Desafio Semanal #28 - O cheiro das coisas

RaysofHope

Power Member
Desafio Semanal #28

O CHEIRO DAS COISAS


Esta semana proponho-vos um desafio diferente. O tema é muito vasto e pode ser abordado de várias maneiras. Captem com a vossa objectiva tudo aquilo que normalmente associamos logo ao 'olfacto'. Na minha perspectiva este tema é desafiante e espero ver resultados bons. Força nessa imaginação e toca a por a criatividade a trabalhar.
Boa sorte!

Exemplo:

41221495.png

© Baronoskie | Dreamstime.com

As regras para submissão de fotos:

1. Apenas é permitida uma fotografia por utilizador, tirada e submetida pelo próprio que pode ser alterada durante o concurso (editar post)
2. As fotografias devem ter no máximo 800 pixeis no lado maior
3. As fotografias devem ter um título e o EXIF possível (maquina/modelo, lente, abertura, tempo de exposição, iso, flash, etc)
4. Fotos vencedoras de concursos anteriores não podem ser resubmetidas.


Não é permitido colocar comentários enquanto o desafio decorre. Estes apenas poderão ser feitos quando o desafio terminar e o vencedor for anunciado.

Para esclarecimento de dúvidas enviem PM.


Um desafio por semana nos seguintes termos:

* Novo Desafio - Depois do vencedor ser declarado.
* Início das participações - Assim que o novo desafio é lançado.
* Fim das participações - 22:00h, 25 Junho 2010. O vencedor será escolhido de seguida.
* O vencedor deste desafio escolhe o tema do próximo assim como o seu vencedor.

Boa sorte!

Link para vencedores anteriores
 
anteras..

Não era esta, mas de momento é o que tenho mais à mão :)

3759587.jpg


Máquina SONY
Modelo DSLR-A230
Exposição 1/1600
Abertura f/1.4 (o chip do adaptador engana a lente com este valor ;) penso que foi F1.8 ou F2)
ISO 100
MeteringMode Pattern
Flash Não
Dist.Focal 11 mm (enganada maquina tambem pelo chip do adaptador)

Lente Pentacon 50mm F1.8
 
Smells like happiness!

1792790.jpg


* Maquina: OLYMPUS IMAGING CORP.
* Modelo: X710
* Exposição: 1/200
* Abertura: 41/10
* ISO: 64
* MeteringMode: 2
* Flash: 24
* Dist.Focal: 1180/100
 
E o vencedor é ...

Antes de mais, quero agradecer a todos os que participaram neste desafio.

Quando escolhi este tema, estava à espera de uma maior diversidade nas fotos o que ocorreu em contrário e o assunto mais in 'foco' foram mesmo as flores ... ainda pensei ver aqui umas fotos de uns churrascos, uns perfumes, uns sabonetes, etc ...

Agora as fotos ...

Goodtrance - achei o momento que captaste bastante engraçado, parece que estas ali meio escondido e de repente apanhaste o gato em flagrante como que a 'sentir' o aroma que pairava no ar ...!

Henrique Q - Fiquei a pensar no tipo de foto que terias se por acaso tivesses o cão mesmo no meio das flores. Gostei, mas teria preferido a foto totalmente a cores. A meu ver daria mais vida. Esqueci-me de mencionar que esta foto foi a minha 2ª vencedora.

Veritaz - adorava ter visto as flores mais focadas, talvez macro ...

Fsschimt - Gostei deste 'campo de flores' mas infelizmente não consigo fazer a associação entre a foto, o nome que lhe atribuiste e o tema do desafio desta semana ...

CoisaX e jmpub - percebi que através das fotos, ambos quiseram captar a flor 'mais de perto' para assim destacar 'o perfume que cada uma delas 'exala'.

Ripricardo - parece aquele tipo de foto assim tirada à pressa pra apresentar po concurso ... a ideia foi engraçada e adequa-se ao tema mas eu teria optado por não usar o flash e ficar-me pela cor 'natural' da chávena. Tentava também outro enquadramento.
Na minha perspectiva, daria logo outro sentido à foto.

:victory: Steal - o VENCEDOR deste desafio. Foi a minha foto favorita deste desafio. Conseguiste associar na perfeição a foto ao tema e o nome que lhe atribuiste só serviu para complementar a foto criativa que colocaste ... o cheiro das flores no vestido da noiva ... cheirando a 'felicidade'. Parabéns, gostei imenso!! Podes dar inicio ao desafio semanal # 29 !!

Obg mais uma vez pela participações, peço desculpa se os meus comentários às fotos não foram os mais acertivos, mas foram baseados no meu conhecimento e claro, gosto pessoal!
Sintam-se à vontade para comentar!

