Análise Corsair Cooling™ Hydro Series H50

Slider

Colaborador
Staff
Autores: Ivo Silva (SLiDeR)
Produto: Corsair Cooling™ Hydro Series H50
Data : 04-02-2010

ZWAME Análise


Corsair Cooling Hydro Serie H50



Introdução à Corsair
A Corsair está connosco desde 1994, oferecendo desde então aqueles que são reconhecidos como uns dos melhores módulos de memória no mercado pela generalidade dos entusiastas. Para atingir este lugar a Corsair apostou desde sempre na qualidade, na capacidade de overclock, no suporte, na inovação e no aspecto dos seus produtos. Sendo o aspecto algo visto por alguns como supérfluo tendo em conta que é irrelevante para a performance do produto, mas que ajuda sem dúvida a vender, portanto é algo que os clientes da Corsair procuram.

Embora em tempos conhecida somente como uma marca de módulos de memória e produtos associados, a Corsair hoje em dia é reconhecida como a referencia em outras categorias de produtos, nomeadamente, na área das fontes de alimentação. Já não podemos falar de fontes de alimentação de qualidade sem mencionar a Corsair. A Corsair oferece um leque compreensivo de fontes de alimentação para todos os gostos, bolsos e exigências, todas elas, independentemente do custo, com níveis de qualidade garantidos.

Recentemente a Corsair lançou-se no mercado da refrigeração de CPU’s, com o lançamento do Corsair Cooling™ Hydro Series H50, um sistema de arrefecimentos a água, fechado (não necessita de manutenção), e é este produto que nos trás aqui hoje.

Introdução à Asetek
Fundada em 2000 a Asetek foi uma das primeiras marcas de renome na comunidade overclock, responsável pela introdução de produtos de refrigeração por gás comprimido (à semelhança do que acontece com os frigoríficos) atingindo temperaturas de vários graus negativos, para refrigeração de CPU’s, estes produtos tinham o nome de VapoChill. Mais tarde a Asetek entrou também no mercado do arrefecimento a água, o WaterChill.

Apesar de terem sido produtos inovadores e de sucesso dentro da comunidade overclock, a Asetek era uma pequena empresa Dinamarquesa, com recursos limitados a oferecer produtos para um nicho, um nicho que hoje em dia já não é tão nicho quanto isso, é moda, mas na altura overclock era algo para muito poucos. A juntar a isto, as inovações da Asetek começaram a ser copiadas o que tornou a vida da Asetek ainda mais complicada.

Foi então que a Asetek decidiu concentrar o seu esforço no mercado OEM, e desde então desenha sistemas de arrefecimento para marcas como a HP, Dell, Alienware etc. Estes produtos de arrefecimento visam o segmento caseiro com setups “Gaming” mas também as áreas de refrigeração de servidores e associados.

Concretamente o que tem a ver a Asetek com o Corsair H50? Bem, aquilo que conhecemos como Corsair H50 foi desenvolvido pela Asetek, o Corsair H50 é simplesmente uma versão de retalho do Asetek LCLC.

Especificações
  • Especificações
  • Modelo: CWCH50
  • Material do dissipador: Cobre
  • Ventoinha: 120mm, 1700 RPM
  • Material do radiador: Alumínio
  • Tubagem: Baixa permeabilidade, evaporação perto de zero.
  • Garantia: 24 Meses
  • Preço: € 65 +/-

Funcionalidades
  • Instalação simples
  • Dissipador em cobre para máxima performance
  • Circuito fechado, não requer que água seja adicionada ao longo da sua vida útil.
  • Bomba e reservatório integrados
  • Boa eficiência com baixo ruído
  • Manutenção quase nula

O desafio
Agora que os quad-core são mainstream e com os six-core à porta, o arrefecimento destes “bichos” é cada vez mais crucial. Alguns Intel já chegam aos 130W e alguns AMD aos 125W, começa a ser complicado para muitos dissipadores refrigerados a ar dissipar de forma eficiente e sem ruído todo este calor. Para combater isto os dissipadores a ar são cada vez maiores, cada vez mais pesados, utilizam ventoinhas maiores e em quantidade, sistemas de instalação cada vez mais complicados, etc.

