Desafio Semanal #25 - After The Sun Vanishes...

JPgod

Moderador
Staff
Desafio Semanal #25



After The Sun Vanishes...

Depois do Sol desaparecer, vem a noite. E a noite é misteriosa, sedutora, mas também pode ser bela e com isso fonte de soberbas fotografias! Mostrem lá o que a noite tem de melhor para oferecer! Seja vida nocturna urbana ou mesmo os mistérios nocturnos da natureza!

PS: A ideia do tema é mesmo a noite, por isso por do sol e afins não considero dentro do tema (já tendo sido abordado).

As regras para submissão de fotos:

1. Apenas é permitida uma fotografia por utilizador, tirada e submetida pelo próprio que pode ser alterada durante o concurso (editar post)
2. As fotografias devem ter no máximo 800 pixeis no lado maior
3. As fotografias devem ter um título e o EXIF possível (maquina/modelo, lente, abertura, tempo de exposição, iso, flash, etc)
4. Fotos vencedoras de concursos anteriores não podem ser resubmetidas.


Não é permitido colocar comentários enquanto o desafio decorre. Estes apenas poderão ser feitos quando o desafio terminar e o vencedor for anunciado.

Para esclarecimento de dúvidas enviem PM.


Um desafio por semana nos seguintes termos:

* Novo Desafio - Depois do vencedor ser declarado.
* Início das participações - Assim que o novo desafio é lançado.
* Fim das participações - 22:00h, 25 Maio 2010. O vencedor será escolhido de seguida.
* O vencedor deste desafio escolhe o tema do próximo assim como o seu vencedor.

Boa sorte!
 
Última edição:
Sofá-cama

4844.jpg


Nikon D90 + 18-105
48mm, f/6.3, ISO1000, 1/25s
 
Última edição:
Traços Urbanos

ricardolopes1.jpg
ricardolopes1.jpg
ricardolopes1.jpg



  • Máquina Canon
  • Modelo Canon EOS 50D
  • Exposição 15/1
  • Abertura f/22
  • ISO 100
  • MeteringMode Pattern
  • Flash Não
  • Dist.Focal 18 mm
 
Última edição:
ondehfumocastanhas.jpg


Onde há fumo á castanhas...

SONY - DSC-V3

ShutterSpeedValue - 1/10 seconds
ApertureValue - F 3.20
MaxApertureValue - F 2.83
MeteringMode - Multi-segment
LightSource - Auto
Flash - Flash not fired, compulsory flash mode
FocalLength - 11.80 m
SceneCaptureType - Night scene
 
Lua

Depois do sol se ir deitar, surge esta, a encantadora Lua..

2588732.jpg





  • Maquina EASTMAN KODAK COMPANY
  • Modelo KODAK Z740 ZOOM DIGITAL CAMERA
  • Exposição 1/90
  • Abertura 37/10
  • ISO 80
  • MeteringMode 5
  • Flash 16
  • Dist.Focal 630/10
 
...some light remains

img6070k.jpg


Camera Model: Canon EOS 450D
Lens: EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS
Focal Length: 109.0mm
Focus Distance: Infinite
Aperture: f/8.0
Exposure Time: 2.500 s
ISO equiv: 100
Exposure Bias: none
Metering Mode: Matrix
Exposure: aperture priority (semi-auto)
White Balance: Auto
Flash Fired: No (Manual)
 
Cidade Luz

4635977537_899af19be8_o.jpg


D60
ISO100
F3,4
6''


Nota mental: devia ter aumentado o ISO e diminuído a abertura, e já agora ter levado um tripé :)
 
Raining Light
DSC0045.jpg



  • Máquina Nikon D90
  • Lente 18-105VR
  • Exposição 1/30
  • Abertura f/5.6
  • ISO 3200 (vá não me batam :P mas sem tripé tinha de ir arranjar luz de alguma maneira)
  • Flash Não
  • Dist.Focal 105 mm
 
Bom então ca vai. Demorou já que ando algo ocupado e foi realmente difícil escolher uma foto :D Há aqui várias que merecem!

E a foto vencedora é...

During the night a Light is all we need.
by fsschmitt


runner up
...some light remains by Warlord
Light Tower by Henrique Q

veredicto:

Sofá-cama by Noeljunior
Gostei da abordagem, embora encaixe no tema, talvez não é a ideal. É uma boa foto para uma tema como "solidão".
Mesmo assim acho que ficou a faltar algo que desse algum destaque e ficou um pouco escura.

