Desafio Semanal #20 - Dentro de Casa

Warlord

Portugal@Home Member
Desafio Semanal #20

Dentro de casa

Apesar do tempo excelente que esteve na semana passada e no fim de semana, as previsões apontam para o regresso da chuva para os próximos dias. Deste forma acabei por escolher um tema mais "seguro" e ao alcance de todos. Fotografem portanto algo dentro da vossa casa, deixo totalmente ao vosso critério o objecto / cenário. Pode ser uma divisão da vossa casa, um animal de estimação, um objecto sobre a mesa, um retrato a uma pessoa, whatever! Como fonte de inspiração deixo-vos esta foto do Tim McPherson.


As regras para submissão de fotos:

1. Apenas é permitida uma fotografia por utilizador, tirada e submetida pelo próprio que pode ser alterada durante o concurso (editar post)
2. As fotografias devem ter no máximo 800 pixeis no lado maior
3. As fotografias devem ter um título e o EXIF possível (maquina/modelo, lente, abertura, tempo de exposição, iso, flash, etc)
4. Fotos vencedoras de concursos anteriores não podem ser resubmetidas.


Não é permitido colocar comentários enquanto o desafio decorre. Estes apenas poderão ser feitos quando o desafio terminar e o vencedor for anunciado.

Para esclarecimento de dúvidas enviem PM.


Um desafio por semana nos seguintes termos:

* Novo Desafio - Depois do vencedor ser declarado.
* Início das participações - Assim que o novo desafio é lançado.
* Fim das participações - 22:00h, 19 Abril 2010. O vencedor será escolhido de seguida.
* O vencedor deste desafio escolhe o tema do próximo assim como o seu vencedor.

Boa sorte!

Link para vencedores anteriores
 
"Monkey Business"
3625715.jpg



Máquina: Canon
Modelo: EOS 550D
Exposição: 1/60
Abertura: f/5
ISO: 400
Flash: Sim
Distância Focal: 41 mm

Objectiva: EF 18-55 mm IS
 
Última edição:
Caos

3480301.jpg


# Máquina Canon
# Modelo Canon EOS 350D DIGITAL
# Exposição 1/45
# Abertura f/5.6
# ISO 200
# MeteringMode Pattern
# Flash Não
# Dist.Focal 23 mm
 
Minnie



Máquina: Nikon
Modelo: D-40
Exposição: 1/20
Abertura: f/5.3
ISO: 800
Flash: Não
Distância Focal: 165 mm

Objectiva: 18-55 mm
 
"Looking for..."



Canon 450D + 18-55IS
Abertura: f/5
Vel.Obt: 1/30
ISO: 800 (...)
Distância Focal: 41mm
Sem Flash e Tripé
 
A new Step in my life

img0645fcopy.jpg


Canon eos500D
F/5.6
1/60 seg
ISO 400
18 mm
Edit: PP

p.s peço desculpa pelo tamanho da assinatura, n consegui colocá-la mais pequena
 
Aqui vai disto:

Monkey Business: acho k terias conseguido maior impacto isolando as estatuas do fundo, i.e. apenas a estatuas e o fundo branco. Uma abertura mais pequena, a ultima estatutua ja esta fora do DOF

Dance with me: lendo o comentario anterior percebe-se o que queria dizer. O jogo de sombras duplica a imagem e ajuda a preenher o espaco em branco, tornando o enquadramento mais agradavel. o jogo de luz/sombra ajuda a dar maior relevo a estatua. so tenho a apontar a mancha amarelada que poderia ter sido trabalhada em PP.

Caos: grande confusao k para ai vai, infelizmente no meio de tanta coisa os meus olhos andam a volta e nao conseguem encontrar nenhum objecto onde parar.

Seja responsável, beba com moderação!: Gostei bastante da prespectiva e do contraste de cores conseguida. talvez um pouco mais de luz no rotulo e ficava perfeita :)

Vidas: uma foto classica que resulta sempre bem, espero um dia tirar uma foto igual, nao ha muito a dizer (no bom sentido) :)

Minnie: acho k acaba por faltar um pouco de definicao, nao e facil conseguir uma imagem super sharp a essa velocidade, e para alem de nao se mandar uma flashada directa ao animal irias tb perder o ambiente... gosto do detalhe do olho eskerdo estar a olhar para ti

Jardim suspenso: sendo um fan de macro este tipo de fotos abstractas suscitam-me sempre interesse. nao posso deixar de perguntar o que é? o efeito das luzes/bokej ficou porreiro

Estante: acho que te falhou o AF nessa foto, e certo que a abertura e muito grande, mas por mais que procure nao consigo ver nenhuma zona focada. o bokeh a direita acaba por ser bastante intruzivo.

It's raining outside: gosto de ver apenas um pedaco da janela focado, mas por outro lado o background acabou por ficar desinteressante...

Looking for...: tira akela tv dali, e ficas com uma imagem mais interessante. toma atencao ao funcionamento do metering. o gato em vez de preto ficou quase cinza, e os brancos, por teres uma enorme area a preto, ficaram estoirados. Nesse caso terias de dar -1EV e ficarias com uma imagem mais "real".

