Tópico das Redes Móveis Nacionais

Tiago.Pereira

Power Member
Olá a todos.

Aproveito para criar um novo tópico. Aqui poderão falar sobre as várias operadoras existentes a nível nacional (sem MVNO): tmn, Optimus e Vodafone. Digam o que acham das mesmas, e falem á vontade sobre as mesmas.

Boas discussões!

Tiago

será que isto vai para sticky?
 
Operadoras GSM em Portugal? Classifico-as de 1 a 10

TMN = 2 (dou 2 devido á cobertura de rede nacional)

Vodafone = 3 (dou 3 porque ainda existe 20% dos funcionários que vieram da Telecel)

Optimus = 1 (dou 1 porque pertence ao maior empregador do país, que é um factor positivo actualmente)

Funcionam todos mal, enganam as pessoas com a publicidade enganosa, o apoio ao cliente, os tarifários, etc... e a Anacom nada faz!

Um exemplo, a Vodafone em Uk ou Es funciona bem e as operadoras aí são controladas o dia a dia pelas entidades reguladoras respectivas.

Mas acho que o TFP devia colocar este tópico em votação e os membros colocavam as questões de prós e contras, possivelmente um esquecimento,
Cpts,
 
Operadoras GSM em Portugal? Classifico-as de 1 a 10

TMN = 2 (dou 2 devido á cobertura de rede nacional)

Vodafone = 3 (dou 3 porque ainda existe 20% dos funcionários que vieram da Telecel)

Optimus = 1 (dou 1 porque pertence ao maior empregador do país, que é um factor positivo actualmente)

Funcionam todos mal, enganam as pessoas com a publicidade enganosa, o apoio ao cliente, os tarifários, etc... e a Anacom nada faz!

Um exemplo, a Vodafone em Uk ou Es funciona bem e as operadoras aí são controladas o dia a dia pelas entidades reguladoras respectivas.

Mas acho que o TFP devia colocar este tópico em votação e os membros colocavam as questões de prós e contras, possivelmente um esquecimento,
Cpts,


Ao ler a tua resposta por momentos pensei que 1 fosse a nota máxima e 10 a nota mínima :P
Mas concordo contigo, somos sugados à força toda pelas operadoras, parece a crise do petróleo aqui a alguns anos onde as grandes petrolíferas começaram a oferecer menos petróleo para o mercado para que os preços subissem...nas operadoras temos tarifários e promoções iguais e quando é lançado uma promoção nova, no dia seguinte, ou mesmo horas depois, as outras duas operadoras lançam a mesma coisa já com spots publicitários flyers tudo demasiado arranjadinho para quem soube "à umas horas atrás" das novidades concorrentes...pronto precisava de desabafar :P
 
Existe uma determinação do ICP-Anacon e esta é muito rigorosa, porque foi em concordãncia na mesa das 3 operadoras, que os preços de uma operadora quando baixam ou sobem, no mesmo dia as outras tem que igualar, embora que lhe chamem outros nomes aos produtos. Mesmo nos pacotes dos telemoveis + cartão passa-se o mesmo. Em 24 horas tem que igualar os preços.

Parece-me que este despacho, está no site da Anacon. Eu tenho conhecimento porque tenho relaçãoes profissionais com o ICP-Anacom semanalmente.
 
Operadoras GSM em Portugal? Classifico-as de 1 a 10

TMN = 2 (dou 2 devido á cobertura de rede nacional)

Vodafone = 3 (dou 3 porque ainda existe 20% dos funcionários que vieram da Telecel)

Optimus = 1 (dou 1 porque pertence ao maior empregador do país, que é um factor positivo actualmente)

Funcionam todos mal, enganam as pessoas com a publicidade enganosa, o apoio ao cliente, os tarifários, etc... e a Anacom nada faz!

Um exemplo, a Vodafone em Uk ou Es funciona bem e as operadoras aí são controladas o dia a dia pelas entidades reguladoras respectivas.

Mas acho que o TFP devia colocar este tópico em votação e os membros colocavam as questões de prós e contras, possivelmente um esquecimento,
Cpts,

já agora uma dúvida. Tás a dizer que a melhor cobertura é da TMN certo?
 
já agora uma dúvida. Tás a dizer que a melhor cobertura é da TMN certo?

A TMN teve dificuldades há uns anos em certas cidades e AE, colocaram as antenas direccionais, sem repetidores e as aldeias ou localidades pequenas ficaram sem rede.

