Repetidor de Sinal

tiagoadias

Folding Member
Boa Noite,
Estive a investigar na net este assunto mas gostaria que me ajudassem (Resumindo, não percebi nada :P)
Eu tenho em minha casa um Router NETGEAR da ZON mas surgiu um problema, a minha casa tem 3 andares : R/C (Onde está o NETGEAR), 1º ANDAR e Sótão (Onde está uma PS3) mas no sótão tenho má recepção wireless e estive a investigar e a melhor solução é, a meu ver, um repetidor de sinal (Coloco-o no 1º andar e vou ter boa recepção na casa toda), agora aqui é que perciso de ajuda: Qual é o Repetidor que devo comprar (Se não existirem soluções melhores) e como o posso configurar.
Cumprimentos, tiagoadias :D
 
Também estou com um problema do mesmo genero mas para a Sapo, queria um repetidor e não sei o que comprar, o problema principal é saber se o repetidor precisa de ser compativel e se será dificil configura-lo.
 
Também estou com um problema do mesmo genero mas para a Sapo, queria um repetidor e não sei o que comprar, o problema principal é saber se o repetidor precisa de ser compativel e se será dificil configura-lo.

Tenho o mesmo problema. A porcaria do sinal do Netgear não chega à sala.

Duas hipóteses: ou compro um supermodem-router com três antenas e gasto uma pipa de massa mas não me volto a chatear ou estava a pensar em ampliar o sinal através de Powerline, do WGXB102 também da Netgear.

O problema é que sou um bocado básico nestas tretas de redes; se comprar um novo não o vou saber montar. Se comprar estes tenho receio que me aconteça o mesmo que a este utilizador: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=509539

Por outro lado, estava a pensar adquirir um Time Capsule para o noo iMac que vem a caminho. Se o Time Capsule for montado na sala será que posso aproveitar a ligação wi-fi através deste para aceder à net?
 
Também estou com um problema do mesmo genero mas para a Sapo, queria um repetidor e não sei o que comprar, o problema principal é saber se o repetidor precisa de ser compativel e se será dificil configura-lo.

1- Dá para Repetir o sinal de qualquer modem Router Wireless

2- O ideal, para mim, é 1 repetidor que suporte firmware DD-WRT

3- Para se informarem um pouco: Universal Wireless Repeater , Wireless Bridge


Tenho mais do que um Router em modo de Repetidor Wireless (Repeater Bridge ou Client Bridge) e como em tudo, no inicio estas matérias parecem-nos um pouco confusas, mas depois acabamos por dominar o assunto e fazer coisas engraçadas até.


Ozzy
 
Última edição:
Não sei como andam as coisas agora, mas à uns anos os repetidores normais e acessíveis eram um bocado casmurros. Uns só funcionavam bem com determinados aparelhos ou então nem valia o trabalho.

Mas provavelmente agora as coisas já estão melhor.

De qualquer forma é só para chamar à atenção, e antes de comprarem tentem saber ser alguem já testou para evitar problemas ;)
 

Neste momento estou a usar como Repetidor 1 Linksys WRT54GL e 1 Asus WL-500, ambos com firmware DD-WRT. Pela experiência que tenho são ambos bons repetidores, têm boa potência do rádio wireless e o firmware é fácil de alterar para o DD-WRT.

PS: Convém usares antenas de bom ganho, tanto no Router de origem como no Repetidor, para teres bons Links entre ambos!
Se o Router tiver antena fixa podes usar um outro Router em modo AP ligado por cabo de rede ao mesmo.


Ozzy
 
Última edição:
este deve-te servir http://www.*****.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=155199&cod=DAP-1160

Esse ai é mesmo bom? Este aparelho tem de estar ligado ao router ou ao pc?

Façam ai um desenho para perceber :P

bgd

Edit: Se o SSID que pretender tiver palavra pass, como a insiro no repetidor?

