Análise Asus eeePC 1201N

JPgod

Moderador
Staff
Autores: João Godinho (JPgod)
Produto: Asus eeePC 1201N
Data : 06-02-2010



ZWAME Análise

logo.jpg


Descrição

Vamos agora trazer para análise um netbook ASUS da já conhecida linha eeePC. Mas não é um netbook qualquer. Este apresenta o já conhecido chipset nvidia ION e o Atom N330 dual core. Este Atom é feito para desktops (ou nettops), por isso apresentar maior consumo que os Atom feitos para netbooks (8w vs 2,4w típicos), mas oferece alem de melhor performance por ser dual core, também apresenta suporte à 64 bits.
Outra diferença é o seu tamanho. Apresenta um ecran de 12", com LED backlight e 1366x768 de resolução, superior aos típicos 1024x600 dos netbook de 10" típicos.

Especificações

  • Tipo de portátil: netbook
  • Ecran: 12" 1366x768, 16:9, LED backlight
  • CPU: Intel Atom N330 Dual Core @ 1.6 ghz (2x 512 L2 cache, 533 FSB, 8 watts TDP)
  • Processo de Fabrico CPU: 45 nm,
  • Tamanho do core: 26 mm^2 por die, 52 mm^2 total
  • Nº de transistores: 47 milhões por die, 94 milhões no total.
  • Hyperthreading: Sim, 2 threads por core, total de 4 threads
  • Chipset: Nvidia ION MCP79
  • Processo de Fabrico chipset: TSMC 65 nm
  • IGP integrado: Nvidia 9400m (DirectX 10.0)
  • Shaders: 16 unificados
  • Clocks: 450/1100 (core/shader)
  • Codecs de vídeos suportados: H.264 - VC-1 - MPEG2
  • Memória: 2x SODIMM DDRII até 800 mhz e até 4 GB
  • Memória incluída: 2x 1024 MB DDRII 800 6-6-6-18 2T (alguns modelos podem incluir 3 GB)
  • Armazenamento: Seagate Momentus 5400.6 250 GB ST9250315AS (Alguns modelos podem incluir disco de 320 GB)
  • Teclado: layout português
  • touchpad: 2 botões, com suporte a multi touch.
  • USB: 3 portas
  • Firewire: não
  • e-SATA: não
  • Portas de vídeo: VGA e HDMI (com som)
  • Portas de audio: Mic e Audio out, controladora Realtek
  • LAN: Atheros AR8132 pci-Express 10/100 Mbps
  • Wireless:Realtek RTL8181SE B/G/N pci-Express
  • Bluetooth: Sim, versão 2.1 + EDR
  • WebCam: Sim, 650x480 (0,3 MP), via USB 2.0
  • leitor de cartões: SD/SDHC/MMC e variantes via adaptador
  • Alimentação: Transformador 19V, 2.1A, 40w max output.
  • Arrefecimento: 1 Ventoinha interna
  • Bateria: 5hrs*, 6-Cell 63Wh Li-ion Battery
  • Dimensões físicas: 296mm (W) x 208mm (D) x 27.3~ 33.3mm (H)
  • Peso: 1,46 Kg
  • SO: Windows® 7 Home premium 32 bits original (com DVD de recuperação)
  • Preço: 375 € (preço oficial ASUS)
Links

Página Oficial
Site Oficial Nvidia ION

Fotografias

As fotografias estão em thumbnail, cliquem para tamanho grande (1280).

1 - Este netbook vem embalado numa caixa de dimensões compactas. Em tons branco e verde e com uma foto do portátil aberto, com o wallpaper alusivo ao mar.

2 - O outro lado da caixa, com outra vista. Embora a foto mostre o modelo preto, este netbook é prateado.


3 - Aqui temos o unboxing, com o portátil protegido por um plástico branco.

4 - Os acessórios: manual e guia rápido, DVD de recuperação e transformador de alimentação, bastante compacto.


5 - Aqui temos este netbook. Em cor cinzento claro, com aparência de alumínio escovado. Gosto bastante desta cor, ainda mais que as dedadas e manchas não tendem a aparecer, coisa que no modelo preto deve ser terrível. Também está disponível em azul e vermelho.

6 - Outro ângulo. Notar os reflexos devido ao acabamento brilhante.


7 - Vista da bateria. A parte lateral apresenta um acabamento preto brilhante e já se pode notar as marcas dos dedos.

8 - Close-UP da tampa e do logótipo, pequeno e prateado.


