Como Fazer Tirar em casa fotos 'Tipo BI'

RaysofHope

Power Member
Bons dias,

preciso de tirar uma foto tipo BI e achei por bem fazer isto em casa, ja que tenho a máquina em casa e pra nao gastar dinheiro num fotografo que vai me cobrar para comprar no minimo umas 6 fotos quando na realidade só preciso de uma.

Todavia tenho algumas questões a fazer antes de tirar a fotografia e como quero que isto fique perfeitinho, ou 'quase' perfeitinho ...
bom ...

1) Devo tirar no modo automático 'retrato' ou é preferível ser no modo manual? Se for no modo manual que velocidade, abertura e ISO devo usar? Flash, sim ou não?

2) Depois queria mudar o fundo da foto no photoshop. Alguém sabe os passos pra fazer isto? As paredes cá de casa são creme e então queria colocar um fundo mais branco ou então aquele cinzento muito clarinho típico das fotos BI.

Se alguém tiver dicas... please be my guest :007:
 
1) Devo tirar no modo automático 'retrato' ou é preferível ser no modo manual? Se for no modo manual que velocidade, abertura e ISO devo usar? Flash, sim ou não?

2) Depois queria mudar o fundo da foto no photoshop. Alguém sabe os passos pra fazer isto? As paredes cá de casa são creme e então queria colocar um fundo mais branco ou então aquele cinzento muito clarinho típico das fotos BI.

Se alguém tiver dicas... please be my guest :007:

1 - porque não tiras várias e vês como fica melhor?
estar a dar palpites sem saber a máquina / iluminação etc é díficil ...

2- arranja um lençol e pendura-o na parede ... ;-)
 
o mais certo é negarem as fotos por ter sombras, por isso a menos que tenhas iluminação minimamente decente mais vale ir ao fotografo e fazer um choradinho pelos jpegs
 
2- arranja um lençol e pendura-o na parede ... ;-)

que pena.. nao tenho lençois completamente brancos , lol

o mais certo é negarem as fotos por ter sombras, por isso a menos que tenhas iluminação minimamente decente mais vale ir ao fotografo e fazer um choradinho pelos jpegs

já vi num fotógrafo tirarem fotos a pessoas em condições nada 'espectaculares'. Sentavam-se no banquinho, tinha o 'pano' branco atrás e o 'fotógrafo' tirava a foto com uma compacta, ouviram bem, com uma compacta e sem qualquer tipo de iluminação especial para um estúdio. A iluminação que era usada era apenas a luz artificial da própria loja e o flash da máquina.
Creio que eu com a minha SLR consigo fazer qq coisa de jeito.

E em relação a mudar o fundo no photoshop, alguem sabe como posso fazer?
 
já vi num fotógrafo tirarem fotos a pessoas em condições nada 'espectaculares'. Sentavam-se no banquinho, tinha o 'pano' branco atrás e o 'fotógrafo' tirava a foto com uma compacta, ouviram bem, com uma compacta e sem qualquer tipo de iluminação especial para um estúdio. A iluminação que era usada era apenas a luz artificial da própria loja e o flash da máquina.
Creio que eu com a minha SLR consigo fazer qq coisa de jeito.

agr resta saber se essa foto foi aceite em algum lado.
por mim falo que ha uns anos tentei fazer isso para o BI e mandaram-me dar uma volta pq a foto tinha sombras
 
entao se as fotos nao foram aceites entao esse fotografo deve ter um grande problema em mãos, pois as pessoas faziam fila pa tirar fotos.

a foto que preciso é para a carta de condução, tendo em conta que aquilo nem a cores aparece e é 'colocada' num formato mais pequeno não creio que se ponham com muitas 'mordomias' por causa da foto ... nem é preciso ir muito mais longe, se fores fazer o cartão de cidadão ou o passaporte, vê bem como é que te tiram a fotografia .. achas que têm boa iluminação, uma máquina topo de gama?? parece-me que não.
 
iluminacao teem, foto tirada de frente c/ lampadas fortes a bater de chapa na cara = sem sombras

ja pensaste no preco da impressao das fotografias em papel fotografico? as tantas sai-te mais barato ir ao fotografo ou ate mesmo a uma makina self-service e tirar as 6 fotos.
 
entao se as fotos nao foram aceites entao esse fotografo deve ter um grande problema em mãos, pois as pessoas faziam fila pa tirar fotos.

a foto que preciso é para a carta de condução, tendo em conta que aquilo nem a cores aparece e é 'colocada' num formato mais pequeno não creio que se ponham com muitas 'mordomias' por causa da foto ... nem é preciso ir muito mais longe, se fores fazer o cartão de cidadão ou o passaporte, vê bem como é que te tiram a fotografia .. achas que têm boa iluminação, uma máquina topo de gama?? parece-me que não.

pediste uma opinião, eu dei-te a minha
se n era o que querias ouvir então ja n é problema meu, mas essas respostas n te levam a lado nenhum
 
entao se as fotos nao foram aceites entao esse fotografo deve ter um grande problema em mãos, pois as pessoas faziam fila pa tirar fotos.

a foto que preciso é para a carta de condução, tendo em conta que aquilo nem a cores aparece e é 'colocada' num formato mais pequeno não creio que se ponham com muitas 'mordomias' por causa da foto ... nem é preciso ir muito mais longe, se fores fazer o cartão de cidadão ou o passaporte, vê bem como é que te tiram a fotografia .. achas que têm boa iluminação, uma máquina topo de gama?? parece-me que não.

