Browser Novo padrão do YouTube ameaça Firefox e Opera

Jedi Mind Trick

Power Member
Novo padrão do YouTube ameaça domínio do Firefox [e Opera]


Em 2009, a versão 3.5 do Firefox se tornou o navegador mais utilizado do mundo, desbancando o Internet Explorer 7, até então líder do mercado. O domínio, no entanto, pode estar ameaçado depois do anúncio de que o YouTube está testando a linguagem HTML5 - que usa o padrão de compressão H.264 - em substituição ao formato Adoble Flash para rodar vídeos. A mudança é um problema para o Firefox que, ao contrário de concorrentes como o Chrome, Safari e IE 8 (com Chrome frame instalado), não roda a linguagem.

Caso o YouTube - site mais popular de vídeos do mundo - venha a adotar em definitivo o H.264, pode ocorrer uma migração de usuários que atualmente usam o Firefox para outros navegadores. O problema, segundo a Fundação Mozilla, que mantém o Firefox, é que o padrão está protegido por patentes. Mesmo que a Mozilla pagasse os US$ 5 milhões anuais pela licença de uso, seria o fim do projeto de código aberto que define sua proposta e seriam comprometidos desenvolvimentos livres.


Defensores de sistemas abertos criticaram ao jornal espanhol El País o uso do H.264, alegando que o padrão Ogg/Theora, gratuito, oferece qualidade comparável sem oferecer barreiras ao livre desenvolvimento. Não deixaram de lembrar que a mudança pode ser uma maneira do YouTube beneficiar o Chrome - ambos os produtos pertencem ao Google.
Desde o lançamento, na semana passada, já foram registrados 12 milhões de downloads da versão 3.6 do Firefox.
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI4227790-EI4802,00.html



Que acham disto? Não será esta uma forma monopolista de controlar o uso dos browsers da internet?
Digo já aqui que se isto for para a frente irei boicotar o youtube. Eu é que decido quando mudar de browser. Não me irão fazer mudar de browser... Ainda se não houvessem alternativas como o OGG/Theora! Mas há...
 
Última edição:
O Firefox é que se tem de mexer, e o problema também não parece assim tão bicudo mas ok (5Milhoes de $ Anuais)!
 
Última edição:
O Firefox é que se tem de mexer, e o problema também não parece assim tão bicudo mas ok (5Milhoes de $ Anuais)!

Se lhes doares esses milhões por ano ninguém se queixa... já deste conta que a mozilla não cobra pelo uso do firefox, já para não falar que as doações também têm de ir para os salários, manutenção, etc...
 
Continuo a achar que é simplesmente 1 questão ética por parte da mozilla. Eles sempre se centraram em suportar a web como 1 protocolo o mais aberto possível e ainda para mais a questão monetária reinforça a posição moral deles. A mim não me chateia o facto de não quererem migrar para o formato proprietario. Simplesmente continuarei a usar youtube com flash no firefox e caso perca esse suporte procurarei a outro lado. Essa é a beleza da internet. ;)
 
Continuo a achar que é simplesmente 1 questão ética por parte da mozilla. Eles sempre se centraram em suportar a web como 1 protocolo o mais aberto possível e ainda para mais a questão monetária reinforça a posição moral deles. A mim não me chateia o facto de não quererem migrar para o formato proprietario. Simplesmente continuarei a usar youtube com flash no firefox e caso perca esse suporte procurarei a outro lado. Essa é a beleza da internet. ;)

Só que a firefox a fazer essa jogada corre "alguns" riscos
 
Só que a firefox a fazer essa jogada corre "alguns" riscos

Quais riscos? Perder share? É o preço a pagar por ter valores definidos e não querer quebrá-los.
Se o problema monetário se puder tornar incontornavelmente grave eles acabarão por alterar as políticas ou abarcar consequências, ao fim ao cabo, é como tudo no mundo dos negócios. :p
 
Que noticia mais antiga.