"Night Bright as Day" by CoisaX
Esta encaixa bem no que disse dos "mistérios nocturnos da natureza" :D É um bom momento captado.
Mas não é aqueles raios de encher o olho e o "glow" do canto inferior direito estragou a fotografia.
A assinatura acho que poderia ser mais discreta.

Traços Urbanos by ripricardo
Está com óptima exposição, bem como o arrasto das luzes dos carros. Um bom exemplo de paisagem urbana nocturna.
O enquadramento que talvez não fosse o melhor. Nota-se alguma compressão exagerada na imagem.

Endless Love by goodtrance
Está bem original e conseguida, dou os meus parabéns, porque não é uma foto fácil.
O efeito do coração ficou demasiado forte, especialmente em algumas partes que ficou sobreexposto,
mas compreendo a dificuldade que deve ter sido obter este efeito. Não leva o meu voto, mas gostei bastante. Num tema de "amor" encaixava ainda melhor :)

Onde há fumo á castanhas... by tubaraomartelo
Está engraçada, mas acho que ficou com demasiadas áreas escuras. Talvez um crop da parte superior, mais zoom ou aproximação.

Lua by jmpub
Com a noite aparece sempre a nossa companheira. Embora seja um foto cliché, gosto bastante de fotografias da lua.
Mas infelizmente fotos da lua soberbas requer bom equipamento.
Nota-se alguma limitação técnica da maquina/lente já que a definição da lua não é a melhor. Parece que levou algum crop, mas não foi informado.

Noite @ Ria by Romao
óptimo enquadramento, exposição correcta e um sitio lindíssimo.
Só acho que se podia ter cortado um pouco na parte inferior do rio e do céu, já que enche muito a foto de escuridão.

During the night a Light is all we need. by fsschmitt
Enquadramento muito bom, óptima exposição, óptimas cores! Parabéns! o reflexo no rio e o arrasto das luzes dão outra vida! leva o meu voto!

After Sunset by orpheusmyth
Bom esta foto já é bem conhecida aqui dos desafios, mas enquadra-se bem.
É uma bela composição e candidata a ganhar, mas a concorrência foi forte. O ruído que se nota no fundo não ajuda.

From: Palmela To: Setúbal by |[-BooT-]|
Gosto de panorâmicas, e esta não é excepção, mas não nestes moldes. Acaba-se por não existir aquele elemento-chave de ligação/destaque.

...some light remains by Warlord
Mas que cores magníficas! O toque das luzes da cidade é a chave de ouro aqui! O título cai bem aqui! parabéns! fica no top 3!

...alguns acordam by bezinha
Um bom momento captado, mas não passa disso. Não cativa como as outras e ficou com algum ruído e um pouco tremida/desfocada.

Cidade Luz by Jfs_
O título cai que nem uma luva! Mais uma foto magnifica! Presumo que seja Paris.
Só tenho a apontar negativamente a exagerada compressão que a imagem levou. Nota-se e bem no céu :(
Se não conseguem cumprir os limites, deixei um link para a imagem em qualidade máxima.

Raining Light by possessed
Tenho que ser sincero, não me despertou o interesse, acho que ficou demasiado vulgar. Chuva nocturna pode ser melhor explorado, por isso toda a dar uso da D90 que é um maquinão! :D

Light Tower by Henrique Q
Bela fotografia! óptima exposição e excelente sitio! ficou no top 3! Talvez um melhor enquadramento da torre e com exposição maior podia dar outro destaque, embora acredito que tenha sido difícil tirar esta foto.

mais uma vez, magnificas fotos! obrigado pela participação :D venha de lá o próximo tema!
 
Última edição:
Parabens ao vencedor, bem como a todos os participantes..
Concordo com a escolha da foto vencedora, nada como uma vista magnifica da Ribeira do Porto
icon12.png

Quanto à minha participaçao, uma maior exposição favorecia a foto mas nao foi possivel devido à falta de tripé.
Gostava também de ter experimentado diferentes angulos mas como esta foto foi tirada durante uma visita de estudo, a impossibilidade de me afastar do local onde os professores estavam dificultou um pouco.
Mais uma vez,
Parabens a todos pelas magnificas fotos..
 