Cumpts
 
Última edição:
Fabpita, a razão do nome escolhido pelo tema, é que apesar de nao estar muito perceptivel na foto, as torres no fundo fazem parte de uma petrolífera em Leça da Palmeira, contraste entre o cheiro das flores (good) com o cheiro da poluição (evil).

;) ´Parabéns ao vencedor!'
 
Parabens ao Vencedor!! Estava entre uma das minhas favoritas ( logo a seguir à minha :winknu: ) . Amanhã com tempo dou a minha opinião às restantes.

Venha o próximo desafio!

Fabpita, a razão do nome escolhido pelo tema, é que apesar de nao estar muito perceptivel na foto, as torres no fundo fazem parte de uma petrolífera em Leça da Palmeira, contraste entre o cheiro das flores (good) com o cheiro da poluição (evil).

;) ´Parabéns ao vencedor!'

Epah, desde que publicastes a tua foto que estou em pulgas para te perguntar uma coisa: Essa foto foi tirada depois da tua "famosa limpeza" ao sensor? É que sendo uma foto a f/11 tens lá uns grandes borrões na foto Oo

Cumps
 
Última edição:
Parabéns ao vencedor!
Fabpita sim, foi um pouco tirada a pressa.. semana de exames mata-me :003:eu achei piada ao reflexo, mas não tinha comigo o tripé para uma exposição mais longa, fica pela diferença ;)
 
A minha opinião:

Goodtrance- Boa "composição". Diria excelente, mas tem o senão do dof obtido... o gato poderia ter ficado mais focado. Outro ponto que talvez melhorasse a composição era teres usado spot metering ( a area do gato ficaria com uma melhor exposição ). Por mim ganhavas.

Henrique Q - Aqui tenho duas opiniões. Por um lado tenho que admitir que é uma excelente composição, com uma boa definição, agradavel de se ver... Por outro tenho que dizer que, mais que uma excelente fotografia, excelente trabalho de PP sobre uma imagem...

Veritaz - Sobre as flores desfocadas , penso que teve a ver com a distância que estavas das mesmas. a maquina focou o que estava dentro dos limites para ela. Mas isto são deduções. Gostei, apesar do desfoque das flores, mais da tua composição que outras mais focadas por aqui :P

Fsschimt - Por acaso parece mesmo um farol. Para a próxima metes um titulo tipo: "É uma chaminé" ou "Chaminé Evil" ( desculpa mas não resisti! ):winknu:

Ora bem, um ponto negativo para a preguiça: Pelo PP a menos. Aquele "ponto negro" distrai... aliás tenho tido pesadelos com ele, desde que vi a foto :winknu:

De resto está entre uma das minhas favoritas, principalmente com o efeito que dof + enquadramento deu a toda a composição. Os mais perfecionistas podem não aprovar, mas a mim agrada-me.

jmpub - Imitão :winknu: Com que então a pentacon? :P Gosto das cores, dof, mas .. MAS a flor podia ter ficado mais focada e a composição com menos ruído. Sei que o dof total devia ser igual a zero, mas se metesses um f/5,6 tinha outros resultados. Aliás, pelo menos na minha, tenho melhores resultados entre f/5,6 com isos altos e velocidades rápidas.

PS: Queres um conselho? Larga os adaptadores com chip e mete um adaptador "manuel" e vais ver os resultados.

Steal- Ok, admito que de todas as composições foi a que fugiu "às flores", é uma ideia bem conseguida, mas peca em diversos pontos técnicos básicos: Está desfocada e subexposta.

Mas acredita que prefiro uma vitoria por qualidade de composição do que por PP.


Ripricardo - Eu sei o que é andar à pressa a pensar no tema, e disparar para todo o lado com essa ideia fixa -> Sai sempre anseira! Por isso é que agora, ou tenho à mão dentro do tema, ou não participo. Mas isto sou eu. Aliás basta ver o desafio de contra luz para ver o que deu andar á procura do tema...

O enquadramento não estaria "mau" se o reflexo da chavena estivesse mais realçado ( com ou sem flash ). Estarias fora do tema, mas terias uma composição mais interessante.
 
Ora bem sobre a focagem na minha foto, o propósito na altura em que a tirei, era para focar as folhas e não as flores, porque gostei mais dos veios das folhas do que das flores, e pronto ficou assim.
Por isso é que lhe chamei green vs violet e ganhou o green! :P

Oops, esqueci-me duma coisa:
Parabéns ao vencedor! ^^
 
Última edição:
Back
Topo