HiFiMAN RE0 - Review

strikereg

Power Member
Desculpem estar a abrir este novo tópico com algo que já tinha postado no tópico geral dos In-ear, mas depois de algum tempo de utilização queria acrescentar mais algumas impressões sobre estes auscultadores, o que no tópico geral seria difícil uma vez que as notas perderiam o sentido por estarem desligadas do post original. Além disso, desta forma fica tudo mais organizado para quem quiser acrescentar opiniões sobre estes auscultadores.


HiFiMAN RE0 In-Ear Headphone

Foto da autoria deste utilizador do Head-Fi:

Fabricante: Head-Direct também conhecida por HiFiMAN
Tipo de Driver: Dinâmico
Tamanho do Driver: 9mm
Impedância: 64 OHM
Sensibilidade: 100dB/1mW
Frequência de resposta: 15Hz ~ 22KHZ
Preço oficial: $79 (incrivelmente já custaram $200 e já nessa altura as reviews os apontavam como uma óptima compra)


Compra: €65, comprados na *****, cerca de 1 semana entre a encomenda e a recepção. Não anunciam a venda para Portugal mas não colocam obstáculos se os contactarmos por e-mail.
Também se vendem directamente do fabricante.

Modelo: Este modelo teve 3 revisões, a última é a que está à venda actualmente em ambos os sites e que consta deste post no Head-fi: cabo mais recente em borracha, ficha em L, 5 pares de filtros suplentes, 3 tamanhos de borrachas normais (pretas) e 2 tamanhos de borrachas duplas (branco transparente).

Exterior: Parecem-me resistentes, nada de negativo que salte à vista. O cabo é, para mim, excelente: flexível mas aparentemente resistente e de um tipo de boracha que não agarra muito à roupa.
Em termos de durabilidade não sou das melhores pessoas para dar opinião, nunca consegui estragar nenhuns earphones e nem os cuido com especial cuidado, nunca andam em caixas próprias, por exemplo.
Em termos de conforto são bons, como todos os auscultadores com este formato, que também é o ideal para a discrição.



Passando ao que interessa, o som:


Fonte: Iphone 3G, Iphone 3G + Fiio E1, Macbook, Sony HT-DDWG800 (ligação por cabo óptico ao Macbook)

Música: Para terem uma ideia, ouço fundamentalmente rock, do mais variado possível, desde o mais comercial, passando pelos clássicos, até ao alternativo. Também música clássica e algum Pop.

Termo de comparação: Tenho os seguinte phones, ordenados por preferência (mais ">", maior diferença):
Grado SR60 (€85) > Head-Direct RE0 (€65) >> Apple In-Ear (€40) >>> Ultimate Ears Super.fi 3 Studio (€80) >>>>>>>> Sennheiser CX300 (€25) > Creative EP630 (??)

Destes, recomendo:
-Grado SR60 (não são in-ear, mas servem aqui como termo de comparação) - pelo detalhe qb e pela energia que dão à música, sem deixarem de ser minimamente equilibrados;
-RE0 - pelo detalhe fantástico, pelos agudos como nunca tinha ouvido nuns phones
-Apple In-ear (dual driver "balanced armature") - por se aproximarem do detalhe dos SR60, não se afastarem muito dos RE0, mas custarem substancialmente menos (Ebay)

Os restantes não recomendo. Os UESuper.fi3 não são maus, mas são caros e inferiores ao Apple. Os outros são maus, bass forte mas pouco detalhado, falta de detalhe em geral.


O que interessa aqui, portanto, é a comparação entre os Apple In-ear (com os quais estava satisfeito) e os RE0, que comprei por curiosidade.

Ambos apresentam como pontos fortes o detalhe e equilíbrio na reprodução do som, sem que baixos, médios ou agudos se sobreponham uns aos outros. Os baixos podem ser insuficientes para alguns, para mim são mais que adequados, tendo em conta o estilo de música que ouço.
Lembro-me por exemplo, quando passei dos phones originais do 1º iPod para os CX300, gostei dos baixos nalgumas músicas mais comerciais, por exemplo Green Day, mas senti que me "estragavam" algumas músicas, por exemplo Radiohead.

