Análise Ozone Strato

Slider

Colaborador
Staff
Autores: Ivo Silva (SLiDeR)
Produto: Ozone Strato
Data : 7-02-2010

ZWAME Análise

Ozone Strato



Introdução à Ozone
A Ozone é uma marca relativamente recente no mercado e está dedicada exclusivamente aos periféricos gaming. Ratos, teclados, tapetes e agora headsets.

A Ozone foi fundada por um grupo de jogadores que acreditam existir algo a faltar no mercado, uma falha que a Ozone pretende colmatar. Qual falha? Na visão da Ozone, os jogadores tinham a escolha entre periféricos baratos mas com funcionalidades em falta ou periféricos caros cheios de funcionalidades, mas nem sempre desejadas uma vez que implicavam grandes custos para o jogador ocasional. A Ozone nasceu com a intenção de trazer produtos com todas as funcionalidades desejadas mas a um preço razoável.

Os gestores da Ozone começaram a jogar na sua adolescência, portanto tem perfeita noção que nem sempre é fácil para um adolescente juntar os fundos necessários para comprar os produtos Top.

A Ozone promete entregar produtos de boa qualidade e resistência, uma vez que tem a noção que não é fácil substituir o nosso periférico favorito quando ele se estraga já não existindo à venda igual muitas vezes.

Especificações e Funcionalidades

tabela.jpg
Geral
  • Ligação: USB
  • Cumprimento do cabo: 3.0m
Microfone
  • Dimensões: ø9.7mm x 5.0mm
  • Sensibilidade: -39dB±dB
  • Tipo: Omnidireccional
  • Impedância: 2.2KΩ
Funcionalidades do controlador
  • Controlo de volume geral
  • Controlo de volume por altifalante (Central, sub, frontais, etc.)
  • Microfone On/off.
Requisitos de sistema
  • PC compatível IBM
  • CD-ROM
  • S.O. Windows 2000/XP/Vista e Windows 7 (via download no site da Ozone)
  • Porta USB disponível
Conteúdos da caixa
  • 5.1 Surround headset (Ozone Strato)
  • Manual utilizador
  • Software/CD
Preço médio
  • € 52 +/-

O Ozone Strato
O Ozone Strato é um headset construído para o jogador profissional, com surround 5.1 para que este saiba sempre exactamente de onde vem os sons, especialmente os do inimigo.

O nome Strato deriva da palavra stratosphere, em português, estratosfera, onde o ozono (Ozone) existe em maior quantidade.

O Software do Ozone Strato permite ao seu utilizador configurar todos os aspectos do seu headset. Desde o número de canais, reverb, equalizador onde o utilizador pode criar o seu próprio perfil, etc.

Outros aspectos foram tomados em conta tais como as almofadas dos altifalantes revestidas a pele para maior conforto e fácil limpeza, extensão do microfone super flexível e um desenho desdobrável para fácil transporte.

O Ozone Strato devido a ser um dispositivo USB tem essencialmente uma placa de som integrada, que nos trás o surround 5.1, é literalmente, Plug and Play.

A caixa


Na primeira imagem podemos ver a frente da caixa, a frente tem uma janela por onde podemos ver o headset, não existe muita informação na frente da caixa, fora a menção que é um headset 5.1 surround.

Na segunda imagem vemos uma das laterais da caixa, voltamos a ver a janela uma vez que é uma janela de canto para dentro da caixa, mas desta vez podemos ver algumas informações pertinentes, uma lista com algumas das funcionalidades do headset.

Na primeira imagem vemos a parte de trás da caixa que lista as várias especificações do headset e os requisitos de sistema.

Na segunda imagem vemos a outra lateral da caixa que contem algumas imagens do headset e mais uma vez fala de algumas funcionalidades do headset, as imagens demonstram a capacidade desdobrável do headset, o revestimento em pele dos altifalantes e uma imagem que nos mostra a localização dos altifalantes.

Dentro da caixa

Já com a caixa aberta podemos ver que o headset vem bem acomodado num plástico feito à medida para o Ozone Strato.

Na segunda imagem vemos o Ozone Strato já fora da sua caixa, mas ainda bem amarrado ao plástico protector.

Ao tentar remover o Ozone Strato do seu apoio protector vamos reparar que ele está preso a este, para o soltar basta virar o apoio ao contrário e desdobrar os arames revestidos, são dois.

