Análise MSI ATI R5770 Hawk CF

M@ster

Power Member
Autor: Vítor Antunes (M@ster)
Produto: MSI ATI R5770 Hawk
Data : 18-04-10


msi_logo.gif


ati_Logo.png


Desde há algum tempo a esta parte que notámos e fizemos menção, que a MSI começou a apostar em melhorar o desenho das suas peças de hardware e com isso tem conseguido algumas peças bastante interessantes como é esta MSI ATI R5770 Hawk.

Se juntarmos a esta a gama de motherboards “Big Bang”, da qual temos a TRINERGY para testes, podemos verificar que a MSI está na corrida com os melhores fabricantes do mercado. Já é tempo de os fornecedores Portugueses apostarem nesta marca que tenho a certeza é uma aposta ganha.
Olhando mais de perto para a MSI ATI R5770 Hawk, podemos observar que tem um PCB personalizado, pontos de verificação de tensão, fases de potência melhorada e um cooler de qualidade superior e muito silencioso, o que pode ser prenuncio de uma excelente overclocker, mas isso podemos ver mais há frente nos vários testes que lhe vamos fazer, seja em Default, seja em Overclock.

Depois do lançamento de várias placas gráficas de sucesso da série HD5xxx que com elas nos fez chegar o mundo do DirectX11, eis que nos chega agora pela mão da MSI, a R5770 Hawk.
Esta pode ser considerada uma placa gráfica de média/baixa, com um preço aproximado de €150,00 e que nos parece ser direccionada para um publico alvo que gosta de ter boa qualidade mas a um preço que não mexa muito no orçamento.
Com esta série, a ATI tem um conjunto expressivo de placas gráficas de todas gamas que actualmente não têm concorrência directa da Nvidia, devido à sua demora na conclusão da placa denominada Fermi, a Nvidia começou agora a lançar produtos DX11 no mercado.

ZWAME Análise



Características
Esta placa utiliza o core e a memória a velocidades de 875MHz e 1200MHz respectivamente.
Podemos ainda verificar que tem 800 stream processors, 128bit de bus de memória, juntamente com 16 ROPs, as unidades de textura são de 40.
Comparando com as suas irmãs mais potentes, em load a HD5770 tem uma potência de máxima de 120 watts, contrastando com os 294W da HD5970 e com os 188w da HD5870. Em Idle esta placa é simplesmente impressionante com um consumo máximo de 18W.
Specs.png


Fotos


bx.jpg



bx1.jpg



bx2.jpg



bx3.jpg



bx4.jpg



bx5.jpg

Nesta imagem podemos ver o bundle que acompanha a gráfica, em destaque o cabo de seis pinos e o adaptador DVI/HDMI e se repararmos podemos observar também uns pequenos cabos que vão ser usados para facilitar a medição as voltagens através do multímetro.


gr1.jpg


gr2.jpg

A MSI apresenta um PCB personalizado, utilizando componentes da mais alta qualidade nestas placas gráficas, este nível de componentes vão reduzir os níveis de calor, aumentar a expectativa de vida, melhorar os níveis de overclock e a estabilidade.​

gr3.jpg


gr4.jpg


gr5.jpg


gr6.jpg


Arrefecimento - A MSI 5770 HAWK vem com o novo cooler Twin Frozr II, um sistema baseado em heatpipes que usa duas ventoinhas PWM soprando ao longo de três pipes. Com esta solução de arrefecimento a MSI diz ter a temperatura mais baixa 13º C em relação ao design de referência.


gr8.jpg


gr9.jpg

Pontos de verificação de tensão – Com os entusiastas em mente, a MSI preparou esta placa gráfica, como se um topo de gama se trata-se, podemos observar nas duas últimas imagens pontos de verificação de tensão, que têm a finalidade de poder dar aos entusiastas do Overclocking valores da voltagem em tempo real ao ligarem a esses pontos um multímetro, o qual é bastante mais fiável do que a medição por software.




Como já referido anteriormente esta placa suporta DirectX 11, isto significa que utiliza Shader Model 5 e ComputeShader / DirectCompute 11. Além disso, como outras placas recentes, a MSI ATI R5770 Hawk, suporta PCI-Express 2, bem como aceleração Blu-Ray via ATI Avivo.
De seguida fazemos uma breve explicação sobre as principais características.

