ASUS Eee PC 1215N

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
1215N.png

Mais um netbook na lista interminável de modelos. A vantagem sobre o 1201N que testamos é a tecnologia Optimus da Nvidia que permite mudar entre a gráfica integrada e a gráfica da Nvidia. O processador também é o mais recente Atom dual core D525 a 1.8 Ghz.

Características:

Processador
Atom dual core D525 a 1,8GHz

Ecrã
12'' com uma resolução de 1366x768

Disco Rígido
250GB ou 320GB

Adicionais
Saída HDMI
Bluethooth 3.0
USB 3.0
802.11N
Webcam integrada com cobertura da lente.
USB com passagem de carga mesmo quando desligado podendo assim carregar dispositivos como telemóveis.
ASUS WebStorage 500GB

Em termos de especificações está interessante mas falta saber a duração da bateria. Temo que o preço fique próximo de alguns modelos com os processadores CULV com gráfica integrada. A vantagem destes últimos é que também permitem ver conteúdo Full HD e a bateria normalmente tem uma duração interessante. Mas teremos que esperar para ver.

Fonte
 
Parece interessante, resta saber se terá pelo menos uma 5/6 horas de autonomia, a que preço e se já virá com o Seven ou ainda vão impingir o XP.
 
com o hardware que tem, de certeza que vem com o 7...

agora, se isto vier muito perto do preço de um CULV quem o comprar fica melhor servido com um CULV que com um atom!
 
Duvido que o preço compense a compra deste produto. No mínimo isso vai custar 500€, e por esse preço tem-se bem melhor, embora com o ecrã maior e sem tanta portabilidade.
 
Duvido que o preço compense a compra deste produto. No mínimo isso vai custar 500€, e por esse preço tem-se bem melhor, embora com o ecrã maior e sem tanta portabilidade.


Eu acho que esse é o maior desafio para estes netbooks que querem ser mais do que isso mas que mantêm limitações importantes.
 
quem compra um de 12, também compra um de 13.3...

a diferença não é muita e por mais uns quantos euros, tem uma máquina bem mais capaz...
 
a diferença não é muita e por mais uns quantos euros, tem uma máquina bem mais capaz...

Se estás a comparar a tecnologia ION com um sistema gráfico integrado Intel, pensa de novo:
"Compared to ultraporable notebooks with Intel’s integrate graphics, the Mini 311’s 3DMark06 score trounces the Intel GMA 4500 graphics inside the MSI X340 (643) and ASUS UL30 (760). The Mini 311 is 501 points better than the overall ultraportable average. In fact, this system has an almost identical 3DMark06 score to the latest MacBook Air."

Falando do resto (principalmente CPU), os sistemas CULV têm uma vantagem teórica, com a integração de Atom's dual-core o resultado é praticamente o mesmo (visto que o processador raramente necessita da sua performance máxima).

cumps
 
Bluethooth 3.0
USB 3.0
Optimus
Atom dual core D525 a 1,8GHz


já estamos a falar de coisas com algum valor monetário por isso vai ter um preço acrescido mas poderá ser um netbook/ultra-portátil com alguma potencia para o dia a dia e o lazer mas a grande incógnita continua na duração da bateria
 
Sem ser a reprodução de conteúdo HD em vídeo acho irrelevante essas preocupações com a gráfica. Acho que ninguém compra um netbook para jogar. O importante é efectuar as tarefas do costume (browsing, office, chat) com fluidez/rapidez sem solavancos e andar no youtbe e em .avi/.divx/etc em alguns casos 720p/1080p sem "engasgos". As 4500 da intel já o fazem com eficiência. Se o ION for tirar autonomia e aumentar preços então não compensa minimamente.

Estes netbooks de 12 polegadss são realmente interessantes, devido à fusão performance com portabilidade, mas os preços também o têm de ser. Vamos ver. De momento acho mais vantajoso pagar um pouco mais por um de 13 e performance bastante superior.
 
Se estás a comparar a tecnologia ION com um sistema gráfico integrado Intel, pensa de novo:
"Compared to ultraporable notebooks with Intel’s integrate graphics, the Mini 311’s 3DMark06 score trounces the Intel GMA 4500 graphics inside the MSI X340 (643) and ASUS UL30 (760). The Mini 311 is 501 points better than the overall ultraportable average. In fact, this system has an almost identical 3DMark06 score to the latest MacBook Air."

Falando do resto (principalmente CPU), os sistemas CULV têm uma vantagem teórica, com a integração de Atom's dual-core o resultado é praticamente o mesmo (visto que o processador raramente necessita da sua performance máxima).

cumps


Com certeza ele está a falar de propostas como o Asus UL30 e a sua grafica à-parte da Nvidia, e não da sua on-board.
Não vejo este portátil a custar mais do que 450 euros.
 
Com certeza ele está a falar de propostas como o Asus UL30 e a sua grafica à-parte da Nvidia, e não da sua on-board.
Não vejo este portátil a custar mais do que 450 euros.

só por ter isto
Bluethooth 3.0
USB 3.0
Optimus
Atom dual core D525 a 1,8GHz
.......

vale uma aposta como custa mais de 450 euros?
:D
 
Se estás a comparar a tecnologia ION com um sistema gráfico integrado Intel, pensa de novo:
"Compared to ultraporable notebooks with Intel’s integrate graphics, the Mini 311’s 3DMark06 score trounces the Intel GMA 4500 graphics inside the MSI X340 (643) and ASUS UL30 (760). The Mini 311 is 501 points better than the overall ultraportable average. In fact, this system has an almost identical 3DMark06 score to the latest MacBook Air."