Ora com tamanhos cada vez maiores não é de estranhar que muitos destes tenham problemas de compatibilidade com os desenhos mais arrojados de algumas caixas ou que por exemplo choquem com módulos de memória quando estas estão instaladas, entre outras questões de compatibilidade já conhecidas.

Portanto o desafio é conseguir algo com uma performance equiparável ou melhor aos maiores “monstros” a ar que temos no mercado (mas… sem ser outro monstro), ser fácil de instalar e ao contrário da grande maioria dos sistemas a água não necessitar de manutenção, tal como os dissipadores a ar, fora claro o retirar o pó deles de vez em quando.

O Corsair Cooling™ Hydro Series H50

O Corsair Cooling™ Hydro Series H50 é um sistema de arrefecimento a água minimalista, de tamanho reduzido que pertence competir directamente com os sistemas de arrefecimento a ar topo de gama, que por outro lado normalmente são enormes, e alguns, complicados de instalar.

A caixa

O topo da caixa mostra apenas uma imagem do Corsair H50 sem informação relevante.

A parte de baixo da caixa tem alguma informação relevante sobre o Corsair H50, sendo a que chama mais à atenção um gráfico comparativo feito pela marca, que coloca o Corsair H50 em perspectiva em relação aos dissipador stock e a um dissipador a ar de alta performance.


As laterais da caixa são iguais uma à outra, contem alguma informação relativa às dimensões do radiador e mencionam quais os sockets suportados. Esta é a revisão 2 do Corsair H50, portanto já inclui kit para o socket 1156, algo que as primeiras versões não incluíam, tenham atenção a isso se necessitarem do suporte dos novos CPU's quando comprarem o vosso, podem estar a comprar stock “antigo”.


Dentro da caixa

Na primeira imagem podemos ver um papel vermelho que é nada mais, nada menos um aviso aos clientes para que caso tenham problemas com o Corsair H50 não o devolvam à loja mas tratem do RMA directamente com a marca através dos contactos fornecidos.

Na segunda imagem podemos ver 4 panfletos que descrevem a instalação do Corsair H50 nos vários sockets suportados.

Na terceira imagem podemos já ver o Corsair H50 depois de retirado da caixa, o radiador vem protegido por um invólucro em cartão, e o módulo principal vem protegido uma película plástica.

Na primeira imagem vemos o módulo principal do Corsair H50, podemos ver que a parte do dissipador vem protegida por uma tampa plástica, esta protege a pasta térmica que vem pré-aplicada sobre o dissipador. Esta pasta térmica é feita pela Shin-Etsu, uma marca de renome nesta área, trabalhando sobre tudo com OEM’s e esta pasta não requer tempo de cura.

Na segunda imagem vemos o radiador do Corsair H50, este é construído em alumínio e tem furação para ventoinhas de 120mm.

Na primeira imagem vemos a ventoinha 120mm que será colocada junto do radiador.

Na segunda imagem vemos o pacote de acessórios e kits de montagem para os vários sockets suportados.

Instalação

Começamos por colocar na mesa todos os brackets e retentores na mesa, em cima ficou o kit AMD, em baixo o Kit Intel. Como o nosso setup é Intel, vamos utilizar o kit Intel evidentemente.

Segundo o manual de instalação agora temos que colocar quatro destes adaptadores metálicos no retentor Intel, no sitio correcto, vamos já ver qual.

No caso do socket 1366 os adaptadores metálicos são colocados nos furos na extremidade do retentor, não há que enganar o retentor tem marcado o número dos sockets em cada furo.

Estes adaptadores metálicos são comuns ao kit AMD.