Aqui está o Ozone Strato finalmente livre de qualquer caixa ou apoio/protecção. Agora podemos começar a notar nos detalhes deste headset.

À partida começamos logo por notar que os plásticos usados são de boa qualidade, quer visualmente, quer ao toque.

Na primeira imagem podemos ver um dos altifalantes, mais precisamente o esquerdo onde está o microfone. A qualidade dos plásticos volta a ser imediatamente aparente, com um desenho arrojado e agradável, com o logo do produto no centro do altifalante.

Na segunda imagem vemos o mesmo altifalante, mas desta vez dobrado para dentro para podermos ver a indicação “L”, de left, que nos indica que é o altifalante esquerdo.

Nesta imagem podemos ver a parte de cima da banda, com o logo da marca e o Strato em grande no centro.

Na primeira imagem vemos agora o lado direito, marcado com o R, de right.

Nas duas imagens seguintes é demonstrada a capacidade de regulação, existem 7 níveis de regulação em ambos os lados.

Na primeira imagem podemos ver agora a parte de dentro de um dos altifalantes, podemos ver que tem um revestimento em pele para melhor conforto.

Na segunda imagem podemos ver Ozone Strato com o microfone estendido, é extremamente flexível para máxima regulação, favorável a todos os gostos.

Na terceira imagem podemos ver a banda novamente, desta vez a parte de baixo. Como podem ver esta está revestida também em pele para melhor conforto na cabeça e está perfurada para transpiração logo para melhor se moldar à cabeça.

O controlador

O controlador dispõem de 5 reguladores de volume para os vários altifalantes e um botão do tipo switch para ligar e desligar o microfone.

Todos os reguladores de volume específicos (rear, front, sub, center) rodam até bloquear nas suas posições máximas e mínimas respectivamente.

O regulador de volume geral por sua vez, tem uma mola e um pequeno pino ao centro, portanto rodando para um lado ou para o outro ele vai fazer o volume aumentar ou diminuir gradualmente, mas o botão volta sempre à posição inicial com o pino ao centro.

Nesta imagem podemos ver o indicador de estado ligado, quando a luz está fixa quer dizer que o Ozone Strato tem energia mas não está em utilização.

Quando está a piscar quer dizer que está em utilização.

O software

Este é o ecrã principal do software do Ozone Strato, aqui podem configurar as opções de entrada de som (que tipo de som vão ouvir, quantos canais tem) assim como as opções de saída de som. Também tem disponível um pequeno ecrã com a disposição de umas colunas numa sala, para poderem testar todos os altifalantes do Ozone Strato, como se tivessem um setup de sala 5.1.

Na primeira imagem podemos ver o misturador, onde podemos controlar o volume geral do sistema, o volume do microfone, etc. O volume do microfone inicialmente está baixo, portanto se reparem que não vos estão a conseguir ouvir, aumentem o volume do microfone a gosto.

Na segunda imagem podemos ver o equalizador, onde podemos isolar certas frequências, subir e descer as mesmas a gosto. Temos também uma serie de perfis pré-definidos para os vários tipos de musica (jazz, rock, dance, etc.) que vão configurar o equalizador da melhor maneira para estes tipos de musica. Podem ainda criar novos perfis pessoais para vocês, seja por tipo de música, jogo, o que bem entenderem.

Também é possível configurar o tipo e o tamanho de ambiente em que estão, o software vai tentar simular esse cenário.

Na primeira imagem vemos a secção de efeitos de gravação e reprodução, desde eco, “monstro”, “caricatura” etc.

Na segunda imagem vemos algumas informações sofre o software e sobre o sistema onde está instalado.

Esta é uma imagem do manual e CD que contem o software que acabamos de ver, o software funciona em Windows 2000/XP, Vista e no site da Ozone podem fazer download da versão para Windows 7.

Os testes

A serie Battlefield é composta de jogos que nos trouxeram verdadeiramente outra dimensão de espaço dentro de um jogo, um sem fim de veículos terrestres, aéreos e anfíbios. Representam portanto uma oportunidade única para testar qualquer dispositivo 5.1 como é o caso do headset Ozone Strato.

Começamos pelo meu “velho amigo” Battlefield 2, eu que tenho a mania que sou sniper por vezes tenho dificuldade em aceitar ser snipado, sobre tudo quando não faço a mais pequena ideia de onde é que veio o tiro. Posso dizer que o Ozone Strato ajudou bastante a identificar a direcção de onde estavam a vir os tiros, sniper ou não, algo que nem sempre é aparente. No que diz respeito a combate aéreo também ajudou a melhor identificar de onde estavam a vir os ataques, ou, onde estavam os meus colegas de equipa quando a voar a meu lado.