9 - Por baixo do portátil, tudo muito simples. Podemos ver a bateria de 6 células, o adesivo do windows e o compartimento das memórias. A espessura deste portátil e pouca.

10 - Dentro do compartimento das memórias, podemos encontrar 2 módulos de 1 GB. Um deles tapado por um plástico preto. Há modelos que podem vir com 2 + 1, totalizando 3 GB, mas o chipset suporta 4 GB, embora o CPU só possa tirar partido de pouco mais que 3 GB, mesmo com SO de 64 bits.


11 - Laterial esquerda, com saída VGA, entrada para o transformador, saída de ar do cooler, uma porta USB e a saída HDMI.

12 - Do outro lado, leitor de cartões SD/SDHC/MMC, porta USB, microfone e saída de audio,outra porta USB, RJ-45, infelizmente não é gigabit e por fim, slot para cadeado.


13 - Uma vista do portátil aberto, onde podemos ver o teclado. A experiencia de uso deste teclado é boa, estando as teclas bem espaçadas e bom para escrever. Tem o enter grande como gosto. É pena não ter teclas multimédia dedicadas, tendo que usar a combinação FN + setas para tal, especialmente num netbook com capacidade para filmes HD. O touchpad, que suporte multi-touch (zoom, rotação, scrooling com 2 dedos, dentre outras funções) tem dimensões adequadas para um portátil desta dimensão, embora o seu aspecto rugoso não seja o ideal. O dois clicks utiliza apenas um botão grande, ao estilo dos Macbook pré-unibody.

14 - Um close-up do teclado, com o mesmo formato conhecido dos Macbook e Vaio.


15 - Detalhe dos 5 leds indicativos: Energia, Bateria, Disco, Wi-Fi e Caps Lock.

16 - Aqui temos o portátil em funcionamento nocturno


 
Última edição:

Software

Vamos agora mostrar o SO e o software incluído neste portátil.

desktop.jpg

No primeiro boot, temos este desktop do windows. Como wallpaper, uma imagem na praia com uma concha, relacionado com o nome deste netbook (Seashell). Existe vários outros belos wallpapers alusivos ao mar. Só é pena ter aquela inscrição "eeePC". Podemos ver no topo do ecran um Dock da ASUS, com atalhos a algumas das aplicações e utilitários da ASUS. No desktop há alguns dos programas incluidos. O Trial do office 2007 (penso que deveriam ter apostado no OpenOffice.org que é opensource e gratuíto), Trend Antivirus (também trial), TotalMedia theatre 3, um leitor de média, o Skype e ainda o PCmark vantage e 3Dmark vantage, ambos nas versões profissionais mas esses benchmarks não fazem parte deste netbook, por se trata de um sample para testes, já veio instalado.

win.png

Este portátil vem com licença original do windows 7 Home Premium, o que é bom, por ser superior ao 7 starter que vai se tornar o Windows padrão a vir nos netbooks de agora. Apesar do cpu suportar 64 bits, esta versão é 32 bits, suficiente para este portátil. Mas gostaria que houvesse uma versão deste netbook com 4 GB de ram e Windows 7 Home Premium 64 bits, ficando mais preparado pro futuro.

index.png

No índice de desempenho do windows, o CPU apresenta a pior performance, o GPU tem 5.3, o que é bom e o disco rígido tem a maior pontuação, curiosamente.

cpu-z.png

Aqui temos o CPU-Z, com a informação do processador, já conhecido Atom 330 dual core. Com um TDP de 8w, é bastante superior ao TDP dos Atom que costumam vir com os netbook, tipicamente de 2,4w. Isso porque é a versão desktop. Como este netbook é ligeiramente maior que os netbook normais, não é um aspecto preocupante em relação ao aquecimento, a não ser a autonomia.
Infelizmente a Intel não fez uma versão do Atom Dual Core para netbooks, com um TDP entre 4 e 5w.
Alem disso, o 330 já está um pouco outdated, alias é a única versão Atom Dual Core existente, tirando o Atom D510 "Pineview", sendo que seria bom que tivesse uma versão com 667 mhz FSB e 2.0 Ghz de origem, melhorando um pouco a performance. Em outras reviews que fiz, este Atom facilmente chegava aos 2.0 Ghz e a melhoria da performance era notória!
A memória opera a 400 mhz, o que é bom, embora com latências demasiado alargadas. Idealmente seria 5-5-5-15 1T e com a minha experiência em outras reviews, facilmente as memórias seriam capazes de tal.
Notar que está com clock um pouco acima do defaut (1632 mhz), isso se deve ao modo "super performance" do ASUS hybrid engine.

gpu-z.png

O chipset é o famoso Nvidia ION MCP79. Inclui a função de 3 componentes num só (northbridge, southbridge, placa gráfica), resultando num TDP relativamente baixo, de 12w, muito inferior ao TDP do 945GC, mas superior ao 945GSE + ICH7M. Mas com a vantagem de ter um GPU largamente superior.