Há cerca de 2 anos, colocaram antenas omnidireccionais, com ganhos de 10 ou até mesmo 15 dBi e ainda reforçaram as aldeias, com pequenas antenas (parecem antenas de TV logarítmica) para dar cobertura total ao 3G do sinal para os portáteis e-escola, resultando rede total também nas redes GSM/GPRS/EDGE/UMTS.

A Vodafone ficou-se pelas grandes cidades e em locais onde tem mais potenciais clientes, nas AE usam antenas direccionais (eu na minha casa estou a cerca de 1 km de uma antena junta á A1 e não tenho rede Vodafone ,eu uso Vodafone desde 1994, mas 3G ou GPRS não tenho) porque a antena está direccionada para norte e outra para sul, não para as laterais.

Com a Optimus acontece o mesmo, nem rede em GSM nos 900 MHz consigo, embora que foi a Optimus que conseguiu que todas as localidades a Oeste da EN 118, desde Samora Correia a Abrantes abrangendo até o alto Alentejo, que a a Vodafone e a TMN não tinham sequer rede GSM. Foram milhares de pessoas com Optimus e que a maioria ainda mantém o 93!

Um exemplo flagrante, na cidade de Santarém a Vodafone tem 3 antenas apenas, mas 50% da população não consegue o 3G sequer, na parte histórica de Santarém e onde está o todo o comércio tradicional, não tem rede. A TMN rede máxima!

Também a TMN como a rede mais antiga e com melhores condições de trabalho, dado que tem as lojas da PT com os serviços técnicos gerais, podiam á muito ter feito melhor, mas só em 2008 é que investiram e colocaram-se a pontos largos de diferença das outras redes.

Agora para finalizar este tipo de testamento, eu só não mudei já para a TMN devido a estar fidelizado á 91 devido aos topos de gama, e como fui burro, para agravar ainda mais, em Fevereiro recebi 2 terminais topo de gama a 50% do PVP (que já despachei) forçando-me a estar mais 24 meses agarrado. Só se mudar o tipo de serviço, ficar com os cartões da conta em tarifário pré-pago e fazer um contrato com a TMN, mas como tenho muito medo dos serviços da PT, vou-me mantendo com estes números antigos da 91. Também posso desvincular-me da fidelização, basta provar em Tribunal que não tenho rede em nesta casa e na empresa que possuo, mas sou tuga...
 
Última edição:
A rede da Vodafone na parte antiga de Santarém não é assim má. Mas nota-se que é fraca. Dentro de edifícios às vezes falha.

De resto tenho Vodafone. Não gosto do operador. Acho que não tem qualquer dinâmica, limita-se a ir lançando as coisas que se têm que lançar. No entanto acho que esse problema é mais ou menos transversal. A Optimus ainda é a que se safa com uns rasgos. Infelizmente o mercado é muito ingrato porque qualquer manobra destas é anulada rapidamente e copiada e a esta altura do campeonato os tipos da Optimus já se devem ter fartado de invenções.

Por uma mistura de embirração com conveniência pessoal continuo a usa um SIM que diz Telecel e um tarifário da época da Telecel.
 
Eu actualmente tenho TAG da Optimus.. Durante anos tive Telecel / Yorn / Vodafone..

Aquilo que eu posso dizer é que para mim o serviço da Vodafone sempre foi MUITO mais profissional. Especialmente nos momentos em que é preciso resolver algum problema.. Na Optimus, a rede parece-me melhor, os preços são definitivamente melhores e falha menos vezes.. Mas quando falha, se precisarmos do serviço de assistência é bom que tomemos o Xanax antes de entrar em contacto com eles, porque a incompetência do SAC é absolutamente desesperante..

A TMN fui cliente durante um breve período.. Mas na altura tive tantos problemas logo de inicio que desisti logo da ideia.. Mas já foi há demasiado tempo para que me atreva a dar uma opinião sobre o que é a TMN actualmente.
 
Em resposta ao post do "timber"

Sim é isso mesmo, mas apenas um exemplo que se passa comigo da firma que está sediada no centro histórico. fui o 2º. cliente da PT a ter ADSL, (motivos profissionais e colaboração com a PT), estou a pagar os 12 Mb e estou apenas a 4 Mb, medidos pela PT mais que uma vez, dado que a estação está saturada e ainda bem distante.

Se colocar uma pen da 91 mal consigo abrir um portal na net, se colocar uma da TMN tenho 7,2 Mb HSUPA, medidos também pela Vodafone e pela TMN.
A Antena da 91 que estou a captar sinal encontra-se junto ao CNEMA, e no telemovel não tenho 3G dentro da firma e na rua tenho que andar á procura de sinal, pareço um parvinho...

