Análise ASRock H55M PRO

JPgod

Moderador
Staff
Autores: João Godinho (JPgod)
Produto: ASROCK H55M PRO
Data : 24-02-2009



ZWAME Análise

logo.png


Descrição

A ASROCK nasceu como divisão de produtos de baixo custo da ASUS (daí a semelhança nos nomes). Infelizmente a sua era inicial ficou marcada pela baixa qualidade das motherboards.

Entretanto, a empresa separou-se da ASUS e começamos a ver uma subida considerável na qualidade dos seus produtos e já apresentam boards em praticamente todos os segmentos, desde o de entrada até o high-end, embora ainda não tenha motherboards "ultimate" (ao estilo das ASUS ROG, e eVGA Classified). A qualidade subiu bastante, tendo boards com boa qualidade de construção, bem equipadas em termos de componentes onboard e boas capacidades de overclock.

A uns meses, testei uma Asrock 790GX AM3 e fiquei muito satisfeito. Os meus colegas m @ster e nemesis11 receberam outros artigos, como uma board P55 e o HTPC ION e ficaram igualmente satisfeitos, demonstrando serem produtos de excelente qualidade.

Nesta review em particular, vamos trazer um modelo com o novo chipset H55, em formato micro-ATX, tornando assim uma solução interessante para media centers e pequenos computadores. Vamos ver se esta board consegue tirar partido da nova geração de processadores Clarkdale.

Irei testar apenas o i5 661 e i3 530, por falta de tempo não poderei testar o i5 750.

Especificações Comuns

  • Socket: LGA 1156 (Todos os CPU LGA 1156, gamas Core i3/i5/i7, pentium G6xxx)
  • Chipset: Intel Ibex Peak H55
  • Memória: DDR3 1333 (suporte oficial) não-ECC, controlado pelo CPU.
  • Memória (slots e quantidade): 4 slots, suportando até 16 GB e operação em dual-channel.
  • Tipo de chipset: Single Chip PCH (Plataform Controler HUB)
  • Interface CPU-Chipset: DMI Link 4x (baseado no PCI-Express 2.0)
  • BIOS: AMI BIOS.
  • LAN: Gigabit LAN controller Realtek
  • USB 3.0: não
  • Slots: 1x PCI-e 2.0 16x @ 16x (via CPU),1x PCI-e 2.0 16x @ 4x (via H55), 1x PCI-e 2.0 1x e 1x PCI.
  • multiGPU: sim, CrossfireX, até 2 gráficas, 2ª gráfica limitada a 4x.
  • Audio: VIA® VT1718S High Definition audio CODEC
  • Armazenamento, chipset: 5 portas SATA II internas e uma porta eSATA externa. Não suporta RAID.
  • Armazenamento, adicional: não
  • Firewire: Chipset VIA, suportando dua portas, sendo uma interna e uma no painel traseiro.
  • painel traseiro:
    • PS-2: 1 porta(teclado)
    • USB 2.0: 6 portas, uma combinada com e-SATA
    • eSATA: 1 porta combo com USB
    • Rede:1 porta RJ-45
    • Áudio digital: 1 SPDIF óptico.
    • Áudio analógico: 4 saídas com suporte 7.1, 1 microfone
    • Video: HDMI,DVI,VGA
    • firewire: 1 porta standart 400 mbps
  • Alimentação: ATX 24 pinos e EPS 12v 8 pinos.
  • Dimensões físicas: micro-ATX form factor 24.5 cm x 24.5 cm
Links

Site Oficial H55M PRO
A Gama Asrock H55

Fotografias

as fotografias estão em thumbnail, cliquem para tamanho grande (1280).

1 - Começando pela caixa do produto. De tamanho compacto e design simples, em fundo branco com letras verdes. Algumas das principais características estão aqui descritas.

2 - Pare de trás, com detalhes e as principais características e features que esta board oferece.


3 - Unboxing, com os acessórios por cima e por baixo temos a board, embalada me plastico anti estático.

