Conversão do sistema de ficheiros FAT32->NTFS

Sparks

Power Member
Boas, é o seguinte por precisar de ter ficheiros no disco maiores que 4 Gb preciso mudar o sistema de ficheiros. Andei a pesquisar e encontrei isto:

To change from FAT 32 to NTFS file system for more stability, security and less fragmentation, open the command prompt and type:

Convert C: /FS:NTFS

"C" being the drive you wish to convert. Make sure there is a space between the C: and the foward slash (/). Once you press enter it will ask you for confirmation and press Y. Then press Y and enter once more to reboot.. This also works for windows XP Home.

Alguem que tenha experimentado este metodo me pode dizer se é seguro ? É que tenho muitos ficheiros nesta partição (que não é a do windows) que quero converter e não me agradaria muito haver barraca. Já agora, não sei se influenciará a conversão mas o disco é um SATA que me deu alguma chatisse para lhe instalar o windows já que tive que andar às voltas com uns drivers.

Obrigado.
 
Em tempos eu fiz isso, mas como já foi há uns 4 anos não me lembro se a forma foi a mesma. Basicamente correu tudo bem, em princípio não terás problemas, mas se puderes fazer backup dos dados antes, é sempre bom. Além disso, penso que será sempre melhor formatares completamente uma partição com ntfs em vez de converteres uma com FAT32.
 
Convert

H:\>convert /?
Converts FAT volumes to NTFS.

CONVERT volume /FS:NTFS [/V] [/CvtArea:filename] [/NoSecurity] [/X]

volume Specifies the drive letter (followed by a colon),
mount point, or volume name.
/FS:NTFS Specifies that the volume is to be converted to NTFS.
/V Specifies that Convert should be run in verbose mode.
/CvtArea:filename
Specifies a contiguous file in the root directory to be
the place holder for NTFS system files.
/NoSecurity Specifies the converted files and directories security
settings to be accessible by everyone.
/X Forces the volume to dismount first if necessary.
All opened handles to the volume would then be invalid.

Geralmente é seguro e com um reboot pelo meio fica feito , MAS existe sempre um risco pelo que a propria Microsoft aconselha um backup primeiro.
Já fiz varias vezes sem problemas.Já agora que s.o. usas ? XP ?
 
Sim, utilizo o XP Pro. Eu só estou receoso porque não me apetece fazer backup de 70 Gb :(

Mais uma coisa, depois desta conversão não há decrescimo de performance no disco ?
 
Sparks disse:
Sim, utilizo o XP Pro. Eu só estou receoso porque não me apetece fazer backup de 70 Gb :(

Mais uma coisa, depois desta conversão não há decrescimo de performance no disco ?
Não tens como copiar estes dados para outro disco/partição?
 
Ja fiz isso e deu bem

quanto a performance julgo que fat32 e mais rapido, mas e compensado pelo MUITO melhor sistema de fixeiros do ntfs :D
 
RE

Boas!
tenho um disco externo de 500, e esta gaita ficou em fat32...
realmente axava estranho nao conseguir mover ficheiros superiores a 4gigas...
lol

puxei a prompt e fiz o tal convert d: /FS:NTFS

porreiro! sem problemas
 
Boas pessoal

Tenho um portatil e também queria fazer esta conversão. Problema é que ao digitar essa linha de comandos no "command prompt" ele diz que o "convert" não é reconhecido como um comando interno ou externo, programa operacionalou ficheiro batch.

Tenho o XP.

Alguem pode ajudar?
 
NTFS hoje em dia já não se justifica em relação a uma data de sistemas de ficheiros... isto para Linux. :D

Nunca se justificou FAT32 para linux ... tirando a drive do SPAMM/XXX claro. :p

pa vista tambem deveria ser semelhante nao?

edit: deveria ser nao é mesmo
http://www.ntfs.com/
leiam logo no inicio


Vista / Linux e afins nunca sequer se equaciona a mera existencia de FAT32 como hipotese viavel... digo eu. :003:
 
Back
Topo