Empregos de informática no estrangeiro

jb_mtj

Membro
Boas,
Alguém sabe qual a melhor forma de arranjar trabalho no estrangeiro? Por onde começar e que sites pesquisar?
Por aqui no forum já vi pessoal que está a trabalhar na Noruega, Suiça, ... se pudessem contribuir com a sua experiência, de como conseguiram o emprego e toda a burocracia envolvida (entrevistas, arranjar casa, ...) agradecia :)

Obrigado
 
Os convites que tenho para o estrangeiro foi por pessoas que fui conhecendo ao longo da minha caminhada..mas posso vos dar uma dica de tentarem um multi nacional como a Nokia Siemens Networking..tem vários projectos no estrangeiro..Espanha, Inglaterra, França e Brasil..posso vos dizer que não precisão de estar fora do pais para encontrar as mesmas condições ;) cada projecto muda não só a experiência como as condições porque simplesmente o "pais" do projecto aluga o nosso pessoal mas da as mesmas condições..fica apenas a dica :P
 
Os convites que tenho para o estrangeiro foi por pessoas que fui conhecendo ao longo da minha caminhada..mas posso vos dar uma dica de tentarem um multi nacional como a Nokia Siemens Networking..tem vários projectos no estrangeiro..Espanha, Inglaterra, França e Brasil..posso vos dizer que não precisão de estar fora do pais para encontrar as mesmas condições ;) cada projecto muda não só a experiência como as condições porque simplesmente o "pais" do projecto aluga o nosso pessoal mas da as mesmas condições..fica apenas a dica :P
Obrigado pela dica :)
 
Bem,

Vou dar aqui umas dicas. Primeiro que tudo, tens que ter a noção que os primeiros meses no estrangeiro não é facil, mas com o tempo aquilo muda.

Agora para arranjar emprego, aconselho-te a ires com um contrato na mão, ou atravez de uma empresa portuguesa, depois de lá estares, procura por ti outra coisa, pois a nivel de salarios, mesmo indo com uma empresa portuguesa, é totalmente diferente que encontrar trabalho por lá por ti mesmo numa empresa da zona que pretendes.

Podes começar a enviar curriculos por sites de emprego, decide em primeiro qual a zona que pretendes e depois procura sites de emprego. Para informatica e para ganhares bem, aconselho UK e Suiça. Prepara-te pois inicialmente poderás ter que fazer entrevistas de emprego por telefone.

Sobre o alojamento, o melhor é te mentalizares em ir os primeiros meses para um apartamento partilhado, até teres algum dinheiro para morares sozinho ou mesmo com a tua mulher ou companheira. Rendas, por vezes tens que pagar os primeiros 2 meses adientados, penso que aqui muita gente tambem já o faz.

Relativamente aos documentos, se for para um pais da UE, precisas apenas do BI ou Cartao do Cidadão, para viajares e estares legalizado por o pais que escolheres, claro que terás depois que te registar lá na "Segurança Social" do país em questão, terás que seguir os procedimentos legais, como se fosses desse país. Caso pretendes ir para a Suiça, já terás outro tipo de Leis, o seguro de Saudo é obrigatorio, terás que ter um contrato de trabalho para te legalizares e receberes uma autorização de residencia e trabalho.

Se tu ou outro tiver mais duvidas força.

Abraços
 
Bem,

Vou dar aqui umas dicas. Primeiro que tudo, tens que ter a noção que os primeiros meses no estrangeiro não é facil, mas com o tempo aquilo muda.

Agora para arranjar emprego, aconselho-te a ires com um contrato na mão, ou atravez de uma empresa portuguesa, depois de lá estares, procura por ti outra coisa, pois a nivel de salarios, mesmo indo com uma empresa portuguesa, é totalmente diferente que encontrar trabalho por lá por ti mesmo numa empresa da zona que pretendes.