Existem várias razões para ter sido escolhido o H.264 pelo Youtube em vez do Theora:
- Ainda não foi decidido qual o codec a usar no HTML5, íamos escolher o Theora só porque o Firefox não suporta mais nenhum?
- O Youtube pertence à Google, a Google tem um browser, o Chrome. Segundo eles o uso do Theora poderia comprometer a segurança do browser. Não me recordo bem da explicação correcta e já não me lembro onde vi isso;
- A maior parte dos videos do Youtube já estão no formato H.264, se tivéssemos de usar o Theora, o Youtube teria de converter os videos todos;
- A qualidade do H.264 é superior.
 
Que noticia mais antiga.

Existem várias razões para ter sido escolhido o H.264 pelo Youtube em vez do Theora:
- Ainda não foi decidido qual o codec a usar no HTML5, íamos escolher o Theora só porque o Firefox não suporta mais nenhum?
- O Youtube pertence à Google, a Google tem um browser, o Chrome. Segundo eles o uso do Theora poderia comprometer a segurança do browser. Não me recordo bem da explicação correcta e já não me lembro onde vi isso;
- A maior parte dos videos do Youtube já estão no formato H.264, se tivéssemos de usar o Theora, o Youtube teria de converter os videos todos;
- A qualidade do H.264 é superior.

Subscrevo:x2:
 
Mas o OGG/Theroa é um formato OPEN SOURCE, o que quer dizer que pode ser melhorado. E é gratuito. Já o formato H.264, embora tenha mais qualidade por agora, é pago. O Firefox é gratuito e open source. Com esse codec...

Como é que, para o HTML5, pode ser melhor o H.264 em vez do Theora? Não compreendo! :confused:

Cumps.
 
E o H.264 não pode ser melhorado por não ser open source? O que é que uma coisa tem a ver com a outra?

O Firefox que faça como o Opera (10.5 beta) e suporte ambos! Problem solved...
 
Quando a exacerbação do poder e do dinheiro chega à mentalidade destas empresas elas começam logo a tentar arranjar forma de introduzir royalties em tudo e a enveredar pelo caminho que mais nos castra em termos de liberdade! Por este caminho, perdendo gradualmente o que há de livre acesso, podemos mesmo acabar por chegar ao temido cenário onde a Internet deixa de ser de trânsito livre e passamos a viver em guetos cibernéticos de onde não nos deixam sair.

A corporação Google, principalmente, tem estado a tomar uma metodologia que não me está a agradar nada! Já está a apoderar-se dos hábitos dos utilizadores e a estender os seus tentáculos em tudo... Sistemas operativos, telemóveis, browsers, serviços de correio electrónico, blogs, grupos de conversação, enfim... Em tom de brincadeira só falta mesmo a sanita google para controlar os nossos resultados toxicológicos.

É uma panóplia de serviços que está a tornar os utilizadores demasiado dependentes de uma só entidade. Depois é só puxarem-nos o tapete debaixo dos nossos pés... Isto é, a meu ver, o pior que pode acontecer num mundo de diversidade e liberdade como tem sido a Internet... Ao confirmar-se um afastamento progressivo de um browser tão importante quanto o Firefox (por questões injustas como é o caso do formato h.264, sem intermédio do Flash, no Youtube) será apenas a ponta do Iceberg para começarmos a perder cada vez mais poder de escolha e intercompatibilidade entre sistemas e softwares correntes e estarmos cada vez mais limitados, à mercê de uma grande corporação.
Isto faz-me lembrar o conceito do dumping. Faz-se trinta por uma linha para agradar a gregos e troianos. E no momento da verdade, quando o monopólio já está formado e a competição afastada, então aí já podem fazer o que querem do mercado e dos clientes. Por agora panis et circensis... O que virá amanhã ninguém sabe.

E o H.264 não pode ser melhorado por não ser open source? O que é que uma coisa tem a ver com a outra?

O Firefox que faça como o Opera (10.5 beta) e suporte ambos! Problem solved...