4 - Os acessórios: 2 cabos SATA, disco com drivers e software, espelho metálico, manual multilingue e 2 folhetos com informações. O blunde é mínimo de modo a manter os custos baixos, embora 2 cabos SATA adicionais eram bem vindos.


5 - Eis a board, em formato micro-ATX. PCB de cor preta/castanha, e slots brancos/azulados e dissipador cinza. Combinação de cores simples e discreta. Não é das motherboards mais bonitas, mas também o objectivo é manter o curso baixo.

6 - Outro ângulo


7 - Vista pelo lado do CPU.

8 - Parte de tráz do PCB apenas a apontar o bakcplate do socket, do resto tudo limpo e simples.


9 - Pormenor do circuito de alimentação. Temos 4 fases para o CPU, 1 fase para o VTT (uncore/controlador de memória) e ainda 1 fase para o GPU integrado. Embora sendo um circuito simples, apresenta apenas condensadores sólidos de alumínio (assim como os restantes presentes nesta motherboard) e ferrite chokes. Não é utilizado nenhum dissipador de calor. Com o uso de Clarkdale aquecem pouco, embora com quad-cores deve aquecer mais. Notar ainda a presença de uma ficha de alimentação EPS12V.

10 - Pormenor dos slots. Temos 1 PCI.e 2.0 x16, ligado ao processador (azul), um slot PCI-e 1x e um slot PCI-e x16 fisico, mas com 4 lanes (branco). Estes 2 slots PCI-e ligam-se ao H55. Por fim um slot PCI, também a branco. A board suporta crossfire, embora é desaconselhado o uso de tal devido a limitação na performance.

Temos ainda por baixo do PCI, da esquerda para a direita um conector Serial RS232, um conector para porta paralela (a roxo), um conector para módulo TPM (não incluído), um conector de 4 pinos para ventoinha, por cima deste o conector para infravermelho, ao lado o jumper de CLEAR CMOS (azul), um conector para firewire (vermelho), 3 conectores suportando 6 portas USB (azuis) e por fim as ligações frontais da caixa.
Esta board já não suporta portas IDE e disquete (embora esteja lá os pontos de solda), que vejo como ponto positivo. Se bem que os conectores para portas serial e paralela são praticamente inúteis hoje em dia, ainda mais que não vem incluído nenhum bracket com as mesmas.


11 - Aqui podemos ver os 4 slots DDR3. Com suporte dual channel, sendo que devem ser instalado as memórias nos slots da mesma cor, embora ao utilizar apenas 2 módulos, estes devem ser instalados primeiro nos slots brancos, senão o computador não vai trabalhar. No total até 16 GB de memória podem ser utilizados. Por cima dos slots temos o conector ATX 24 pinos e 5 portas SATA2 a vermelho (pena não serem brancos ou azuis, a combinar com os restantes), todas nativas no H55. A 6ª porta SATA2 do H55 está no painel traseiro (Powered eSATA), dispensando assim o uso de controladoras adicionais, abaixando o custo, visto que esta board, ao ser voltada a sistemas simples, dificilmente será utilizada com muitos discos/unidades ópticas.

12 - Painel traseiro. Temos 6 portas USB, sendo uma partilhada com eSATA, uma porta PS2 para teclado, 3 saídas de vídeo, sendo uma VGA, uma DVI-I e uma HDMI (podem ser utilizadas 2 em simultâneo), uma firewire 400, 5 conectores de audio analógicos e um digital óptico. Esta distribuição é perfeita, inclusive para uso em media-center


13 - Pormenor das ligações anteriormente descritas. O controlador firewire é VIA. Notar que existe suporte para 2 bios, mas a ASROCK só instalou um chip, embora seja removível. O dissipador do H55 é simples, mas revelou-se suficiente.

14 - Aqui temos o H55 sem o dissipador. A massa térmica estava algo seca, por isso se tiverem uma massa de qualidade não condutora recomenda-se a troca.


15 - Aqui temos um Core i5 661 instalado.