Falando do resto (principalmente CPU), os sistemas CULV têm uma vantagem teórica, com a integração de Atom's dual-core o resultado é praticamente o mesmo (visto que o processador raramente necessita da sua performance máxima).

cumps

por acaso tava mais a pensar em ion vs hd4500 + g210m

edit: e não vi o que o Satanicoo disse mas era mesmo no ul30 que tava a pensar...
 
Acho que os netbooks estão a inovar bastante..
Acho que só faltava mesmo agora para ficar tudo como deve ser..
Suportar 4gb de ram single slot.. e os respectivos modulos começarem a sair.. :P

O processador cada vês é mais utilizado nos dias que se seguem passando as tarefas para a grafica..
Logo acho cada vez que um netbook cada vez é menos um PC para ir à internet..
Mas sim para muito mais do que isso..

Cumps...
 
Olhando agora para o ASUS UL30, tenho que concordar que é melhor máquina, sem dúvida.
Mas temos que ver que existia aqui um "gap" entre as gamas de 300€ para as gamas de 700€, que agora é preenchida com estes novos netbooks cheios de novidades.
 
Última edição pelo moderador:
Este CPU com HT disponibiliza dois cores fisicos mais dois virtuais, no entanto, vai certamente ficar muito inferior ao mais fraco CULV dual core (Celeron SU2300). Não se esqueçam que os CULV são baseados no core 2 duo, basta ver a diferença no numero de transistors para se perceber que os ATOMs tem de vir capados em muita coisa, e a experiencia prova que sim. Parece que não pelo nome, mas por exemplo, o Celeron SU2300 apenas difere de um Pentium Dual T4200/400 (que equipam os portáteis de 400€~500€ actuais) na frequência e consumo (tudo o resto, cache, FSB, tecnologias... está lá).

Em relação a autonomia, acredito que a tecnologia optimus venha fazer a diferença, se a gestão for de facto bem feita, deve impulcionar bastante a autonomia quando o ion não é preciso. O Ion não é necessário para ver HD/fullHD, mas será uma vantagem para conteúdo flash. Os Culv dão-se muito bem com flash mas em flash muito pesado/intensivo, isso acontece a custa do CPU, logo, da autonomia. Talvez haja aqui uma vantagem para este modelo.

Gostava ainda de saudar o tochpad deste portátil que a primeira vista parece muito bom.

Para conclusão, este netbook não compete com a plataforma CULV e o ion vem apenas tapar falhas da plataforma ATOM que já estão tapadas na CULV (ou seja, apresenta como mais valia real o desempenho em jogos... que sinceramente, para este tipo de maquina é inútil). Há modelos CULV capazes de 399€ com autonomia entre as 6h e as 8h. Este EEE só terá algum sucesso num de dois casos, preço de 350€ para baixo ou 400€ mas com uma diferença de autonomia razoável (11h ou 12h). A primeira não acredito, a 2ª, com uma boa bateria e com o ion desactivado, parece-me atingível. Vamos ver o que faz a Asus.
 
quem compra um de 12, também compra um de 13.3...

a diferença não é muita e por mais uns quantos euros, tem uma máquina bem mais capaz...

Vou dar um exemplo. Um amigo meu mostrou-me à uns dias um Acer 1820TZ. Culv com gráfica integrada mas sem dificuldade em ler conteúdo
full HD.

Resolução superior ao meu MacBook de 13''. Igual a este portátil em discussão. Preço 400€.

É difícil encontrar melhor. É que a resolução é a mesma. Ecrã de 11,6 contra 12,1.
 
não estou a ver porque? se continuar a ser a 9400 n há problema... e a da intel, deve ser uma hd4500

A 9400 é um chipset para os Atons 1ª geração e core 2 duo. Este Atom novo tem o NB integrado e a gráfica é dedicada, embora num bus PCI-e 1x (não existe interface x16)
 
Vou dar um exemplo. Um amigo meu mostrou-me à uns dias um Acer 1820TZ. Culv com gráfica integrada mas sem dificuldade em ler conteúdo
full HD.

Resolução superior ao meu MacBook de 13''. Igual a este portátil em discussão. Preço 400€.

É difícil encontrar melhor. É que a resolução é a mesma. Ecrã de 11,6 contra 12,1.

Eu tambem prefiro CULV, mas este ION 2 parece-me mais inteligente que o primeiro desde que venha a valores aceitaveis de preço, isto devido a tecnologia optimus. Se de facto fizer o que promete, em utilização basica vai desligar o ion e usar os gráficos integrados no CPU. Temos então 13W de consumo, que já engloba gráficos e controlador de memória, logo, provavelmente o chipset provavelmente irá gastar muito pouco. No caso do CULV, temos 10W só para o CPU, mas o chipset gasta outro tanto já que lida com gráficos e controlador de memória, para alem de tudo o que o chipset deste novo netbook faz. O segredo se esta maquina terá sucesso ou não, depende do consumo nestas condições, se for significativamente menor que um CULV, pode ser uma boa alternativa para quem precise de uma maquina para transportar. Caso contrário, só se vier mais barato. Mas, tendo em conta o preço a que veio o 1201n, não acredito que esta maquina seja barata.
 
Back
Topo