Se colocar a pen do 93 é rede igual á 96, mas a 91 nem pensar. Se não fosse por ter servidor, router, etc, usava a pen da TMN para a net na firma. Mas ainda há um pormenor, na minha outra casa na Expo Norte (Lx) a rede da pen 91 fica HSDPA mas por pouco tempo e cai muitas vezes, mudo o cartão sim para o 96, estou sempre a 7,2 HSUPA. De facto não se justifica essa anomalia da Vodafone, dado que tem a sua sede ali próxima e ser uma zona com milhares de utentes que usam os serviços totais das redes móveis, fixas e digitais.
 
Última edição:
Eu actualmente tenho TAG da Optimus.. Durante anos tive Telecel / Yorn / Vodafone..

Aquilo que eu posso dizer é que para mim o serviço da Vodafone sempre foi MUITO mais profissional. Especialmente nos momentos em que é preciso resolver algum problema.. Na Optimus, a rede parece-me melhor, os preços são definitivamente melhores e falha menos vezes.. Mas quando falha, se precisarmos do serviço de assistência é bom que tomemos o Xanax antes de entrar em contacto com eles, porque a incompetência do SAC é absolutamente desesperante..

A TMN fui cliente durante um breve período.. Mas na altura tive tantos problemas logo de inicio que desisti logo da ideia.. Mas já foi há demasiado tempo para que me atreva a dar uma opinião sobre o que é a TMN actualmente.

Já fui cliente das três operadoras nacionais e, curiosamente, acho o atendimento da Optimus (actual, assinatura) bastante mais profissional e veloz que as outras duas, sendo a da tmn (anterior, assinatura) a que mais problemas me deu (ao ponto de terem simplesmente perdido 4 clientes de uma só vez). O atendimento da Vodafone (cartão secundário, pré-pago) é bom qb.

Em termos de rede, e a nossa noção dependerá sempre dos sítios que costumamos estar, a Optimus sai vitoriosa, tenho quase sempre sinal máximo no 3G. Vodafone não tem o 3G tão forte, mas perde para a tmn em alguns pontos mais interiores do país.


:)
 
Já fui cliente das três operadoras nacionais e, curiosamente, acho o atendimento da Optimus (actual, assinatura) bastante mais profissional e veloz que as outras duas, sendo a da tmn (anterior, assinatura) a que mais problemas me deu (ao ponto de terem simplesmente perdido 4 clientes de uma só vez). O atendimento da Vodafone (cartão secundário, pré-pago) é bom qb.

O atendimento é diferente para os vários tipos de clientes ;) Não os assistentes não são os mesmos...

Trabalhei na Sonae bem perto do pessoal do 1693/1230 entre outros, já tive TMN mas na altura em que a rede andava muito muito saturada (onde moro continuo e nos periodos mais complicados não é quase possivel fazer uma chamada) portanto desisti rapidamente, dado que estava na Sonae lá fiquei cliente Optimus e devido ao tarifário bastante bom que tenho nunca mais mudei, engraçado é que nunca tive problemas de cobertura no entanto também moro em Lisboa logo tinha dúvidas que isso acontecesse (mas nas viagens que tenho feito nunca tive problemas de cobertura).

Já pensei em mudar para a Vodafone, mas não tinha qualquer vantagem nisso nem em termos de preços nem de cobertura portanto ainda uso Optimus...

EDIT: Vytman a minha lista telefónica também é um pouco assim, muitos Vodafones e TMN's e apenas alguns Optimus (o pessoal que aderiu ao TAG) no entanto como não pago SMS's para qualquer rede não me preocupo muito...
 
Última edição:
Existe uma determinação do ICP-Anacon e esta é muito rigorosa, porque foi em concordãncia na mesa das 3 operadoras, que os preços de uma operadora quando baixam ou sobem, no mesmo dia as outras tem que igualar, embora que lhe chamem outros nomes aos produtos. Mesmo nos pacotes dos telemoveis + cartão passa-se o mesmo. Em 24 horas tem que igualar os preços.

Parece-me que este despacho, está no site da Anacon. Eu tenho conhecimento porque tenho relaçãoes profissionais com o ICP-Anacom semanalmente.

Não sabia ;)

Pronto é desta que eu me acalmo um bocadito das teorias das conspirações ;)

Quanto à minha relação com as operadoras, sou cliente Vodafone e já fui TMN. Mudei porque fui "praticamente obrigado" visto que só 3 números da minha agenda é que não são Vodafone. Pessoalmente gostava mais da TMN, tenho melhores recordações de um atendimento mais organizado. Problemas de rede nunca tive, a não ser no Natal e no ano novo hehe. De uma forma geral gosto mais da Optimus, pois é aquela que nunca me deu problemas :P
 
O atendimento é diferente para os vários tipos de clientes ;) Não os assistentes não são os mesmos...

