Análise PowerColor ATI HD5770PCS+

M@ster

Power Member
Autor: Vítor Antunes (M@ster)
Produto: PowerColor ATI HD5770PCS+
Data : 20-06-10


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A TUL Corporation, fabricante líder de placas gráficas da ATI/AMD, anuncia a sua solução super overclocked da série HD5700: a PowerColor HD5770 PCS +. Como uma versão de actualização usa recursos adicionais de overclocking com velocidades de relógio do núcleo e da memória de 875 MHz e 1225 MHz respectivamente.
A PowerColor HD5770 PCS + possui uma ventoinha muito silenciosa 92 milímetros, o que permite uma excelente dissipação de calor a partir da base de Cobre, que cobre totalmente a GPU, com menos velocidade do ventilador torna-se mais eficiente e arrefece a temperatura até menos 10 ° C do que a placa de referência. É equipada com uma solução de poupança de energia digital, permitindo melhorar a eficiência até 90% e ainda proporcionar uma produção de alta qualidade.
A PowerColor PCS + HD5770 é compatível com a mais recente tecnologia, os jogadores podem tirar partido das tecnologias ATI Eyefinity e DirectX 11, as experiências incríveis do jogo em HD com até três monitores, é fácil perdermo-nos no jogo, com o apoio da tecnologia ATI Stream, a PowerColor PCS + HD5770, tem a melhor produtividade também nas aplicações diárias, aumenta a eficiência de trabalho e entretenimento.

Há algum tempo atrás ATI lançou a Radeon a série HD5xxx, e com ela trouxe-nos o mundo do DirectX11, as primeiras placas gráficas desta série atingiram logo com grande sucesso. Passado algum tempo a PowerColor fez surgir no mercado a ATI HD5770PCS+, que veio preencher o espaço de preço/desempenho de média/baixa gama mas com melhores recursos, como são as temperaturas mais baixas e requisitos de energia muito inferiores.
Com esta série, a PowerColor tem um conjunto expressivo de placas gráficas de gama média e alta.
Hoje vamos levar a PowerColor HD 5770PCS+, 1GB DDR5, a testes para desvendar o que esta marca, cada vez mais implementada em Portugal, preparou para nós com esta placa gráfica.
Com a ventoinha alterada, o PCB diferente do de referência, os clocks ligeiramente mais altos, de 850MHz e 1200MHz no core e na memória respectivamente na placa de referência, para 875MHz e 1225MHz na PowerColor PCS+.
Comparando com as suas irmãs, em load, a HD5970 tem uma potência de 294 watts, contrastando com os 170W da HD5850 e com os 188w da HD5870 para apenas 160W da PowerColor HD5770 PCS + em Idle esta placa é simplesmente impressionante com um máximo de 18W.

Especificações

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  • 1GB GDDR5 memory (128-bit)
  • ATI Stream technology
  • ATI Eyefinity technology with support for up to six displays
  • Accelerated Video Transcoding (AVT)
  • Designed for DirectCompute 5.0 and OpenCL
  • Compliant with DirectX 11 and earlier revisions
  • Supports OpenGL 3.1
  • ATI CrossFireX multi-GPU support for highly scalable performance
  • ATI Avivo HD video and display technology
  • Dynamic power management with ATI PowerPlay technology
  • PCI Express 2.0 support
  • DL-DVI, DL-DVI, DisplayPort, HDMI
No quadro abaixo podemos observar um comparativo das especificações, entre algumas das várias placas de referências da Série ATI HD5xxx existentes no mercado e a PowerColor HD5770PCS+.
Quadrocomparativo.jpg


Fotos

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Nesta imagem podemos ver o bundle que acompanha a gráfica, em destaque o adaptador VGA/DVI e o voucher do jogo Colin McRae DIRT-2.


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Como já referido anteriormente, esta placa suporta DirectX 11, isto significa que utiliza Shader Model 5 e ComputeShader / DirectCompute 11. Além disso, como outras placas recentes, a PowerColor HD5770 PCS+suporta PCI-Express 2, bem como aceleração Blu-Ray via ATI Avivo. De seguida faço uma breve explicação sobre as principais características.