Nesta imagem vemos oito buchas plásticas, quatro são para o bracket AMD, as restantes quatro são para o bracket Intel. As que vamos usar (Intel) são iguais ao que podemos ver no centro, aquele que tem um círculo e um semicírculo dividido em dois.

Colocadas as buchas, vamos começar a instalação do Corsair H50 propriamente dito.

Começamos por aplicar estas fitas adesivas da 3M ao retentor, para que o possamos alinhar com a perfuração da motherbord sem este cair enquanto nos preparamos para instalar o bracket.

Já do outro lado da motherboard podemos ver claramente os adaptadores metálicos que colocamos no retentor, como ajuda visual coram colocados círculos vermelhos à volta das perfurações por onde passam os adaptadores metálicos.

Começamos por pegar nos quatro parafusos responsáveis pelo aperto do bracket ao retentor, bracket que por sua vez irá garantir que o Corsair H50 fica bem apertado e encostado à superfície do heat spreader to CPU.

Fazemos os parafusos passar pelas buchas plásticas já colocadas no bracket, mas não fazemos os parafusos passarem totalmente, devem ser somente aparafusados até uma pequena parte da rosca estar de fora (como vemos na terceira imagem), para que seja possível alinhar com o retentor.

Este aparafusamento leve pode ser facilmente feito manualmente.

Depois de termos preparado o kit Intel para instalar o Corsair H50, começamos por instalar o radiador no seu lugar, para ele não estorvar quando formos instalar o módulo principal do Corsair H50. Uma imagem vale mil palavras, e neste caso pensamos que a imagem diz tudo, basta colocar o radiador numa qualquer furação 120mm disponível na caixa, e garantir que a ventoinha está a soprar para dentro da caixa, é assim que a Corsair recomenda.

Para saberem em que sentido está rodar a ventoinha e em que direcção está a enviar o ar, atentem às duas setas posicionadas no topo da ventoinha, num dos lados.

Agora está na altura de voltar ao módulo principal do Corsair H50. Depois de alinharmos o bracket com o retentor, devemos aparafusar todos os parafusos até estes começarem a atarraxar e parar por aí, não aparafusem totalmente… ainda falta o módulo principal.

Agora vamos colocar o módulo principal do Corsair H50, primeiro devemos puxar para cima (com o dedo) o bracket um pouco para cima, baixar o módulo principal alinhando com os rasgos no bracket e de seguida rodar o modulo principal do Corsair H50 até este alinhar com as posições contrárias no bracket, o que o vai fazer encaixar neste, sendo o bracket posição fêmea e o Corsair H50 posição macho.

Depois módulo principal estar na posição correcta está na hora de o apertar, desta vez vamos aparafusar totalmente os parafusos que colocamos no bracket pelas buchas.

Resta-nos agora somente ligar a ventoinha à motherboard e o módulo principal, para que a bomba tenha energia para bombear a água pelo sistema. Aqui é importante lembrar que não devem ligar o Corsair H50 à ligação CPU_Fan, porque muitas vezes a motherboard fornece voltagens menores a este ligador de forma a baixar a rotação da ventoinha que está lá ligada habitualmente, mas neste caso estaria ligada a bomba do sistema Corsair H50, que necessita de funcionar sempre ao máximo.

Liguem portanto o módulo principal do Corsair H50 a uma outra qualquer ligação para ventoinhas disponível na motherboard. A ventoinha acoplada ao radiador por sua vez pode ser ligada ao CPU_Fan sem problema, se desejarem que a motherboard controle a velocidade desta ventoinha, caso esteja assim configurada.

Os testes

O sistema ZWAME
  • CPU: Intel Xeon W3520
  • Motherboard: Asus Rampage II GENE
  • Memoria: G.Skill Ripjaws 6 GB kit DDR3-1600 8-8-8-24
  • VGA: AMD HD3870 512MB
  • SSD: Vertex 120GB
  • PSU: Corsair HX750W
  • Caixa: Corsair Obsidian 800D
  • S.O: Windows 7 Ultimate x64

Metodologia
O processador foi testado com duas configurações, “stock” onde este está completamente segundo fábrica quanto a funcionalidades, voltagens, etc. e em overclock, onde foram desligadas na motherboard as funcionalidades de controlo de velocidade e temperatura somente, o HT manteve-se ligado etc, e claro, foi utilizada uma voltagem ligeiramente maior para garantir a estabilidade do processador em overclock.

