Análise Kingston SSDnow V séries (Notebook KIT)

JPgod

Moderador
Staff
Autores: João Godinho (JPgod)
Produto: Kingston SSDnow V séries (Notebook KIT)
Data : 09-05-2010



ZWAME Análise

logo.png


Introdução

Vamos trazer para review mais um SSD. Trata-se De um Kingston SSDnow série V, de 64 GB. Esta é a gama mais barata da Kingston e é baseada num novo controlador Toshiba, baseado no JMF618, e equipado com 64 MB de cache, ao contrário das primeiras gerações que tinham o malfadado controlador JMICRON JMF602, que originava "stuttering". Também oferece suporte ao TRIM, para melhor performance ao longo do tempo. As memórias flash são também da Toshiba (segundo outras reviews, este SSD não será aberto)

Vamos testar o "kit notebook", que incluir uma caixa externa para disco 2,5" USB 2.0 e o respectivo cabo USB e um disco com o software Acronis True Image, útil para clonar o disco do portátil para o SSD. Vem incluído um manual a explicar como fazer esta operação.

Existe ainda o kit desktop, que inclui os elementos acima, vem com um cabo SATA de dados, um cabo Molex -> SATA, e adaptadores para instalar o SSD numa baia de 3,5". O SSD também é comercializado sozinho.

Especificações

  • Fabricante: : Kingston
  • Modelo: SNV425-S2BN/64GB
  • Tipo de disco: Solid State Drive Multiple Level Cell (SSD/MLC)
  • Capacidade (oficial): 64 Gigabytes
  • Capacidade (reportado pelo SO (NTFS): 59,6 GB (64,020,803,584 bytes)
  • nº de sectores: sem informação
  • Cache: 64 MB
  • Controlador:
  • Velocidade reportada: 200 MB/s leitura - 110 MB/s escrita
  • Operações por segundo IOPS (leitura): sem informação
  • Operações por segundo IOPS (escrita): sem informação
  • Tempo de acesso: ~0,2 ms
  • Interface: Serial ATA II
  • Construção da carcaça: Alumínio com pintura cinzenta escuro.
  • Consumo: Activo: 5.2W) Sleep: 0.7W
  • Alimentação: SATA/5V
  • Tempo de vida (MTBF) estimado: +1,000,000 Hours
  • Dimensões: 100,15 mm comprimento, 69,85 mm largura, 9 mm altura (2,5" form factor)
  • TRIM: Sim
  • Garantia: 3 anos
  • Preço estimado: 165,9 € (versão sem ser kit por volta dos 140-145 €)
  • Site Oficial: CLICK

Fotografias

1 - Começando pela embalagem deste SSD. Por estarmos perante o KIT notebook, a embalagem é maior que fosse apenas o SSD.
2 - Do outro lado temos as especificações.


3 - Há 2 capas de cartão, a proteger uma embalagem plástica, onde está o conteúdo, bem protegido.
4 - Aqui está a embalagem plástica interior, com o disco de software em primeiro plano.


5 - O conteúdo. Temos então o SSD, protegido em plastico anti estático, a caixa externa USB, o disco com o software "Acronis True Image" e um cabo USB.
6 - O SSD em destaque


7 - Por se tratar do Kit upgrade notebook, é incluido esta caixa USB 2,5". É relativamente simples se comparar com outros produtos no mercado e é feita em plástico preto. A ligação de dados e energia é feita com um cabo USB simples.
8 - Parte interior, com a ficha USB e o led de actividade.


9 - O outro lado. Podemos ver a trava para remover a tampa para a instalação do disco. Ou seja a montagem do disco é rápida, simples sem nenhuma ferramenta.
10 - Aqui a caixa aberta, com um disco de 2,5" Fujistu 160 GB instalado. Infelizmente a caixa pode ser incompatível com alguns discos, sendo que o modelo instalado nesta imagem não é detectado pelo SO, mas com um Toshiba de 160 GB já funciona perfeitamente. Modelos de 7200 RPM provavelmente serão os mais prejudicados devido a energia.