Daí eu ter mencionado o tipo de tarifário que tenho/tive ;)

Entre a Optimus e a tmn (ambos com assinatura), a tmn ficou muito, muito a desejar. A Optimus ainda não me falhou, quer no atendimento quer na resolução de "problemas" ou dúvidas. E como tal, por aqui me mantenho :)
 
Ja tive as 3, mas de momento so tenho vodafone e tmn, sendo que a tmn é a principal, visto 99.9% ser tmn e alem disso serem todos moche, sobre o serviço nao tenho razoes de queixa, rede tambem e coisa que nao falta, quando ha problemas reclamo fica registado e resolvido em 2 dias max, sobre a vodafone idem, embora use muito menos, mas e a sensação que tenho tido até ao momento, optimus ja tive cerca de meio ano, com TAG inclusive mas aqui na zona ng é e nao compensava, em atendimento penso que sao normais tambem, so fiquei um pouco triste foi com as chamadas, nao do sinal que esta no maximo mas com a qualidade, chamadas de longa duracao, notava-se varios cortes nas chamadas, tanto na margem sul como no algarve quando fui de ferias e levei o tag comigo, fora isso sao todas iguais, umas melhores outras piores, depende do sitio do pais e da sorte que cada um tem LOL, é mesmo assim, é a verdade xD
 
Boas,

Vou ca deixar a minha opiniao mas se querem me crucificar...........força.

Optimus: uma anedota de rede embora tem boas promoçoes tem uma cobertura no interior do pais praticamente a zero, uma rede que tem muito potencial mas que nao esta a ser desenvolvido. Como ja e o costume vocacionado para as grandes cidades de resto........esquece.

TMN: ok, operador do estado (grupo pt) diz tudo: monopolizam tudo, gastam euros as carradas sem saber onde e porque. Tem uma cobertura OBRIGATORIAMENTE boa mas como tudo ha muitas falhas, mais uma vez o interior do pais ficou esquecido tem se visto melhorias mas nem por isso e uma rede fiavel.

Vodafone: Bem era para ser uma rede "independente" quando virou da telecel para vodafone mas para o maior grupo mundial de telecomunicaçoes ca em portugal e outra anedota, servicos que nao funcionam, campanhas publicitarias pouco agrassivas ou entao copiadas da TMN (que copia do Optimus). Cobertura insatisfactoria, informacoes aos clientes que nao correspondem a realidade etc. etc.

Na realidade nao temos varios operadores temos e um monopolio e o cliente tanto faz estar num ou noutro que e tudo igual.

Ja estive nos 3 e posso dizer que e tudo a mesma coisa,

A politica utilizada noutros paises e diferente ha mesmo uma tentativa de ser melhor que os outros enquanto ca em pt comem todos pelo mesmo prato a hora de almoco. Vejamos um exemplo: pedi um reforco de rede ca na minha zona, apos 4 anos a minha operadora teve a amabilidade de instalar uma antena nova (fiquei com o problema resolvido) na mesma antena estao instalados as antenas das outras operadoras (aproveitaram a boleia) que por norma tinham que montar outra antena para o servico deles........ Se eu nao tivesse pedido um reforço tambem os outros nao tinham ca cobertura certo???? Devo informar que a antena nao estava previsto no plano da operadora para esse ano......

Se nao acreditam no meu testamento sugero fazer uma pesquias sobre tarifarios nas 3 operadoras principais e veem que e tudo igual, e so uma questao de logotipo e perferencia.
Como tudo neste pais de galinhas nos o cliente temos que pagar por um servico que nao corresponde a verdade anunciado. Nao ha novidades nem alternativas so ha mudanca de logotipo e cores.................

becosemsaida
 
A TMN teve dificuldades há uns anos em certas cidades e AE, colocaram as antenas direccionais, sem repetidores e as aldeias ou localidades pequenas ficaram sem rede.

Há cerca de 2 anos, colocaram antenas omnidireccionais, com ganhos de 10 ou até mesmo 15 dBi e ainda reforçaram as aldeias, com pequenas antenas (parecem antenas de TV logarítmica) para dar cobertura total ao 3G do sinal para os portáteis e-escola, resultando rede total também nas redes GSM/GPRS/EDGE/UMTS.

