Periférico Novidades de monitores High Refresh Rate/FreeSync/Gsync

RSC

Suspenso
Este tópico é para discussão de novidades de monitores como o título indica. Para aconselhamento de compras, usar a secção das aquisições



/// Em construção ///

Sites úteis para procurar reviews sobre monitores e ICC profiles para calibração:

240Hz
  • Asus PG258Q
  • Dell AlienWare AW2518
Comparação entre os dois pelo membro Daniel_1110.


144 ou 165Hz


1080p TN

Com FreeSync



    • LG 24GM79
    • Viewsonic XG2401
Com Gsync


-------

Asus VG248QE
Zowie XL2411
requer mais trabalho (más cores de fábrica) mas permite mais flexibilidade.

ATENÇÃO: o VG248QE* usa PWM, ou seja, não é flicker free. Isso significa que para certas pessoas, o cansaço na vista será maior, e pode causar dores de cabeça. Não será assim para todos, mas será para algumas pessoas. Se isto for uma preocupação, deve ir por modelos PWM free / Flicker free.



1440p TN

Com FreeSync

  • Asus MG278Q
  • Acer XG270HU
  • AOC Agon AG271QX


Com Gsync

  • Asus ROG SWIFT PG278QR
    • Dell S2716G

1440p IPS

Com FreeSync
  • Asus MG279Q
Com Gsync
  • Asus ROG SWIFT PG279Q
  • Acer XB271HU
  • AOC AG271QG
  • ViewSonic XG2703-GS
 
Última edição pelo moderador:
Bom tópico! Agora só faltam opiniões de quem já tem um monitor de 120Hz :)

Pelas reviews indicadas, e pelas specs, o Acer parece ser a melhor opção.
 
Boa Postadela, para mim o LG esta mesmo bom seria a minha escolha para o 3D actual.

Estamos a entra na era do 3D e so falta mesmo bons ecras a preços tb bons.

cumps
 
depois disto:

Research Shows 3-D Movies, TV Can Cause Eye Strain, Headaches


We Knew it: 3D Movies are Trying to Kill you with Migraines and Crappy Vision. A New Study Proves the Relationship between 3D and Headaches. But, will this Stop Hollywood's Slate of 32 (and Counting) upcoming 3D Movies ? A Study at the University of California Berkeley Found that, 3D Movies Can Cause Eyestrain along with Headaches. Apparently, 3D Doesn't Allow our Eyes to "Follow the Rules" because, we're Busy Focusing on Things Both Far and Near at the Same Time, Hence the Headaches and Blurred Vision. Professor Martin Banks Explained this, to VOA Health.

http://www1.voanews.com/english/new...-Can-Cause-Eye-Strain-Headaches-84909757.html

Não me aperece que 3D seja uma boa opção.
 
Eu, pessoalmente, não me podia estar a borrifar mais para o 3D. Eu quero é os 120Hz de refresh rate...



PS: Convém salientar que estes monitores não são 3D, eles suportam 3D (com os tais óculos), o que é muito diferente.
 
Última edição:
Os 120hz não trazem qualquer acréscimo em relação aos 60hz a não ser o facto de se poder usar 3D. Com 120hz, a taxa de actualização para cada perspectiva (olho) mantém-se nos 60hz, valor que para a forma como um ecrã LCD é actualizado, é muito mais que o suficiente. A norma apenas se manteve nos 60hz (e não num valor inferior como por exemplo os 50hz - digo 50 porque seria possível utilizar a frequência da rede electrica para gerar a actualização do ecrã o que pouparia alguma electrónica) porque este era o padrão mínimo dos CRTs. Nos CRTs sim, o refresh rate é importante, nos LCDs 60hz é padrão em todos.

Se existisse alguma mais valia antes de aparecer o 3D, acreditem que os fabricantes não hesitavam em explora-la para pedir mais uns trocos pelos ecrãs.


cump.
 
Não podia estar mais de acordo com o RSC, como já vem sendo habito em relação a monitores.

A mim interessa-me qualidade pura, bom contraste, um campo de cores vasto, brilho optimizado e fluidez em imagem em movimento. Coisas que os monitores mais vendidos estão ainda longe de alcançar, embora admita que têm vindo a melhorar significativamente, mas como já é sabido por quem vai lendo os tópicos ou quem convive com diferentes tipos de monitores, os painéis mais utilizados têm limites nestes campos, especialmente na cor.