O som dos RE0 é mais analítico, mais detalhado, ouve-se o dedilhar das cordas, pequenas alterações na voz, na guitarra, etc, com uma clareza fantástica. Ouve-se claramente o vibrar da guitarra baixo em vez de apenas um som baixo mais indefinido.
Os instrumentos estão mais separados nos RE0 do que nos Apple. É como se nos Apple ouvissemos uma "parede" de som, enquando que nos RE0 ouvimos cada um dos tijolos da parede, se é que me faço entender. O primeiro é um pouco mais envolvente, o segundo é muito mais analítico.
Ao princípio estranhei esta separação, mas passado uma semana já não tinha saudades dos Apple.

Também como consequência disto, os baixos dos RE0 envolvem menos o som, uma guitarra baixo é mais um instrumento na banda, nos Apple parecem um nada menos definidos e sobrepoem-se aos restantes sons criando a tal "parede".
Mas para mim tanto uns como outros são muito equilibrados neste aspecto, os baixos ouvem-se, estão presentes, têm impacto, mas não sobressaem relativamente ao restante som, é assim que gosto para a maioria da música que ouço, mas se fossem um nada mais fortes (como são os dos Grado SR60), também não fazia mal.

Edit: Algo que também noto relativamente aos baixos é que variam muito de música para música no impacto e no destaque que têm, o que penso ser explicado pela transparência que caracteriza estes auscultaores: se o baixo, na música original, é envolvente ou tem impacto, então ele está presente nos RE0. Caso contrário, não são os RE0 que vão introduzir ou salientar os baixos dando-lhes um corpo que não tinham no original.

Os agudos dos RE0 de facto brilham, são bem superiores aos dos Apple, apesar do driver dedicado só para os agudos que estes têm. Eu pensava que os Apple já eram fantásticos nos agudos, mas os RE0 criam um novo patamar de qualidade, não tem nada a ver, nunca os pratos de uma bateria soaram tão bem.

Edit: Passado algum tempo com os RE0 esta diferença nos agudos é mais notória ainda. A primeira coisa que noto ao colocar os Apple in-ear é a falta do treble comparativamente aos RE0.

E o fantástico é que, mesmo com tanto detalhe, nenhum som parece desaparecer abruptamente numa passagem mais complexa, os pratos da bateria soam e continuam a soar até pararem de vibrar, não cortam abruptamente como acontecia por vezes nos Apple.

Evidência do maior detalhe que os RE0 permitem ouvir na música foi a necessidade que senti de voltar a ripar alguns CDs que já tinha no PC há muitos anos, quando o espaço (Gb) não abundava, a 128, 160 e 192Kbps. Tiveram que passar para 320Kbps. De 320Kbps para FLAC não encontrei qualquer diferença, fossem quais fossem a fonte e os auscultadores.

O isolamento é um pouco inferior nos RE0, pelo que li é característica comum ao comparar phones de drivers dinâmicos com phones de drivers "balanced armature".
Por isso, nalgumas ocasiões (Transportes públicos), preferia o baixo um pouco mais forte, para ajudar a eliminar o ruído de fundo. Mas isto sou eu, que tenho o volume do iPhone para aí a 1/3 num comboio, para quem ouve mais alto não deve fazer diferença.

Ah, e já me esquecia. Em termos de phones com drivers dinâmcos, estou rendido ao burn-in. A mudança não foi nada do outro mundo, mas sentiu-se claramente, especialmente nos baixos. Não fiz nenhum teste científico, só tenho um par :), mas pelo menos uma questão de habituação não foi, uma vez que só os experimentei uns 2-3 minutos de início, uns 2-3 minutos para aí uma 40 horas de música depois, e outro tanto ao fim de pouco mais de 100 horas. Esses minutos, com a mesma música, foram suficientes para perceber o efeito.

Recomendo também as borrachas Sony Hybrids, servem nuns e noutros, são as mais confortáveis que já usei, e complementam bem o baixo algo contido que é característica destes phones.
Parece que já não se vendem no site oficial da Sony, mas ainda há vendedores no Ebay (Estados Unidos). Aqueles que vendem só um tamanho ou mostram as borrachas fora da caixa, são imitações de qualidade inferior.