A frequencia de origem é 450 mhz core e 1100 mhz shaders, que diminui para 200/400 em idle, poupando energia.

sysmonitor.png


Podemos aqui ver a memória. 257 MB estão alocados permanentemente ao GPU, infelizmente não tem como alterar este valor na BIOS. 512 MB é o recomendado para uso com CUDA e quem pretendesse utilizar XBMC, embora ja seria bom ter 3 GB de memória.

programas1.png


programas2.png


A listagem de software instalado. A lista é enorme e há muita coisa que saltaria fora (embora como disse, os benchs da futuremark não fazem parte e o MWSnap3 já fui eu que instalei). Não percebo a inclusão dos language pack do trial do Office 2007 alem do português. Aqueles 3 software CISCO tem haver com o autenticação para rede Wi-Fi, por isso não é nada de pesado.

A inclusão de software extra é bem vinda, mas na minha opinião, deveria não vir pré-instalado. O ideal seria ter um "pack" com um instaler, com um bom menu com a listagem dos softwares incluídos e a descrição detalhada, assim o utilizador só instalava o que interessava. O SO apenas vinha com os drivers e updates em dia e coisas como o programa de update da BIOS, da webcam, o webstorage e outros relacionados com o hardware incorporado.

disco.png


Aqui temos a divisão do disco rígido. Há uma partição de 10 GB para restauro do sistema, que pessoalmente não gosto, por ser espaço perdido. Como não existe drive óptica, acaba por ser o preço a pagar para ter alguma segurança. Para quem tem drive optica, pode apagar esta partição, visto que é fornecido um DVD de recuperação.
Do resto, o disco é dividido numa partição de 100 GB e uma de 123. Podemos ver nas unidades de disco, o Asus WebStorage, descrito abaixo.

webstorage2.png
+-
Aqui temos o ASUS WebStorage. Trata-se de um serviço de armazenamento online, com uns impressionantes 500 GB de quota! Um autentico disco rígido virtual.
Este serviço é gratuito durante 1 ano e tem uma quota de 5 GB por dia. Parece-me uma solução interessante para backups online. Só penso que deveria ser oferecido por 2 anos, ou seja durante o período de garantia.
O limite de 5 GB por dia é suficiente para quem tem ADSL e uploads de 512 a 1 MB, mas pouco para quem tiver um serviço Fibra com uploads na ordem de 10 a 20 Mbps (actualmente, no futuro tende a subir)

webstorage3.png

Aqui a página de ajuda com a informação sobre este serviço.

asusupdate1.png
asusupdate2.png

Aqui temos o software de update da BIOS. Muito simples e funcional e permite update directo da internet. É só escolher a BIOS no menu dropdrow e fazer o Flash e por fim reiniciar o computador.
Dado ser uma operação dedicada, recomendo fecharem todos os programas antes de actualizar à BIOS. Sobre a BIOS, esta é tão simples que não vale a pena por fotografias.

asusvibe2.png

O ASUS @Vibe é uma interessante aplicação, com canais de música online, rádios online, bem como jogos. Talvez dos melhores softwares que vem incluído.

asusvibe1.png

Aqui temos no canal de música a fazer streaming de áudio pela net. A qualidade pareceu-me muito boa e bastante rápido, sem LAG nem quebras de som.

gamepark.png

O Game Park é uma plataforma de pequenos jogos casuais, interessante para quem é adepto deste tipo de jogos

liveupdate.png

Este programa verifica se tem actualizações das aplicações eee.

totalmedia.jpg

Este é o leitor de média incluído neste netbook. O interessante é que suporta aceleração do chipset, mas a falta de suporte a audios AC3 e DTS acaba por o tornar inútil, sendo necessário fazer upgrade da versão.

video.jpg

Por fim, o eeeSplendid para melhoramento do ecran e do vídeo.


