ZON Box 720p/1080i Qualidade SD

capitaomorsa

Power Member
Boas,

Tenho tido sempre a box com a opção forçada a 720p com boa imagem.

Ontem experimentei mexer nos setting e alterei a saida da box para automático, e esta selecciona automaticamente os 1080i.

A imagem piora e muito, pelo menos nos canais SD é muito notável. Até os logos dos canais ficam piores... O Upscale da box para 1080i é péssimo, por isso recomendo seleccionarem manualmente os 720p. A qualidade nos canais HD ainda não testei.

Este teste foi efectuado numa PX80 e numa G15 com os mesmos resultados.
 
Boas,

Tenho tido sempre a box com a opção forçada a 720p com boa imagem.

Ontem experimentei mexer nos setting e alterei a saida da box para automático, e esta selecciona automaticamente os 1080i.

A imagem piora e muito, pelo menos nos canais SD é muito notável. Até os logos dos canais ficam piores... O Upscale da box para 1080i é péssimo, por isso recomendo seleccionarem manualmente os 720p. A qualidade nos canais HD ainda não testei.

Este teste foi efectuado numa PX80 e numa G15 com os mesmos resultados.

Por acaso fiz também recentemente essa experiencia, e não notei grande diferença para ser sincero. nem para melhor nem para pior... mas supostamente 1080i deveria ter melhor que 720P certo?
 
Eu detesto qualquer conteudo interlaçado. Nao tenho a box da zon mas tenho a da cabovisao e posso dizer o mesmo..
Mas tb acredito que tenha a ver com a tv.
 
mas supostamente 1080i deveria ter melhor que 720P certo?

Boas, nem sempre pois 1080i pode ser melhor em imagens paradas porque o sinal da tv é intrelaçado e por isso nas imagens de pouco movimento vai haver pouca actualização da imagem, enquanto em imagens de movimento como filmes de acção ou transmições desportivas (excepto xadres) parece que 720p é melhor.
 
Boas, nem sempre pois 1080i pode ser melhor em imagens paradas porque o sinal da tv é intrelaçado e por isso nas imagens de pouco movimento vai haver pouca actualização da imagem, enquanto em imagens de movimento como filmes de acção ou transmições desportivas (excepto xadres) parece que 720p é melhor.

Essa é claramente a tendência da opinião publicada net fora.

A verdade é que testei com a box motorolla (que vem com a clix smart tv) em 720p ou 1080i, e em 1080i fica melhor, até a minha mulher me perguntou o que tinha feito à tv para esta estar com melhor imagem.

A minha tv é uma samsung 40b650. De facto li algumas coisas e estava à espera de ter pior imagem com 1080i nos fox's, etc., mas até ver está melhor em tudo. A prova de fogo será ver desporto ou um filme com bastante movimento. Até lá estou mais satisfeito com 1080i.
 
Este post não é para comparar a qualidade de sinais nativos 1080i vs 720p. É de conhecimento geral que 1080i é melhor para conteúdos sem muito movimento oferecendo mais resolução, e 720p melhor para desporto e cinema de acção oferecendo menos resolução mas um sinal progressivo.

Este post é para users da ZON Box. A Zon box parece fazer mal o upscale de sinais SD para 1080i, mas parece fazer muito bem para 720p. A quem tiver a Zon Box, meta na sic noticias, e altere de 720p para 1080i no menu da Box, e verá que em 1080i a imagem é pior, mais pixelização, por exemplo no logo da Sic e nas faces nota-se muito bem.
 
Este post é para users da ZON Box. A Zon box parece fazer mal o upscale de sinais SD para 1080i, mas parece fazer muito bem para 720p. A quem tiver a Zon Box, meta na sic noticias, e altere de 720p para 1080i no menu da Box, e verá que em 1080i a imagem é pior, mais pixelização, por exemplo no logo da Sic e nas faces nota-se muito bem.

capitaomorsa, eu tenho precisamente uma zon box HD+ e um LCD Samsung LE40A552, e como te digo não noto diferenças nem para melhor nem pior. No entanto acredito que o ecran terá sempre influência. Que ecran tens?
 
capitaomorsa, eu tenho precisamente uma zon box HD+ e um LCD Samsung LE40A552, e como te digo não noto diferenças nem para melhor nem pior. No entanto acredito que o ecran terá sempre influência. Que ecran tens?