A Vodafone ficou-se pelas grandes cidades e em locais onde tem mais potenciais clientes, nas AE usam antenas direccionais (eu na minha casa estou a cerca de 1 km de uma antena junta á A1 e não tenho rede Vodafone ,eu uso Vodafone desde 1994, mas 3G ou GPRS não tenho) porque a antena está direccionada para norte e outra para sul, não para as laterais.

Com a Optimus acontece o mesmo, nem rede em GSM nos 900 MHz consigo, embora que foi a Optimus que conseguiu que todas as localidades a Oeste da EN 118, desde Samora Correia a Abrantes abrangendo até o alto Alentejo, que a a Vodafone e a TMN não tinham sequer rede GSM. Foram milhares de pessoas com Optimus e que a maioria ainda mantém o 93!

Um exemplo flagrante, na cidade de Santarém a Vodafone tem 3 antenas apenas, mas 50% da população não consegue o 3G sequer, na parte histórica de Santarém e onde está o todo o comércio tradicional, não tem rede. A TMN rede máxima!

Também a TMN como a rede mais antiga e com melhores condições de trabalho, dado que tem as lojas da PT com os serviços técnicos gerais, podiam á muito ter feito melhor, mas só em 2008 é que investiram e colocaram-se a pontos largos de diferença das outras redes.

Agora para finalizar este tipo de testamento, eu só não mudei já para a TMN devido a estar fidelizado á 91 devido aos topos de gama, e como fui burro, para agravar ainda mais, em Fevereiro recebi 2 terminais topo de gama a 50% do PVP (que já despachei) forçando-me a estar mais 24 meses agarrado. Só se mudar o tipo de serviço, ficar com os cartões da conta em tarifário pré-pago e fazer um contrato com a TMN, mas como tenho muito medo dos serviços da PT, vou-me mantendo com estes números antigos da 91. Também posso desvincular-me da fidelização, basta provar em Tribunal que não tenho rede em nesta casa e na empresa que possuo, mas sou tuga...

tou a ver que enquanto a TMN andou para a frente as outras pararam :lol: é que tinha achado estranho estares a dizer que a TMN era a que tinha melhor cobertura porque à pouco mais de 2 anos andei a investigar isso e tudo indicava que a TMN era a mais fraca mas tal como disseste nestes ultimos dois anos a TMN reforçou a rede enquanto os outros ficaram a dormir :)
obrigado pelo esclarecimento deu para ver que tens conhecimento na matéria :D
cumps
 
Olá timber. Pelo teu post vejo que és santarém e como também sou queria deixar-te uma questão se souberes: Sabes se a optimus tem boa cobertura de sinal na zona do jardim de baixo?
 
Existe uma determinação do ICP-Anacon e esta é muito rigorosa, porque foi em concordãncia na mesa das 3 operadoras, que os preços de uma operadora quando baixam ou sobem, no mesmo dia as outras tem que igualar, embora que lhe chamem outros nomes aos produtos. Mesmo nos pacotes dos telemoveis + cartão passa-se o mesmo. Em 24 horas tem que igualar os preços.

Parece-me que este despacho, está no site da Anacon. Eu tenho conhecimento porque tenho relaçãoes profissionais com o ICP-Anacom semanalmente.

Esta informação é muito interessante.

De quem partiu essa determinação? Essa determinação, no fundo, mina quase todo o espírito de concorrência que deveria de existir entre as operadoras, deixando apenas para o efeito a realização de campanhas mais ou menos imaginativas, não é?
 
Esta informação é muito interessante.

De quem partiu essa determinação? Essa determinação, no fundo, mina quase todo o espírito de concorrência que deveria de existir entre as operadoras, deixando apenas para o efeito a realização de campanhas mais ou menos imaginativas, não é?


Eu acho que essa determinação, a existir, não faz sentido abslutamente nenhum! Como podem obrigar uma operadora a igualar as ofertas e campanhas das outras?! É inadmissível. Além disso, não se tem verificado isso. O TAG da Optimus foi durante meses ainda é diferente do YP Extravaganza e do TMN Moche. Há tarifários diferentes na oferta empresarial das três operadoras e na oferta particular também, por exemplo, planos Smart da Optimus que a VDF e a TMN não têm.

Acho que a convergência das ofertas é mesmo a necessidade das operadoras de manterem os seus clientes e impedirem que eles fujam para a concorrência com uma manobra de "nós também temo", e não porque são obrigadas.

De qualquer forma, gostava de ver o despacho oficial. :P Se existe mesmo amanhã vou-me divertir muito no trabalho. :P
 
Back
Topo