 
Última edição:

Reprodução de Filmes HD

Dado as características deste portátil, faz dele praticamente um media center móvel, por isso, nada como uns testes neste campo.
Vamos comparar com o sistema Zotac ION e o FIONO

No que toca aos métodos de teste, na review da board Zotac e do FIONO, foi utilizado o software Media Player Classic - Home Cinema x64 v1.2.908.0 e foi utilizado 2 modos de vídeo output: EVR e VRM9. O modo EVR tira partido das capacidades de aceleração de VC-1,MPEG2 e H/X.264/AVC presente nas modernas placas gráficas. Esse modo só funciona em Windows Vista e Windows 7.

Neste netbook, utilizou-se o KMPLAYER, com o plugin do Media Player Classic, que tem o mesmo efeito, embora em 32 bits. O KMPLAYER é mais completo e moderno que o MPC-HC.

No que toca a medição de performance, registou-se quanto tempo de CPU foi usado para reproduzir totalmente os vídeos, pelo Task Manager.

mkv-1080p.png

Este teste foi feito com um demo sobre o HD-DVD em formato MKV 1920X1080P com 121 segundos, utilizando o codec VC-1 e áudio AC3 2.0 640 kbps.

mkv-720p.png

Este teste foi feito com um demo do RedAlert 3 em formato MKV 1280x720p com 149 segundos, utilizando o codec H.264 e áudio aac 2.0.

Veredicto MKV

A performance do ASUS andou em linha com a Zotac ION, e pior que o Fiono. Em modo EVR, mesmo a 1080p, o vídeo ficou totalmente fluido! Já em 720p, em VMR9 ficou aceitavel, mas não tão bom como EVR, que faz uso do chipset.

mov-1080p.png

Este teste foi feito com um trailer do filme "timecrimes" em formato HDMOV 1920X1056P com 98s segundos, utilizando o codec H.264 e áudio AAC 2.0 96kbps.

mov-720p.png

Este teste foi feito com um trailer do filme "timecrimes" em formato HDMOV 1280x668p com 98s segundos, utilizando o codec H.264 e áudio AAC 2.0 96kbps.

Veredicto MOV

Em modo VMR9 o Fiono volta a ganhar, mas em EVR a Zotac foi mais rápida, com o ASUS a ser o mais lento, excepto em 1080p, que ficou à frente da Zotac ION. No que toca a fluidez do vídeo, o mesmo que a reprodução MKV.

Vídeos e Gráficos

Para complementar os resultados acima, gravou-se 2 vídeos do portátil a reproduzir samples em FULL HD, a fazer output por HDMI com som.

HD DVD DEMO (MKV)
[video=youtube;MrmdbVLzh6g]http://www.youtube.com/watch?v=MrmdbVLzh6g[/video]

Avatar Trailer (MOV)
[video=youtube;1L-Oj3JZg4I]http://www.youtube.com/watch?v=1L-Oj3JZg4I[/video]
A reprodução foi totalmente fluída, sem problemas. Os vídeos nem de perto demonstram a realidade, devido a limitação de captação da câmara, alem da qualidade.

Abaixo o gráfico do GPU-Z durante a reprodução do Avatar Trailer (a quebra no load deve-se a uma pausa no vídeo):

gpu-z-video.png

 
Última edição:
Benchmarks

Agora alguns benchmarks deste portátil. Todos os testes foram feitos com o windows de origem. Foi comparado com o Fiono e a Zotac, embora estes correram windows 7 pro 64 bits.

hdtach-hdd.png


O disco apresenta uma performance satisfatória, considerando que é 5400 RPM. Um disco de 7200 para este portátil iria resultar em maior consumo e ruído. Ao menos é de 2,5", facilitando a troca para um disco maior/SSD.

hdtach-sd.png

Aqui a velocidade de leitura de um cartão SD no card reader integrado, igualmente satisfatório.

3dmark.png


3Dmark com o preset entry. Não tenho dados para comparar, mas mesmo assim, não me parece mal para um Atom + ION.

cinebench2003-1.png

cinebench2003-2.png


Utilizando este software de rendering baseado no cinema 4D, no CPU rendering o 1201N portou-se melhor, embora em openGL perde no teste HW, ganhando por uma margem pequena nos outros dois.

cinebenchr10-1.png

cinebenchr10-2.png


Edição mais recente do benchmark do Cinema 4D, os 64 bits tiveram uma palavrinha aqui, sendo que o 1201N fica bem para trás!

