nao sei em concreto!!..

Preenche o My Sistem no teu perfil!!


Boas CAVACASS,
Já me esquecia, com certeza que ajuda muito...
-Motherboard: AsRock 939A8X-M
-CPU: AMD athlon 64bits
-Fonte: Demon ATX 580w
-Grafica: ATI 256mb
-RAM: 1 de 1Gb PC3200 DDR 400
-Disco: seagate 250gb 7500rpm

Enfim... se precisar de mais info, posso dar...
Obrigado
 
não percebendo nada de AMD's, olhando só para os componentes em geral....:
-Acho essa FONTE fraca... ainda assim, capaz de aguentar com o sistema..
-RAM - não deverá ser a fonte do problema...., testa noutras Slot's(já que tens 4, e só tás a usar um Stick)
-MOBO... ASRock??? lol... BINGO!!! eu não deposito muita confiança nessa marca
Grafica... ATI 256mb é muita coisa e nenhuma ao mesmo tempo(espero que me tenhas entendido), mas nao deverá ser a fonte do problema,... ATI AGP, deve ser da Série 9XXX(talvez a 9550..)

EDIT: para saberes de onde é o problema, se tiveres possibilidade de testar outra Fonte da tua board, só para ficares a saber que da fonte nao é... ou melhor, se arranjares outra board igual a essas(ou parecida) para testares os teus componentes...

na minha opinião se for da board, e se usares o PC para mais que NET, Aconselho-te a mudares de sistema... esse está desactualizado e para arranjar, pode ter que sair mais caro(e menos rentavel em termos de performance) que mudar para algo mais moderno!

espero ter ajudado..

CAVACASS
 
Última edição:
Boas...

Enfim, fiz um teste com outra fonte (230w é o q tenho em mãos), e pelo menos já tenho o led_power a funcionar correctamente mas a máquina não arranca. Trouxe outra memória do meu trabalho e testei a minha lá (tudo bem em ambas). Coloquei uma gráfica extra (funcional) de menor valor (tudo por tudo né) e também não arranca. Já começo a desconfiar da mobo (acho q é isso!!) ou processador. É normal não arrancar o pc sem o processador? nem que seja para mexer na bios? (pois tirei tudo, liguei o pc e nada aparece na tela)...

Obrigado...
 
Pauleta30, sabes fazer um diagonostico Visual aos componentes?? fáz á Board!!!

pois com uma fonte de 230w (nao reais) é dificil poder afirmar se o problema é da fonte ou da Motherboard..

Motherboard sem CPU acho que nao funciona, manda logo o POST(beeps) a dizer que nao detecta ou nao reconhece o CPU! tal como a gráfica..
 
Pauleta30, sabes fazer um diagonostico Visual aos componentes?? fáz á Board!!!

pois com uma fonte de 230w (nao reais) é dificil poder afirmar se o problema é da fonte ou da Motherboard..

Motherboard sem CPU acho que nao funciona, manda logo o POST(beeps) a dizer que nao detecta ou nao reconhece o CPU! tal como a gráfica..

Boas Cavacass,
Não sou um fera no assunto da board, verifiquei-a de ponta a ponta e não vi nada de anormal, vou experimentar com uma fonte melhor. A mobo sem a placa de RAM faz uns apitos, mas sem a RAM e processador, nenhum apito. Pondero ser da AsRock, e já estou a ver na net algumas mobo para substituir esta (ou Asus ou Intel)...
 
em boards, aconselho ASUS ou Gigabyte(tens tambem a Intel e a DFI e a Foxconn mas já acho demasiado ..), nada de topo para não complicar com funções extra...

mas para esse pc, uma board nova não te fica barata(~50€)... tal história de comprar novo para ser velho!!!
 
Bom dia!

É um conselho interessante. Mas primeiro vou testar numa fonte melhor e depois digo o resultado.
No caso de melhoramento do "bichinho", penso em mudar a mobo (Asus P5Q-EM), processador Intel® Core™2 Quad Processor Q8300, pelo menos 2 GB RAM, e claro uma fonte de jeito! Vamos ver...
 
Bom dia!

É um conselho interessante. Mas primeiro vou testar numa fonte melhor e depois digo o resultado.
No caso de melhoramento do "bichinho", penso em mudar a mobo (Asus P5Q-EM), processador Intel® Core™2 Quad Processor Q8300, pelo menos 2 GB RAM, e claro uma fonte de jeito! Vamos ver...


bem... mas se fores comprar PC novo, dirige-te á secção de configurações(essa que tens ai em cima parece-me desiquilibrada, talvez com esse orçamento se arranje melhor!)...
 
bem... mas se fores comprar PC novo, dirige-te á secção de configurações(essa que tens ai em cima parece-me desiquilibrada, talvez com esse orçamento se arranje melhor!)...

Boa noite... enfim, depois de fazer todos os testes possíveis (fonte nova e boa, outras memórias, vídeo, tirar a board e limpá-la, aspirá-la, etc,etc,etc... RESULTADO: Morte súbita para a placa!!
Neste caso vou verificar as melhores opções de upgrade... aceito sugestões...

Obrigado CAVACASS a todos pelo contributo!
Cumprimentos...
 
Já arranjei um pc com um problema parecido... só arrancava quando queria e o LED também dava uma luz muito fraquinha e eu fartei-me de dar voltas para descobrir que o problema não era do PC mas da tomada da electricidade, que depois de retirada da parede vi que tinha alguns fios queimados... curto-circuito!!!
Vê... nunca se sabe.
 
Back
Topo