16 - Já montado na caixa, com retenção LGA 775 (A board suporta LGA 775 e 1156, o que é bom) para coolers noctua. Embora para retirar o CPU, tem que remover parcialmente a retenção de modo a manusear o clip de retenção do socket.


 
Última edição pelo moderador:
BIOS

Informação e fotos da BIOS desta board
1 - Menu principal, com a informação do sistema, data e hora.

2 - menu OCtweaker, onde estão as opções de overclock.


3 - Continuação do OCtweaker, sendo que no fim estão os 3 profiles. Os timmings das memórias acede-se num menu à parte.

4 - Menu avançado, com as tipicas configurações de CPU, chipset, armazenamento e dispositivos integrados. Podemos encontrar o Instant Flash, que permite o update da BIOS a partir de um disco ou pen drive, muito simples e fácil.


5 - O menu de Hardware monitoring, e configuração das ventoinhas.

6 - Menu de configuração de boot.

7 - E aqui, temos o submenu dos timmings.


SOFTWARE

Agora passamos para o software incluído

asrock1.png


Asrock IES, utilitário de "powersaving", e que alem disso monitoriza a frequencia e voltagem do CPU, bem como o consumo actual, o gasto total do CPU e o nº de fases activas (2 ou 4). Para utilizarem, devem ter a opção "vdrop" activa na BIOS.

asrock2.png


Asrock instant boot, que supostamente acelera o arranque do sistema, mas não notei diferenças. Isso já arranca muito rápido com o uso de um SSD.

asrock3.png


Asrock OC tuner. o utilitário de overclock e monitorização já conhecido da asrock. Bastante completo e funcional, embora o seu uso requer atenção, porque facilmente as alterações crasham o sistema. É interessante para testes rápidos, bem como monitorização de voltagens, rotações e temperaturas, sendo que o overclock a sério deve ser feito pela BIOS.

oc-dna.png


O OC DNA serve para gerir os profiles da BIOS. Tanto pode-se servir para fazer backup no disco rígido, como poder partilhar opções de overclock com outros utilizadores, o que é interessante.
 
1ª Parte

Nesta primeira parte, vamos testar a motherboard com o Core i5 661 e o Core i3 530 em defaut. Vamos comparar com o i5 661 testado na Gigabyte P55, embora com grafica dedicada, daí que alguns testes que envolvem GPU não vai entrar.

Test Bed

CPU-Z

cpu-zi3.png


cpu-zi5.png


Aqui temos o CPU-Z quer do core i3, quer do core i5 nesta motherboard, com as frequências utilizadas nos testes e timmings das memórias.

Testes

cinebench2003-1.png


Neste benchmark de teste do software de rendering "cinema 4D", O i5 661 bate o i3 530 por uma larga margem. Em P55 teve a mesma performance.

cinebench2003-2.png


Estes testes já incidem na gráfica, onde o i5 661 bate novamente o i3 530, tambem devido a frequencia do GPU adicional. Já em P55, a HD 5750 limpa o chão ao GPU integrado.

cinebenchr10-1.png

cinebenchr10-2.png


Edição mais recente do benchmark do Cinema 4D, desta vez em 64 bits, e com resultados semelhantes ao cinebench 2003.

winrar.png


No benchmark interno deste software de compressão, novamente o i3 a ser mais lento, mas curiosamente em P55, o i5 obteve maior performance, talvez devido a perda de alguma largura de banda para o GPU.

7zip-1.png


Tal com o winrar, o 7-zip também é um software de compressão, com um benchmark mais completo. Ao contrario do winrar, em 1 thread, o i5 661 obteve a mesma performance em ambos os chipsets.