Podes começar a enviar curriculos por sites de emprego, decide em primeiro qual a zona que pretendes e depois procura sites de emprego. Para informatica e para ganhares bem, aconselho UK e Suiça. Prepara-te pois inicialmente poderás ter que fazer entrevistas de emprego por telefone.

Sobre o alojamento, o melhor é te mentalizares em ir os primeiros meses para um apartamento partilhado, até teres algum dinheiro para morares sozinho ou mesmo com a tua mulher ou companheira. Rendas, por vezes tens que pagar os primeiros 2 meses adientados, penso que aqui muita gente tambem já o faz.

Relativamente aos documentos, se for para um pais da UE, precisas apenas do BI ou Cartao do Cidadão, para viajares e estares legalizado por o pais que escolheres, claro que terás depois que te registar lá na "Segurança Social" do país em questão, terás que seguir os procedimentos legais, como se fosses desse país. Caso pretendes ir para a Suiça, já terás outro tipo de Leis, o seguro de Saudo é obrigatorio, terás que ter um contrato de trabalho para te legalizares e receberes uma autorização de residencia e trabalho.

Se tu ou outro tiver mais duvidas força.

Abraços
Obrigado pelas dicas _LJ_ :)
Que sites de emprego recomendas?
Tenho visto o
http://www.monster.co.uk
e o http://www.jobup.ch
mas não tenho tido muito sucesso...
 
Well, não se passa nada nesta terra!
Mas sim tens melhor qualidade de vida. (se volta e meia saires do País....)
Posso dizer-te que de vez em quando vou a portugal espairecer :D (Aerlingus rula.... se fores para o Porto raynair rula ainda mais)

O ordenado minimo por aqui fica à volta dos 15k/ano já com descontos.

Na area de informática.. programadores, técnicos, analistas etc... em termos médios 45k/ano

Callcenters / Helpdesks / sales - entre 22k e 30k

deu para ter uma ideia? ;)
 
Well, não se passa nada nesta terra!
Mas sim tens melhor qualidade de vida. (se volta e meia saires do País....)
Posso dizer-te que de vez em quando vou a portugal espairecer :D (Aerlingus rula.... se fores para o Porto raynair rula ainda mais)

O ordenado minimo por aqui fica à volta dos 15k/ano já com descontos.

Na area de informática.. programadores, técnicos, analistas etc... em termos médios 45k/ano

Callcenters / Helpdesks / sales - entre 22k e 30k

deu para ter uma ideia? ;)

Deu para perceber que se ganha mais do que cá ;)
 
Alguém sabe qual a melhor forma de arranjar trabalho no estrangeiro? Por onde começar e que sites pesquisar?
Por aqui no forum já vi pessoal que está a trabalhar na Noruega, Suiça, ... se pudessem contribuir com a sua experiência, de como conseguiram o emprego e toda a burocracia envolvida (entrevistas, arranjar casa, ...) agradecia :)

Pela maneira como fazes a pergunta parece-me que não sabes ao certo o que queres, e que andas a "ver o que há". Nisso não te posso ajudar muito, porque sabia o que queria e contactei sempre com as empresas directamente.

No caso da empresa onde estou agora foram eles que me contactaram, perguntando se estava interessado numa entrevista. Disse que sim, correu bem, fiz estágio e depois passei a full-time. Tinha também tentado outra enviando o CV directamente, mas quando me responderam já tinha aceite a outra oferta. Em termos de entrevista e do processo de recrutamento foi igual com todas as pessoas que arranjaram um emprego no estrangeiro a partir de Portugal. Todos eles já sabiam mais ou menos o que queriam, candidatando-se directamente às empresas respectivas. Nenhuma era portuguesa (ie candidataram-se directamente ao estrangeiro).