PX80 HD Ready como disse no 1º post. Testei também numa G15 FHD com os mesmos resultados.

Experimentem, e vejam. O logo da sic noticias é bom para verificar isso.
 
eu com box zon hd+ e com um panasonic 42G10, nao noto diferenca entre 720p e 1080i.
Por isso, normalmente deixo a box em automatico.

cumps
 
Com a minha zon box (pace, daquelas finas com ano e meio +-), no plasma Panasonic G10 50" nao noto diferença e até sou piquinhas nessas coisas. Tambem fiz apenas uns testes rápidos mas nao notei nada.
 
Boas!
Para canais SD o melhor que têm a fazer é meter a box a 576i porque o upscaling dela e deinterlacing sao desastrosos.
Mas agora para clarificar todos, para canais HD deixem a box a 1080i. Isto porque os canais HD emitem a 1080i. Se forçam 720p a box faz downscaling e deinterlacing mal feitos. Enquanto que em 1080i o box nao processa a imagem. Emite-a para o televisor tal e qual como a recebe. 1080i é a resolução dos canais HD em Portugal. Nos EUA há uns quantos que emitem em 720p, mas em Portugal todos emitem em 1080i, todos.
 
Boas!
Para canais SD o melhor que têm a fazer é meter a box a 576i porque o upscaling dela e deinterlacing sao desastrosos.
Mas agora para clarificar todos, para canais HD deixem a box a 1080i. Isto porque os canais HD emitem a 1080i. Se forçam 720p a box faz downscaling e deinterlacing mal feitos. Enquanto que em 1080i o box nao processa a imagem. Emite-a para o televisor tal e qual como a recebe. 1080i é a resolução dos canais HD em Portugal. Nos EUA há uns quantos que emitem em 720p, mas em Portugal todos emitem em 1080i, todos.

Mesmo que seja como dizes, nao e possivel seleccionar uma resolucao para canais hd e outra para sd, logo nao tou a ver ng a ir mudar a configuracao sempre que muda de canal.

E penso que as unicao resolucoes existentes sao 720p e 1080i nao tem 576i.

Como disse, pelo menos a olho nu na minha tv nao noto diferenca entre 720p e 1080i, mas acredito que dependa muito da tv de cada um.
 
Mesmo que seja como dizes, nao e possivel seleccionar uma resolucao para canais hd e outra para sd, logo nao tou a ver ng a ir mudar a configuracao sempre que muda de canal.

E penso que as unicao resolucoes existentes sao 720p e 1080i nao tem 576i.

Como disse, pelo menos a olho nu na minha tv nao noto diferenca entre 720p e 1080i, mas acredito que dependa muito da tv de cada um.

Com a última actualização de software existe a opção 576i.
Eu tenho uma TV HD ready de 66 cm e noto diferença entre o 1080i e o 720p...
 
A opção 576i só há no Nagraguide 3 (preto).
Mas para quem tiver uma TV com um scaler bom, a diferença em canais SD é notória, tanto que acabo por ter a box mais vezes em 576i do que 1080i...
 
A opção 576i só há no Nagraguide 3 (preto).
Mas para quem tiver uma TV com um scaler bom, a diferença em canais SD é notória, tanto que acabo por ter a box mais vezes em 576i do que 1080i...

Mas foi exactamente isso que eu disse. Apesar de dar trabalho mudar a resolução sempre que se alterna entre um canal HD e SD, esse é o método que resulta na melhor qualidade de imagem. Mesmo que o scaler da TV seja mediano, o da zon box é muito muito fraco. Sem exagero, em 90% das TVs HD os resultados serão melhores com a propria TV a fazer upscaling do que com a zon box.
 
Boas,

Comprei a minha Box quase quando sairam.
Recentemente queria aderir a alguns serviços, ela por vezes ia-se a baixo. Reclamei e foram a minha casa e mudaram para uma nova.
O certo é que quando estavam a efectuar a mudança, a minha mulher contou-me que os tecnicos entraram em contacto telefonico com os colegas e chegaram à conclusão que havia uma ficha da minha sala que tb estava a compremeter o sinal.
Assim mudaram uma ficha e desde então o sinal melhorou muito significativamente.
Tenho em 1080i e estou muito contente com o sinal agora está fantástico.
 