Características

Shader Model 5
Shader Model 5 fornece um novo conjunto de instruções, com uma arquitectura que é unificada em todos os tipos de sombreamento (Vertex, Hull, Domain, Geometria, Pixel e Computação). Por exemplo SV_Coverage fornece detecção de bordas, optimizados e flexíveis para o anti-aliasing, permite-nos mais rapidez na filtragem de sombras e oclusão de ambientes.

DirectCompute 11
DirectCompute 11 é uma das principais características do DirectX 11 utilizado nas ASUS ATI Radeon EAH5850, aplica-se a jogos e na produtividade e melhora o desempenho de ambos. Em cenários relacionados com a produtividade permite ao GPU executar o processamento de vários trabalhos, como por exemplo alguns efeitos de vídeo.
Num jogo por exemplo, o sistema é capaz de melhorar a utilização de múltiplos núcleos de CPU para melhorar Física.

Tessellation
Através da utilização de dois novos shaders (Hull e Dominion), incluído no Shader Model 5/DirectX11, a ASUS ATI Radeon EAH5850 inclui o Tessellation melhorado. Através da utilização do Tessellation melhorado, os jogos têm o potencial de incluir personagens, objectos, roupas e terrenos, com detalhes adicionais. Essencialmente, a GPU pode dividir a cena num grande número de secções, o que torna o processo muito mais fácil do que em DirectX 10 e permite assim aumentar o nível de detalhe.
 
Última edição:
Hardware Utilizado
gr7.jpg

Motherboard: MSI BIG BANG TRINERGY
Placa Gráfica: 2x MSI ATI R5770 Hawk
CPU:
INTEL Core i5
Disco Rígido: OCZ Vertex 120GB
Memórias: GSkill PC12800 4Gb Eco 1.35v CL7 (2x2Gb) DDR3
Fonte de alimentação: Gigabyte ODIN 1200Pro
Cooler: Scythe Ninja
Caixa: GIGABYTE Poseidon 310

NOTA: Todos os testes foram realizados com o SO Windows Vista Home Premium

Se uma destas placas é boas, duas são ainda melhor, como a MSI nos enviou duas, decidimos testa-las em Crossfire, isto porque já temos alguns testes a gráficas ATI 5770 e temos a noção do que são capazes.

O máximo OC estável 24/7 que conseguimos foi Core no 995MHz e Memórias a 1350MHz, acho que é um excelente overclocking, tendo em conta que não houve alterações nas voltagens.
Com alterações nas voltagens a sensação que tenho é que escala e muito esta gráfica.

1.gif


BenchMarks

Para todos os testes usámos como drivers, os ATI 10.2 que já são bastante superiores aos ATI 9.12 que saíram inicialmente, com bastante menos incompatibilidades e muito mais estáveis, apesar de precisarem ainda de algum trabalho, já conseguem tirar algum partido do poder de processamento desta placa. Como esperávamos, o comportamento da gráfica foi muito bom, tendo em conta que para os gráficos que apresentamos, os settings usados para cada jogo podem ser vistos antes do gráfico.
No que diz respeito ao overcloking, achamos que foi bastante bom, tendo em conta que conseguimos cerca de 995MHz no Core e 1350MHz nas memórias que representa um Overclock de 120MHz no core e 150MHz nas memórias, com cooler de origem.
Não podemos deixar de salientar que em todos os testes, o Overclocking estável, provocou um aumento considerável de FPS.

Jogos

CrysisWH.gif
AF & AA: Disabled by game's cfg
TEXTURE QUALITY: Gamer
OBJECTS QUALITY: Gamer
SHADOWS QUALITY: Gamer
PHYSICS QUALITY: Gamer
SHADERS QUALITY: Gamer
VOLUMETRIC EFFECTS: Gamer
GAME EFFECTS QUALITY: Gamer
POSTPROCESSING QUALITY: Gamer
PARTICLES QUALITY: Gamer
WATER QUALITY: Gamer
MOTION BLUR: Gamer

