Análise Asus M4A89GTD PRO /USB3 - 890GX

steelballzz

Folding Member
Autores: Steelballzz
Produto: Motherboard Asus M4A89GTD PRO/USB3
Data : 02-03-2009



ZWAME Análise


logopretord8.jpg

asus_above_01.jpg


Antes de mais vamos conhecer o novo chipset 890 da AMD, na sua variante GX, com alguns dados e bechmarks, cortesia da própria AMD, e igualmente algumas funcionalidades muito interessantes deste board, que, segundo o que nos foi dito, irá chegar as lojas com um preço de retalho de cerca de 130€​

A Asus lançou hoje a Motherboard M4A89GTD PRO, que oferece mais poder de processamento, e que permite o desbloqueio de "cores" nos CPUs AMD
Incorporando o mais recente chipset AMD 890GX com um avançado processador gráfico AMD, a M4A89GTD PRO suporta também as tecnologias ATI CrossFireX e CrossFireX Hybrid, combinado ainda com com processamento avançado de gráficos DX10.1 API​

A M4A89GTD PRO é a primeira motherboard com suporte nativo SATA 6Gb/s através do seu Southbridge SB 850​

Uma maneira simples para aumentar o desempenho com Core Unlocker

Equipada com uma funcionalidade exclusiva Core Unlocker, a M4A89GTD Série PRO permite aos utilizadores desfrutar de um aumento de desempenho instantâneo, bastando para isso ligar um interruptor na motherboard. Se o fizer, activa os núcleos inactivos do CPU AMD e maximiza o processamento para triplo ou quad-core para um desempenho de alta performance especialmente útil para apoiar o processamento “multitasking” ou intensivo.​



SATA 6Gb / s e USB3.0

Mais Rápido do que nunca com a próxima geração SATA 6Gb / s e USB3.0
A M4A89GTD suporta nativamente SATA de próxima geração 6Gb / s e aumenta para o dobro aa capacidade do anterior SATA 2, para acelerar a transmissão de dados
SATA 6Gb / s também é compatível com SATA 3Gb / s hard drives. Além disso, com suporte a USB 3.0, a PRO/USB3 M4A89GTD oferece até dez vezes a taxa de dados do anterior padrão USB 2.0 para transferências de dados mais rápidas de dispositivos digitais externos. Os utilizadores podem agora salvar um filme HD 25GB ou uma canção 4MB em menos de 70 segundos ou 0,01 segundo, respectivamente.​



AMD_1.JPG

AMD_2.JPG

AMD_3.JPG

AMD_4.JPG

AMD_5.JPG






Depois de tanta informação, chegou então a hora desta "menina" ver a luz do dia​


Embalagem habitual, com o conteúdo do costume​

R0018905.JPG

R0018911.JPG

R0018903.JPG


Mas com um elemento que me chamou a atenção, uma espécie de placa para encaixar algures, que desvenda o seu mistério quando lemos o que tem escrito​

R0018916.JPG

Uma vista geral da board, com os elementos de arrefecimento para a zona de potência junto ao socket e para NB e SB bastante visíveis mas, apesar de tudo, até nem são dos mais vistosos, o que é uma coisa boa, pelo menos para mim​

R0018947.JPG

R0018920.JPG

R0018922.JPG

R0018948.JPG

R0018957.JPG


Por esta altura com toda a certeza que já repararam em 2 pormenores
O tamanho do conector de 8 pinos e o posicionamento das portas SATA​

São duas situações distintas, uma pelo seu brilhantismo e outra pela ausência dele
No que diz respeito ao conector de 8 pinos, é realmente terrível, especialmente se utilizarmos um cooler grande, que são cada vez mais comuns hoje em dia​


R0018969.JPG

Já nas portas SATA a coisa é diferente, pois a slot utilizada para 16X single card, é a de baixo, e a VGA vai cair em cima das portas
Com este desenho, não prejudica o assentamento da gráfica​

R0018998.JPG

R0019070.JPG


Toda a placa tem um aspecto cuidado, tanto no aspecto das soldaduras como do lay-out
As cores utilizadas, são a meu ver adequadas e e no geral temos uma boa peça de hardware, a um preço interessante, já com VGA integrada e possibilidade de acrescentar até mais 2 VGAs​


R0018977.JPG

R0018942.JPG

A controlador Firewire​

R0018935.JPG


A habitual colocação dos conectores do painel dianteiro​


R0018934.JPG





O chip controlador USB 3.0​


R0018965.JPG




Temos igualmente os slots de memória com o recente design da ASUS​


R0018981.JPG

Este é o Chip que se encarrega do Overclock, e que se distingue da concorrência pela "inteligência" e pela sua capacidadee se adaptar e não debitar apenas perfis pré definidos
Em conjunto com o Software turbo, consegues-se efectuar OC manual no Windows, com grande precisão, ou então deixar o "chip" fazer o OC por ele próprio​


R0018993.JPG

Existem imensas portas USB, para que não haja falta de sítio para ligar dispositivos​


R0018995.JPG



Uma das características amplamente anunciada desta board, e a existência de vários botões, para desbloquear os cores, compatibilizar as memórias, etc​


R0018960.JPG


E por fim, uma vista mais detalhada do paniel traseiro, bastante completo, principalmente se considerarmos a gama em que se insere a board​


R0018973.JPG

R0018975.JPG

R0019007.JPG



Paseei então á montagem, dentro da caixa​

AMD X 4 Phenom
Noctua N-DH14
Asus M4Agtd PRO
1 x 2048 ocz platinum
Corsair TX 850W​



R0019027.JPG


R0019028.JPG

R0019047.JPG

R0019050.JPG

R0019051.JPG

R0019065.JPG


Fui então correr alguns testes, mas a 1ª impressão é que o sistema está mais solto, o boot mais rápido, tudo parece mais "á vontade"​