crystalmark-1.png

crystalmark-2.png


O crystalmark corre uma série de benchmarks de CPU, memória, disco e openGL (no caso a testar a performance da gráfica). O ASUS bate os outros dois sistemas em HDD, visto que apresenta um disco maior e mais rápido que os outros dois sistemas, ambos com discos 160 GB 5400 RPM. Em meória, o dual channel provou novamente ser uma vantágem, batendo o Fiono e ficando próximo do Zotac, que relembro tinha melhores latências.
Na performance ALU e FPU foi semelhante. Já em OGL e D2D, bate os outros dois sistemas, mas fica em ultimo em GDI.

euler3d.png


Um resultado curioso, com o ASUS a bater com boa margem os outros sistemas.

everest1.png


Em termos de latência do CPU, tudo igual aos outros Atom, Já nas memórias, os timmings tiveram impacto negativo.

everest2.png


A Cache L2 no 1201N foi mais lenta que nos outros CPU's, o que é estranho.

everest3.png


Já aqui, a cache L1 do 1201N foi mais rápida.

everest4.png


No global, a performance das memórias acompanhou a Zotac e melhor que o Fiono, que apenas suporta single channel.

lightmark.png


No Lightmark, o 1201N acompanha a board Zotac e ganhe ao Fiono, mais uma vez o dual channel a mostrar-se vantajoso.

pcmark1.png

pcmark2.png


Neste benchmark, o Fiono fica em primeiro, o ASUS em segundo e a Zotac em 3º, isso a nível global.

spec1.png

spec2.png


O specview analisa a performance em vários softwares de rendering gráfico. Como o ASUS correu em 32 bits, em alguns casos fica muito atrás dos outros dois sistemas. Em compensação ganha em outros testes.

wprime.png


No wprime, que efectua o cálculo da raiz quadrada dos 32 primeiros milhões de inteiros, o ASUS foi mais rápido.

x264.png


No encoding de vídeo 720P com o codec x264, o ASUS foi um pouco mais rápido que os outros dois sistemas.
 
Última edição:

Consumos, temperaturas, bateria e ruído

Consumo

Testes do consumo deste netbook, com a utilização de um medidor de consumo externo, logo é o consumo total do computador incluindo o transformador. Como comparativo, temos o Fiono (A board ZOTAC não reportava direito o consumo).

Os métodos, sendo que durante o teste a bateria estava carregada e o ecran em luminosidade média.

  • standby: Computador desligado e ligado à tomada e com a bateria carregada.
  • idle: Sistema em repouso sem nada a correr.
  • MKV: Reprodução do vídeo "HD-DVD DEMO" em modo EVR com o KMPLAYER
  • Wprime 1T: Execução deste benchmark com 1 thread
  • Wprime 4T: Execução deste benchmark com 4 threads
  • OCCT: Executando o modo "linpack" para máximo stress no CPU.
  • FULL: OCCT + furmark, logo carga máxima no GPU e CPU.
consumo.png


O consumo deste portátil é excelente. Consegue ser mais económico que o Fiono e não esquecer que temos o consumo do monitor, coisa que o Fiono não tem! A retro-iluminação de LED's ajuda bastante neste quesito. Apenas em carga máxima que o consumo aproximou-se do Fiono.
Em stand by, temos um consumo de 6W, que é igual se tiver o carregador ligado sem estar conectado ao portátil. Recomenda-se assim sempre desligar o carregador da tomada sempre que não o utilizar.

Ainda sobre o carregador, assumindo uma eficiência de 85%, temos então um output estimado de 35w aquando dos 41w do OCCT, tendo ainda 5w de margem, visto que a potência máxima é de 40w.

A carregar a bateria, temos um consumo de 47w constantes, seja desligado ou ligado.Com isso naturalmente vai demorar mais a carregar com o portátil ligado do que ele desligado.

Temperaturas

Agora os testes de temperatura. Foi utilizado o Core Temp para ler a temperatura do processador e o GPU-Z para ler a temperatura do gpu/chipset.
  • ambiente: medida da temperatura ambiente com um termómetro externo.
  • idle: Sistema em repouso sem nada a correr.
  • MKV: Reprodução do vídeo "HD-DVD DEMO" em modo EVR com o KMPLAYER
  • Wprime 1T: Execução deste benchmark com 1 thread
  • Wprime 4T: Execução deste benchmark com 4 threads
  • OCCT: Executando o modo "linpack" para máximo stress no CPU.
  • FULL: OCCT + furmark, logo carga máxima no GPU e CPU.
temp-cpu.png


Comparando o que se costuma ver em Atom em termos de aquecimento, parece-me satisfatório. Apenas atingindo valores mais preocupantes a correr OCCT em modo FULL. Como a temperatura em idle varia, devido a oscilação da rotação da ventoinha, é apresentado os dois valores, máximo e mínimo durante uns longos minutos.

temp-gpu.png


No que toca o GPU, que teve temperaturas inferiores. Notar o aquecimento ao reproduzir MKV e o pequeno aumento ao correr wprime e OCCT, não só do devido ao stress devido a circulação de dados entre CPU e memória, como a absorção do calor do CPU, ainda mais que o cooler é unificado. Já a correr o OCCT no modo CPU+GPU, houve maior aquecimento, como era de esperar.