11 - O famoso aviso de dispositivo sensível à electricidade estática, logo devem ter cuidado no seu manuseamento.
12 - A parte superior do SSD tem um grande adesivo ilustrativo. A construção parece-me boa, todo em alumínio pintado a cinza escuro.


13 - Parte inferior, sem nenhum adesivo. Há 4 roscas para montagem.
14 - Vista lateral, onde podemos ver os furos para montagem lateral.
 
Última edição:
1ª parte

Vamos dividir a review em várias partes, sendo nesta o HDtach, HDtune,atto e crystaldiskmark. Vamos comparar com o OCZ Vertex com o firmware 1.5, Gskill Falcon II, um Hitachi 3,5 500 GB 7200 RPM e um Fujitsu 2,5" 5400 RPM

Configuração

HDtach

Comparativo de latência e média de leitura e escrita

hdtach-1.png
hdtach-2.png


Em leitura e escrita este SSD conseguiu bater toda a concorrência! Um excelente resultado de um SSD de apenas 140-150€! Em latência foi um pouco pior, mas 0,2 é excelente na mesma e muito abaixo dos mecânicos.
Abaixo fica os screenshots. Por ser imagens grandes, deixa-se os links directos.

Kingston 64 GB
http://img.zwame.pt/destr0yer/kingston-ssd/hdtach.png

OCZ Vertex 1.5 120GB
http://img.zwame.pt/destr0yer/kingston-ssd/hdtach-vertex.png

Gskill falcon II 64GB
http://img.zwame.pt/destr0yer/falcon2/hdtach-gskill.png

Hitachi 7200 rpm 3,5" 500GB
http://img.zwame.pt/destr0yer/falcon2/hdtach-hitachi.png

Fujitsu 5400 rpm 2,5" 160GB
http://img.zwame.pt/destr0yer/falcon2/hdtach-fujitsu.png

HDtune

Comparativo de latência e mínimo, média e máximo de leitura
hdtune-1.png
hdtune-2.png


O SSDnow foi novamente o mais rápido em leitura (escrita não foi possível) e em latência o veredicto foi igual ao HDtach. Abaixo os gráficos completos.

Kingston 64 GB
hdtune.png

OCZ Vertex 1.5 120GB
hdtune-vertex.png

Gskill falcon II 64GB
hdtune-gskill.png

Hitachi 7200 rpm 3,5" 500GB
hdtune-hitachi.png

Fujitsu 5400 rpm 2,5" 160GB
hdtune-fujitsu.png


ATTO disk benchmark

Kingston 64 GB
atto.png

OCZ Vertex 1.5 120GB
atto-vertex.png

Gskill falcon II 64GB
atto-gskill.png

Hitachi 7200 rpm 3,5" 500GB
atto-hitachi.png

Fujitsu 5400 rpm 2,5" 160GB
atto-fujitsu.png


Já no ATTO, o Vertex 1.5 foi mais rápido, especialmente na escrita. o SSDnow foi superior ao Gskill Falcon II. Em ultimo aparece os discos mecânicos.

Crystaldisk

4 KB
crystaldisk-1.png

512 KB
crystaldisk-2.png

Sequencial
crystaldisk-3.png


Em termos de leitura, o SSDnow rivaliza com o Vertex 1.5, mas em escrita foi pior, embora um pouco melhor que o Falcon II

 
Última edição:
2ª parte

Vamos passar para o H2benchw e o IOmeter, que fazem testes baseados em perfis reais.