CW.png


farcry2.jpg

AF & AA: Disabled by game's cfg
FIRE: Very High
PHYSICS: Very High
REAL TREES: Very High
OVERALL QUALITY: Very High
VEGETATION: Very High
SHADING: Very High
TERRAIN: Very High
GEOMETRY: Very High
POST FX: High
TEXTURE: Very High
SHADOW: Very High
AMBIENT: High
HDR: Yes
BLOOM: Yes
FIXED TIME STEP: Yes
DISABLE ARTIFICIAL INTELLIGENCE: Yes
FULL SCREEN: Yes

FC2.png



Stalker_CoP.jpg


Preset: Extreme
Renderer: Enhance full Dynamic lighting (DX11)
MSAA: 4x
MSAA for A-tested objects: Off
Enable Tesselation: Yes
Contact Hardening Shadows: Yes

Stalker_day.png


Stalker_N.png


Stalker_Rain.png


Stalker_Sun.png



dirt2_logo1.jpg


Graphics detail level: high
Shadows enabled: yes
Particles enabled: yes
Wind: yes
Crowd enabled: yes
Tessellation: yes
Cloth enabled: yes
Triilinear: yes
Skidmarks enabled: yes
Dynamic_ambient occ enabled: yes
Night lighting volumes: yes
Shadows: yes
Physics Environmental Damage: yes

Dirt2.png



tropics1.jpg


Binary: Windows 32bit Visual C++ 1500 Release May 26 2009
Operating system: Windows Vista (build 6002, Service Pack 2) 32bit
CPU model: Intel(R) Core(TM) i7 CPU 920 @ 2.67GHz
CPU flags: 2673MHz MMX SSE SSE2 SSE3 SSSE3 SSE41 SSE42 HTT
GPU model: ATI Radeon HD 5900 Series 8.01.01.984 1024Mb

SettingsRender: direct3d10.1
Mode: 4xAA fullscreen
Shaders: high
Textures: high
Filter: trilinear
Anisotropy: 4x
Occlusion: disabled
Reflection: enabled
Refraction: enabled
Volumetric: enabled
[/CENTER]

Tropic.png


heaven1.png


HardwareBinary: Windows 32bit Visual C++ 1500 Release Oct 22 2009
Operating system: Windows Vista (build 6002, Service Pack 2) 32bit
CPU model: Intel(R) Core(TM) i7 CPU 920 @ 2.67GHz
CPU flags: 2673MHz MMX SSE SSE2 SSE3 SSSE3 SSE41 SSE42 HTT
GPU model: ATI Radeon HD 5900 Series 8.01.01.984 1024Mb

SettingsRender: Direct3d11
Mode: 4xAA fullscreen
Shaders: high
Textures: high
Filter: trilinear
Anisotropy: 4x
Occlusion: enabled
Refraction: enabled
Volumetric: enabled


Heaven.png
 
FutureMark


03.png

03.png


3DMarkVtgLogo.png

3DMvtg.png



PCMVantageLogo1.png

PCMvtg.png



Temperaturas e Consumos

Temps_Consumos.png


Testámos as temperaturas e os consumos correndo o OCCT durante cerca de 30 minutos para cada um dos resultados de Load, com as ventoinhas em modo Auto.
Fizemos a medição dos consumos através de um medidor digital na tomada onde se liga o PC e a medição das temperaturas foi efectuada através do MSI Afterburner.

Neste aspecto e recordo que estou a testar duas gráficas em simultâneo, parece-me que tanto nos consumos como nas temperaturas se portaram muito bem.​


NOTAS FINAIS

A MSI deu-nos mais uma vez a oportunidade de testar uma das suas placas e devo dizer que fiquei muito bem impressionado pela sua performance, não fosse a ATI actualmente a melhor marca de gráficas do mercado.
Das coisas que mais me surpreendeu positivamente foi o nível de ruído das ventoinhas, mesmo em Overclocking idle, foram sempre silenciosas, apenas se tornaram mais ruidosas em load, mas isso não podia deixar de acontecer, ainda assim com níveis de ruído suportáveis para quem como eu tenho o PC de testes em cima da secretária.

Destaco pela Positiva:
Performance, só este mês começam a sair placas que eventualmente lhe possa chegar, apesar dos drivers precisarem ainda de algum trabalho, e terem ainda alguma margem de progressão.

O Cooler é para mim o melhor desta placa da MSI, com excelente design e capacidade de arrefecimento.