Não deves ter lido o tópico... Mas deixa-me dar-te umas luzes:
O formato h.264 exige uma licença de 5 milhões de dólares americanos por ano. Tal quantia é insuportável para um projecto gratuito como o Firefox. E mesmo que não seja insuportável, é dinheiro literalmente deitado à rua, que poderia estar a ser investido em algo que faça realmente falta.
http://forum.zwame.pt/showpost.php?p=6003803&postcount=13
 
Última edição pelo moderador:
Não deves ter lido o tópico... Mas deixa-me dar-te umas luzes:
O formato h.264 exige uma licença de 5 milhões de dólares americanos por ano. Tal quantia é insuportável para um projecto gratuito como o Firefox. E mesmo que não seja insuportável, é dinheiro literalmente deitado à rua, que poderia estar a ser investido em algo que faça realmente falta.
O Opera também é gratuito...
 
O Opera também é gratuito...

Já agora... Eu tenho lido é que o Opera e o Firefox ficam de fora e continuam a manifestarem-se a favor do Ogg Theora...

Google is now offering up YouTube videos using HTML5’s next-generation video tag. But this advancement is only available to those surfing with Chrome or Safari — Firefox and Opera users need not apply.
Google’s decision to start with the H.264 codec is disappointing since Mozilla and Opera have declined to pay the expensive licensing fees for H.264 and instead support Ogg Theora for open video on the web.
http://www.webmonkey.com/blog/YouTube_Embraces_HTML5__But_Stops_Short_of_Open_Web_Video




Alguém tem um link oficial onde se informa que o browser Opera irá deixar de lutar pelo suporte Ogg Theora e passará a suportar h.264 nativamente?


E o H.264 não pode ser melhorado por não ser open source? O que é que uma coisa tem a ver com a outra?

O Firefox que faça como o Opera (10.5 beta) e suporte ambos! Problem solved...


Já agora, sobre o que disseste sobre o Opera parece ser ao contrário:
The latest beta comes with HTML5 video support but only for the Theora codec
http://news.softpedia.com/news/Oper...-Fire-in-the-HTML5-Video-Dispute-134852.shtml
 
Última edição:
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI4227790-EI4802,00.html



Que acham disto? Não será esta uma forma monopolista de controlar o uso dos browsers da internet?
Digo já aqui que se isto for para a frente irei boicotar o youtube. Eu é que decido quando mudar de browser. Não me irão fazer mudar de browser... Ainda se não houvessem alternativas como o OGG/Theora! Mas há...
A google realmente tem com cada ideia, só porque o youtube é o site mais visto do mundo acham que as pessoas vão mudar de browser só para ver esse site em concreto.

Só rir.
 
Ninguém me obriga a largar o meu Firefox e se for para aceder a vídeos do YouTube com outro navegador limito-me a aceder ao youtube e depois volto para o Firefox.
Tão simples como isso. :P
 
A google realmente tem com cada ideia, só porque o youtube é o site mais visto do mundo acham que as pessoas vão mudar de browser só para ver esse site em concreto.

Só rir.

Mas o problema é que VAI TODA A GENTE MUDAR DE BROWSER SÓ POR CAUSA DO YOUTUBE, acredita. Só conhecem o YouTube para ver vídeos, embora hajam outros serviços e que apoiam o Ogg/Theora, como o DailyMotion.

E o H.264 não pode ser melhorado por não ser open source? O que é que uma coisa tem a ver com a outra?

(...)

Claro que pode! Mas, como o OGG/Theora é open source, até tu podes melhorá-lo. O que eu quero dizer com isto, é que o Youtube diz que o H.264 tem melhor qualidade, mas isso resolve-se no Ogg/Theora. E ainda por cima, é grautito. Percebes? ;)

Desde há algum tempo que suspeito da Google...
Btw, não dá para instalar um plugin para o H.264 nesses dias browsers?

Cumps.
 
Última edição:
Back
Topo