H2benchw

h2benchw1.png


Neste gráfico temos 3 perfil: F-Prot, simulação de antivírus, Copying, cópia de ficheiros e Photoshop. edição de imagens. O SSDnow foi inferior ao Gskill no F-Prot e Photoshop, mas melhor em Copying. O Vertex 2 fica à frente, mas é mais lento nos outros.

h2benchw2.png


Mais 3 perfil. Microsoft Word, Instalação de SO e Swapping (ficheiro de paginação). O Vertex 2 novamente é melhor em todos os testes, seguido pelo Gskill, menos no Installing, onde o SSDnow foi um pouco melhor.

h2benchw3.png


Pontuação Global. O SSDnow ficou assim em 3º, embora bem acima dos mecânicos que levaram um banho.

IOmeter

Passamos então ao IOmeter, com 4 perfis, com 4 perfis, Workstaion (estação de trabalho), Fileserver (Servidor de ficheiros), OLTP (base de dados) e Webserver (alojamento de páginas Web).
Uma nota o Vertex neste teste não tinha o firmware 1.5, mas sim o 1.3.

iometer-iops.png


Este teste mede o numero de operações por segundo
Fileserver: O SSDnow surpreendeu e bateu largamente o Vertex e o Falcon, os mecânicos mal aparecem!
OLTP: A mesma situação acima
WebServer: Aqui já foi o Vertex e o Falcon a bater largamente. A diferença aqui para os mecânicos é explosiva. A área de alojamento Web tem muito a ganhar com SSD's.
Workstation: Aqui a diferença para os mecânicos é pequena, com o SSDnow a ficar um pouco atrás do Vertex. O Falcon decepcionou aqui.

iometer-mbps.png


Este teste mede a velocidade em MB/s.
Fileserver: Tal como no IOps. o SSDnow bateu o Vertex e o Falcon, os mecânicos mal aparecem!
OLTP: A mesma situação acima, mas menos expressivo.
WebServer: Também em MBps o Vertex e o Falcon a bater largamente o SSDnow. A diferença aqui para os mecânicos é novamente explosiva.
Workstation: Aqui a diferença para os mecânicos é pequena, com o SSDnow a igualar o Vertex. O Falcon decepcionou aqui novamente

iometer-art.png


Este teste mostra o tempo média de resposta, logo quanto menor for o valor, melhor.
Fileserver: Mais uma vez o SSDnow consegue um resultado fantástico.
OLTP: Idem, aspas.
WebServer: O SSDnow ganha aqui também, mas a diferença foi bem menor para os outros 2 SSD's.
Workstation: Ao contrário dos outros testes, aqui o SSDnow ganha tranquilamente.
 
Última edição:

3ª parte - Caixa externa USB

Testes simples da caixa USB que é fornecida, ligadas à um portátil Samsung R580.

HDTACH USB

hdtune-usb.png


A performance equivale a muitas caixas e discos USB à venda em separado, o que é bom, embora eu já tive caixas que faziam 35 MB/s constantes, embora não seja grande diferença. A limitação é mesmo as portas USB. Fica uma sugestão à Kingston no futuro lançar uma revisão que suporta USB 3.0 ou mesmo (powered) eSATA. Outra adição seria um cabo em Y para energia suplementar, já que há discos 2,5" que podem precisar de mais corrente que uma porta USB pode fornecer.

4ª parte - Testes em AMD

Por fim, testes rápidos em sistema AMD, com chipset 790X + SB750. Será testado em modo AHCI e IDE.

Configuração

  • CPU: AMD Athlon II X4 640 @ 3000 mhz, BCLK @ 200 mhz, NB & HTT @ 2000 mhz
  • Motherboard: Gigabyte 790XTA-UD4 (790X + SB750)
  • Memória: 2x 2048 Corsair Dominator GT 1866 @ 1667 7-7-7-16 1T
  • Grafica: Shappire HD5750
  • Discos auxiliares: OCZ Vertex 120GB, Sansung F1 1 TB (não utilizados nos testes)
  • Sistema Operativo: Windows 7 profissional x64
  • Fonte: Antec TruePower 750W
  • Não foi feito qualquer trim entre os testes e utilizado firmware de origem.
HDtach - AHCI