Bateria

Testes para medição da autonomia, no que toca aos métodos:

idle: luminosidade do ecra no mínimo, com o desktop windows sem actividade. Wi-Fi (norma G) ligado e conectado, mas sem uso e nenhum periférico ligado, utilizou-se até chegar a 0%.
browsing: navegação normal na net, com musica a tocar em streaming por wi-fi de outro computador, ligação à net por por wi-fi (norma G) com rato sem fios, luminosidade do ecrã média, utilizou-se até chegar a 0%.
mkv 720p: Reprodução de um vídeo MKV de forma contínua,Wi-Fi (norma G) ligado e conectado, nenhum periférico ligado e ecran a 30-40%.
Interrompeu-se a reprodução do filme aos 90% (de descarga), deixando depois em idle com a luminosidade do ecrã no mínimo até ao 0% restantes.

bateria.png


Em termos de autonomia, temos então 3h de reprodução de MKV garantidos e ainda com alguma margem de segurança (aguentou 42 minutos com apenas 10% de bateria restantes).
Em idle, fez praticamente 4 horas e 40 minutos. Em browsing aguentou 3 horas e meia.

A autonomia infelizmente não é o melhor deste netbook, visto que possui uma bateria de 6 células. Outros netbook com bateria de 6 células costumam durar 7 a 10 horas.

É o preço a pagar por utilizar o N330 e não um Atom série Z (2,4w e com EIST), embora ficam com melhor performance, afinal é um dual core.

Ruído

No que toca ao ruído, posso dizer que é dos portáteis mais silenciosos que já passaram pelas minhas mãos. Mesmo a puxar a ventoinha ouve-se pouco. Na verdade na maioria das situações é o disco o componente mais ruidoso.

Com o uso de um SSD ficam com uma maquina extremamente silenciosa. Não será totalmente, porque a ventoinha está sempre a trabalhar, mesmo em idle.

 
Última edição:
Conclusões

Destaco pela Positiva:

  • - IGP com excelente performance no que toca ao decode de filmes HD. Compensa a fraca velocidade do Atom
  • - Suporte para CUDA.
  • - O Atom se porta bem em multi threading, com aumentos de até 300% face a single thread. Alem disso é rápido o suficiente para correr o windows 7 de modo fluído e tarefas leves.
  • - Saída HDMI, com som e de boa qualidade.
  • - Wireless norma n
  • - Consumo de energia muito baixo.
  • - Boa qualidade de construção no geral.
  • - Excelente design (versão prata analisada), dos mais bonitos portáteis que já vi.
  • - Ecran muito bom, com boa resolução (1366x768) com vários níveis luminosidade e uso de backlight LED. A distribuição da luz é uniforme.
  • - Cooler bastante silencioso e temperaturas aceitáveis para um portátil deste tamanho.
  • - Disco rígido de 250 a 320 GB, com vasto espaço de armazenamento e de 2,5", melhor que modelos 1,8", que alem de lentos, são muito raros.
  • - Leitor de cartões integrado.
  • - Teclado com bom tamanho, confortável para escrever e com a tecla Enter grande (detesto quando tem esta tecla pequena)
  • - Trackpad com multi-touch.
  • - Suporta dual-channel o que se mostrou uma mais valia para a performance do IGP.
  • - Windows 7 Home Premium de origem, em vez 7 Starter, embora mais caro.
  • - Bateria de 6 células de origem
  • - Carregador bastante pequeno e compacto.
  • - pouco volumoso e leve para o seu tamanho de 12"

Destaco pela Negativa:
  • - Ausência de acesso directo ao disco rígido, talvez o problema mais grave deste netbook. Há o risco de perder garantia se tiver que trocar o disco (seja para recuperar dados se pifar o portátil ou upgrade para disco maior/SSD)
  • - Não ter possibilidade de comprar já com um SSD de origem.
  • - Não ter opção de vir de origem com Windows 7 64 bits.
  • - Ausência de eSATA (dedicada ou combinada com uma porta USB (Power eSATA).
  • - Autonomia verificava ficou um pouco abaixo da anunciada (5 horas) e inferior a maioria dos netbook com bateria de 6 células.
  • - O DVD de recuperação incluído vem com todo o software incluído pré-instalado. O ideal e vir dois DVD's, um com o sistema operativo limpo (ou seja, igual ao retail) e um DVD só com drivers e software, como já vi em alguns portáteis.
  • - O trackpad com aspecto rugoso oferece alguma "resistência" ao seu uso.
  • - ventoinha está sempre a trabalhar.

