Análise AMD Athlon II X4 640

JPgod

Moderador
Staff
Autores: João Godinho (JPgod)



ZWAME Análise

logo.png


Descrição

Depois do AMD Athlon II X4 620, trazemos para análise o mais recente quad-core low cost da AMD. Trata-se do Athlon II x4 640 que trabalha a 3.0 Ghz de origem e difere do Phenom por não ter cache L3, visto que são cores nativos sem cache fisicamente. Este processador utiliza a nova revisão "C3", que oferece melhor eficiência energética (daí o aumento em 400 mhz com o mesmo TDP) e melhor potencial de overclock.

Será novamente o best buy do momento tal como o seu antecessor Athlon II X4 620?
Este processador será comparado com
  • Intel Core i3 530
  • Intel Core i5 661
  • Intel Core i5 750

Nota: Dado a diferença temporal entre estes testes, alguns dos processadores listados não irão aparecer em alguns benchmarks.


Especificações

  • Fabricante: : AMD
  • Modelo: Athlon II X4 640 (Tray: ADX640WFK42GM )
  • Nome de código die: Propus (Revisão C3)
  • Processo de fabrico: 45-nanometer DSL SOI (silicon-on-insulator) technology
  • Local de fabrico DIE: (GLOBALFOUNDRIES Fab 1 module 1 in Dresden, Germany (formerly AMD Fab 36))
  • Nº de transístores: 468 milhões
  • Nº de cores: 4 nativos/4 activos
  • Frequência: 3000 mhz (15,0 x 200 mhz)
  • Multiplicador desbloqueado (cima): Não
  • Multiplicador desbloqueado (baixo): Sim, até 4x
  • Controlador de memória integrado: Sim, 128 bits
  • Memórias compatíveis: DDR2 até 1066 mhz - DDR3 até 1333 mhz
  • Memória (máximo suportado): 16 gigabytes.
  • Memórias (largura de banda teórica): 21.3 GB/s (DDR3-1333) | 17.1 GB/s (DDR2-1066)
  • Frequência controlador de memória: 2000 mhz (200 x 10 locked).
  • Interface Sistema: HyperTransport 3.0
  • Interface (largura dos BUS): 16 bits up + 16 bits down
  • Interface (frequência): 2000 mhz, (200 x 10) (4000 efectivos)
  • Interface (largura de banda teórica): 16.0GB/s
  • Cache L1 64KB dados + 64KB instruções por core, 512 KB total
  • Cache L2 512KB por core, 2048 KB total
  • Cache L3 Não
  • Voltagem (cores): 1.05-1.4V
  • Voltagem (controlador de memória): 1.1v
  • Voltagem (nominal): 1.05-1.4V
  • Sockets suportados: AM2+ e AM3
  • Número de pinos e tipo de socket: 938 pinos, organic micro pin grid array (micro-PGA)
  • Max Temp: 71ºc
  • TDP: 95w
  • Preço recomendado: 122$
  • Site Oficial: CLICK


Fotografias

Clique na fotografia para ampliar
1 - O sample enviado é OEM, portanto apenas CPU dentro de uma caixinha verde com espuma de protecção.



2 - Vista frontal, sendo assim o já conhecido socket AM3



3 - Close-up dos pinos.



O resto da review será publicado no portal, stay tuned :)
 
Última edição:
Boa review. Saliento apenas o facto de existir um erro na definição da página 6.

Serve muito bem para comparar com o I5 750!!
 
Última edição:
Boa review..


Acho que o cpu é um best buy..
Se tivesse que montar um sistema e não necessitasse de software de rendering garantidamente que ia para um cpu destes. Com um cooler decente mete-se o bicho a 3.2 Ghz, temps boas e vcore um pouco inferior ao default e temos um excelente sistema com consumos razoavelmente baixos...

Este cpu nos 3.2Ghz [comprando um cooler aftermarket barato] mais uma hd4890 usada a bom preço faz um excelente sistema barato para jogos para quem joga a resoluções baixas e até a 1680x1050.....

Investindo mais um bocado, mas continuando com excelente relação performance/preço, este cpu a 3.7 Ghz [com um bom cooler] e uma 5850... Desde que não se tenha muitas exigências em AA/Filtros é mais que suficiente para os 1920x1080....


Mesmo para mediacenter se a ideia é ter algo potente/gaming, com clock's de origem e undervolt não é mal pensado...


nota: no 'destaque pela negativa.. é rivalizam e não rivaliam... ;)
 
Última edição:
3.2Ghz até é seguro com o stock cooler, 3.7 para o dia a dia com um bom cooler é ambicioso mas atingível. HTT link a 6000Mhz??? A instabilidade do OC deve vir dai e não das temperaturas, qualquer HT link superior a 5200 (full duplex) pode causar problemas no OC. Alem disso, não há grandes ganhos com o seu aumento.
 
Para mim, análise no portal mais vale esquecerem, eu não vejo. Se não, para que serve esta categoria? Mete se tudo no portal!
 
3.2Ghz até é seguro com o stock cooler, 3.7 para o dia a dia com um bom cooler é ambicioso mas atingível. HTT link a 6000Mhz??? A instabilidade do OC deve vir dai e não das temperaturas, qualquer HT link superior a 5200 (full duplex) pode causar problemas no OC. Alem disso, não há grandes ganhos com o seu aumento.

Este clock só para quem quer mesmo performance, já que o vcore e consumo é algo abusador. Como foi dito, isso de origem e com undervolt e faz um belo CPU para mediacenter mais potente e maquinas de trabalho intermédias.


Eu testei o gajo com multiplicador baixo (12 * 250) e funcionou como um relógio ;) Penso que testei com o HT mais baixo e foi a mesma coisa.


Entretanto está previsto outro AMD para breve ;)

Para mim, análise no portal mais vale esquecerem, eu não vejo. Se não, para que serve esta categoria? Mete se tudo no portal!

A idéia do portal é para divulgar as reviews, notícias e outros destaques. Esta secção é essencial não só para as reviews antigas, como servir de suporte para os comentários. Em todos os sites com reviews se costuma fazer isso.

O que se pretende é ter um post introdutório nesta secçao, com algumas fotografias, introdução e specs e por fim o link para o Portal com a análise completa.

Gostava entretanto de saber porque preferes ler as reviews no fórum e não no Portal. A paginação facilita o carregamento e a leitura e não puxar todo o conteúdo de seguida :)
 
Última edição:
A AMD já nos habituou a este tipo de processadores surpreendentes!

Sem dúvida que a AMD tem os melhores CPUs pelo preço
 

Boas,

Não consigo ver a review, onde está, no portal, também não encontro !!!

cumps

Boas,

Sinceramente não sei o que estou a fazer mal, porque não consigo dar com a review completa aqui no forum. No entanto, encontrei noutro forum o que penso ser a mesma review, pelo menos o autor é o mesmo.

Cumps
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo