FAQ YAMJ Jukebox

Marillion

Power Member
Boa Tarde,

como devem ter reparado os tópicos relacionados com o YAMJ são enormes e procurar alguma coisa dá um trabalhão. Dado que ando às voltas com a instalação do YAMJ, e seguindo uma sugestão do Systemoff, resolvi compilar as questões colocadas para me ajudar a configurar o melhor possível o meu Egreat. Neste momento estou a partilhar parte do trabalho.

Existem alguns esclarecimentos que gostaria de fazer:
1) As respostas não são minhas. Aliás, eu ainda ando a aprender algumas das coisas que estão escritas.
2) Coloquei sempre o nome da pessoa que deu a resposta. No entanto, fiz alguma edição de texto pelo que deixo já o meu pedido de desculpas aos autores.
3) Não coloquei questões que envolvem edição de ficheiros por causa das caracteristicas individuais de cada um dos utilizadores.
4) É provável que ainda existam alguns problemas de contrução de frases e erros de português. Vou fazendo a revisão conforme vou trabalhando no ficheiro.
5) Estas FAQ não pretendem ser um guia de instalação do YAMJ nem substitui de maneira nenhuma o excelente trabalho do Lagosta80.
6) As FAQ aqui apresentadas têm como base o tópico [Tutorial] - YAMJ Jukebox (Parte 2).
7) A partir de agora vou trabalhar nos outros tópicos do Zwame sobre o mesmo assunto.

Este tópico está aberto à vossa ajuda. Caso tenham alguma questão com a resposta certa, coloquem-na aqui que vou fazendo a edição desde texto para o manter actualizado.

Espero que seja útil como está a ser para mim.

FAQ YAMJ JUKEBOX
(16/04/2010)



RATINGS


Ratings não aparecem ou aparecem mal configurados.

(Mique) O que acontece é que o imdb e outros, tipo themoviedb.org mudam as "api" e assim lá terá de sair uma nova revisão do yamj com as alterações correctas.
(Sabre) Instalei a ultima versão do movie jukebox, apaguei a jukebox e reconstruí-a. Já apareceram os ratings direitinho
(Mique) Atenção a quem está menos habituado a mexer no YAMJ que para os filmes que não assumiam o rating passarem a assumir é necessário apagar todos os ficheiros png e html desses filmes do jukebox


VISUALIZAÇÃO FILMES


Filme começa e volta ao Menu Anterior (couldn't play)
(Kronnuz) Primeiro que tudo limpa a cache do player: setup -> manutenção -> no comando carregas em file mode -> OK.



UPGRADE YAMJ


Como faço o Upgrade do YAMJ?
(P C) ao instalarem uma nova revisão do yamj copiem somente as seguinte pastas que vem no zip, assim ficam com o yamj actualizado e mantêm a vossa skin.


pastas

lib
notices
properties

e os respectivos ficheiros

categories
example-library
genres
MovieJukebox
MovieJukebox.sh
playlist
README
release_notes
rss


Tenho a versão 1.5 do YAMJ instalada e a correr perfeitamente, sem problemas. No entanto, tentei instalar uma versão mais actual (na altura a versão 1.6) e qual não é a minha surpresa quando vejo que essa versão não tem o moviejukebox.properties no sitio usual, mas sim dentro de uma pasta designada Properties. Isso n tem despois influencia na configuração do YAMJ?
(P C) Correcto, o que lá está é somente um exemplo sem nada, o que o yamj faz é ler o ficheiro moviejukebox-default.properties, copia o ficheiro moviejukebox.properties da pasta ./properties caso ele te dê erro...
O ficheiro moviejukebox.properties não é mais do que uma cópia do existente na pasta ./properties/moviejukebox-default.properties

Como faço para manter a Skin?
(Kronnuz) Se tens a tua skin toda bonitinha e definida e queres mantê-la, é fácil: quando seleccionares os ficheiros que estão dentro da pasta do YAMJ mais actual para copiar para dentro da pasta do YAMJ mais antigo, não selecciones a pasta skin. Assim vais manter a tua, a funcionar com os ficheiros mais actuais.
Fiz assim com a útima versão do YAMJ e está tudo a funcionar nas horas, com a minha skin antiga.
Tens outra hipótese: guardas a tua pasta default no computador. Depois seleccionas os ficheiros todos da pasta do YAMJ mais recente e copias para a pasta do YAMJ antigo, substituindo os antigos. Depois, vais à pasta Skin e mudas o nome da pasta default para default1, por exemplo. Pegas na pasta default que tinhas guardado no computador e moves para lá.
Pronto, é só gerar tudo e, à partida, estará tudo a funcionar.

