Goro lives...
A 2000 year old half human, half dragon, Goro has remained undefeated for the last 500 years. He won the title of Grand Champion by defeating Kung Lao, a Shaolin fighting monk. It was during this period that the tournament fell into Shang Tsung's hands and was corrupted.
Let the Tournament begin!
Sejam bem vindos a mais um tópico retro! Infelizmente, fico novamente por apenas 1 jogo.
Como alguns se devem recordar, Mortal Kombat foi, muito possivelmente, o maior impulsionador e aquele que deu maior significado à frase "violência nos videojogos". A quantidade de sangue e golpes mortais que eram possíveis de executar no fim de cada combate, chamados Fatalities, deram ao Mortal Kombat a popularidade mais do que suficiente para se tornar num dos jogos mais marcantes de sempre!
A ajudar à festa estavam também presentes os gráficos digitalizados, cópias (tipo scan) de pessoas reais, ao contrário do chamado estilo cartoon, o que conferia ao jogo uma dose de realismo bem mais elevada do que as pessoas estavam habituadas!
Mortal Kombat surgiu nas máquinas Arcade no ano de 1992, mas bem antes da sua versão final passou por várias versões e revisões, muitas delas incompletas (falta de certos sprites/preenchimento do cenário, impossibilidade de escolher a mesma personagem no modo 2 jogadores, etc...), menor quantidade de sangue, inteligência artificial mais "burra", e por aí fora!
Produzido e desenvolvido pela Midway, enquanto que as versões caseiras tiveram nas mãos da Acclaim, o jogo nasceu através de 4 pessoas sendo elas: Ed Boon (na foto) responsável pela parte da programação, John Tobias e Vogel foram responsáveis pelos gráficos, efeitos visuais e animações e por fim Dan Forden, que teve o trabalho de tratar da componente sonora.
Outro objectivo pretendido com a introdução do Mortal Kombat era fazer frente ao popular Street Fighter! A rivalidade entre estas 2 franchises é mais do que conhecida, e nos jogos seguintes chegava ao ponto de verem qual lançava o jogo mais cedo! Apesar desta guerrinha dos melhores jogos de luta daquele tempo, ambas as franchises iriam viver uma época de ouro, levando para casa excelentes números no que toca a vendas!
Mesmo sendo jogos do mesmo género, não impediu que Mortal Kombat se tornasse diferente do seu adversário! Com a inclusão dos referidos gráficos/sprites digitalizados, um sistema de combate mais baseado no juggling....
Juggling - O adversário fica impossibilitado de responder, após ser "atirado" para o ar, o que permite ao jogador efectuar certos combos enquanto o adversário não retomar o controlo da personagem, que só acontece quando acaba por cair no chão e voltar a levantar-se. A ideia do sistema é "oferecer" golpes extras no inimigo, causando dano adicional, e ao mesmo tempo uma forma de aviso: "Mais uma vez e não terás energia suficiente para te aguentar nas canelas"
Este sistema iria mais tarde aparecer em jogos como, por exemplo, Virtua Fighter e Tekken, embora um pouco diferentes na sua execução.
... voltando às diferenças para com o Street Fighter, a introdução de um botão especifico para efectuar o bloco/bloqueio foi incorporado no MK (abreviatura de Mortal Kombat), ao invés de carregar para trás (ou estar agachado) e a personagem defendia automaticamente, presente no sistema do Street Fighter. Além disso, as personagens perdiam à mesma energia, mesmo que fosse pouco, dando um significado diferente à dita estratégia de combate!
Outra questão que diferenciou Mortal Kombat dos restantes jogos do género foi a não utilização de movimentos circulares (volta inteira, meia volta ou 1/4 de uma volta) seguidos por um botão de ataque para a realização de certos ataques específicos. Um exemplo é o movimento Teleport por parte do Raiden (Baixo, Cima) ou o ataque Cannonball do Kano.
No entanto, a questão do Fatality foi aquele pormenor (hoje em dia parece que não é nada de mais) que ficou na memória de todos e que tanto furor causou entre a juventude, viciada nesta nova perspectiva dada pelo Mortal Kombat!
Outra característica que parecia ser moda na altura, era a enorme quantidade de ports que se faziam! Mortal Kombat fez parte desse grupo no ínicio da sua vida, mas as coisas foram mudando à medida que foram surgindo as ditas sequelas.
As várias diferenças entre algumas das versões podem ser visualizadas mais à frente, por agora fica a lista de todas as plataformas/colecções/etc... onde surgiu o 1º Mortal Kombat!
- Arcade
- SNES (Super Nintendo)
- Mega Drive
- Sega CD/Mega CD
- Master System
- Game Gear
- Nintendo Game Boy
- PC (DOS)
- Amiga
- HandHeld LCD
- Tiger (MK Barcodzz)
- PlayStation 2 (Mortal Kombat: Deception - Premium Pack)
- Xbox (Mortal Kombat: Deception Kollectors Edition)
- Jakks TV Plug and Play
- PSP (Midway Arcade Treasures: Ultimate Classics)
- PC (Midway Arcade Tresures Deluxe Edition)
Por fim, Mortal Kombat teve uma recepção calorosa, que tanto teve de positiva como mencionada anteriormente! Excelente jogo, novidades no género bastante mortais, inovadores e com estilo para a sua época, adesão profunda por parte da massa associativa mais jovem e que tão cedo não largou este fenómeno!