7zip-2.png


No que toca a descompressão, resultados semelhantes ao winrar.

wprime.png


No wprime, que calcula dos quadrado dos primeiros 32 milhões de inteiros, novamente o i5 661 com mesma performance nos dois sistemas e o i3 a ficar bem atrás.

crystalmark-1.png


O crystalmark corre uma série de benchmarks de CPU, memória, disco e OpenGL (no caso a testar a performance da gráfica). Destacar as memórias, onde o i3 fez menos que o i5, devido à menor velocidade do link QPI e o i5 661 na board Gigabyte H55 ser mais rápido.

crystalmark-2.png


Estes testes incidem sobre a gráfica. O uso de uma gráfica dedicada teve um peso enorme no OGL e D2D, mas curiosamente em GDI a performance foi pior. Este teste costuma obter resultados estranhos.

euler3d.png


Neste benchmark, a largura de banda de memórias influenciou novamente a performance, com o i5 661 a ser um pouco penalizado na board H55 com GPU activo.

x264.png


Teste de encoding de vídeo 720p com o coded X.264, empate técnico em H55 e P55 do i5 661.

sandra.png


Teste de encriptação do Sandra 2010, onde temos o i5 661 a pulverizar o core i3 530, que tem as instruções AES-NI desactivadas. Enfim é pena que a Intel corte features interessantes em gamas baixas. A menor frequencia e a ausência do turbo mode já é o suficiente para diferenciar i3 de i5.

spec-1.png
spec-2.png


Nesta suite de benchmarks de conceituados programas de design gráfico e 3D, em modo 64 bits e a 1280x1024, o uso de uma gráfica dedicada é obrigatório. Mesmo assim o i5 661 porta-se melhor, também devido aos 900 mhz do GPU.

Jogos

A começar pelo Crysis Warhead, a 1440x900 (resolução mais mainstream dos dias de hoje), com o preset "Entry/Low", em DX 9.0 e DX 10.0


crysis-dx9.png

Em DirectX 9.0 até que o core i5 661 ficou próximo do limiar que é considerado "jogável". Talvez se este GPU tivese 16 shaders a uns 1000 mhz já corria este jogo a uma média de 30 a 35 fps. Já o i3 530 ficou bem mais lento.

crysis-dx10.png


Já em directx 10, a performance foi muito mais baixa.

Passando para o Far Cry 2, com as seguinte configuração:
fc2-qualidade-low.png


farcry.png


Se ignorar o drop com o core i3 530, a performance foi curiosamente muito semelhante. A média é demasiado baixa para jogar e em directx 10 é um desastre, pelo que nem vale a pena por ca os gráficos (média de 6-7 fps!)

PcMark e 3Dmark Vantage

As duas suítes de testes da futuremark
pcmark1.png


Nestes 2 perfils, o i5 661 em H55 foi mais rápido que em P55. Já em comunicações as instruções AES-NI foram importantissimas, daí o core i5 662 pulverizar o i3 530.

pcmark2.png


No perfil "gamming", o i5 661 em P55 foi melhor, mas em music foi o contrário! Mais um teste com resultados bizzaros.

pcmark3.png


Em TV/Movies, o i5 661 em P55 volta a perder, mas praticamente igualou em Memories a performance em H55.

3dmark.png


No 3Dmark vantage no preset "Entry", quer a performane GPU e CPU do i5 661 foi superior ao i3 530.

Everest Cache e Memory Benchmark

Tabela - Core i5 661 @ Gigabyte P55
everest-def.png


Tabela - Core i5 661 @ Asrock H55
everest.png


Tabela - Core i3 530 @ Asrock H55
everest-def-530.png


Resumo dos dados acima em gráficos:
everest1.png
everest2.png

everest3.png
everest4.png

everest5.png
everest6.png


Em memória a gráfica integrada fez o i5 661 perder 200 a 300 MB/s face ao CPU em P55 com gráfica dedicada. Do resto o i3 530 é mais lento nas memórias devido a menor velocidade do bus QPI (2933 vs 3200). Nas caches, foi naturalmente devido a menor frequencia do core e "uncore" (2133 vs 2400), que afecha a cache L3.

Consumo

Testes de consumo, utilizando um medidor de consumos instalado entre a fonte e a tomada, medindo assim o consumo total do sistema. O método está descrito abaixo.

