Avaria: Televisão com imagem distorcida

jotoa

Aminoácido
Boa tarde malta.

Tenho uma Grundig Elegance MFW 82-2510/8.
Agora que cheguei a casa e a liguei deparei-me com esta bela imagem:


Como podem ver, mais do lado direito, parece que a imagem foi engelhada, tanto que se pode ver que o senhor que está na entrevista ficou "esticado".
Associado a isto a TV vai fazendo uns estalinhos de vez em quando.

Agora o que queria perguntar é se alguém faz ideia do que isto poderá ser.
Terá sido o cinescópio que berrou? Ou outra coisa?


Agradeço desde já qualquer ajuda ;)
 
Boas,

Obrigado pela resposta :)

Achas que valerá a pena o arranjo, no caso de este ser possível?
É algo que poderá caír em que valores?
 
tenta aceder ao menu de serviço
tenta desta forma:
Mantendo o botão "i" do comando pressionado, liga de seguida a tv no botão principal
Deverá aparecer o menu de serviço onde tens uma zona que serve para fazer os ajustes de geometria.
Não sei se funciona nesse modelo, mas se funcionar tem cuidado com o que alteras.
tenta procurar mais informação sobre isso. O chassi dessa Tv salvo erro é o CUC1935.

Algo deste tipo:

geometry.jpg



mais alguma coisa que encontrei agora:
Grundig T63-640a text Imagem muito cortada nas laterais e em meia-lua. C567 (360nF) totalmente descapacitado.


Procura em: http://www.electronica-pt.com/reparacao.php ou http://www.eserviceinfo.com
 
Última edição:
Já estive a tentar aceder ao menu de serviço, mas sem sucesso. A única maneira que encontrei de lá entrar foi essa que disseste, associada ao número de chassis.
Andei a procura do manual de serviço.

Há maneira de ver o número do chassis de forma a confirmar que é mesmo este?

Muito obrigado :)
 
Veio cá agora um técnico ver a televisão.
Confirma-se que é da deflexão horizontal.

No fim do dia vem buscá-la, diz que, no caso de conseguir arranjar peças para ela(pois pode já não haver), não fica mais de 80€.


Edit: Bem, como que por milagre a televisão ficou boa de repente. Saí do quarto ela estava marada, voltei, está boa :O
 
Última edição:
Antes fosse, mas parece que se arrependeu :'(

Parece uma questão de "aquecimento".
Isto passa ao fim de uns 5 minutos...

Deverá estar a dar as últimas.
 
Última edição:
da lhe uns tapinhas:D a ver se ela gosta... mais vale arranjar... so vai piorar...

Muitos dos problemas das velhas tvs CRT são provocados por soldaduras deficientes, de tal forma que é comum ouvirem-se histórias de tvs que levam uma ou duas cacetadas na caixa e ficam logo a trabalhar.
 
Bolas... e eu que queria que o meu CRT avariásse depressa para comprar um LCD. mas agora mais convém esperar um anito para arranjar logo LCD para 3D... :P
 
da lhe uns tapinhas:D a ver se ela gosta... mais vale arranjar... so vai piorar...

Muitos dos problemas das velhas tvs CRT são provocados por soldaduras deficientes, de tal forma que é comum ouvirem-se histórias de tvs que levam uma ou duas cacetadas na caixa e ficam logo a trabalhar.

Eheh, esta até já foi aberta e pelo que vi, por muita cacetada que lhe desse seria complicado reagir, só o espaço que tem da caixa ao "material" em si é enorme :-D
Mas há uns anos tinha uma de 55cm que ganhava cor à pancada :D

Bolas... e eu que queria que o meu CRT avariásse depressa para comprar um LCD. mas agora mais convém esperar um anito para arranjar logo LCD para 3D... :P

Também "queria" isso, mas não há dinheiro :P
Não é por não gostar desta televisão, que tem uma qualidade do caraças, mas ocupa muito espaço.
 
Back
Topo