Análise Asus ATI EAH5850

M@ster

Power Member
Autor: Vítor Antunes (M@ster)
Produto: ASUS ATI HD5850
Data : 12-03-10



asus_logo.jpg


ati_Logo.png


Depois do lançamento de várias placas gráficas de sucesso da série HD5xxx que com elas nos fez chegar o mundo do DirectX11, eis que nos chega agora pela mão da ASUS, a EAH5850.
Esta pode ser considerada uma placa gráfica de média/alta gama, com um preço aproximado de €280,00 e que nos parece ser direccionada para um publico alvo que gosta de ter boa qualidade mas a um preço que não mexa muito no orçamento.
Com esta série, a ATI tem um conjunto expressivo de placas gráficas de gamas média e alta que actualmente não têm concorrência directa da Nvidia, devido à sua demora na conclusão da placa denominada Fermi, a Nvidia não apresenta de momento nenhum produto DX11 no mercado. Isso poderá mudar em breve, mas entretanto a ATI vai ficando por cima o que não é bom para o mercado, ou seja, havendo concorrência os preços baixam.
Hoje vamos levar a ASUS EAH5850, 1GB DDR5 “Code Name Hemlock", a testes, em Default e Overclocking e desvendar o que a ATI preparou para nós com esta placa gráfica.
ZWAME Análise

Esta placa utiliza o core e a memória a velocidades de 725MHz e 1000MHz respectivamente.
Podemos ainda verificar que tem 1440 stream processors, 256bit ROP e de bus de memória, juntamente com 32 ROPs, as unidades de textura são de 72.
Comparando com as suas irmãs mais potentes, em load a HD5850 tem uma potência de máxima de 170 watts, contrastando com os 294W da HD579 e com os 188w da HD5870. Em Idle esta placa é simplesmente impressionante com um consumo máximo de 27W.
Características
quadrocomparativo.png



Fotos
bx.jpg


bx1.jpg


bu.jpg
bu1.jpg



Nesta imagem podemos ver o bundle que acompanha a gráfica, em destaque o cabo de oito pinos e o adaptador DVI/HDMI.
Para os jogadores, a ASUS oferece um voucher do Colin McRae DIRT-2



1.jpg


2.jpg


3.jpg


4.jpg


5.jpg


6.jpg


7.jpg


8.jpg



Como já referido anteriormente esta placa suporta DirectX 11, isto significa que utiliza Shader Model 5 e ComputeShader / DirectCompute 11. Além disso, como outras placas recentes, a HD5850 suporta PCI-Express 2, bem como aceleração Blu-Ray via ATI Avivo.
De seguida fazemos uma breve explicação sobre as principais características.

Características

Shader Model 5
Shader Model 5 fornece um novo conjunto de instruções, com uma arquitectura que é unificada em todos os tipos de sombreamento (Vertex, Hull, Domain, Geometria, Pixel e Computação). Por exemplo SV_Coverage fornece detecção de bordas, optimizados e flexíveis para o anti-aliasing, permite-nos mais rapidez na filtragem de sombras e oclusão de ambientes.

DirectCompute 11
DirectCompute 11 é uma das principais características do DirectX 11 utilizado nas ASUS ATI Radeon EAH5850, aplica-se a jogos e na produtividade e melhora o desempenho de ambos. Em cenários relacionados com a produtividade permite ao GPU executar o processamento de vários trabalhos, como por exemplo alguns efeitos de vídeo.
Num jogo por exemplo, o sistema é capaz de melhorar a utilização de múltiplos núcleos de CPU para melhorar Física.

Tessellation
Através da utilização de dois novos shaders (Hull e Dominion), incluído no Shader Model 5/DirectX11, a ASUS ATI Radeon EAH5850 inclui o Tessellation melhorado. Através da utilização do Tessellation melhorado, os jogos têm o potencial de incluir personagens, objectos, roupas e terrenos, com detalhes adicionais. Essencialmente, a GPU pode dividir a cena num grande número de secções, o que torna o processo muito mais fácil do que em DirectX 10 e permite assim aumentar o nível de detalhe.
 