  • Idle: Sem carga no desktop do windows. Deixou-se 5 minutos assim antes de tirar o consumo.
  • Wprime 32 MB 1T: Teste de 32M com 1 thread, consumo de pico
  • Wprime 32 MB 4T: Teste de 32M com 4 threads, consumo de pico
  • Wprime 1024MB 4T:Teste de 1024M com 4 threads, consumo de pico
  • Linx 1:1º ciclo deste stress test em linpack, consumo de pico
  • Linx 5:5º ciclo deste stress test em linpack, consumo de pico
consumos.png


Os consumos são excelentes. Especialmente o Core i3 530 devido ao menor TDP.

 
Última edição:
2ª Parte

Nesta 2ª parte, vamos fazer uns testes do core i3 530 em overclock, não tão exaustivo como na primeira parte para não alongar muito a review, bem como os testes de consumo.

Settings

  • BCLK: 182 mhz
  • CPU core clock: 4004mhz
  • QPI link: 2x 4004 mhz
  • Memórias: 1456 mhz 7-8-8-20-1T
  • Vcore: 1.275v
  • QPI/VTT: 1.3v
  • Vmen: 1.65
  • vdrop control: off
CPU-Z

cpu-z-oc-530.png


CPU-Z com o CPU em overclock a 4004 mhz, cerca de 1070 mhz a mais que de origem. Ainda chegou a trabalhar a 4400 mhz, mas ficou instável. O que notei que o GPU influencia o overclock e a board poderá não ajudar para mais. O GPU manteve-se a 733 mhz. Com tal overclock nem sequer a 800 mhz conseguia tirar dele. Com o CPU a defaut, levei o GPU a 1000 mhz com voltagens em AUTO!

Testes

cinebenchr10-oc.png


Um disparo enorme, especialmente em multi thread.

winrar-oc.png


Um resultado estranho em 4 threads. Repeti várias vezes o teste e obtinha sempre aquele resultado.

wprime-oc.png


Mais um bom resultado a ultrapassar facilmente o i5 661 em defaut.

sandra-oc.png


Em SHA 256 bate na boa o i5 661, mas em AES256 não há hipótese!

3dmark-oc.png


Interessante a melhoria na performance também do score do GPU, apesar de se manter a 733 mhz. Mas não esquecer do QPI melhor e frequencia das memórias.

Everest Cache e Memory Benchmark

Tabela
everest-oc-530.png


Resumo dos dados acima em gráficos:
everest1-oc.png
everest2-oc.png

everest3-oc.png
everest4-oc.png

everest5-oc.png
everest6-oc.png


Uma grande melhoria no geral, especialmente nas memórias, beneficiando do bus QPI a 8000 MT/s

Consumos

Testes de consumo em overclock, utilizando um medidor de consumos instalado entre a fonte e a tomada, medindo assim o consumo total do sistema. O método está descrito abaixo.

  • Idle: Sem carga no desktop do windows. Deixou-se 5 minutos assim antes de tirar o consumo.
  • Wprime 32 MB 1T: Teste de 32M com 1 thread, consumo de pico
  • Wprime 32 MB 4T: Teste de 32M com 4 threads, consumo de pico
  • Wprime 1024MB 4T:Teste de 1024M com 4 threads, consumo de pico
  • Linx 1:1º ciclo deste stress test em linpack, consumo de pico
  • Linx 5:5º ciclo deste stress test em linpack, consumo de pico

consumos-oc.png


Com overclock, o consumo já sobe bastante, ultrapassando a marca dos 100w em full load nos 2 cores. Mesmo assim é um bom resultado.