Só não consigo saber se os 120Hz poderão trazer algum beneficio concreto à imagem em LCD, mas é provável, nos televisores LCD com 100Hz é costume verificar uma melhor fluidez, embora já tenha lido artigos que dizem que isso tem mais a haver com o processamento da imagem do que com a frequência do refresh.

Á coisa de uma semana estive numa BOX e experimentei esse Acer em 3D e um dos novos Bravia Monolithic com 3D (ambos com os respectivos óculos) e a experiência foi mesmo decepcionante para mim, principalmente no monitor da Acer, mesmo com os óculos percebe-se claramente o desfoque das imagens e tem zero de profundidade, para além do desconforto visual que proporciona.

Até agora, para mim, tudo aponta que é apenas uma estratégia de marketing, arranjem-me um bom Eizo que fico muito contente até à chegada dos OLED sem sequer pestanejar.
 
Os 120hz não trazem qualquer acréscimo em relação aos 60hz a não ser o facto de se poder usar 3D. Com 120hz, a taxa de actualização para cada perspectiva (olho) mantém-se nos 60hz, valor que para a forma como um ecrã LCD é actualizado, é muito mais que o suficiente. A norma apenas se manteve nos 60hz (e não num valor inferior como por exemplo os 50hz - digo 50 porque seria possível utilizar a frequência da rede electrica para gerar a actualização do ecrã o que pouparia alguma electrónica) porque este era o padrão mínimo dos CRTs. Nos CRTs sim, o refresh rate é importante, nos LCDs 60hz é padrão em todos.

Se existisse alguma mais valia antes de aparecer o 3D, acreditem que os fabricantes não hesitavam em explora-la para pedir mais uns trocos pelos ecrãs.


cump.

Vai dizer isso a toda a gente que comprou/experimentou um e agora não quer outra coisa... ;)


SAMSUNG SYNCMASTER 2233RZ @ Tweak News

Once the 120hz was enabled in the display settings, the mouse movement on the screen instantly became more precise, controlled and smooth like the good ole' CRT monitor days. Movie viewing also noted a change with an overall smoother action scene rendering and much less motion artifacts.

(...)

ou see, for the past two to three years, I have been a very casual gamer. I would play a little here, play a little there, but never every day and sometimes I would go weeks without firing up Counter Strike, L4D or any of the other games I had installed.
Since installing this monitor, I have been gaming daily for at least two hours a day. You see, when your refresh rate goes up, your accuracy goes up as well. Sure the monitor resolution tops out at 1650x1080, BUT I DON'T CARE! I want to game more regardless of resolution. I want to see how buttery smoother my system is supposed to play my games.
(http://www.tweaknews.net/reviews/samsung_2233rz_120hz_lcd_monitor_review/index4.php)
 
Última edição:
Existem monitores de 120Hz com menos de 22"? É que não tenho mto espaço, e tb não quero apanhar uma tendinite no pescoço.

Isso da taxa de refrescamento ser um problema só nos crt não é bem assim, a 60Hz aqui no fórum com a skin escura tenho zonas do ecrã (cinzentos) que piscam/cintilam, a 75Hz isso já não acontece.
 
Tal como disse o RSC, e bem, mais importante que o 3D que estes monitores podem proporcionar é o facto de possibilitarem uma taxa de actualização 2 vezes superior a actual. Os 100/200hz das TV nada têm a ver com os 120hz destes monitores, na televisão a imagem entre sempre NO MAXIMO a 60hz e o processador de imagem da TV cria fotogramas intermédios para suavizar a imagem. Em relação ao se será notorio de 60 para 120, nem sequer é comparavel. O olho humano consegue ver muito mais que 60fps. Quem quiser comprovar a fluidez que será possível notar-se é muito simples, arranje um jogo super pesado que a 1280x1024 faça uma média de 40fps e jogue nessa resolução com a taxa definida a 60hz e de seguida jogue com os mesmos settings mas com a taxa a 75hz que é o maximo para os monitores actuais nessa resolução e não é preciso ser muito entendido para ver que os mesmo 45fps nos 75hz parecem muito mas muito mais fluidos.:)

Em resoluções muito superiores não é possivel verificar isso porque depois passa a só estar disponiveis os 60hz.
 
Back
Topo