Excelente qualidade de construção, com condensadores sólidos e digital PWM, o PCB reserva já alguma capacidade de expansão para futuras edições o que denota o pensamento da AMD/ATI na poupança de tempo e dinheiro.

Tecnologia eyefinity, um must have para quem é adepto de multi-display.

Baixo consumo de energia.

Suporte para Direct3D 11, bem como para as tecnologias OpenCL e ComputeShader.

Destaco pela Negativa:
As drivers continuam a ser o calcanhar de Aquiles da ATI, apesar desta tecnologia já ter saído em Dezembro e de já estarmos nas terceiras drivers/hotfixes, ainda existem alguns bugs e queixas por parte dos seus donos, com hardware desta qualidade, se o investimento fosse um pouco virado para o software, a ATI não tinha concorrente no mercado, espero que em breve isto seja corrigido.

CONCLUSÃO
Esta é uma placa gráfica de baixa/média gama com uma boa relação qualidade/preço/performance, permite à ATI ficar à frente da concorrência por mais algum tempo, cheia de inovações, e a pensar no futuro, com baixo consumo, merece sem dúvida o RECOMENDADO da ZWAME.

recomendado_zwame.png


Agradecimento

A ZWAME agradece à MSI pela disponibilidade do material para teste.

Copyright © Zwame, Lda 2010. Reprodução proibida sem autorização prévia.​
 
Última edição:
OMG!! Que valores são aqueles no 3d mark vantage????? A minha 5770 (normal) mal chega aos 9000!
Teve valores superiores à HD5850...
Tenho um grande dúvida... será que poderia colocar um bicho destes por debaixo da minha ASUS 5770 v2 (já com o cooler em "ovo") ?

Ah e muitos parabéns por mais uma excelente review!! :D

EDIT: lol Agora é que percebi que os valores do 3d mark são os totais...:p
 
Última edição:
OMG!! Que valores são aqueles no 3d mark vantage????? A minha 5770 (normal) mal chega aos 9000!
Teve valores superiores à HD5850...
Tenho um grande dúvida... será que poderia colocar um bicho destes por debaixo da minha ASUS 5770 v2 (já com o cooler em "ovo") ?

Ah e muitos parabéns por mais uma excelente review!! :D

EDIT: lol Agora é que percebi que os valores do 3d mark são os totais...:p
Na review sao usadas 2 5770 em CF
eu ai dizer exactamente o contrario , um pouco aquem em relaçao a uma 4890.
pensava que andavam perto uma da outra
 
Última edição:
Na review sao usadas 2 5770 em CF
eu ai dizer exactamente o contrario , um pouco aquem em relaçao a uma 4890.
pensava que andavam perto uma da outra

lol Pois... 2 em CF agora é que eu vi... é o que dá só olhar para o nome e para os benchmarks. :S
Então não gostei assim tanto.

Mas dava para por uma destas em baixo da minha ASUS 5770 v2 (cooler oval) ou tem de ser uma igual?
 
Gralha em "Características" - HD5790
Na minha opinião talvez seja melhor colocar no nome da review que se trata de crossfire..

Então e análise ao consumo/temps? Seria interessante de ver tendo em conta o 7+1 phase PWM design desta placa e os chamados "componentes de classe militar"..nem que fosse para ter uma noção real de quão melhor esse cooler é face ao stock, especialmente em CF com 145 mhz (!) de OC nos GPUs face ao modelo genérico da ATi.

Mas dava para por uma destas em baixo da minha ASUS 5770 v2 (cooler oval) ou tem de ser uma igual?
Claro que podes colocar uma destas, só tens é que ter em conta que se tiveres duas gráficas com clocks diferentes em CF ambas adoptam os clocks da mais lenta.
 
Na minha opinião talvez seja melhor colocar no nome da review que se trata de crossfire..

Está especificado na primeira página de testes que utilizámos duas placas para os testes, mas como já houve mais utilizadores que não viram isso, vou seguir a tua sugestão.

Então e análise ao consumo/temps? Seria interessante de ver tendo em conta o 7+1 phase PWM design desta placa e os chamados "componentes de classe militar"..nem que fosse para ter uma noção real de quão melhor esse cooler é face ao stock, especialmente em CF com 145 mhz (!) de OC nos GPUs face ao modelo genérico da ATi.