http://img.zwame.pt/destr0yer/kingston-ssd/hdtach-amd-ahci.png

HDtach - IDE

http://img.zwame.pt/destr0yer/kingston-ssd/hdtach-amd-ide.png

HDtune - AHCI

hdtune-amd-ahci.png


HDtune - IDE

hdtune-amd-ide.png


Veredicto

A performance sintética foi pior em AMD do que em Intel, e curiosamente pior em IDE do que AHCI, quando se esperava o contrário. Provavelmente pelo SO ter sido instalado em modo AHCI pode ter influenciado. A boa noticia que não notei nenhum "stuttering" ou equivalente, estando tudo a funcionar na perfeição e tudo muito rápido.

 
Última edição:
Conclusões

Destaco pela Positiva:

  • Excelente performance, especialmente em Intel. Apesar de ser um SSD da gama value, encarou bem outros SSD topo de gama.
  • Boa qualidade de construção, em alumínio anodizado a cinza
  • Excelente kit para notebook, com uma prática caixa externa e software de backup.
  • A caixa externa é muito simples de usar. Permite montar um disco sem nenhuma ferramenta!
  • Preço muito bom para um SSD, na ordem dos 150-160 € (depende do tipo de KIT, o mais barato será o que vem apenas o SSD).
  • Suporte para TRIM.
  • Baixos consumos, baixo aquecimento e sem ruído, o habitual de um SSD.
Destaco pela Negativa:

  • A caixa externa revelou alguns problemas de compatibilidade com alguns discos. Deve-se ter atenção principalmente ao consumo, visto que apenas busca a energia a uma porta USB.
  • Aparentemente o controlador ainda pode sofrer de stuttering, mas só em situações extremas, com vários R/W em simultâneo.
Conclusão

Ora aqui está uma surpresa. Um SSD que pode se considerar barato e ao mesmo tempo com uma excelente performance. O novo controlador resolveu os problemas da geração anterior do stuttering, melhorou a performance e adicionou suporte para TRIM.
Não sendo adversário para SSD's como os OCZ Vertex (ainda menos perante a nova geração com controladores Sandforce), mas também os preços são outros e humilha qualquer HDD na mesma.
O KIT para notebook é excelente para quem tem portáteis, podendo aproveitar o disco de origem como um disco externo para armazenamento de dados. O que recomendo vivamente, nunca ter documentos, imagens, videos, musica e afins num SSD, porque alem do espaço ser muito limitado, desgasta mais o SSD.

Naturalmente, este SSD leva a nossa recomendação máxima.

Classificação

zwame200.png


Agradecimentos

A ZWAME agradece à Kingstom pela disponibilidade do material para teste.

Copyright © Zwame, Lda 2010. Reprodução proibida sem autorização prévia.
 
Última edição:
64 GB para ser usado como disco de sistema e para jogos? Para mim infelizmente é muito pouco, a minha enorme biblioteca de jogos Steam ocupa muito mais que 120 GB! Ainda pensei em tempos em meter SSD mas os preços altos não convidam para se ter por aqui dois SSDs de 120 GB cada 1.
 
Pois com um SSD tem que se fazer uma boa gestao de espaço, ou instalas o Steam noutro disco, ou entao tens que ter instalado apenas o que jogas.

Em termos de review, excelente como sempre. Só tenho pena de nao ter dinheiro para meter aqui um ssd no Mac Mini!
 
estou aqui como umas dúvidas em bocadinho preguiçosas:
Que ligações têm estes discos? o que quero saber é que tipo de cabo o alimenta e que tipo de cabo transfere os dados?
 
Eu tenho Steam com 32 GB, bem como outros jogos com 25 GB e obviamente não os tenho no Vertex. Tenho 29 GB lá e com windows já bem carregado de programas ;)

@jonas69, é só ver as ultimas pic's, é ligação SATA. Em portáteis nem se usa cabos...
 