Conclusão

Depois de muitos netbooks, a ASUS apresenta este eeePC 1201N, que acaba por ser a versão de topo de todos os netbooks da ASUS. Um design excelente, aliado à boa performance do Atom DualCore e do chipset nvidia ION.
O seu tamanho já o coloca quase na gama dos subnotebooks, mas ganham com isso um ecran de 12" com uma boa resolução de 1366x768, um teclado de boas dimensões, completo e bastante confortável e com teclas de dimensão adequada. Ainda assim é um portátil muito fino e leve, com peso inferior a 1,5 Kg e um transformador de reduzidas dimensões, portanto é tão transportável como um netbook de 9 e 10".

O senão que a autonomia da bateria não é boa se comparar com outros netbook com baterias de 6 células, mas ainda assim oferece algumas horas, suficiente para muitos usos fora de casa. A dificuldade de troca do disco rígido é igualmente penalizadora. Espero que os próximos netbooks deste tipo voltem a ter acesso directo ao disco rígido.

Quem pretende assim um portátil que seja um pouco maior e rápido que os netbooks tradicionais, que possa ser utilizado como "media center móvel" e por aproximadamente 400 €, tem aqui uma excelente proposta. Por isso, leva o nosso selo de recomendado!

Classificação

zwame200.png


Agradecimentos

A ZWAME agradece à ASUS pela disponibilidade do material para teste.

Copyright © Zwame, Lda 2010. Reprodução proibida sem autorização prévia.

 
Última edição:
Vi esta maquina numa superfície comercial e pareceu-me muito à maneira..

A maria anda a pensar comprar um destes netbooks e como eu andava numa de começar a investigar um media center para a sala, acho que vem um netbook/portátil ion [ou não ion, o que conta é decode full hd] para as duas tarefas..
O problema é que ela viu um VAIO cor de rosa e à e tal.. é gaja... e é mais pequeno e etc, mas devo conseguir dar-lhe a volta.. :D

Este parece interessante devido às dimensões pois 10' e 1024x600 parece-me muito pouco, e na verdade apesar de a maria querer uma coisa +/- pequena [e barata], ela não tem noção de que 10' é demasiado pouco mesmo que seja apenas para ver fotos, andar na net e demais coisas básicas.. Para mim o ideal seria mesmo algo entre 12 e 14', são leves e facilmente transportáveis..

JPgod tu referes que o cpu a 2Ghz nota-se bem a diferença e que as mems também devem dar para reduzir os timmings...
Será que podes testar isso neste portátil? :cool:

O setFSB [ou programa semelhante] é compatível com este portátil/chipset ou não?
E será que ele se aguenta com temperaturas aceitáveis, a jogar, com oc em cima?

é só mais tipo curiosidade, a ideia principal não é jogar, que a Maria é viciada em sims, mas sempre há o meu desktop para isso..
 
Não há opções de overclock na BIOS (só tem o básico dos basicos, nem tenho como alterar a memória atribuida ao GPU, por isso nem vou por fotos).

não "gosto" de setFSB e afins, são bons para testes e não OC definitivo. alem disso, é um portátil, com arrefecimento limitado e a PSU só tem 40w de potência.

O que me refiro do CPU a 2 ghz é não existir um Atom destes. No fundo seria este CPU com o FSB a 166. Na board ZOTAC fez com stock volts.
 
Tenho uma dúvida terrivel...pois o meu eeebox é internamente igual a esta máquina tb...é se com o XP, andava muito mais fuida a máquina?
Digo isto pois noto um certo atrofio, sobretudo quando ando na net, apesar de vir com o 7, e o 7 ser o SO presente do momento.

Ando com vontade de experimentar, até já fiz uma imagem do win7 que tenho instalado, para mais tarde meter novamente, caso o XP não funcione como eu quero.
 
Perdes algumas coisas, como directx 10, etc...

Não custa nada experimentares isso ;) Eu não tenho tempo para uma "aventura" desta.
 
Perdes algumas coisas, como directx 10, etc...