Edit: Há 2 semanas também recebi um amplificador Fiio E1, que liga ao Line-Out do iPhone. Sinceramente, alteram mesmo muito pouco o som,. Talvez o baixo seja um pouco mais envolvente, o som um pouco mais suave, mas nada que se note na rua / nos transportes e que justifique a chatisse de andar com mais 1m de fio.

Se conseguir encurtar o fio, passo a usá-lo, apesar da diferença mínima na qualidade, mas com o fio deste tamanho não justifica o incómodo.


Bem, mas tudo isto pode ser resumido desta forma: separação de instrumentos e detalhe fantásticos nos RE0, som ainda detalhado mas menos analítico e separado nos Apple. A diferença não é enorme. Como os preços são para diferentes bolsas, recomendo os dois a quem gostar de detalhe, médios, agudos e um bass equilibrado, em linha com o restante som.

Qualquer questão, estejam à vontade :)
 
Sem dúvida, boa review!
Seria interessante um confronto entre RE0 e hippo VB! Se não me engano, são in-ear para o mesmo preço e bastante bem cotados.
 
Sem dúvida, boa review!
Seria interessante um confronto entre RE0 e hippo VB! Se não me engano, são in-ear para o mesmo preço e bastante bem cotados.

Mas com sound signatures completamente opostas :)

Eu vou comprar os RE0, e possivelmente irei comprar uns com uma sound signature mais diferente (mais warm, mais bass-heavy). Talvez os VB, ainda não decidi. De momento estou mais virado ou para os VB ou para os FA Eterna
 
Boa review.

Acho que o termo que pretendias para descrever o "prolongar" dos agudos, comparativamente com os Apple, era extensão.
 
viva:D

boa review:)

Tens os hippo VB e os shroom?

Se tivesses paciencia ainda era gajo para tos mandar se quiseres fazer um comparativo entre os 3:)
 
Tens os hippo VB e os shroom?

Se tivesses paciencia ainda era gajo para tos mandar se quiseres fazer um comparativo entre os 3:)
Não, só os que disse lá em cima.
Ainda pensei em comprar os Hippo VB, ou em alternativa os Fisher-Audio Eterna, como complemento aos RE0, mas ainda não me decidi.

Se quiseres que os compare não tenho nada contra :)
 
Engraçado, compraste um LG KU990, não foi? Eu tenho um e acho muito jeitoso, o único senão é a bateria durar pouco se andarmos na brincadeira com a net e a ver divx. Ainda não arranjei foi um adaptador para jacks de 3,5mm...
 
Engraçado, compraste um LG KU990, não foi? Eu tenho um e acho muito jeitoso, o único senão é a bateria durar pouco se andarmos na brincadeira com a net e a ver divx. Ainda não arranjei foi um adaptador para jacks de 3,5mm...
Não foi para mim (tenho um iPhone 3G, também do Ebay), mas do que experimentei também gostei. E a minha mulher tem um LG Arena também do Ebay. E com qualidade de som (headphones) comparável ao do meu iPhone, assim de memória, mas não os comparei lado a lado.
ok :D manda me ai os teus dados por PM:) eu amanha mando te isso registado:)
Ok
 
Cá estão eles, os meus RE0 :)

27174056.jpg


Antes de mais, quero dizer que comecei a escrever este post às 17:30... Só mais de 2h depois é que vim escrever o post............. Tive cerca de 15min a experimentar as várias tips que aqui tinha e o resto do tempo deitei-me no sofá a ouvir música porque logo depois de tirar estes IEMs da caixa o som é fabuloso (ok, depois de andar um bocado com as tips porque as primeiras com que experimentei, as small dual-flanges que vinham com eles, ia tendo um ataque cardíaco pois o som era completamente horrível).