Idle – O sistema em ambiente Windows 7 durante cerca de 30 minutos sem qualquer utilização.

Full load – O sistema em ambiente Windows 7 a correr 8 threads no Prime95 (In-Place large FFT’s) durante cerca de 60 minutos no mínimo, todos os núcleos a 100%.

Gaming – O sistema em ambiente Windows 7 com um jogo activamente a ser jogado, durante cerca de 60 minutos no mínimo. O jogo utilizado foi o Battlefield Bad Company 2 Closed BETA.

As temperaturas foram registadas via HWMonitor Pro, e representam a média das temperaturas atingidas pelos 4 núcleos depois de atingida estabilidade das mesmas, foram ligeiramente arredondadas quando necessário, nunca mais de 3 décimas.

As temperaturas ambiente registadas durante os testes foram de cerca de 20~22c. E a ventoinha Corsair esteve sempre ao máximo, sem qualquer controlo feito pela motherboard.


Resultados



A temperatura máxima full load pode assustar alguns, mas tenham atenção que estamos a correr 8 threads Prime95 com o HT ligado, o que gera substancialmente mais calor do que o habitual teste de 4 threads com o HT desligado "que por aí vemos", o objectivo aqui foi mesmo levar ao máximo o H50, uma situação extrema que não reflecte uma utilização comum realista. As temperaturas obtidas são muito satisfatórias tendo em conta o abuso a que sujeitamos o Corsair H50.

Conclusão
Este é o primeiro sistema de arrefecimento de CPU’s por parte da Corsair, e é uma solução MUITO atractiva, a provar pelas vendas que têm sido boas segundo consta. Os resultados estão dentro do esperado e anunciado pela Corsair, não existiram surpresas pela negativa, felizmente.

A Corsair com este sistema de arrefecimento conseguiu satisfazer o desafio proposto inicialmente, o Corsair H50 é um sistema que nos trás performance ao nível dos melhores dissipadores a ar, é silencioso, é bastante compatível, é simples de instalar e apesar de ser um sistema de watercooling, não necessita de manutenção, fora talvez limpar ocasionalmente o pó acumulado no radiador.

O Corsair H50 é sem dúvida um sistema que deve entrar na vossa lista de considerações se estiverem no mercado à procura de um sistema de arrefecimento eficaz, compatível e que pode ser esquecido depois de instado. Ainda mais deve ser considerado se existir a vontade ou a finalidade de overclock ao sistema, sobretudo quando o sistema alvo é um quad-core ou futuramente os six-Core.

Já que falamos de compatibilidade gostava também de mencionar que tendo em conta que os six-core programados pela Intel para este ano utilizam o mesmo socket dos quad-core correntes, o Corsair H50 representa um bom investimento, mesmo olhando para o futuro. E o facto do módulo principal do Corsair H50 ser relativamente "low-profile" ajuda a manter uma imagem limpa do sistema, profissional e quase sem impacto algum na movimentação de ar dentro da caixa.

A performance do Corsair H50 pode ser ainda melhorada se for adicionada uma segunda ventoinha numa configuração apropriadamente alcunhada como “push/pull”, a performance pode ser substancialmente melhorada com esta configuração especialmente em sistemas que estão instalados em locais com temperaturas ambiente baixas.

Como pontos negativos ou de melhoria gostava de apontar os seguintes:
  • A falta de filtro para a ventoinha incluída.
  • Uma ventoinha mais potente com regulador de rotações seria interessante.
Em suma é um sistema de refrigeração com muito potencial e gostávamos de ver futuramente mais soluções deste género, se possível ainda com melhor performance.