E para enfiar um destes SSDs num desktop, torre de pc, com Baias normais para os discos mecânicos? Compra-se um adpatador? A que preço?
 
Comprei um da scythe por 2 ou 3 € e dá para 2 drivers 2,5" (na pratica pode ser difícil utilizar 2 drivers devido aos cabos ficarem próximos demais)
 
Os adaptadores são baratos, tens por exemplo este por 3,9€ que dá para enfiar dois SSDs (se bem que nem todas as alimentações Sata das fontes acabam por permitir realmente colocar os 2.

Se a alimentação for como a da esquerda, dá, se for como a da direita só dará para um. Eu tenho um adaptador desses, falo por experiência.
View attachment 7806View attachment 7807
Basicamente se os cabos saírem para traz do conector, consegues por os dois SSDs, se sair para baixo não porque corta a passagem para a alimentação do SSD de baixo.

Estava mesmo ancioso por ver os testes. O resultado que obtiveste nos testes veio suportar os meus, uma quebra de 10MB/s na escrita é normal para ter o SO instalado.
Eis o meu resultado (com windows 7 a correr no SSD)
captureymw.jpg


Estou ansioso para ver o que mais ai vem nas próximas páginas. Deixo-te uma dica, se puderes vê quanto tempo demora o Ubuntu 10.04 a arrancar com este bixo :P

Muito bom, parabéns JP

abraço
 
O adaptador que tenho é este que mostraste. Os problemas que reportas são os meus, daí que tive que remover o 2º disco 2,5", já que as ligações estavam péssimas.

Eh pah, não sei se consigo instalar o ubuntu. Tentei instalar no outro desktop e o resultado é falhanço por ser gráfica intel.
 
Vi por ai no fórum, thread dos discos SSDs, que houve pessoal que colocou o SSD preso por alguma coisa, fita cola?, em cima de um disco mecânico na torre do pc mas isso para mim é arriscado devido ao aquecimento dos dois discos: O SSD por causa do mecânico....
 
Vi por ai no fórum, thread dos discos SSDs, que houve pessoal que colocou o SSD preso por alguma coisa, fita cola?, em cima de um disco mecânico na torre do pc mas isso para mim é arriscado devido ao aquecimento dos dois discos: O SSD por causa do mecânico....

O aquecimento do SSD é muito mas muito pouco. Já cobrir o HDD com fita e tapa-lo (neste caso com um SSD) é que é uma muito má ideia, a fita cola ou pior, a fita isoladora, é também isoladora térmica quando comparada com o metal da carcaça do disco em contacto com o ar.
 
isto sao valores dados pelo fabricante? na prática consome assim "tanto"? é os 5watts sao o mesmo consumo de um disco mecánico 2.5"

Nao me parece que consuma tanto, até posso dizer mais, isso é mais que alguns discos mecânicos de 2.5'. Lembro-me do melhor disco IDE 2.5 que tive (um western Digital de 120GB) que anunciava claramente 5V 0.5A o que dá uma potencia de 2,5W. Não acredito que este SSD gaste 5.2W até porque rebentava com a potencia normal de uma porta USB impedindo de usar o disco numa caixa externa, ora se ele vem com uma caixa externa...

mais info aqui, confiando na informação presente, a porta USB dá 5V (garanto que isto está certo) e 500mA, dando 2,5W de potencia fornecida. Se o SSD funciona na caixa externa, não passa dos 2,5W (dedução óbvia).

cump.
 
Este ssd tem velocidades melhores do que o que possuo da serie V , mas so o testei rapidamente , o teste foi feito com o disco vazio?

Ja agora o porque de testa-lo em Desktop se ele se destina a portateis?
 
deve ser para ter uma ideia do verdadeiro poder do SSD, penso eu
num portátil facilmente algum outro componentes pode limitar e comprometer a performance
 
Back
Topo