 
Última edição:
Conclusões

Destaco pela Positiva:

  • - Boa qualidade de construção, com 100% condensadores sólidos e ferrite chokes. O circuito não perde eficiência em longos períodos de carga nem faz zumbidos nem outro tipo de barulho irritante.
  • - PCB de cor preta e slots de cores simples azul e clara e dissipador de cor cinza, logo um design simples e ao mesmo tempo bonita
  • - Posição das portas SATA que não bloqueia a instalação de uma placa gráfica grande, embora podia ter 2 a 4 portas em "L".
  • - Sem portas IDE e Disquete (sim, considero isso uma vantagem, estamos em 2010 e ver boards cheias de legacy a ocupar espaço)
  • - 2º Slot PCI-e x16, embora com link 4x permitindo o uso de uma 2ª gráfica, embora idealmente para física ou ligar muitos monitores ou uso de controladoras raid profissionais e outros.
  • - O dissipador do chipset de baixo perfil que não atrapalha instalação de nenhum dispositivo.
  • - Porta eSATA implementada a partir do próprio chipset, evitando o uso de uma controladora a parte. A ausência de controladoras não só poupa nos custos, como no layout.
  • - Porta eSATA combinada com USB (powered eSATA)
  • - Óptima distribuição no backIO, com 6 USB's, powered eSATA, firewire, conexões de áudio analógio e digital, bem como HDMI, DVI e VGA
  • - BIOS completa, com opções de overclock com farturapossibilidade de a actualizar directamente a partir de um menu especial e de uma pen drive, disco rígido
  • - Grande capacidade de overclock dos Clarkdale
  • - Retenção LGA 775, excelente para quem migrar desta plataforma para esta motherboard e tiver um bom cooler.
  • - Firewire 400, que não é normal encontrar em produtos de baixa gama.
  • - Bom conjunto de software incluído, em especial o de monitorização do circuito de alimentação (IES) e profiles da bios (OC DNA).
  • - Consumos baixos
  • - Bom preço

Destaco pela Negativa:
  • - Ausência de dissipadores nos mosfets, mas pouco importante em dual core e mantém os custos baixos
  • - Cores de alguns componentes, como as portas SATA a vermelho, que destoa o bom aspecto. Podiam ser azuis ou brancos.
  • - O design do utilitário OC-TUNER e do IES podia ser melhor. Acho que o aspecto é pouco profissional e confuso. Esperemos que a Asrock trabalhe neste quesito
  • - Podia vir mais 2 cabos SATA no bundle e de cor preta. 2 unidades é claramente pouco hoje em dia, visto que cada vez mais se monta maquinas de origem com 2 ou mais discos rígidos. Mesmo assim, se forem como eu que tem eles as dezenas a sobrar ou então quem apenas utilizar um disco e uma drive óptica, vai ser suficiente.

Conclusão

A Asrock prova novamente que quer limpar a imagem de fabricante de qualidade duvidosa e apresenta aqui mais uma motherboard de óptima qualidade. Apesar de ser uma motherboard voltada para segmento de entrada, não descuidou na qualidade, com PCB preto, uso de condensadores de alumínio sólidos, ferrite chokes e aliado a uma boa escolha de cores. Só ficou faltando mesmo dissipador no circuito de alimentação, mas mesmo assim o calor gerado com estes Clarkdale é longe de ser preocupante. Com Core i5 e i7 quad-core talvez seja mais problemático, mas para estes cpus há melhores soluções, até porque estes não tem vídeo onboard, logo as características de vídeo ficam sem efeito.

A capacidade de overclock, não sendo brilhante, é mais do que suficiente para quem apenas pretende fazer um pequeno overclock na ordem dos 25-40%. A contribuir para isso tem a BIOS recheada de opções de overclock e outras características interessantes, como fazer update directo, guardar até 3 configurações do CMOS e profiles de auto overclock pré-configurados.

A Asrock ainda tem uma motherboard "H55M", mas é mais simples, por exemplo nem todos os condensadores são sólidos (só do circuito do CPU) e apenas apresenta 2 slots de memória, limitando a quantidade de memória a 8 GB. (e kits de 8 GB são caros!)

Com isso, esta board leva o selo de recomendado no que toca a preço/qualidade!

Classificação

zwame200.png


Excellent Value for Money

Agradecimentos

A ZWAME agradece à ASROCK pela disponibilidade do material para teste.

Copyright © Zwame, Lda 2010. Reprodução proibida sem autorização prévia.

 
Última edição:
Back
Topo