A Corsair e a Asetek estão de parabéns pela aposta acertada que fizeram. O Corsair Cooling™ Hydro Series H50 é sem dúvida um produto recomendado!


recomendado_zwame.png

Agradecimento

A ZWAME agradece à Corsair pela disponibilidade do Corsair Cooling™ Hydro Series H50.

Gostou desta análise?
Pode ver mais aqui.

Copyright © Zwame, Lda. 2010. Reprodução proibida sem autorização prévia.​
 
Última edição:
Boa review.

A minha próxima aquisição depois da grafica deve ser esta.

Tive para ir para o megashadow ou po novo noctua mas fica me mais caro qualquer um destes 2 e o noctua é uma besta de todo o tamanho.

Este tem um bom desempenho para o preço que custa , e chegame para o oc que pretendo.


Ps: acho que a montagem ideal numa corsair 800d pelo que li em varios forums, é manter a ventoinha traseira da caixa como ta de origem a mandar ar para fora, de seguida o radiador do h50 e outra ventoinha de 120mm a mandar ar para o radiador .

alterar o sentido do airflow da ventoinha traseira da caixa pelo que vi prejudica as temperaturas
 
Última edição:
Já agora em relação a isto:
"Aqui é importante lembrar que não devem ligar o Corsair H50 à ligação CPU_Fan, porque muitas vezes a motherboard fornece voltagens menores a este ligador de forma a baixar a rotação da ventoinha que está lá ligada habitualmente, mas neste caso estaria ligada a bomba do sistema Corsair H50, que necessita de funcionar sempre ao máximo."

Algumas boards recentes trazem uma ligação "power fan" que mantém a voltagem sempre no máximo precisamente para situações destas. Pelo menos as Asus P6T trazem isto.

Boa review. Abraço.
 
Boa review.

Ps: acho que a montagem ideal numa corsair 800d pelo que li em varios forums, é manter a ventoinha traseira da caixa como ta de origem a mandar ar para fora, de seguida o radiador do h50 e outra ventoinha de 120mm a mandar ar para o radiador .

Thx aos dois,

É possível, no entanto nesse caso o H50 vai estar a ser refrescado com ar já quente dentro da caixa e não ar à temperatura ambiente, é possível que a segunda ventoinha compense, no entanto não sei se será o ideal. Vai depender se o setup em particular está a gerar muito calor dentro da caixa (graficas e demais *****'s), no caso da GENE II por exemplo, o cooler do NB é do PIOR que existe, quando fazes OC a coisa manda-se aos 80c na boa se não tiveres uma fan a bombar ar para ele, uma vez que ele é passivo.... e ele fica logo ali ao lado do H50.

Na 800D existe pouco ar fresco a entrar, configurado assim pelo menos sempre entra mais algum, e é assim que a Corsair recomenda, presumo que tenham feito testes deste conjunto, alias, tenho a certeza que sim. :)

Uma montagem interessante que vi em alguns fóruns foi a de inverter a ventoinha traseira, mas não colocar lá o radiador do H50, este foi colocado com duas ventoinhas no topo da caixa, no lugar onde estaria o radiador de 360, na posição central a expelir ar (a sugar ar dentro da caixa).

Neste caso conseguimos ter a ventoinha traseira a enviar ar fresco para o sistema e temos o H50 com duas ventoinhas no topo a trabalhar com ar já mais fresco do que estaria nessa configuração que sugeriste, devido à ventoinha traseira estar a enviar ar fresco para dentro da caixa.

A ventoinha traseira enviar ar fresco para dentro da caixa não é só importante pelo facto da 800D não ter muito ar fresco a entrar, mas também porque tens os mosfets logo ali ao lado que aquecem bem, a ventoinha vai ajudar a arrefecer os componentes que rodeiam o socket do CPU. Algo que por norma um air cooler faz, mas um H50 pode não fazer. Este é um "problema" comum num setup WC, quando só arrefecemos o CPU e não temos blocos noutros componentes.
 