Está a ser preparado, ainda hoje ou amanhã está cá fora. ;)
 
Última edição:
BOa Review!!! Parabens. :D

Uma boa grafica de baixa/media gama e então em CF ja fica uma malvada. Os resultados são de facto bastante interressantes.

cumps
 
...
Destaco pela Negativa:
As drivers continuam a ser o calcanhar de Aquiles da ATI, apesar desta tecnologia já ter saído em Dezembro e de já estarmos nas terceiras drivers/hotfixes, ainda existem alguns bugs e queixas por parte dos seus donos, com hardware desta qualidade, se o investimento fosse um pouco virado para o software, a ATI não tinha concorrente no mercado, espero que em breve isto seja corrigido.
Encontro este destaque pela negativa mas ainda não percebi onde existem problemas de drivers!?
BTW, não dava para fazer a review com single e crossfire e depois fazer a percentagem dos ganhos em crossfire?
Acho que nos pontos negativos apesar do bom OC que a placa fez não parece ter-se traduzido nos frames finais, acho que escalou pouco não? Depois as temperaturas não impressionaram mesmo nada em load.
Parabéns pela review
 
Sei que tem havido muitos avanços nestas tecnologias de SLI/Crossfire, mas fico sempre reticente por causa do micro stuttering. Nota-se muito nestas gráficas em CF?
 
Encontro este destaque pela negativa mas ainda não percebi onde existem problemas de drivers!?

Posso apontar por exemplo o problema que existe no controlo da ventoinha, tive várias vezes que abortar testes porque em load a ventoinha não disparava.
Mesmo quando em manual no ATI Overdrive a ventoinha saía dos FPS que eu tinha metido manualmente.

BTW, não dava para fazer a review com single e crossfire e depois fazer a percentagem dos ganhos em crossfire?

Isso ficará para segundas núpcias caso as placas fiquem na ZWAME, mas como o mais provável é não ficarem...

Acho que nos pontos negativos apesar do bom OC que a placa fez não parece ter-se traduzido nos frames finais, acho que escalou pouco não? Depois as temperaturas não impressionaram mesmo nada em load.
Parabéns pela review
Também achei que podia escalar mais um pouco, mas creio que é problemas de drivers e não das placas.


Sei que tem havido muitos avanços nestas tecnologias de SLI/Crossfire, mas fico sempre reticente por causa do micro stuttering. Nota-se muito nestas gráficas em CF?

Não se nota muito, mas nota-se nestas e em todas as combinações Multi-gpu, seja em CF ou em SLI, acho que ainda há um longo caminho a percorrer até esse fenómeno desaparecer por completo, apesar de haver algumas maneiras de o minimizar.
 
"A MSI deu-nos mais uma vez a oportunidade de testar uma das suas placas e devo dizer que fiquei muito bem impressionado pela sua performance, não fosse a ATI actualmente a melhor marca de gráficas do mercado."

Acho q não devias generalizar desta forma...
 
À data em que a análise foi escrita não havia dúvidas, neste momento já saíram as Fermi e não me parece que sejam muito melhores que as ATI e dado o atraso de pelo menos 6 meses, eu e toda a comunidade esperávamos muito mais da nVidia mas esperemos que as drivers amadureçam para tirar conclusões finais
 
Posso apontar por exemplo o problema que existe no controlo da ventoinha, tive várias vezes que abortar testes porque em load a ventoinha não disparava.
Mesmo quando em manual no ATI Overdrive a ventoinha saía dos FPS que eu tinha metido manualmente.
Isso pode ser da BIOS, já vi isso acontecer com modelos anteriores de algumas marcas e noutras não!
 
"A MSI deu-nos mais uma vez a oportunidade de testar uma das suas placas e devo dizer que fiquei muito bem impressionado pela sua performance, não fosse a ATI actualmente a melhor marca de gráficas do mercado."

Acho q não devias generalizar desta forma...

X2

Também não concordo com esta generalização.
 
Era a verdade à data em que o tópico foi escrito e publicado, vamos ver se continua, espero que não.
Quero no entanto esclarecer que sou perfeitamente imparcial no que a marcas diz respeito, tanto compro X como compro Y.
Já tive ATI, Nvidia, Intel, AMD, Razer, Logitech, etc, compro e uso o que me serve melhor.
 
Back
Topo