Boas!
Para canais SD o melhor que têm a fazer é meter a box a 576i porque o upscaling dela e deinterlacing sao desastrosos.
Mas agora para clarificar todos, para canais HD deixem a box a 1080i. Isto porque os canais HD emitem a 1080i. Se forçam 720p a box faz downscaling e deinterlacing mal feitos. Enquanto que em 1080i o box nao processa a imagem. Emite-a para o televisor tal e qual como a recebe. 1080i é a resolução dos canais HD em Portugal. Nos EUA há uns quantos que emitem em 720p, mas em Portugal todos emitem em 1080i, todos.

Só para esclarecer uma coisa. Nem todos os canais HD em Portugal são 1080i. Por exemplo, o MEO utiliza 720p em quase todos os canais (se não em todos). Sobre a ZON, sim são 1080i.
 
Boas, andava a tentar encontrar o meu problema em foruns, e dei com estas mensagens sobre o problema, que depois de alguma investigação me parece cada vez ser um problema de upscaling da box pace da zon/iris dos conteudos SD para o 1080i

Tinha um Plasma Panasonic de 2005 e tinha clix smart-TV e estava com boa imagem no geral tanto em SD como HD (apesar das limitações de bitrate do ADSL com imagens mais agitadas), quando actualizei o serviço para a Zon iris, comprei um novo Plasma Panasonic 55ST60 no fim de 2013 mas tanto no plasma antigo como no novo noto um problema grave de interlace nos canais SD principalmente nos logotipos, mas depois de remoer muito sobre o assunto e eu até já pensava que era um problema de compatibilidade HDMI dos Panasonic, pois com Scart a imagem dos canais SD está boa, e lembrei-me que os menus da box aparecem bem sem estes defeitos mesmo via HDMI, por isso deve ser mesmo um problema de upscaling da box dos conteudos SD, pois os canais HD estão impecaveis... e tenho a box configurada para 1080i pois caso meta outra resolução inferior (720p ou 576) noto que a imagem dos canais HD fica pior - que é normal... não acho normal é conseguir melhor imagem nos canais SD com um cabo SCART do que com o cabo HDMI, que obriga-me a andar sempre a mudar o input da TV conforme o canal que estou a ver..

Alguem conseguiu ultrapassar este problema?

Faz-me confusão existir um problema com esta gravidade (pelo que vejo aqui desde 2010) há 4 anos e não vejo grandes desenvolvimentos ou reclamações online nem vejo que a Zon tenha feito qualquer coisa para corrigir a situação... principalmente quando os 4 canais nacionais transmitem em SD (a RTP1 em HD na posição 201 não sofre deste problema mesmo quando está sem conteudos HD, mas não tem time-warp). Será que o nosso povo anda todo a "comer" com este problema e acham normal?
 
Última edição:
Mas foi exactamente isso que eu disse. Apesar de dar trabalho mudar a resolução sempre que se alterna entre um canal HD e SD, esse é o método que resulta na melhor qualidade de imagem. Mesmo que o scaler da TV seja mediano, o da zon box é muito muito fraco. Sem exagero, em 90% das TVs HD os resultados serão melhores com a propria TV a fazer upscaling do que com a zon box.
Então, a melhor opção é definir a ZON BOX 2.0 HD+DVR (IRIS) em 576i e deixar a TV FHD fazer o upscale para 1080p? Mesmo em canais HD?
Já agora, mesmo estando a ZON BOX ligada por entrada HDMI à TV FHD, esta última faz o upscale para os 1080p? Esse upscale não costuma só acontecer quando os canais estão sintonizados directamente na TV, isto é, o sinal entra pelo RF IN em cabo coaxial?

[O_o];7281915 disse:
Só para esclarecer uma coisa. Nem todos os canais HD em Portugal são 1080i. Por exemplo, o MEO utiliza 720p em quase todos os canais (se não em todos). Sobre a ZON, sim são 1080i.
A ZON continua a emitir todos os canais HD em 1080i? E os SD em 576i?
 
Back
Topo