Características

Shader Model 5
Shader Model 5 fornece um novo conjunto de instruções, com uma arquitectura que é unificada em todos os tipos de sombreamento (Vertex, Hull, Domain, Geometria, Pixel e Computação). Por exemplo SV_Coverage fornece detecção de bordas, optimizados e flexíveis para o anti-aliasing, permite-nos mais rapidez na filtragem de sombras e oclusão de ambientes.

DirectCompute 11
DirectCompute 11 é uma das principais características do DirectX 11 utilizado nas ATI Radeon PowerColor HD5770 PCS+, aplica-se a jogos e na produtividade e melhora o desempenho de ambos. Em cenários relacionados com a produtividade permite ao GPU executar o processamento de vários trabalhos, como por exemplo alguns efeitos de vídeo.
Num jogo por exemplo, o sistema é capaz de melhorar a utilização de múltiplos núcleos de CPU para melhorar Física.

Tessellation
Através da utilização de dois novos shaders (Hull e Dominion), incluído no Shader Model 5/DirectX11, a ATI Radeon PowerColor HD5770 PCS+ inclui o Tessellation melhorado. Através da utilização do Tessellation melhorado, os jogos têm o potencial de incluir personagens, objectos, roupas e terrenos, com detalhes adicionais. Essencialmente, a GPU pode dividir a cena num grande número de secções, o que torna o processo muito mais fácil do que em DirectX 10 e permite assim aumentar o nível de detalhe.
 
Hardware Utilizado

Motherboard: ASRock X58 Extreme3
Placa Gráfica: PowerColor ATI HD5770 PCS+
CPU: Core i7 920
Disco Rígido: SAMSUNG SPINPOINT F1 1TB SATA2 32MB CACHE HD103UJ
Memórias: G.Skill F3-16000CL9-6gbTD DDR3 2000
Fonte de alimentação: Gigabyte ODIN 1200Pro
Caixa: Gigabyte 3DMars
Cooler: TITAN Fenrir

NOTA: Todos os testes foram realizados com o SO Windows 7​

O máximo OC estável 24/7 que conseguimos foi:​

Core: 895
Memórias: 130

gpu-z.gif

BenchMarks
Jogos

CrysisWH.gif


AF & AA: Disabled by game's cfg
TEXTURE QUALITY: Gamer
OBJECTS QUALITY: Gamer
SHADOWS QUALITY: Gamer
PHYSICS QUALITY: Gamer
SHADERS QUALITY: Gamer
VOLUMETRIC EFFECTS: Gamer
GAME EFFECTS QUALITY: Gamer
POSTPROCESSING QUALITY: Gamer
PARTICLES QUALITY: Gamer
WATER QUALITY: Gamer
MOTION BLUR: Gamer
CWH.png




farcry2.jpg


AF & AA: Disabled by game's cfg
FIRE: Very High
PHYSICS: Very High
REAL TREES: Very High
OVERALL QUALITY: Very High
VEGETATION: Very High
SHADING: Very High
TERRAIN: Very High
GEOMETRY: Very High
POST FX: High
TEXTURE: Very High
SHADOW: Very High
AMBIENT: High
HDR: Yes
BLOOM: Yes
FIXED TIME STEP: Yes
DISABLE ARTIFICIAL INTELLIGENCE: Yes
FULL SCREEN: Yes​

FC2.png

Stalker_CoP.jpg


Preset: Extreme
Renderer: Enhance full Dynamic lighting (DX11)
MSAA: 4x
MSAA for A-tested objects: Off
Enable Tesselation: Yes
Contact Hardening Shadows: Yes

Day.png


Night.png


Rain.png


Sun.png




dirt2_logo1.jpg

Graphics detail level: high
Shadows enabled: yes
Particles enabled: yes
Wind: yes
Crowd enabled: yes
Tessellation: yes
Cloth enabled: yes
Triilinear: yes
Skidmarks enabled: yes
Dynamic_ambient occ enabled: yes
Night lighting volumes: yes
Shadows: yes
Physics Environmental Damage: yes