Como também teve uma recepção adversa e bastante empenhada em matar o Mortal Kombat! Falo claro, das várias organizações, políticos e afins que acharam este jogo um verdadeiro atentado à saúde mundial e à educação que se ia dar ao putos! Chegou-se ao ponto de dizer que era bem pior que os filmes, quando uma frase pode simplesmente finalizar esta discussão: "It's just a game!"
Para além da muita controvérsia, e não esquecer o facto de que foi um dos responsáveis indirectos pela dita criação do sistema ESRB (os jogos passaram a ter de apresentar uma informação ao cliente: Se é ou não aconselhável, para a idade do "puto/criança/jovem/" em questão, jogar o dito jogo) como se isso mudasse as coisas (basta ver os exemplos de hoje em dia, nem com 10 avisos), o jogo mesmo assim acabou por ter a oportunidade de se manter vivo! E assim continuou durante muitos anos...
Para futura referência, aqueles que gostava de ver um dia...
Mortal Kombat II
Mortal Kombat 3
Ultimate MK3
MK Trilogy
Mortal Kombat 4
Mortal Kombat Gold
Para acabar de vez, uma referência breve ao media Mortal Kombat fora do ramo dos videojogos.
A franchise teve direito, até ao momento, a dois filmes de produção superior: Mortal Kombat e Mortal Kombat: Annihilation! Na minha opinião, nada de extraordinários para fazem um papel razoável.
A seguir temos duas séries de televisão, uma estilo cartoon chamada Mortal Kombat: Defenders of the Realm, e outra que utiliza actores da vida real (que se não me engano, passou na TV Portuguesa, e até gostava de ver) com o nome Mortal Kombat: Conquest!
No entanto, aquele que queria realçar é um filme animado do Mortal Kombat, o Mortal Kombat: The Journey Begins!
Poucos se calhar lembram-se disto, ou até mais do que julgo, mas no ano (1995) em que o vi sempre achei um óptimo filme, com uma narrativa 5 estrelas! Saiu no antigo formato VHS, nem chegava a 1 hora o filme e ao contrário o que é dito (uma prequela do 1º filme: Mortal Kombat), e após este tópico acredito que seja muito mais uma introdução ao jogo e não ao filme.
Apesar de na altura ter gostado, hoje em dia vejo claramente que era de uma qualidade muito mas muito mázinha, comparando com filmes da mesma época. A explicação que tenho é que na altura não ligava a nada disso, desde que visse as personagens a lutar (mesmo com as repetições excessivas) já me dava por contente
Anyway, finalizo por aqui mais uma introdução. Ficam algumas cenas do que podem esperar do filme animado. Poderão encontrar o mesmo no youtube, caso queiram dar uma espreitadela.
Os pontos fortes (se não julgarem a qualidade) do filme são a história do Great Kung Lao, o background do Goro e, repito, a narrativa de qualidade superior, parecia que estava mesmo a a ouvir uma história
Algumas das diferenças entre as várias versões e a original. A começar por...
PC/DOS:
- A melhor conversão (imagem, som, jogabilidade)
- Possibilidade de alterar as configurações do sangue, Fatalities, Créditos e por aí fora...
SNES:
- A seguir à versão PC/DOS, é a melhor em termos de tecnologia (imagem, som) ainda com uma diferença acentuada para com a concorrência..
- O conjunto de cores usadas para o sangue são acastanhadas em vez do vermelho.
- Alterações acentuadas na jogabilidade (ex: impossibilidade de executar um uppercut).
- Alteração no sistema de combos do jogo.
- Alguns fatalities sofreram censura (aka chegaram a ser alterados).
- A "The Pit (Bottom" não contem qualquer sangue ou cabeças espetadas.
- Na biografia das personagens (no fim) é apenas mostrada a pose das personagens (e não o seu retrato)
Mega Drive:
- Inferioridade em relação à versão SNES no que toca a imagem e som.
- A jogabilidade mantém o sistema da versão Arcade.
- Versão também censurada (através de um código, é possível meter o jogo com todo o sangue e fatalities)
- Existe um pequeno "loading" antes de cada Fatality.
- Efeitos sonoros algo alterados quando se dá ou recebe ataques.
- Falta de alguns frames na animação (pose) das personagens.
- Músicas diferentes em várias partes do jogo comparado com as outras versões.
Sega CD:
- Praticamente igual à versão Mega Drive em termos de imagem (melhor nitidez aqui e ali..)
- Som com a qualidade da versão Arcade.
- Tempos de loading!
- Adição do vídeo comercial.
- Alguns bloqueios ou loadings mais longos podem ocorrer no vídeo de introdução.
- Ao contrário da versão Megadrive, não era preciso código para ter todo o sangue e fatalities!
Game Gear:
- Censurada tal como a versão Megadrive. Possível de utilizar o código de "activação"
- Problemas acentuados no que toca à framerate do jogo. Lentidão e atraso na resposta.
- Apenas 2 níveis e menos uma personagem.
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