[TUTORIAL] Criar os vossos próprios explorer.exe (Orbs) - Windows 7

canhoto10

What is folding?
Há Visual Styles que não trazem explorer.exe para ambas as versões do Windows 7 (x86 e x64). Com este tutorial vou-vos ensinar a criar os vossos próprios explorer.exe, para que todos possam usufruir dos Visual Styles em pleno.

Existe um programa que permite a troca da orb, mas como eu disse no meu outro tutorial, o explorer.exe tem imagens da orb que correspondem à barra de tarefas em cima, dos lados e em baixo e esse mesmo programa só muda a imagem para a barra em baixo, ou, se mudar todas, usa apenas uma imagem, quando são necessárias três (porque são todas diferentes a nível de alinhamento).


Por isso acho melhor a troca manual... Se já tivermos um explorer.exe modificado, melhor ainda, mas às vezes não se dá esse caso e temos de o fazer nós próprios.


Material necessário:

Reshack - AQUI
Explorer.exe original - copiem (não cortem) o vosso para uma pasta que vos dê jeito

Podem fazer isto de duas maneiras. Arranjar as imagens que precisam na internet e metê-as no explorer.exe ou extraí-las de um explorer.exe e pô-las noutro (por exemplo podem por as imagens de um explorer.exe x86 e substitui-las pelas de um x64 e vice-versa).


Vou explicar isto tento em conta que arranjaram as imagens na net.


Como podem ver na imagem, já tenho aqui três imagens que correspondem às imagens do explorer.exe para a barra em baixo, em cima e ao lado.





Agora abram o ResHack e vão a "File - Open" e abram o explorer.exe original que copiaram da pasta Windows para outro sítio.

No side panel abram a pasta bitmap. Vão aparecer uma data de sub-pastas com números no nome. As que vamos usar são as 6801, 6805 e 6809.

redir.php


Cliquem sobre o primeiro número 1033, na pasta 6801. Irá aparecer a imagem da orb para essa posição (na minha imagem aparece já modificado porque esse explorer.exe já está feito há algum tempo.

Cliquem com o botão direito sobre o número 1033 e seleccionem Replace Resource. Localizem a imagem que querem utilizar e de seguida Open file with new bitmap. Seleccionem a imagem que querem utilizar e cliquem em Replace.

Está feito! Agora é só repetir o mesmo processo para as pastas 6805 e 6809 e têm o explorer.exe completo.


Agora, para quem tem um Windows x64 e quer usar uma orb que só existe em x86 (ou vice versa)...

Abram a orb x86 no Reshacker e vão de novo à pasta Bitmap. Nas pastas 6801, 6805 e 6809, cliquem com o direito do rato no número 1033 e escolham Save Bitmap [680X : 1033]. Façam isto uma vez para cada pasta (de preferência guardem as imagens com o número da pasta a que correspondem no nome).

Depois é só repetir a parte inicial do tutorial no explorer.exe x64 e está feito.
 
Back
Topo