Desta feita não participei, ok cheguei a ter uma foto mas retirei, por falta de enquadramento ao tema, e como estou a dever um comentário de uma das vezes que participei, vou-me redimir e fazer o comentário desta vez.


Noeljunior: Sofá-cama
Ora bem o tema era "Depois do Sol se por" era pedido para se mostrar a beleza do que acontece depois do sol partir. Muito bem, a fotografia Noeljunior é incrivelmente forte, mostra sem medos a beleza do triste e difícil, a beleza do horrível. Esta muito pesada, não há quase detalhe nos tons médios, o que acaba por ainda lhe dar mais força. Não tenho por norma fazer isto, mas esta é para mim a vencedora, vai muito mais alem do que a simples representação gráfica, é emotiva. Excelente composição, Parabéns.

CoisaX: "Night Bright as Day"
Só falha na colocação do candeeiro na composição, a luz é muito intrusiva

ripricardo: Traços Urbanos
Boa longa exposição, gosto muito do enquadramento só gostava de ver o WB mexido para os brancos serem mais brancos, é possível ainda ir busca-los.

goodtrance: Endless Love
Também gosto muito desta, o telemóvel não cera uma das melhores ferramentas para pintar com luz, mas desenrasca. Pegavas no flash, em potencia mínima e com difusor, colocavas entre o casal se não tivesses ai ninguém para ajudar, se tivesses colocavas o flash do lado do rapaz para que a luz fica-se uniforme no rosto da rapariga "luz feminina é o nome técnico" e clack tinhas uma foto strobist muito interessante.

tubaraomartelo: Onde há fumo há castanhas...
E onde não a luz de qualidade é muito difícil fazer-se fotografia, parabéns por teres tentado um exercício tão difícil.

jmpub: Lua
Gosto muito do enquadramento, tem toda a lógica encontrar-se no terço superior direito, mas por gosto pessoal a lua não me é apelativa, talvez pela distancia da mesma.

Romao: Noite @ Ria
Estas desculpado. Repetida e como tal já foi comentada anteriormente.

fsschmitt: During the night a Light is all we need.
Seu enganador:-D Vi as tuas duas fotografias anteriores, a primeira interessante de um farol "leça creio eu" com uma reminiscência de raio de luz, bonita so que estava com o horizonte torto, a segunda um farol sem raio de luz, completamente desinteressante e tb torta, agora esta, lindíssima composição, bom valor de WB, mas não é a mais bela que aqui esta, está só tem beleza visual, não tem mais impacto não é mais profunda que aquilo que os olhos vêm.

orpheusmyth: After Sunset
Repetida e como tal o mesmo cometário da do "Romao: Noite @ Ria"

|[-BooT-]| From: Palmela To: Setúbal
Gosto, pena as panorâmicas não resultarem em pleno com os limites de tamanho justa e compreensívelmente impostos. Gostava de ter visto um maior controlo sobre os valores de exposição entre direita e esquerda.

Warlord: ...some light remains
Irrepreensível e cativante, mesmo a nível de edição.

bezinha: ...alguns acordam
Engraçada, a expressão bicho...WTF um fotografo?

Jfs_: Cidade Luz
Enquadramento "by the book" contem imensa informação e como tal difícil de absorver, mas não estou a por defeitos é apenas uma característica inerente.

possessed: Raining Light
Entende-se a ideia, mas só é bem perceptível no topo da fotografia, esta é a antítese da fotografia anterior peca por muita falta de informação.

Henrique Q: Light Tower
Só não gosto da torre assim chapada no centro, fica monótona.
 
fsschmitt: During the night a Light is all we need.
Seu enganador:-D Vi as tuas duas fotografias anteriores, a primeira interessante de um farol "leça creio eu" com uma reminiscência de raio de luz, bonita so que estava com o horizonte torto, a segunda um farol sem raio de luz, completamente desinteressante e tb torta, agora esta, lindíssima composição, bom valor de WB, mas não é a mais bela que aqui esta, está só tem beleza visual, não tem mais impacto não é mais profunda que aquilo que os olhos vêm.

:P eu 1º meti essas, só que depois mesmo por ter ficado torto decidi trocar por esta mais recente, tirada no dia que foi posta aqui. O novo passatempo já está [ON] :)
 
Back
Topo