As tips que vêm com eles não houveram nenhumas que me agradássem por aí além. O tamanho das dual flanges (segundo eles é um par de small e um de large) é completamente idiótico. Para terem uma noção aqui têm duas fotos, as large ao lado das large da sennheiser e as small ao lado das medium da sennheiser:

27183605.jpg
27183635.jpg


Dito isto consegui melhor som (diferença BASTANTE notória) com as large dual flanges, ficam os fones todos de fora porque nem a primeira "flange" entra completamente mas são as que me dão melhor som. Só comparável com as large dual flanges da sennheiser que é as que estou a usar agora, mas as verdadeiras (as brancas são de um par falso, a diferença entre as verdadeiras e falsas é bastante notória. Se bem que nos M6 gosto mais do som com as falsas e o fit com estas é muito mais confortável).
De qualquer forma tenciono comprar um set de Sony Hybrids num futuro próximo das verdadeiras. Depois de experimentar se gostar delas sou capaz de encomendar um set das "fakes" só no tamanho que gostar mais. Fico logo com tips para tudo e sempre posso ver se a diferença de qualidade é muito notória ou não.

Em termos de som são simplesmente fabulosos. E quanto melhores fones experimento piores ficam os CX400-II na minha cotação pessoal... Depois de ouvir os RE0 cerca de uma hora fui comparar com os CX400-II e só me veio á cabeça o pensamento: "Porra, queres ver que me vieram trocar os CX400-II por uns falsos?". Ainda não tive a oportunidade de os comparar com os M6 que por sua vez já os acho bem melhores que os CX400-II.

O bass sinceramente não me afecta muito depois de os usar durante uns minutos. Se não estiver a comparar directamente nem sinto muito a falta. O bass está presente o suficiente, falta-lhe mesmo é o impacto que comparando com os CX400-II, os M6 ou os V-Moda é praticamente inexistente. Isto até para mim é um ponto positivo por um lado porque torna-os muito suaves e ouvi-los durante muito tempo não cansa absolutamente nada. Compensa com a qualidade geral e o bass está presente, oiço perfeitamente as linhas de baixo, não tenho é um BOOM BOOM do impacto dos outros IEM que possuo.

O uso do E5 com o bass boost ligado torna-os bastante mais warm mas não aumenta muito a quantidade real do bass nem o impacto. Ainda não decidi bem se prefiro com ou sem ou se são apenas sons diferentes. Dito isto prefiro muito mais usa-los sem o E5 se este não tiver o bass boost ligado. Ou seja, ou uso directamente ou então uso o E5 com bass boost. Li que estes IEM beneficiam de um bom amp, algo a pensar no futuro, o E5 é porreiro mas não é o que se pode considerar "bom amp".

Uma coisa que adorei neles é que não têm hiss nenhum. Os CX400-II têm bastante hiss mas é fácilmente contornado baixando um pouco o volume no controlador do cabo que trazem. Os M6 também têm bastante e nesses só vai lá mesmo com o uso do E5 (praticamente não os consigo usar sem o E5 por causa disso). Meto o volume da source quase no máximo e depois ajusto no E5 e o hiss vai-se todo embora.

Sinceramente, estes IEMs são uma maravilha de se ouvir. Dão um prazer imenso! Não poderia estar mais contente. Confesso que estava bastante preocupado com os níveis de baixos mas depois de os ouvir durante algum tempo nem sinto a falta.

E aqui vai uma comparação visual com os V-Moda. Fartei-me de ouvir dizer que eram uma cópia visual dos V-Moda, não acho nada!

27184048.jpg


Usei o iPod 5G para tudo o que disse acima. Equalizador desligado. Agora estou a experimentar com o iPhone 3GS (que no geral acho que tem melhor qualidade sonora que o iPod) e ainda mais gosto deles. E os RE0 responderam muito MUITO bem ao utilizar logo "à maluca" a opção "bass boost" do equalizador do iPhone. Não noto distorção e ficaram com bastante mais presença e impacto.

Sinceramente, acho que descubri os meus IEMs de eleição. Com ou sem bass boost, com ou sem E5 com bass boost. Dependendo do mood. A qualidade deles, sem qualquer burn-in, é FABULOSA. Depois de os ouvir estou ainda mais céptico em relação aos N3 e sinceramente acho que a minha incansável busca por IEMs acabou aqui. Agora só se for mesmo para ir para uma gama mais acima, e mesmo isso não sei. Estava com intenções de comprar os Eterna caso as reviews desta segunda versão fossem favoráveis mas acho que nem isso. Venham os N3 que estão a caminho, gostava muito de experimentar os TM1 também mas acho que a minha busca terminou.