Última edição:
Slider a tua ultima frase discordo completamente pois num sistema Wc podes usar fans mesmo que nao uses blocos noutros componentes logo nao tens esses problemas que referes, alem disso a maioria dos users do watercooling usam fans tambem para arefeçer os rad´s etç eliminando esses problemas , e os Mosfests e o nb apenas aquecem em demasia nas motherboards como a Gene 2 sendo a Dfi t3h6 outra que tem esse problema, de resto as outras aqueçem mas nao tanto .


Boa analise , gostei , é sempre um produto diferente e destinado as "massas" ja que o watercooling nao é mesmo para todos, devido a montagem etç , mas nao se compara sequer a um sistema wc , nem a nivel de temperaturas o H50 chega perto de um sistema de baixo fluxo, e ja vi casos que em I7 aqueciam muito em overclocks de 4.0 e 4.2 ghz.

É sempre bom para quem procura uma solucçao ja integrada .
 
Slider a tua ultima frase discordo completamente pois num sistema Wc podes usar fans mesmo que nao uses blocos noutros componentes logo nao tens esses problemas que referes, alem disso a maioria dos users do watercooling usam fans tambem para arefeçer os rad´s etç eliminando esses problemas , e os Mosfests e o nb apenas aquecem em demasia nas motherboards como a Gene 2 sendo a Dfi t3h6 outra que tem esse problema, de resto as outras aqueçem mas nao tanto .

Como toda a boa generalização, não é para todos os sistemas o que disse. Mas é um problema que já vi em muitos setups WC, lá isso é. Sobre tudo aqueles sistemas que procuraram o WC não pela performance absoluta mas como maneira de ter um sistema "completamente" silencioso, nestes casos em especial tentam-se minimizar as ventoinhas, só mesmo no radiador quase e porque "tem que ser". Mas como disse é uma generalização tendo em conta muitos setups que já passaram pelas minhas mãos, de uma maneira ou outra. :)

Portanto estava a pensar mais nos "hardliners" que querem sistemas de WC quase puros, mas nem sempre as finanças para colocar blocos em tudo o que aquece bem.

Thx ;)
 
Última edição:
A review não está má e é detalhada, mas ser uma review mesmo boa [e completa] falta a comparação de temperaturas com stock cooler e com pelo menos um cooler a ar de topo [um entre NH-D14 | Megashadow | IFX-14 ou pelo menos NH-U12P SE2], assim como a comparação entre o H50 só com ventoinha stock e com 2 ventoinhas em push-pull...

Sei que já deu muito trabalho, e os recursos [e tempo] não são muitos, mas para ser análise 'completa' falta este capítulos...
 
Última edição:
A review não está má e é detalhada, mas ser uma review mesmo boa [e completa] falta a comparação de temperaturas com stock cooler e com pelo menos um cooler a ar de topo [um entre NH-D14 | Megashadow | IFX-14 ou pelo menos NH-U12P SE2], assim como a comparação entre o H50 só com ventoinha stock e com 2 ventoinhas em push-pull...

Sei que já deu muito trabalho, e os recursos [e tempo] não são muitos, mas para ser análise 'completa' falta este capítulos...

O que referes é um comparativo. E como dizes e bem é necessário recursos. O tempo somos peritos em arranjar. Mas tem que se ter os coolers todos juntos e um sistema base para testar tudo nas mesmas condições.
Porque sabemos isso e é um pedido recorrente estamos a trabalhar nisso. Infelizmente não com este cooler para já metido ao barulho mas vamos trabalhar para termos cada vez mais coolers nas mesmas condições e podermos ter uma base de dados com tudo isso.

Mais uma vez digo que o vosso feedback é fundamental para que as marcas percebam que há procura desta informação e que nós precisamos de realmente ter material disponível para poder executar este tipo de comparativos.
 