Hardware Utilizado
Motherboard: ASUS Maximus III Formula
Placa Gráfica: ASUS EAH5850
CPU: INTEL Core i5
Disco Rígido: OCZ Vertex 120GB
Memórias: GSkill PC12800 4Gb Eco 1.35v CL7 (2x2Gb) DDR3
Fonte de alimentação: Gigabyte ODIN 1200Pro
Cooler: Scythe Ninja
Caixa: GIGABYTE Poseidon 310

NOTA: Todos os testes foram realizados com o SO Windows Vista Home Premium

O máximo OC estável 24/7 que conseguimos foi Core no 775 e Memórias a 1125, não é um overclocking muito alto, mas não deixa de ser um bom resultado tendo em conta que não houve alterações nas voltagens.
Com alterações nas voltagens a sensação que tenho é que escala e muito esta gráfica.
Core: 775
Memórias: 1125

GPU-Z.gif




BenchMarks

Para todos os testes usámos como drivers, os ATI 10.2 que já são bastante superiores aos ATI 9.12 que saíram inicialmente, com bastante menos incompatibilidades e muito mais estáveis, apesar de precisarem ainda de algum trabalho, já conseguem tirar algum partido do poder de processamento desta placa. Como esperávamos, o comportamento da gráfica foi muito bom, tendo em conta que para os gráficos que apresentamos, os settings usados para cada jogo podem ser vistos antes do gráfico.
No que diz respeito ao overcloking, achamos que foi bastante bom, tendo em conta que conseguimos cerca de 775MHz no Core e 1125MHz nas memórias que representa um Overclock de 50MHz no core e 125MHz nas memórias, com cooler de origem.
Não podemos deixar de salientar que em alguns jogos o OC, estável, provocou um aumento considerável de FPS.
A pedido de várias famílias juntámos alguns Benchmarks de jogos que já suportam DX11.
Jogos

CrysisWH.gif


AF & AA: Disabled by game's cfg
TEXTURE QUALITY: Gamer
OBJECTS QUALITY: Gamer
SHADOWS QUALITY: Gamer
PHYSICS QUALITY: Gamer
SHADERS QUALITY: Gamer
VOLUMETRIC EFFECTS: Gamer
GAME EFFECTS QUALITY: Gamer
POSTPROCESSING QUALITY: Gamer
PARTICLES QUALITY: Gamer
WATER QUALITY: Gamer
MOTION BLUR: Gamer
CWH.bmp





farcry2.jpg


AF & AA: Disabled by game's cfg
FIRE: Very High
PHYSICS: Very High
REAL TREES: Very High
OVERALL QUALITY: Very High
VEGETATION: Very High
SHADING: Very High
TERRAIN: Very High
GEOMETRY: Very High
POST FX: High
TEXTURE: Very High
SHADOW: Very High
AMBIENT: High
HDR: Yes
BLOOM: Yes
FIXED TIME STEP: Yes
DISABLE ARTIFICIAL INTELLIGENCE: Yes
FULL SCREEN: Yes
FC2.bmp



modernwarfare2.jpg


Aspect Ratio: Auto
Anti-aliasing:2x
Screen Refresh Rate: 60 Hz
Sync Every Frame: No
Shadows: Yes
Specular Map: Yes
Depth of Field: Yes
Soften Smoke Edges: Yes
Ragdoll: Yes
Bullet Impacts: Yes
Texture Quality: Manual
Texture Resolution: High
Normal Map Resolution: High
Specular Map Resolution: High
COD_MW2.bmp



Stalker_CoP.jpg


Preset: Extreme
Renderer: Enhance full Dynamic lighting (DX11)
MSAA: 4x
MSAA for A-tested objects: Off
Enable Tesselation: Yes
Contact Hardening Shadows: Yes
STDay.bmp


STrain.bmp


Night.bmp


STSun.bmp



dirt2_logo1.jpg


Graphics detail level: high
Shadows enabled: yes
Particles enabled: yes
Wind: yes
Crowd enabled: yes
Tessellation: yes
Cloth enabled: yes
Triilinear: yes
Skidmarks enabled: yes
Dynamic_ambient occ enabled: yes
Night lighting volumes: yes
Shadows: yes
Physics Environmental Damage: yes
CMDirt2.bmp


tropics1.jpg


Binary: Windows 32bit Visual C++ 1500 Release May 26 2009
Operating system: Windows Vista (build 6002, Service Pack 2) 32bit
CPU model: Intel(R) Core(TM) i7 CPU 920 @ 2.67GHz
CPU flags: 2673MHz MMX SSE SSE2 SSE3 SSSE3 SSE41 SSE42 HTT
GPU model: ATI Radeon HD 5900 Series 8.01.01.984 1024Mb