Ao meter lá essas pastas depois é necessário voltar a definir path etc ou é mesmo só copiar e colar estas pastas para dentro da pasta actual do YAMJ e tá a funcionar?
(Kronnuz) À partida basta fazer assim, apagar a pasta jukebox (só para ter tudo de raiz com a nova versão) e gerar...se tiveres imagens que queiras utilizar (fanarts, posters, etc), não apagues a pasta jukebox e deixas lá ficar esses ficheiros. Quando gerares tudo, o programa vai-te buscar tudo automaticamente, menos esses files.






CONFIGURAÇÃO


Porque é importante limpar a Cache do media Center?
(Lagosta80) Uma dica por vezes útil, quando andam a inventar com skins ou mudam muita coisa nas vossas páginas deve-se limpar a cache do equipamento, para quem nao sabe a cache é uma especie de memoria que o media center usa para guardar as coisas que sao mais frequentemente usadas (como as vossas paginas html da juke), assim quando o media center precisa de ler alguma coisa, consulta primeiro a cache e dá preferencia a esta. Dai por vezes alterarmos alguma coisa na nossa juke e essas alterações nao se manifestam quando tentamos visualiza-las na TV.

Limpar a cache:
Setup -> Maintenance -> No comando cliquem em 'File Mode'
Vai-vos aparecer um botao na TV que diz 'Clear cache'
Cliquem nele.

Caso o YAMJ não faça o download da capa ou eu queira uma capa especifica como faço?
(P C) Tentas arranjar na net, tipo; www.themoviedb.org, www.moviegoods.com e gravas com o mesmo nome do filme, exemplo:
Nome do conteudo.???
Nome do conteudo.jpg
antes de correres o My_YAMj, apagas as imagens do respectivo filme da pasta F:\Jukebox, as png e os jpg e só então corres o cmd para gerar de novo esse filme. O tamanho não interessa que depois a skin faz o ajustamento, convêm é ser com um tamanho grandito para uma melhor qualidade.
tambem posso usar o link do imdb dentro de um notepad com o mm nome que o filme
Nome do conteudo.???
Nome do conteudo.jpg
Nome do conteudo.nfo -> link para o site do imdb
Nome do conteudo.fanart.jpg -> imagem para o fundo do filme, caso ele não te apareça

Como faço para criar um Menu que te leve ao Menu dos filmes, das fotos, etc...?
(Kronnuz) Para isso sugiro a utilização do Kdoske (está na primeira página do tópico).
http://www.networkedmediatank.com/sh....php?tid=10029
Basicamente o que tu tens de fazer, é criar em cada uma das referidas pastas, utilizando o YAMJ para o efeito, uma Jukebox e um Index.
Ou seja, tens de ficar com uma estrutura do género:
F:Movies
--------|Jukebox
--------|Index
--------|Pasta com o(s) conteúdo(s) a visualizar

F: Fotos
--------|Jukebox
--------|Index
--------|Pasta com a(s) foto(s)

etc, etc.
O Index do Kdoske vai ficar localizado na Raíz do disco, com links para os indexes dentro da pasta. Mas isso vais ter de editar à unha.
Aqui fica o link:
http://rapidshare.com/files/18153064...ske_20v0.2.zip

Há alguns filmes que tenho no disco em que o YAMJ por algum motivo não consegue ir buscar a imagem para o fanart ficando então aquelas cortinas vermelhas. De que forma posso fazer para colocar lá o fanart?

(P C) O ficheiro da fanart deverás colocá-lo junto com o filme em questão e não na pasta jukebox, apagas os html e xml da pasta jukebox relativas ao tal filme e gera de novo.

O ficheiro do nfo, fanart e jpg deverão ficar junto com o filme.

ex:
filmeXpto.???
filmeXpto.jpg
filmeXpto.fanart.jpg
filmeXpto.nfo

Tenho o disco com varias directorias dentro da Pasta Video (tipo desenhos,filmes de desporto, filmes, series...). O Jukebox vai buscar tudo o que está dentro da Pasta Video?
(Lagosta80) Se achas que todas as pastas que tu tens dentro de Video (desenhos, etc) se conseguem catalogar, isto é se achas que os seus conteudos estao disponiveis no IMDB. etc entao basta aplicares o tutorial à pasta de Video e nao às pastas que la tens dentro. No meu tutorial apliquei à pasta de Video/Filmes/ como exemplo, pq tenho algumas coisas dentro de Video/ que nao quero catalogar, tu podes aplicar isso à pasta de Video.