Não custa nada experimentares isso ;) Eu não tenho tempo para uma "aventura" desta.

Mas para ver filmes..net....pouco importa, não é?
Será mais pra jogos, coisa que nestas máquinas não se faz....estou mesmo tentado, até já tenho a pen feita para o instalar...lol :lol:
 
O receio é o XP não se portar bem com decode HD e afins. Fora updates.

Eu ca experimentava o 7 64 bits e tentar "arrumar a casa", aka optimizar o SO. Depois é 4 GB de ram, 512 MB alocados ao GPU, um SSD e fazia o resto.

Se conseguires fazer um overclockzito neste eeeBOX, melhor ainda. A board zotac com o CPU @ 2000 MHZ e o gpu a 550/1400 e parecia quase outra maquina :D

Se der tempo, vou por um gskill falcon II aqui. O problema é mesmo o acesso ao disco, que deve implicar desmontar meio portátil.
 
Achas que o Win 7 64B , rulava melhor? Eu a semana passada meti-lhe 4 g de ram..lol...a antes um disco de 7200rpm....mesmo assim na net....fica lento...melhorou bastante, mas mesmo assim fica leeeeennnto!!
 
Eu não acho a net que seja lento. Não será sites carregados de FLASH? Experimenta o beta 10.1 do Flash.

Ca no work tenho um P-4 single core e duvido que seja melhor que estes 330 + ION :P Quando abro um site com flash isso começa com as fans a bufar.
 
O acesso ao disco até é facil.
Tenho este pc desde de Janeiro.
este netbook surpreendeu-me bastante pela positiva.
Já agora para fazer oc, usa-se o OC Tunner.
Este pc até aguenta jogos como COD MW2, Mass Effect 2, Dragon age.
 
O acesso ao disco até é facil.
Tenho este pc desde de Janeiro.
este netbook surpreendeu-me bastante pela positiva.
Já agora para fazer oc, usa-se o OC Tunner.
Este pc até aguenta jogos como COD MW2, Mass Effect 2, Dragon age.

:cool:

Então deve aguentar-se com sims 3 [com este argumento definitivamente a Maria vai querer um com ION]... :D

E consegues um oc para algo tipo 1.8/1.9 Ghz com temperaturas decentes?
E mais 2 questões: será que dá para ter o cpu a 1.8Ghz com menor voltagem que a default? Ou pelo menos os 1.6Ghz stock com menos voltagem que a de origem?

p.s.: esta maquina com um ssd intel g2 160gb deve ser um espectáculo... :D
 
Em termos de OC, com a ram que vem antiges na boa os 1,8ghz.
A nivell de temperaturas não existe grande diferença.
Se mudares de ram, para umas mais decentes, consegues atingir os 2ghz,2.1.
Mudar as voltagens penso que não dá.
Também não vi isso.

Já agora este pc em multitasking comporta-se lindamente.
Photoshop, itunes,google chrome, utorrent, Msn tudo aberto e não se nota lentidão.

Sinceramente uso mais no meu dia a dia o meu 1201N do que o meu Sony Vaio e o meu Gameforce.

--

JPgod, podias postar es temperaturas com o speed fan? se não for pedir muito e,

"8 - Dentro do compartimento das memórias, podemos encontrar 2 módulos de 1 GB. Um deles tapado por um plástico preto. Há modelos que podem vir com 2 + 1, totalizando 3 GB, mas o chipset suporta 4 GB, embora o CPU só possa tirar partido de pouco mais que 3 GB, mesmo com SO de 64 bits."

Acho que até suporta 8gb de ram 4gbx2
;)
Pelo menos é o que tenho lido.
 
Será que podiam comentar como se comporta este netbook em termos de flash? Especificamente em fullscreen ou simplesmente em sites inteiramente em flash.

Tenho um EeePC 901 e sofro com o flash. :P
 
Não sei se é o sítio certo, mas já coloquei a mesma questão na secção dos portáteis, se não for peço desculpa.
Estou a usar adobe flash player 10.1 beta 2.
Coloquei os drivers mais recentes da placa gráfica (ION), apesar de ter havido melhorias nos filmes em hd (já não há quebras na visualização de filmes a 1080p), no caso dos jogos do facebook, continua a mesma coisa. O portátil bloqueia todo, a maior parte das vezes só indo ao gestor de dispositivos é que consigo que ele saia do browser.
Se alguém que tiver o portátil e possa experimentar, para saber se acontece só ao meu, ou é geral, agradecia.
 
Back
Topo