SettingsRender: direct3d10.1
Mode: 4xAA fullscreen
Shaders: high
Textures: high
Filter: trilinear
Anisotropy: 4x
Occlusion: disabled
Reflection: enabled
Refraction: enabled
Volumetric: enabled
Tropic_DX10.1.bmp




heaven1.png


HardwareBinary: Windows 32bit Visual C++ 1500 Release Oct 22 2009
Operating system: Windows Vista (build 6002, Service Pack 2) 32bit
CPU model: Intel(R) Core(TM) i7 CPU 920 @ 2.67GHz
CPU flags: 2673MHz MMX SSE SSE2 SSE3 SSSE3 SSE41 SSE42 HTT
GPU model: ATI Radeon HD 5900 Series 8.01.01.984 1024Mb

SettingsRender: Direct3d11
Mode: 4xAA fullscreen
Shaders: high
Textures: high
Filter: trilinear
Anisotropy: 4x
Occlusion: enabled
Refraction: enabled
Volumetric: enabled


Heaven_DX11.bmp

 
FutureMark


03.png

3DM03.bmp


3DMarkVtgLogo.png

3DMVtg.bmp



PCMVantageLogo1.png

PCMVtg.bmp




A ASUS deu-nos mais uma vez a oportunidade de testar uma das suas placas e devo dizer que fiquei muito bem impressionado pela sua performance, não fosse a ATI actualmente a melhor marca de gráficas do mercado.
Das coisas que mais me surpreendeu positivamente foi o nível de ruído da ventoinha, mesmo em Overclocking idle, foi sempre silenciosa, apenas se tornou mais ruidosa em load mas isso não podia deixar de acontecer.
Destaco pela Positiva:
Performance, só lá para Abril teremos algo que eventualmente lhe possa chegar, apesar dos drivers ainda serem imaturos, e terem ainda alguma margem de progressão.

Até hoje, é para mim o melhor cooler de referência da ATI, com excelente design e capacidade de arrefecimento.

Excelente qualidade de construção, com condensadores sólidos e digital PWM, o PCB reserva já alguma capacidade de expansão para futuras edições o que denota o pensamento da AMD/ATI na poupança de tempo e dinheiro.

Tecnologia eyefinity, um must have para quem é adepto de multi-display.

Baixo consumo de energia.

Suporte para Direct3D 11, bem como para as tecnologias OpenCL e ComputeShader.
Destaco pela Negativa:
As drivers continuam a ser o calcanhar de Aquiles da ATI, apesar desta tecnologia já ter saído em Dezembro e de já estarmos nas terceiras drivers/hotfixes, ainda existem alguns bugs e queixas por parte dos seus donos, com hardware desta qualidade, se o investimento fosse um pouco virado para o software, a ATI não tinha concorrente no mercado, espero que em breve isto seja corrigido.
CONCLUSÃO
Esta é uma placa gráfica de média/alta gama com uma boa relação qualidade/preço/performance, permite à ATI ficar à frente da concorrência por algum tempo, cheia de inovações, e a pensar no futuro, com baixo consumo, merece sem dúvida o RECOMENDADO da ZWAME.
recomendado_zwame.png


Agradecimento

A ZWAME agradece à ASUS pela disponibilidade do material para teste.

Copyright © Zwame, Lda 2009. Reprodução proibida sem autorização prévia.​
 
Pensei que dava pa fazer mais oc a hd5850

eu na minha hd5870 jogo na boa com 950 no core e 1255 nas memorias sem alterar as voltagens e com a ventoinha a 30 por cento . N subo mais no core porque quando se comexa a xegar perto dos 1Ghz pelo que tenho lido tem-se que aumentar a voltagem e nas memorias e tb ao fazer isto e aconselhavel aumentar a velocidade da ventoinha, n puxo mais porque o asus smart doctor n m diz a temperatura nas memorias e n quero arriscar ( mt :P )

mas boa review
 
É uma boa gráfica que é superior a muitas de preço mais elevado que por ai andam.

Pensei que dava pa fazer mais oc a hd5850

eu na minha hd5870 jogo na boa com 950 no core e 1255 nas memorias sem alterar as voltagens e com a ventoinha a 30 por cento . N subo mais no core porque quando se comexa a xegar perto dos 1Ghz pelo que tenho lido tem-se que aumentar a voltagem e nas memorias e tb ao fazer isto e aconselhavel aumentar a velocidade da ventoinha, n puxo mais porque o asus smart doctor n m diz a temperatura nas memorias e n quero arriscar ( mt :P )

mas boa review
Mexer nas voltagens é dares cabo da garantia se a marca descobre que fizeste isso. Nenhuma garantia permite ir mexer nas voltagens......
 