Muitos dos ficheiros foram mal identificados principalmente as séries. Há alguma base de dados de ficheiros .nfo com filmes já conhecidos? Como fazem, fazem tudo à pata?
(Tri2002) Utilizo o software Yanfoe que é muito bom.
http://yanfoef.com/Thread-Download-t...-r1217-Preview
Existe outra aplicação muito boa para não ter o trabalho todo de fazer os nfo à mão: http://www.yanfoef.com/
Usem que ficam com tudo pronto, nfo, imagens e fanart.

(Sabre) Pões o link do imdb na nfo. Para as séries, quando não ficam bem identificadas, utilizo o http://thetvdb.com/
(Mique) Ou com os links ou é mesmo à mão. Há casos em que é necessário renomear os episódios para ficarem todos semelhantes.




SKINS


Como configuro o Kdoske?
(Kronnuz) Basicamente o que tu tens de fazer, é criar em cada uma das referidas pastas, utilizando o YAMJ para o efeito, uma Jukebox e um Index.
Ou seja, tens de ficar com uma estrutura do género:
F:Movies
--------|Jukebox
--------|Index
--------|Pasta com o(s) conteúdo(s) a visualizar

F: Fotos
--------|Jukebox
--------|Index
--------|Pasta com a(s) foto(s)

etc, etc.
O Index do Kdoske vai ficar localizado na Raíz do disco, com links para os indexes dentro da pasta. Mas isso vais ter de editar à unha.
Aqui fica o link:
http://rapidshare.com/files/18153064...ske_20v0.2.zip


Tenho o index da Aeon na raiz da USB (Não tenho disco interno) . Gostava que no arranque ele se autoexecutasse, isto é que aparecesse o menu da Aeon e não o normal.
(Systemoff) Tens de meter o index a ser gerado na raiz do usb



Como é que voces procedem para fazerem o update das capas quando colocam por exemplo um filme novo ?
(Lagosta80) Sempre que adicionar um filme novo basta correr o My_YAMJ.cmd que ele substitui os ficheiros do output. Penso que seguiste o tutorial para discos USB (que é identico aos SATA), e nesse caso o output é directo para o disco.

Como colocar a Skin Aeon?
(Lagosta80) nao é preciso fazer grande coisa, alias o processo é quase identico à instalação de qq outra skin, com a excepção de que (opcionalmente) podes configurar uns parâmetros adicionais para que a skin fique ajustada ao teu ecran.

O processo normal para instalar skins é:
- Copiar a pasta da skin para dentro da pasta D:\YAMJ\skins, do genero:
D:\YAMJ\skins\amwyamj291024
E em seguida copiar o ficheiro D:\YAMJ\properties\moviejukebox.properties para D:\YAMJ\moviejukebox.properties e colocar o seguinte conteudo:

mjb.skin.dir=./skins/amwyamj291024

Neste caso convém apagarem todo o conteúdo previamente gerado (D:\YAMJ\output) para que possa ser gerado conteúdo novo, visto que todo o html vai ser modificado.
 
Última edição:
Bom tópico,

Podes adicionar um dos problemas mais comuns...

quando o video não arranca, depois de fazer play.

WP

E está lá...

VISUALIZAÇÃO FILMES


Filme começa e volta ao Menu Anterior (couldn't play)
(Kronnuz) Primeiro que tudo limpa a cache do player: setup -> manutenção -> no comando carregas em file mode -> OK.
 
E está lá...

VISUALIZAÇÃO FILMES


Filme começa e volta ao Menu Anterior (couldn't play)
(Kronnuz) Primeiro que tudo limpa a cache do player: setup -> manutenção -> no comando carregas em file mode -> OK.

Esta não é a causa mais frequente, sei que tem a ver com "caminhos" errados, tipo nome da drive incorrecta, mas nunca me deparei com este problema.
 
Tem a haver com o Mount da Share no c-200 que para que fique com link automático, (Abrir automaticamente o Movie jukebox), através do menu de rede do c-200, é necessário configurar o caminho no c-200 e esse mesmo caminho é considerado como root da share e o YAMJ Gui repete o caminho, logo não funciona.

Desculpem mas neste momento, não consigo explicar melhor.

WP
 
Tem a haver com o Mount da Share no c-200 que para que fique com link automático, (Abrir automaticamente o Movie jukebox), através do menu de rede do c-200, é necessário configurar o caminho no c-200 e esse mesmo caminho é considerado como root da share e o YAMJ Gui repete o caminho, logo não funciona.

Desculpem mas neste momento, não consigo explicar melhor.

WP
É pá... peço desculpa, mas confesso que não percebi nada.
 
Back
Topo