É sem dúvida o cooler que mais me atrai neste momento... e agora ainda mais depois desta grande review.
Alia resultados a simplicidade de manutenção e instalação fácil. No mínimo, apelativo!
 
Parabéns pela review, certamente vai dar uma ajuda a muitos!
Agora 72ºC com OC no cpu não está um pouco puxado? Será que esse cpu aquece mais que um i7 920?
 
Parabéns pela review, certamente vai dar uma ajuda a muitos!
Agora 72ºC com OC no cpu não está um pouco puxado? Será que esse cpu aquece mais que um i7 920?

A performance está dentro daquilo que a Corsair obteve em testes inhouse, vejam o teste 3.

Eu não gosto nada de comparar aquilo que normalmente não é comparável, porque as condições por norma são diferentes, mas neste caso este teste da Corsair é muito semelhante ao nosso, mesma caixa (800D), mesmo programa de stress (prime95) 8 threads, mesmo OC (4.0Ghz) e tem o teste single fan como o nosso, etc. As temperaturas obtidas por eles até são mais altas, mas, eles tiveram que dar mais vcore ao CPU, o meu CPU não necessita de tanto. :)

E... o cpu que eles usaram tem um TDP substancialmente menor que o nosso, 95W vs 130W.

Os resultados estão dentro do que é espectável tendo em conta as condições, 72c parece muito, mas temos que ter em conta o abuso. :P
 
Última edição:
ou seja, num i5 750 por ex. é de esperar resultados bem melhores certo?

Em principio sim, mas... tudo depende do abuso a que o vais sujeitar :D!

Mas a resposta é sim sem dúvida, o i5 nem HT tem por exemplo, portanto ficas-te pelas 4threads logo à partida ;).
 
Última edição:
Parabéns pela review, certamente vai dar uma ajuda a muitos!
Agora 72ºC com OC no cpu não está um pouco puxado? Será que esse cpu aquece mais que um i7 920?

Em teoria um Xeon W35xx é mais 'fresco' que o i7 equivalente porque precisa de menos voltagem para os mesmos Mhz, logo menos voltagem, menos o cpu aquece..

Mas depois há o caso de um cpu nunca ser igual, e há melhores i7 920 D0 e piores W3520 e vice-versa, bem como do resto do sistema [board, mems,..] que podem ser os 'mesmos' mas nunca são completamente iguais e podem ter alguma influência nas voltagens/Mhz aka temperatura obtida...


No entanto, 72º em full no prime95 com 8 threads não é uma temperatura fora do normal, tens que ver que são 4 Ghz, 1.25 de vcore, que o prime95 com 8threads stressa mais o cpu do que software 'normal'/produtividade/jogos, e que o H50 só estava com 1 fan..

O meu 920 a 4ghz, uns 1.265 de vcore e a correr prime95 64bits ou occt também anda à volta dos 68 e 71º [dependendo dos cores], sendo que pelas reviews o H50 para bater-se mesmo com o NH-D14 tem que ter duas ventoinhas em push-pull, logo é normal os 72º, se tivesse 2 ventoinhas andaria nuns 69/70º penso eu...


O que referes é um comparativo. E como dizes e bem é necessário recursos. O tempo somos peritos em arranjar. Mas tem que se ter os coolers todos juntos e um sistema base para testar tudo nas mesmas condições.
Porque sabemos isso e é um pedido recorrente estamos a trabalhar nisso. Infelizmente não com este cooler para já metido ao barulho mas vamos trabalhar para termos cada vez mais coolers nas mesmas condições e podermos ter uma base de dados com tudo isso.