A mim parece-me que a maquina dos passaportes é material profissional... mas muito especifico para aquele tipo de função
 
pediste uma opinião, eu dei-te a minha
se n era o que querias ouvir então ja n é problema meu, mas essas respostas n te levam a lado nenhum

mas quais respostas??? que eu saiba não ofendi ninguém, deves ter alguma problema de perseguição ...
apenas dei-te um exemplo do que vi, tal como tu deste o exemplo do que passaste e ok aceito.
não percebo pra quê essa tua 'resposta' agora ... anyway
obrigd pelas dicas vou tentar em casa e se realmente a foto não ficar como deve ser, o mais certo é ir mesmo ao fotógrafo.
 
mas quais respostas??? que eu saiba não ofendi ninguém, deves ter alguma problema de perseguição ...
apenas dei-te um exemplo do que vi, tal como tu deste o exemplo do que passaste e ok aceito.
não percebo pra quê essa tua 'resposta' agora ... anyway
obrigd pelas dicas vou tentar em casa e se realmente a foto não ficar como deve ser, o mais certo é ir mesmo ao fotógrafo.

O importante é mesmo um fundo inócuo e boa iluminação (flash).
 
Eu já tirei a mim próprio, contra uma parede branca, e depois imprimi em papel brilhante.

Não tendo ficado óptimas ficaram aceitáveis. Serviram o seu propósito :)
 
Eu também tive fotos recusadas há muitos anos atrás, em que nem máquina tinha e pedi uma emprestada. O importante é teres um fundo neutro, a face estar bem visível e a foto ter as proporções e margens correctas. O meu problema na altura foi o fundo não ser neutro e ter pouca margem à volta da cara.

De resto se conseguires acertar com o tipo de foto, sai mais barato pagar 1 euro + 1 foto numa ***** ou imprimir em casa, que pagar 5 euros por 4 fotos numa máquina, mas provavelmente vais ter de fazer várias experiências até acertares. Acho que deves conseguir imprimir 4 fotos tipo passe numa fotografia 10x15.

A questão é que ires à máquina sai mais caro, mas não dá trabalho e sabes que o resultado será aceite.
 
Última edição:
Acho que deves conseguir imprimir 4 fotos tipo passe numa fotografia 10x15.

A questão é que ires à máquina sai mais caro, mas não dá trabalho e sabes que o resultado será aceite.

Sim, claro tens toda a razão. Mas como quem corre por gosto não cansa vou usar um pouco do meu tempinho e experimentar tirar em casa com o tripé. Se ficar mesmo 'mauzinho' não terei outro remédio senão ir ao fotógrafo.
Dps vos conto o resultado :p
 
Como já se disse, fazer este tipo de fotos em casa não é forma mais prática nem mais económica de conseguir o resultado pretendido.

As minhas dicas:
- o fundo é muito importante (mas isto já foi mais do que batido). Eu tenho umas cortinas lisas que fazem bem o serviço ;)
- contrariamente ao que já se disse, não é essencial usar uma grande abertura (sendo o fundo neutro e sem detalhe, não é preciso usar aberturas grandes para desfocar o fundo). Claro que a uma abertura maior pode facilitar a iluminação, sobretudo se for usado flash (onde há luz q.b. mesmo para aberturas pequenas). Mesmo assim, quanto mais longe do fundo for possível estar, melhor.
- idealmente, usar iluminação com flash, difusa q.b. e o mais frontal possível (para evitar sombras por baixo dos olhos e do nariz). Não sei se tens flash externo, mas até um flash interno com um difusor/bouncing card DIY faz bem o serviço.

Se é um auto-retrato, aplicam-se as dicas típicas do auto-retrato:
- é indispensável usar tripé
- se possível usar comando remoto
- depois há problema de conseguir a pose certa. Nas máquinas automáticas há aquele espelho que dá para fazer a previsão da pose. Se usares um espelho, tem cuidado com os reflexos. Se a máquina estiver a funcionar "tethered" (e aqui já estamos a complicar bastante o setup) pode ser usado um monitor para poder fazer a review da foto sem sair do sítio.

Depois há a questão da impressão, que requer papel fotográfico e uma boa impressora. Cuidado que as impressora de jactos de tinta pode ter pigmentos que perdem rapidamente as cores. Se a foto for para plastificar isto pode não fazer diferença, mas se não for é chato daqui a uns tempos parecer que foi tirada há 100 anos.


De qualquer modo, agora que são usadas aquelas máquinas horríveis para tirar as fotos do BI, aka Cartão do Cidadão, penso que a fasquia das fotos "tipo BI" desceu bastante ;)
 
Por acaso não acho dificil fazer isso em casa desde que se tenha uma parede branca. Já fiz algumas vezes e a primeira com compacta. Mas, no meu caso, tenho um sótão onde o flash da máquina é suficiente para fazer bounce no tecto e tirar qualquer sombra. Mas sobre isto já se falou muito

Sobre os custos eu acho que vale mesmo a pena fazer em casa. Esse tipo de fotos não precisa de qualidade profissional (vejam as que são aceites das tais máquinas...) logo mandar imprimir 6 ou 8 numa 10x15 por 9 cents em muito lado vale a pena.
 
Eu já o fiz em casa dezenas de vezes e ate já o fiz na rua. (tou a falar deste tipo de fotos LOL)

Como já te disseram, os setings são relativos pois dependem da iluminação do sitio onde estas bla,bla,bla..
De resto e só tirares uma fotografia como um retrato normal mas em que a iluminação fique difusa e sem sombras na parede sendo esta de preferência branca ou muito clara.

Podes usar luz artificial, flash, o que quiseres (desde que não uses o flash na built in). Se tiveres flash externo e só rebateres pro tecto e ta a andar de mota. Não custa nada.

Depois podes imprimir montes de fotos numa só folha que te dá pra uns anos. LOL

Lembra-te só. Parede branca ou muito clara e nada de sombras a volta da carola.
 
Back
Topo