A new Step in my life: O angulo escolhido nao foi o mais apropriado, acaba por parecer k tens as estantes todas inclinadas para a frente, a iluminacao tb nao e das melhores, mas so la ias com um (ou mais) flashes

Suicide Poison: Não consigo ver a imagem (forbiden) :(


Quero agradecer a todos os concorrentes que perderam um pouco do seu tempo a participar neste desafio, espero que o tema tenha estado ao vosso alcance e que tenha sido do vosso agrado.
Parabens pelas vossas fotos, diferentes interpretações e abordagens, era mesmo esse o objectivo :)


Vamos então ao pódio desta semana:

3º lugar vai para "Jardim suspenso" do Jfs_
2º lugar vai para "Dance with me" do m4d
1º lugar vai para "Seja responsável, beba com moderação!" do Almeida100

Parabens aos vencedores e mais uma vez obrigado a todos :)
 
Jardim suspenso: sendo um fan de macro este tipo de fotos abstractas suscitam-me sempre interesse. nao posso deixar de perguntar o que é? o efeito das luzes/bokej ficou porreiro

wow, 3o lugar, não estava à espera, até porque tive bastante dificuldade em pensar em alguma coisa para o desafio. Acabei por tirar foto ao candeeiro da sala :P

IM.C31.IL007G.jpg
 
Desde já parabens ao vencedor. Logo que tenha tempo comento todas as fotos.

Looking for...: tira akela tv dali, e ficas com uma imagem mais interessante. toma atencao ao funcionamento do metering. o gato em vez de preto ficou quase cinza, e os brancos, por teres uma enorme area a preto, ficaram estoirados. Nesse caso terias de dar -1EV e ficarias com uma imagem mais "real".

Boas,

Obrigado pela critica/comentário ( cada vez é mais dificil obter feedback por estes lados ).

Sobre a TV, cheguei a ter essa foto no picasa com o crop, mas das duas uma: Ou cortava os bigodes ao gato, ou ficava sem "espaço". Cheguei a mudar o enquadramento ( andava a tirar snapshots ), mas estoirei com todas ( Foi nesse dia que abandonei o "Auto-ISO"... ).

Quando vi as fotos, efectivamante vi os brancos "estoirados", e na altura pensei que dado os settings usados, fosse por causa do ISO elevedo. e que ela estivesse

Sobre o metering, tenho que começar a "considerá-lo", mas ainda tenho algumas duvidas sobre o mesmo. Para já tenho usado o "Matricial", mas em determinados situações a exposição não é a esperada, e muito possivelmente optando por pontual ou ponderada ao centro seria melhor. Um bom exemplo foi este fim de semana no Rally Vidreiro, com Sol, Chuva, encoberto, e tive fotos que o movitvo ficou claramente sobre exposto em relação ao fundo.

Quem quiser dar umas dicas, sou todo ouvidos ( digo olhos ) :D

Cumps
 
O ISO é irrevelevante, o k muda é o ruido.

nao se trata de escolher um modo de metering diferente, mas sim perceber o seu funcionamento. o tipo de metering é a area da foto que é tida em calculo para efectuar a medicao. O metering "torna as coisas 18% Gray". ou seja uma coisa branca fica cinza, uma coisa preta fica cinza. podes testar com uma parede a preencher a foto toda.

para tornar o branco mesmo branco tens de dar +X EV, para tornar o preto mesmo preto tens de dar -X EV.

da uma vista de olhos aki para uma explicacao mais a serio: http://www.cambridgeincolour.com/tutorials/camera-metering.htm
 
Boas pessoal;

Sou verde e novo nesta area e tenho vindo a ler muito sobre fotografia e o interesse tem vindo a aumentar só é pena não poder ter de momento dinheiro para comprar uma 450d:'(, sem voçes darem por isso tenho aprendido muito com voçes aqui pelo forum muitos de voçes tem sido uns professores para mim, tenho acompanhado os desafios mas faltou-me a coragem até agora de postar seja o que fosse.

Em relação ao desafio fiquei contente com o 2º lugar, sabia que tinha uma foto razoável por isso decidi postar desta vez, a maquina não é grande coisa mas com vontade chega-se lá, podia ter dado um toque no photoshop mas ainda ando a aprender com o youtube como trabalhar com o programa ainda so aprendi coisa basicas como a sig.

Em relação as outras fotos não vou fazer criticas sobre o que pouco que conheço pois posso cair na asneira de ser injusto por isso fico-me apenas por dizer que de todas as outras gostei imenso da foto vencedora o enquadramento e o contraste com o fundo esta optimo parece uma foto tirada de um qualquer anuncio de televisão por isso está muito bem conseguida, parabens.


Abraço
 
podes ser tao injusto como eu ou outra pessoa qualquer que se de ao trabalho de comentar as restantes fotos. se sentes que nao tens conhecimentos para comentar tecnicamente as fotos certamente que tens opiniao sobre o que gostas ou nao gostas em cada foto. nao e preciso perceber de fotografia para ter opiniao propria. certamente que os teus colegas nao se importam de ouvir umas palavras sobre a foto deles, independentemente se vem de um profissional ou de uma pessoa que nao pesca do assunto :)

PS: nao existem por aki mts pessoas a levar a fotografia como via profissional e a darem-se ao trabalho de comentar, por isso... é mais uma opiniao de um amador :)
 
Back
Topo