Espero que essas condições, para coolers e não só, sejam reunidas o mais rápido possível..
E que quando houver essas condições, seja criado uma diferenciação do 'recomendado', nem é preciso ser diferenciação com escala, basta por exemplo 3 níveis de recomendado [bronze, prata, ouro]... ;)

Mais uma vez digo que o vosso feedback é fundamental para que as marcas percebam que há procura desta informação e que nós precisamos de realmente ter material disponível para poder executar este tipo de comparativos.
Sim e eu tenho sido dos mais 'chatos' a fazer a dar esse feedback aka 'exigir' reviews mais completas....:-D
Mas é evidente que o nível das reviews tem aumentado, tal como a disponibilidade das marcas ou pelo menos distribuidores em dar material para análise.. Só espero que continue a melhorar como tem vindo a acontecer e que mais marcas reparem no potencial de terem aqui divulgação e também feedback dos seus produtos...
 
Última edição:
Humm mas aqueles 72ºC registados foram no core que estava mais quente ou é a temperatura geral do cpu?
Edit: já vi, afinal é uma media dos cores!
2ª pergunta :D a temperatura que conta é a dos cores ou a do cpu em si?
 
Última edição:
Humm mas aqueles 72ºC registados foram no core que estava mais quente ou é a temperatura geral do cpu?
Edit: já vi, afinal é uma media dos cores!
2ª pergunta :D a temperatura que conta é a dos cores ou a do cpu em si?

Conta é a temperatura dos cores...
O occt, por exemplo, ao fazeres o teste apresenta-te um resumo da variação da temperatura de cada core ao longo do teste...

E programas tipo prime95 ou occt, como já foi dito mesmo em modo 'normal' [ou seja não é preciso o modo mais pesado] levam a que o cpu atinja temperaturas mais elevadas do que com software do 'dia-a-dia' aka programas de produtividade/jogos/etc..
 
Sim eu percebo isso mas pensava que aquela temperatura de referencia que está no site da intel para cada cpu fosse a geral e não dos cores! Por ex o i7 920 (D0) la no site pode ir até 67.9°C sem problemas certo? agora esta temperatura é a máxima para cada core?
 
Uma compraçao a serio seria com a concorencia do H50 e nao com aircooling ou seja as solucçoes da Cool it e este NorthQ Siberian Tiger II Water Cooler.

E claro Slider isso é generalizar bastante pois poucos usam radiadores passivos dentro da caixa ( alem de que radiadores passivos como o MO-RA2 cabem em poucas caixas pois sao enormes) , existem muitos riscos e as peças libertam calor e podem-se danificar rapidamente , como tal o watercooling sem as fans nao é tao eficiente como podes comprovar pelos diversos testes e analises espalhados pela net, e hoje em dia poucos fas do wc ou "geeks" utilizam soluçoes passivas, mesmo tendo em conta a performance, é sempre melhor com fans push and pull e com shroud.;)

Alem disso como sabes quem se mete no wc a serio tem dinheiro para ele, e um controlador de fans e um aquaero nao custam assim tanto , sistemas que permitem controlar as fans e as temps entre outros aspectos , se falarmos de baixo fluxo ai sim ja concordava contigo ,agora quem se mete em sistemas de wc de alto fluxo hoje em dia nao usa soluçoes passivas como no passado e o silencio das fans controla-se regulando as fans ou usando fans com poucos Db.
 
Última edição:
Sim eu percebo isso mas pensava que aquela temperatura de referencia que está no site da intel para cada cpu fosse a geral e não dos cores! Por ex o i7 920 (D0) la no site pode ir até 67.9°C sem problemas certo? agora esta temperatura é a máxima para cada core?

Vou fazer um quote à Intel quanto ao Thermal Specification que mencionas:
Thermal Specification: The thermal specification shown is the maximum case temperature at the maximum Thermal Design Power (TDP) value for that processor. It is measured at the geometric center on the topside of the processor integrated heat spreader.

O Thermal Specification é a temperatura máxima recomendável medida no centro geométrico do processador, é medida no heat spreader.

Portanto isto não é a temperatura dos máxima dos cores se é isso que estás a perguntar, os cores estão mais quentes que isso quando o Thermal Specification é medido a 67.9°C, uma vez que são os ditos que fazem aquecer o heat spreader propriamente dito. :)
 
Última edição:
Back
Topo