3DMARK.JPG

CINEBENCH.JPG

CRYSTALMARK.JPG

HD_HITACHI%20750.JPG

WINRAR.JPG

WPRIME.JPG

X264.JPG

PCMARK.JPG





Penso que são resultados interessantes, especialmente na perfomance do disco, e pelo preço, temos uma board de boa qualidade, cheia de "features", com sistema de overclock automático avançado e também de gestão das ventoinhas e do consumo, como será apresentado na 2ª parte da review
Com a qualidade qua a ASUS nos habituou, esta board chega para alcançar o mercado mais "mainstream" mas não desilude, antes pelo contrário
Relativamente ao Overclock, nota-se claramente que esta bios está bastante "crua" e tenho passado mais tempo sem POST, do que propriamente a correr testes, mas tenho a certeza que assim que for apurada a bios para esta board, que vamos ter um caso sério para a plataforma AMD​





recomendado_zwame.png









Agradecimentos

A ZWAME agradece á ASUS pela disponibilidade do material para teste


Copyright © Zwame, Lda 2009. Reprodução proibida sem autorização prévia.​
 
Última edição:
A bios desta board apresenta uma rica e variada gama de opções, tendo ajustes para tudo e mais alguma coisa
Com esta "initial release" que tenho instalada (também ainda não saiu outra), nota-se que apesar de ter muitos ajustes, alguns não gostam muito que lhes mexam, mas tenho a certez que mais 1 ou 2 release de bios e a coisa deve melhorar bastante
Entretanto deixo fotos da bios, e do expressgate, que acaba por ser simpático, mas que rapidamente desliguei, mas que acredito que muita gente valorize, pois trabalha bem e é bastante rápido e fácil de utilizar​


bios%20(1).JPG


bios%20(2).JPG


bios%20(3).JPG


bios%20(4).JPG


bios%20(5).JPG


bios%20(6).JPG


bios%20(7).JPG


bios%20(8).JPG


bios%20(9).JPG


bios%20(10).JPG


bios%20(11).JPG


bios%20(13).JPG





E o ExpressGate a funcionar​



bios%20(17).JPG


bios%20(14).JPG


bios%20(15).JPG


bios%20(16).JPG


bios%20(18).JPG
 
Última edição:
bem estou a gostar da review, mas uma pergunta, aquela plaquinha que diz para enfiar no pci-e 16x preto enfia-se onde ? É que na board so vejo azuis xD
Em relacao aos resultados vais fazer alguam comparacoes entre o 790 com o 890 ?
 
ASUS TurboV : uma solução de hardware e software para acelerar o sistema de maneira estável por meio de ajustes automáticos.
 
Podes dizer-me o que é o DCT0 e DCT1? E o que significa a ordem da gráfica, basicamente o que significa cada sigla?

Devo ter a minha hoje :) se bem que a que vou comprar não tem o USB3. Acho que 20€ por uma coisa que ainda não posso usar não se justifica :P
 
Última edição:
tambem axo.
por isso ja mandei vir a irmazinha da com usb3 ja ke nao tenho nada ke use a interface usb3 e ainda por mais ando sempre a trocar de hardware nao compensa os euritos a mais , mas axo ke nao me vou arrepender nada pelo menos eu vou ficar com ela ate poder comprar a IV.
 
Uma questão: Para quem tem discos externos USB 2.0 não aproveita qualquer ganho de velocidade do USB 3.0 da board? Eu normalmente transfiro dados do disco externo para o pc a cerca de 31-33 MB por segundo e queria saber se ganhava mais velocidade em USB 3.0 na board?
 
óptima review.
mesmo o q eu estava a á procura.vou adquirir uma board destas daqui a um tempo.e vou meter as mesmas memorias q o steelballz testou.por acaso alguem me pode dizer se a board recunheçe as memorias logo a 1600?ou tenho d fazer um pouco de oc ??
 
Esta Board parece ser mt comprometedora, e bastante solida e robusta so mesmo na questão da BIOS como ja o referiste e k ainda n esteja a 100% de resto a MotherBoard e 5*

Parabéns bastante boa a Review.

cumps
 
nem sei se ainda procuras resposta mas aqui vai.
tens ke fazer oc pelo que sei essas boards amd ponhem sempre as memorias com clocks mais baixos.
Se alguem ker fazer oc e nao ker gastar muito essa e uma board para isso pos a pouco o meu 965 a 4.1 praticamente estavel sem mexer muito na bios .
 
Uma questão: Para quem tem discos externos USB 2.0 não aproveita qualquer ganho de velocidade do USB 3.0 da board? Eu normalmente transfiro dados do disco externo para o pc a cerca de 31-33 MB por segundo e queria saber se ganhava mais velocidade em USB 3.0 na board?


Esta parece-me ser uma questão importante. Quase tem a gente tem periféricos USB 2.0
Será que vale a pena comprar a versão com USB 3.0?
 
Isso depende das pessoas, se achas que pode fazer falta o USB, então vale a pena... Se achas que não faz falta, não compres, são 20€ que poupas.
 
A motherboard que dá nome a este tópico é S-ATA 6GB/s, mas ela suporta na mesma S-ATA 3GB/s, correcto? É que os meus discos são S-ATA II e se puder ainda os vou aproveitar...
 
sim, tanto os sata como os usb sao retrocompatíveis
Existem portas especiais para USB3..
São 2xUSB3 , e tem cores diferentes das USB 2.0.
Mas são rectro , mas o USB 3.0 só aproveita a velocidade (USB3.0)se o dispositivo USB 3.0 estiver ligado aquelas portas USB específicas

CUmps
 
Última edição:
Back
Topo