Mais uma excelente review. Só faltou aí a referência aos 3 anos de garantia, visto que é uma vantagem clara sobre as 5850 de outras marcas. ;)
 
Esta é uma gráfica para devolver à ASUS e eu não quis puxar muito por ela, para não a danificar.
Se o material ficasse na ZWAME, poderia ter outro tipo de tratamento, como por exemplo aplicar voltagens para perceber até onde ia em OC com o stock cooler, desmontar o cooler para ver como estava a montagem e a aplicação de massa térmica etc, assim é uma pena mas temos que ter mais cuidados.
 
Na gigabyte HD 5850 que testei:

Testes com a gráfica em overclock. Utilizou-se o Catalyst Control Center para tal. Todos os testes foram efectuados a 775/1125, totalizando 2232 gigaflops e 144 GB/s de largura de banda. Nota que atingiu-se o limite do Catalyst Control Center, logo para mais seria preciso um software como o MSI Afterburner, que só não foi testado devido a problemas de instabilidade no sistema de testes (na qual fez abortar a parte de testes com o CPU a 3800)
 
Se tentares fazer oc atraves do smart doctor axu que ele permite mais over que através do Catalyst Control Center.

Pelo que tenho lido as ati hd5870 e hd5850 sao graficas que a nivel de aumento de frequencia no core poucos ganhos teem a nivel de fps.. por ixu n compensa mt tar a fazer oc ao core ( tb depende do jogo )

elas teem mais ganhos e no aumento da largura de banda, ou seja aumentando a velocidade das memorias. Para quem tiver pachora um bom metodo é ir aumentando sucessivamente os clocks a memoria e ver os fps que ela tem.. a partir do momento em que os fps comecam a descer apesar do aumento de clock a memoria, é sinal que se atingiu o limite da velocidade . Da é um pouco de trabalho.

De referir que o vcore n tem qualquer influencia no oc maximo as memorias.. apenas no gpu
 
Boa análise...

Aos que respondem que o OC é fraco o M@ster já justificou e aquele OC é o máximo permitido pelos Drivers no ATi Overdrive.
Eu na minha HD 5850 tenho a bios da HD 5870 logo com os mesmos clocks, VPU 850MHz e Memorias 1200MHz = 4800MHz efectivos, se mexer nas voltagens consigo ainda uma boa margem de OC.

Cumps
 
Não...
Desde que nao seja devolvida assim não há problema.
Podes flashar e reflashar as vezes que quiseres que a marca ou nao confere ou nao implica com isso

por acaso a minha grafica deve sofrer do mesmo "problema"
nao passa de 850 no core, que é o limite do CCC
mas tb nao tou pra me chatear, nunca a uso com OC
 
Última edição:
A outra maneira é "flashar" com Bios novas do modelo em questão que tem Bugs corrigidos e OC habilitado, e a partir dai é so usar por exemplo o MSI Afterburner e fazer o OC manualmente subir "Clocks e voltagens".
É uma maneira de não correres o risco de ter uma Bios de outro Modelo.

Cumprimentos
 
Esta é uma gráfica para devolver à ASUS e eu não quis puxar muito por ela, para não a danificar.
Se o material ficasse na ZWAME, poderia ter outro tipo de tratamento, como por exemplo aplicar voltagens para perceber até onde ia em OC com o stock cooler, desmontar o cooler para ver como estava a montagem e a aplicação de massa térmica etc, assim é uma pena mas temos que ter mais cuidados.

Então a Asus disponibiliza o "smart doctor" e não se pode usar porque vai danificar a gráfica? É que assim a única diferença que vejo para a outra que foi testada (Gigabyte) é o autocolante!
Enfim, não entendo qual o motivo da Asus ceder uma gráfica para uma review, que pode ter um impacto em futuras vendas da mesma, se nem se pode ver o que ela traz de melhor sobre as outras marcas que é o Voltage Tweak!
BTW, que problemas foram encontrados nas drivers?
 
Muito boa grafica e boa review, esta serie da ATI quanto a qualidade e indiscutivel e na minha opinião são bastante bonitas as graficas, uma serie com um design mt bom ficam bem em qualquer sistema. :D
 
A minha Asus 5850 já não trazia o Dirt (mas também era ligeiramente diferente, por cima do cooler tinha um autocolante a imitar fibra de carbono, com o logo da Asus por cima, se esta trazia, não consigo ver ).

Uma coisa curiosa é que comigo o OC automático nunca dava, pois o software era muito optimista (como podem ver na foto)...
atioverdrive.png


Mas como ela teve que ir para RMA, não estou muito preocupado (a gráfica guinchava, e uma DVI não dava)

Em relação à analise, os gráficos do CODMW2 estão correctos?
Com OC a 1920 passa-se de 75 para 144 FPS?
 
Última edição:
Back
Topo