PS: Desculpem lá as fotos não serem das melhores mas foram tiradas com o iPhone e não com a minha máquina maravilha habitual. Estou "viciado" no dropbox para o iPhone + Dropbox no macbook. É uma maravilha! Tiro uma foto no iphone, ele faz logo o upload e aparece-me no mac na pasta do dropbox. É muito conveniente mesmo :D
 
Ando há um par de meses valentes para os comprar. Sempre me pareceram melhores que os Hippo (e mencionei-os muitas vezes em comparação), apesar de andar por aí uma paranóia difícil de explicar, mas como nunca experimentei os RE0 não posso afirmar com certeza.

Tenho remediado no trabalho com uns apple, mas acho que nao vou aguentar muito mais tempo. Não quero estar a levar os SE530 para lá (só uso quando ando em "street mode") e os apple não valem puto para além de querer uns in-ear para me isolar um bocado mais quando preciso de estar concentrado.
 
Só te posso dizer que são uma excelente compra xtr3me. Se estás em dúvida avança que não te arrependes com certeza! Presumo que não estarão ao nível dos SE530 mas tal não seria de esperar de uns IEM de 1/3 do preço. Segundo as reviews estão bem perto da qualidade de gamas mais acima. Há também que ter em consideração que estes IEM saíram a 200$ e já a esse preço eram altamente recomendados!

Aproveito para um pequeno update, agora estou a ouvi-los directamente do Macbook Pro com um pequeno ajuste no iTunes para experimentar. Com este pequeno ajuste ficam perfeitos em termos de bass (sempre usei grandes equalizações mas deixei-me disso. Agora gosto bastante mais de ouvir tudo sem equalizador tirando pequenos ajustes aqui ou ali). Ganha um pouco de corpo e algum impacto. Não usaria isto sempre mas quando quero um som com mais impacto e mais "fun" é uma maravilha. O que posso dizer é que o som destes IEM além de ter um detalhe fabuloso é muito equilibrado, não há cá highs altos de mais (ao ponto de doer fisicamente) nem baixos com o BOOM BOOM. E não pensem que isto é mau, muito pelo contrário! Dão um prazer imenso a ouvir (pelo menos a mim) e como o som é bastante suave nunca cansam (já lá vão o quê? Umas 3-4h? Só pausei para ir jantar...).

Enfim, estou "nas nuvens". Confesso que não esperava gostar tanto deles. Não percebo o pessoal que diz que o som é aborrecido e lhe falta isto ou aquilo. Para mim está muito perto do perfeito (dentro do que já ouvi). Fazem-me lembrar um pouco a sound signature dos IE7 (mas não "escrevam" isto. Já ouvi os IE7 há uns valentes meses e foi apenas durante uns 30-60min. A memória é tramada...)

capturadeecr20100527213.png
 
O que me fascina nos RE0 é precisamente o que falas e que já li noutras reviews, mas que só posso concluír por mim mesmo quando ouvir: o detalhe. E apesar dos SE530 também terem um detalhe excelente, são sound-signatures diferentes.

Quanto à comparação que fazes com os IE7, sinceramente estranho um bocado visto que a assinatura dos senn é tipicamente diferente de todos os outros e não prima tanto por pôr o detalhe acima do resto. Mas, lá está, só ouvindo.
 
É o problema com tudo, só experimentando mesmo. Eu adoro-os.

Pois é a comparação é estranha, mas é como digo, já foi há uns valentes meses. E na altura o melhor que tinha ouvido eram uns CX300-II. Não me admira que se os fosse ouvir hoje não os achava tão bons mas lembro-me perfeitamente que na altura achei o detalhe fabuloso. E acho que a sound signature dos IE7 é um pouco mais equilibrada que outros IEMs da sennheiser (como os IE8 por exemplo).
 
Back
Topo