Edit2: Sou mesmo burro, esquecam a parte de cima :)


Edit3: Esse mesmo router mais barato aqui : http://www.*****.pt/product_info.php?products_id=957

Edit4 : Que tal este TP-Link Wireless N Access Point 300Mbps TL-WA901ND Norma N, 3 antenas e o que julgo ser a funçao de repeater : "Repeater Mode (WDS / Universal )"

Por favor respondam a este rapaz com muitas duvidas :)
 
Última edição:
Um colega meu queria uma solução barata para repetidor e usou um TL-WA500G que se consegue encontrar por uns 24€ na *****. Funciona como repetidor universal mas não consegui ainda por WEP ou WPA a funcionar (nem sei se o proprio equipamento suporta repetição como segurança) pelo que MAC Whitelist foi a alternativa provisória encontrada.

Claro que um com DD-WRT seria o ideal ou até mesmo um asus wl300 ge mas era bem mais caro e em termos de cobertura o TL-WA500G conseguiu fazer o que lhe era pedido pois transmite a 20dBm (max para wifi) e a antena de 4dbi também era bem melhor que as que vem nos modems SAPO (e é removível caso se queira adicionar outra antena de maior ganho).
 
Se a cobertura Wi-Fi é fraca n é por aumentarem a potência que vão conseguir ir mais além pq sempre q se aumenta a potência tb aumenta o ruído. A solução passar por usarem PLC. Caso n tenham noção o PLC é vantajoso no caso de se necessitar uma cobertura para além do wi-fi dentro da mesma casa pq ao usar a rede eléctrica a cobertura é total.

Aconselho vivamente a testarem uma solução PLC pq obtens resultados bastante satisfatórios. Só para terem noção a Vodafone usa PLC nas instalações.
 
Se a cobertura Wi-Fi é fraca n é por aumentarem a potência que vão conseguir ir mais além pq sempre q se aumenta a potência tb aumenta o ruído. A solução passar por usarem PLC. Caso n tenham noção o PLC é vantajoso no caso de se necessitar uma cobertura para além do wi-fi dentro da mesma casa pq ao usar a rede eléctrica a cobertura é total.

Aconselho vivamente a testarem uma solução PLC pq obtens resultados bastante satisfatórios. Só para terem noção a Vodafone usa PLC nas instalações.

A Vodafone e MEO tanto quanto sei. O problema maior é quando se tem instalações tri-fasicas em casa e se quer chegar a zonas de fase diferente. Além de que uma solução de PLC + AP Wireless fica mais cara que apenas um repetidor (caso seja suficiente).
 
o problema é q geralmente a "malta" só vê a potência do sinal e esquece q n é só potência mas sim qualidade... tu podes ter wi-fi com a potência com as 5 barras (max) e ter uma ligação a 1 mbps (que é uma treta). Geralmente ninguém tem ligações trifásicas em casa e a solução com AP wireless fica quase ao mesmo preço tendo em conta a qualidade da rede com q se fica em comparação com uma rede só com repetidores.
 
o problema é q geralmente a "malta" só vê a potência do sinal e esquece q n é só potência mas sim qualidade... tu podes ter wi-fi com a potência com as 5 barras (max) e ter uma ligação a 1 mbps (que é uma treta). Geralmente ninguém tem ligações trifásicas em casa e a solução com AP wireless fica quase ao mesmo preço tendo em conta a qualidade da rede com q se fica em comparação com uma rede só com repetidores.

Sim eu sei que se o Link entre o AP e o repetidor não for bom, mesmo que ele tenha bom sinal a partir do repetidor, vai achar estranho não ter boas velocidades pois a qualidade do Link pode não ser a melhor. Eu também defendo a alternativa de PLC com um novo AP noutra zona da casa, apenas alertei para esse facto pois é uma possibilidade e mais vale informarem-se antes do que o comprar e depois não funcionar.
 
Back
Topo