Eu percebo que possas não gostar de nenhum desses que mencionei, mas não é justo que os estejas sempre a atacar .. Pelo menos, para aquelas pessoas que adoraram os jogos
Eu não ataco ninguém. De facto o EagleEye que é colaborador gostou muito do FFX e coexistimos de forma harmoniosa, agora importa é saber definir em que planos temporais é que as pessoas acharam esses jogos interessantes, que é a razão primária de hoje terem nostalgia por eles. Se traçares paralelos estamos sempre a falar de portas de entrada e pessoas que só jogam FF's/não jogaram FF's melhores, e situações particulares que não se encaixam aqui.
O primeiro RPG é sempre o primeiro RPG (ou primeiros, a tolerancia é outra), é a porta de entrada, a questão não é se o jogo é horrendo ou não; em defesa posso dizer que o sistema de turnos é do melhorzinho que anda por aí, mas sim que, para um final fantasy, para o investimento que lhe deu origem e para o que podia ser... Deixa muito a desejar
Quanto ao FFXII, memorizaste isso como a minha opinião, mas sinceramente vai além disso, o jogo não era para ser um final fantasy numerado nas planning stages e o personagem principal era o Basch. Era mais algo nas linhas de um Vagrant Story 2.
O ponto era que o Sakaguchi não tem um track record limpo em anos recentes, referi esses, mas podia ter referido os jogos da Mistwalker tanto na DS como na X360 para dizer que há uma razão de fundo além de escolha de plataforma para os projectos maiores sem userbase estabelecida para os jogos não terem o cult following esperado, e isso é porque não se diferenciaram dos demais (não podes sair da Square-Enix e ir fazer mais Final Fantasy e esperares ter sucesso equiparável e seres reconhecido por isso) e acima de tudo... por mesmo que bons serem jogos com falhas/lacunas graves.
Quanto ao The Last Story, não sei se fui o único, mas assim que vi o logo pensei 'isto faz-me lembrar Final Fantasy ..' Gostava de ser optimista como muita gente aqui, que acha que isto pode ser um grande RPG para a Wii. Pois eu estou com o I_Eat_All: enquanto não souber mais sobre o jogo (história, mecânica, personagens, bla bla bla), não irei criar expectativas de qualquer género.
O Lost Odyssey também faz lembrar Final Fantasy. "Se" a Mistwalker continuar por esse caminho nunca sai da sombra do Final Fantasy e temos de começar a pensar se... querem sair sequer. De facto agora que falo nisso, com o Blue Dragon queriam que o publico acreditásse que para eles era como que um chrono trigger 2, ao mesmo tempo que o tipo de gráficos era para o aproximar e apelar aos fãs de Dragon Quest. É fazer jogos pelo livro e a estoirar orçamento em features para que isso aconteça... não é o que quero deles.
Mas, se não quiserem sair estão a mandar pela janela todas as hipóteses de se implementarem de forma similar com um franchise.
Final Fantasy inicialmente era tido como um clone inferior de Dragon Quest... Só começou a vender de forma comparável quando mandaram isso pela janela, e o Sakaguchi mais que toda a gente deveria ter isso (bem) presente.