De seguida fui jogar um pouco de Battlefield Bad Company 2 (ainda em BETA), este jogo tem uma banda sonora fenomenal, os sons das armas são qualquer coisa do outro mundo, dá para ficar surdo com o Ozone Strato, a qualidade do som é transparente quando utilizamos o Ozone Strato, o impacto do bass deixa qualquer um de boca aberta. O Ozone Strato voltou a introduzir uma verdadeira sensação de espaço no jogo, algo que não conseguia sem um headset 5.1.

Estes são os álbuns de algumas músicas que ouvi durante o teste ao Ozone Strato.

A banda sonora do filme O Ultimo Samurai foi escolhida porque sei que tem momentos de verdadeira euforia musical e queria ver como se portava o bass do Ozone Strato, não decepcionou!

O álbum dos P.O.D. foi escolhido para poder ouvir umas boas guitarradas com alguma voz misturada pelo meio, uma boa sensação de espaço, boa separação instrumental.

Os Muse foram escolhidos por serem uma banda extremamente experimental, com um sem fim de sons e muito instrumentais. Uma boa representação de voz e dos variados instrumentos.

O modo utilizado para ouvir música foi 2.0, uma vez que são gravações stereo 2CH. Outros modos podem ser utilizados, no entanto pessoalmente o modo 2.0 é substancialmente mais agradável que a simulação de mais canais baseado em músicas que não os tem para dar.

No que diz respeito ao microfone, a qualidade deste é boa, nada significativo a apontar, pelo que os meus colegas do Skype e Teamspeak dizem, é como se estivesse ao lado deles, tem uma boa qualidade este microfone do Ozone Strato.

Conclusão

Pontos positivos:
  • Boa construção, bons plasticos
  • Robustos
  • Aspecto “gaming
  • Todas as funcionalidades do controlador
  • Microfone extremamente flexível
  • Boa reprodução in-game 5.1
  • Sub/baixos com MUITA potência
  • USB – Plug and Play.
  • São desdobráveis
  • Preço
Pontos a melhorar:
  • Os altifalantes não cobrem a orelha toda, pode causar desconforto a alguns
  • É um dispositivo USB, portanto não pode ser utilizado em conjunto com uma placa de som já existente no sistema, fica de fora portanto qualquer possibilidade de tirar partido de tecnologias como o EAX da Creative, ou de placas de som de melhor qualidade que a integrada no Ozone Strato.

Em suma o Ozone Strato é um produto muito atractivo para qualquer jogador, sobre tudo aquele que não tem muitos fundos para despender. É um dispositivo cheio de funcionalidades e que oferece uma relação qualidade/performance notável tendo em conta o preço que tem. É um produto recomendado!

recomendado_zwame.png

Agradecimento

A ZWAME agradece à ***** pela disponibilidade do Ozone Strato.

Gostou desta análise?
Pode ver mais aqui.

Copyright © Zwame, Lda. 2010. Reprodução proibida sem autorização prévia.​
 
Última edição:
Excelente Review, quem me dera que a ***** troca-se os meus Fatal1ty por estes Heads ou por os Gamecom :( Ao inicio era muito bonito os Fatal1ty, mas em qualidade sonora é fraco, para não falar no Micro, que é das piores coisa que já tive, enfim.

Talvez no futuro compre uns destes.
 
sempre ouvi dizer que bom e barato é muito raro de encontrar. mas estes headsets parecem apresentar muita qualidade. Para quem não quer gastar muito, é sem dúvida um best buy :)
Pena ser USB. Para quem tem uma placa de som dedicada, não vale a pena comprar estes headsets.

Muito boa review ;)
 
ai ai
vi o design e apreciei.
vi as specs e gostei.
vi features tipo 5.1 real e ainda gostei mais.
mas quando eu vi o preço ADOREI.

esta decidido compro estes para substituir uns plantronics 367.
 
Mas estás com algum problema nos Gamecom 367!?