Primeiro há uma entrevista telefónica para avaliar os teus conhecimentos. Costuma ser uma coisa simples, geralmente apenas para eliminar quem nem sequer sabe fazer um programa de 20 linhas. Se correr bem vais à empresa fazer entrevistas presenciais, obviamente com as despesas pagas por eles. Se correr bem depois fazem um background check (verificar se tens mesmo o curso que indicas, se trabalhaste nos sítios que indicas, etc) e depois fazem-te a oferta. Se aceitares é tratar dos vistos, caso sejam necessários, e aparecer lá na data indicada.

Quanto a casa deram-me casa durante 30 dias e os serviços de uma empresa para me ajudar a encontrar casa, e 5 dias depois de chegar já tinha casa. No entanto isto varia muito - há empresas que apenas dão casa durante 30 dias, outras que dão apenas algum dinheiro, outras que não dão nada. O mesmo para levares as tuas coisas para lá - algumas pagam tudo, outras dão-te dinheiro, outras não dão nada.

Um conselho que dou, caso seja a primeira vez que fazes isto, é candidatares-te primeiro a empresas em que não estás muito interessado. Como ainda não conheces bem o processo (e especialmente se o teu inglês não for o melhor) sempre tens algum treino, e gradualmente vais ganhando confiança e correndo melhor. Claro que também não podes esperar demasiado, senão a vaga que queres é preenchida entretanto :P

Como o _LJ_ disse ao início pode ser difícil - tens de pagar o depósito, comprar mobília, a viagem para lá - e tens de ver as condições que a empresa dá - se existe bónus de deslocação, se podem pagar o primeiro salário adiantado (e se sim quando), etc. É também importante ver as condições que dão em termos de suplementos (alimentação, transporte, etc) e seguros de acidentes, vida e saúde - quer para ti quer para o resto da família (mulher e filhos), se houver.

Fora isso acho que não há muito mais a dizer. Se tiveres alguma dúvida mais específica diz.
 
Como é que conseguem pensar em trabalhar no estrangeiro? Epa eu não consiga, tenho os meus amigos todos cá, conhecidos, família, namorada.
 
Como é que conseguem pensar em trabalhar no estrangeiro? Epa eu não consiga, tenho os meus amigos todos cá, conhecidos, família, namorada.

Pois no nosso caso não é uma obrigação é mais uma opção.
No meu caso só mesmo se a minha namorada estivesse na disposição de ir tb.
 
Pela maneira como fazes a pergunta parece-me que não sabes ao certo o que queres, e que andas a "ver o que há". Nisso não te posso ajudar muito, porque sabia o que queria e contactei sempre com as empresas directamente.

Não é bem assim. Sei bem o que quero, é programar :) mas a minha experiência professional é mais em VB6, C e C# e pelo que tenho visto pedem mais para Java (embora eu me safe em qq linguagem). Tenho enviado CVs a anúncios de emprego e de muitos que enviei consegui entrevista telefónica para três e só um fui a entrevista presencial (o qual não correu lá muito bem ...). A minha idade também já passa dos 30 não sei se isso tb influencia...
O que tens feito é candidaturas espontaneas? Ou vais ao sites de empresas e vês as ofertas que por lá têm?

Obrigado pelas tuas dicas :)
 
Java/JavaEE, SQL, FLEX, SAP, ORACLE

Boas,

Programadores JAVA (com experiência e fluência no Inglês), precisam-se!

www.workatdnb.ie

Aconselho aos mais curiosos a verem o vídeos.

b
tw, se possuírem conhecimentos em FLEX também e' uma mais valia.


Qualquer duvida, pm!

Regards,
Fabio
 
Por acaso também tenho esta questão. Acabei a licenciatura o ano passado no qual iniciei logo um estágio profissional que estou a gostar bastante. Contudo gostava mesmo de ir experimentar aquilo lá fora e surgiu-me o nome Austrália, mas há o receio pois nunca o fiz e não sei como fazer, queria algo fora de Europa, mas se fosse por cá pronto, mas Austrália era o sonho :cool:.
 
Back
Topo