CM_D2.png


tropics1.jpg

Binary: Windows 32bit Visual C++ 1500 Release May 26 2009
Operating system: Windows Vista (build 6002, Service Pack 2) 32bit
CPU model: Intel(R) Core(TM) i7 CPU 920 @ 2.67GHz
CPU flags: 2673MHz MMX SSE SSE2 SSE3 SSSE3 SSE41 SSE42 HTT
GPU model: ATI Radeon HD 5900 Series 8.01.01.984 1024Mb

SettingsRender: direct3d10.1
Mode: 4xAA fullscreen
Shaders: high
Textures: high
Filter: trilinear
Anisotropy: 4x
Occlusion: disabled
Reflection: enabled
Refraction: enabled
Volumetric: enabled

Tropics.png


heaven1.png

HardwareBinary: Windows 32bit Visual C++ 1500 Release Oct 22 2009
Operating system: Windows 7 32bit
CPU model: Intel(R) Core(TM) i5 CPU 750 @ 2.67GHz
CPU flags: 2673MHz MMX SSE SSE2 SSE3 SSSE3 SSE41 SSE42 HTT
GPU model: ATI Radeon HD 5900 Series 8.01.01.984 1024Mb

SettingsRender: Direct3d11
Mode: 4xAA fullscreen
Shaders: high
Textures: high
Filter: trilinear
Anisotropy: 4x
Occlusion: enabled
Refraction: enabled
Volumetric: enabled[/QUOTE]

Heaven.png
 
FutureMark

03.png

3DM03.png


3DMarkVtgLogo.png

3DMvtg.png


PCMVantageLogo1.png

PCMvtg.png



Temperaturas/Consumos


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Testámos as temperaturas e os consumos correndo o OCCT durante cerca de 30 minutos para cada um dos resultados de Load, com as ventoinhas em modo Auto.
Fizemos a medição dos consumos através de um medidor digital na tomada onde se liga o PC e a medição das temperaturas foi efectuada através do MSI Afterburner.
Neste aspecto, parece-me que tanto nos consumos como nas temperaturas esta placa esteve há altura.
 
Notas Adicionais:

A PowerColor deu-nos mais uma vez a oportunidade de testar uma das suas placas e devo dizer que fiquei muito bem impressionado pela sua performance, das coisas que mais me surpreendeu positivamente foi o nível de ruído da ventoinha, mesmo em Overclocking idle, foi sempre silenciosa, apenas se tornou um pouco mais ruidosa em load mas isso não podia deixar de acontecer.
Para todos os testes usámos como drivers, os ATI 10.5, muito mais estáveis já conseguem tirar partido do poder de processamento desta placa. Como esperávamos, o comportamento da gráfica foi muito bom, tendo em conta que para os gráficos que apresentamos, os settings usados para cada jogo podem ser vistos antes do gráfico.
No que diz respeito ao overcloking, achamos que foi o suficiente tendo em conta que é uma placa com OC de origem e que a temperatura ambiente rondava os 30ºC, ainda assim conseguimos cerca de 895MHz no Core e 1300MHz nas memórias que representa um Overclock de 20MHz no core e 75MHz nas memórias.
Não podemos deixar de salientar que em alguns jogos o OC, estável, provocou algum aumento de FPS.


Destaco pela Positiva:

Performance, apesar de a Nvidia já ter lançado a sua nova gama ainda não tem placas há altura para competir nesta gama.

Suporte nativo para DisplayPort.

Excelente qualidade de construção, com condensadores sólidos e digital PWM, o PCB reserva já alguma capacidade de expansão para futuras edições o que denota um pensamento da AMD/ATI na poupança de tempo e dinheiro.

Tecnologia eyefinity, um must have para quem é adepto de multi-display.

Suporte para Direct3D 11, bem como para as tecnologias OpenCL e ComputeShader.


Destaco pela Negativa:
Nada a assinalar


CONCLUSÃO

Esta é sem dúvida nenhuma uma boa placa gráfica, com uma boa performance e que pertence ao topo da sua classe, razão pela qual lhe dou o selo RECOMENDADO da ZWAME.

recomendado_zwame.png


Agradecimento

A ZWAME agradece à POWERCOLOR pela disponibilidade do material para teste.

Copyright © Zwame, Lda 2010. Reprodução proibida sem autorização prévia.​
 
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