É que se não estás, é desperdicio de dinheiro, mas aí cada um é que sabe.... :S
 
problemas?
nenhuns. talvez excepto o facto de estarem divididos em 2.:p

slider como são em termos de conforto e de ficar 5-6 horas com eles enfiados nas orelhas

edit.
já agora existe forma de converter usb para plug de 3.5
(visto que existe o inverso)
 
Última edição:
slider como são em termos de conforto e de ficar 5-6 horas com eles enfiados nas orelhas

edit.
já agora existe forma de converter usb para plug de 3.5
(visto que existe o inverso)

Nunca fiz uma sessão tão longa para te poder garantir que são ou não confortáveis durante tantas horas. A sessão mais longa foi de cerca de 3h, de resto foi tempos mais curtos.

Dependendo do tamanho das orelhas ou se usas óculos, podem ou não causar algum desconforto, foi num dos pontos que toquei na review, eles não cobrem toda a orelha. Não são os headphones mais confortáveis que já usei certamente, mas estão longe de serem os piores.
 
Última edição:
Mt bons este headphenes para a casa dos 50€. E sem duvida uma boa compra para os que são + modestos ou n tem mt dinheiro para esbanjar. }>

Mt boa Review parabens!!!
 
Posso fazer uma pergunta estupida? eheh
Sinceramente não sei mas tipo qq headset USB dá para jogar numa PS3? Este H7 em questão funcionaria com o 5.1 na minha ps3? Obrigado
 
Um bump para fazer uma perguntinha..

Algum me sabe indicar qual a melhor configuração para este h7?

Não estou habituado a este tipo de "coisas" por isso estas opções todas deixam-me confuso...

De momento sinto que o melhor "som" vem qnd tenho na entrada de sistema os 8Ch.. no entanto o volume do "rear/Center/Sub" simplesmente só está a fazer feitio no comando... qnd mudo para 2ch os botoes do comando ja teem algum efeito no sentido em que ja existe uma diferença entre estar no máximo e mínimo, mas o som não me soa tão bem..

em baixo a saída analógica está com 6 alto falantes e desliguei a saída S/pdif que nem sei o que é...

como veem sou um pato nisto.. apenas gostava de tirar o maior rendimento possivel do h7 :) Todas as ajudas são bem vindas!

Ps: Li algures que o sub woofer devia ter um efeito "vibratório" isto é verdade? pq o meu não vibra.. Bem desculpem o post confuso.. obg
 
Tinha um credito para gastar na ***** por ter devolvido uns Speedlink Pro-Gamer 5.1 ha mais de 1 ano atrás e dentro desse preço só tinha duas opções, Medusa NX 5.1 USB ou Ozone Strato 5.1 USB. Escolhi os Ozone e não me arrependo apesar de serem USB, encaixam na cabeça perfeitamente e muito firmemente apesar de não cobrirem as orelhas completamente, o oscilador (woofer) é muito bom vai até 10hz e o preço é bastante razoável. O que me levou a ignorar o facto de serem USB foi o power handling, 200mw para as center e rear (20hz-20khz), 400mw para as front (18hz-20khz) e 600mw para os osciladores (10-400hz). Aconselho a quem queira comprar auscultadores 5.1 apesar de serem USB, não vale a pena para quem tem X-Fi's pois era o meu caso com os Speedlink e a qualidade era 7 estrelas com o Crystalizer a 100%. O software dos Ozone podia ser melhor, mas tem tudo o que é necessário incluindo equalizador.
 
Última edição:
Boas,
ando a ver se compro uns phones surround, mas com um senão: devem funcionar em linux. sei que os logitech com entrada usb são reconhecidos automaticamente e dá depois para os configurar no PA, mas são mais caros e não convencem. será que alguma boa alma por aqui tem estes phones e uma máquina linux (debian) a jeito para ver se são reconhecidos?
cumps
 
... como são em termos de conforto e de ficar 5-6 horas com eles enfiados nas orelhas..
Eu poderei responder á tua pergunta, pois o maximo que estive com eles foram 8 horas consecutivas a jogar!!
Sao confortáveis é certo, mas têm um "mecanismo" que pelo menos a mim nao me agradam muito, ou simplesmente nao me agradaram no inicio!! Que é rodarem para todos os lados e nao terem aquele "aperto" que alguns headsets possuem, como o caso os diablo 3!! Ficam justos ás orelhas e apercebemo-nos melhor da qualidade sonora
Estes ozone ficam algo largos em relaçao a outros headsets!! Mas sao sem duvida uma boa compra!!
 
Boas. Relativamente ao headset estou interessado em comprá-lo, mas pelo que vejo o software do sistema não 'corre' em Windows 8/8.1, existe forma de ultrapassar isso?

Obrigado.
 
Back
Topo