Gigabyte Geforce GTX 460 1 GB OC

JPgod

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Parte 1 - Jogos
Vamos passar à alguns testes com jogos em defaut. Não será feito nenhum comparativo, visto que a única placa gráfica que tenho adicional é uma Shappire HD5750, que naturalmente será mais lenta. Os testes do passado com HD 5850 e 5870 não são válidos, visto que alem do sistema ser outro, os drivers amadureceram bem. Caso seja possível numa 2ª fase arranjar outra Fermi ou HD 5870 para comparar será actualizado.

Configuração

Configuração da maquina. Foi feito um pequeno overclock ao processador, de modo a evitar/atenuar limitação do sistema. Trata-se de um overclock que poder ser feito praticamente sem alterar voltagens.


GPU-Z
Screenshoots do GPU-Z desta gráfica, bem como o MSI AfterBurner: Notar que o GPU-Z detecta 224 shaders, o que está errado.

gpu-z-1.png


gpu-z-1.png


afterburner-1.png

Crysis Warhead
Info
O já conhecido Crysis Warhead. Apesar de já ter saído à algum tempo, o seu motor gráfico CryEngine 2 DirectX 10 continua a exigir bastante do hardware moderno, por isso continua a ser um excelente jogo para testar estas gráficas.

Configuração
O jogo será corrido com 2 resoluções: 1920x1080 e 1366x768, em modo Ultra-High e High. Portanto 4 "runs". Adicionalmente será testado a 1920x1080, Ultra-High com AA 2x,4x,8x
A leitura das taxa de frames foi com o FRAPS, durante 2 minutos.

Foi executado a partir do mesmo savegame, no capítulo inicial.

Testes
crysis-1.png

crysis-2.png


Left 4 Dead 2
Info
O mais recente jogo da Valve, utilizando a ultima versão do conhecido motor Source, que foi melhorado, portanto ainda mais pesado do que no L4D1 ou da saga Half Life 2.

Configuração
Começou um jogo single player, na missão "Dead Center", sendo que a leitura de frames foi feita imediatamente após o carregamento do jogo.

A leitura das taxa de frames foi com o FRAPS, durante 2 minutos.
Abaixo o screenshoot das opções gráficas utilizadas, alterando apenas a resolução (1920x1080 e 1366x768)

http://img.zwame.pt/destr0yer/l4d2-quality.jpg

Testes
L4D2.png


Assassins Creed
Info
Conhecido jogo single player em modo 3ª pessoa, onde somos transportados para o passado do tempo das cruzadas. Utiliza um motor gráfico moderno, intitulado de "Anvil" em directX 10.1, portanto exigente. Já saiu recentemente a continuação Assassins Creed II com uma versão melhorada do motor gráfico Anvil, embora não tenho este jogo para testar.

Configuração
O teste foi feito ingame, na região "Kingdon" enquanto se deslocava à cavalo.
A leitura das taxa de frames foi com o FRAPS, durante 2 minutos.

Abaixo o screenshoot das opções gráficas utilizadas, alterando apenas a resolução (1920x1080 e 1366x768)

ac-qualidade.jpg


Testes
AC.png


Unreal Tournament III
Info
O mais recente jogo da série Unreal, que utiliza o motor gráfico Unreal Engine 3, suportando DirectX 10 e ainda PhysX, que é suportado nesta gráfica.

Configuração
Foi utilizado uma ferramenta de benchmark, cujas opções se podem ver abaixo. Foi escolhido 3 mapas: WAR-DownTown, CTF-Hydrosys,...

Correu com 2 resoluções: 1920x1080 e 1440x900.

ut3-qualidade.png

Testes
UT3.png

DIRT 2
Info

Jogo de corridas de Rally, sendo dos primeiros jogos a suportar DirectX 11!

Configuração
O jogo foi corrido em modo benchmark a 1366x768 e 1920x1080 com todas as opções no máximo e AF 8x

Testes
dirt2.png


S.T.A.L.K.E.R.: Call of Pripyat
Info
O mais recente jogo da série S.T.A.L.K.E.R. cujo motor gráfico tem suporte a DirectX 11 e Tesselation!

Configuração
Para este jogo, foi utilizado a ferramenta de benchmark existente, que tem como vantagem não exigir o jogo completo e ser gratuita e gerar os gráficos automaticamente.
Será feitos 4 execuções, correspondendo as combinações com as resoluções 1920x1080 e 1366x768 e Tesselation ligado e desligado.

Abaixo o screenshot das outras configurações.

stalker-pripyat-qualidade.png


Testes

1440x900 - Tesselation OFF

stalker-1440-off.png


1440x900- Tesselation ON
stalker-1440-on.png


1920x1080 - Tesselation OFF
stalker-1920-off.png


1920x1080 - Tesselation ON
stalker-1920-on.png

 
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Parte 3 - Overclock

Testes de overclock. Dado que estamos no verão e com temperaturas ambientes a ultrapassar os 30 ºC, esta parte será reduzida.

Foi utilizado o MSI Afterburner para gerir o overclock, que funciona perfeitamente com esta gráfica. É possível ajustar a voltagem do GPU, mas pelo mesmo motivo da temperatura ambiente, não foi feito.

afterburner-2.png


Abaixo o GPU-Z

gpu-z-oc.png


Estes clocks não estão estáveis, mas permitiram correr o 3Dmark Vantage. A 850/1700/1025 (4100) estava tudo perfeitamente estável.

3Dmark Vantage

3dmark-oc.png


Unigine Heaven 2.1

Nota: Corrido a 850/1700/1025(4100)

heaven-1-oc.png


heaven-2-oc.png


A capacidade de overclock é fantástica. A placa já vem com 40 mhz (80 shader) de OC de origem, mas fez ainda 135/270 estáveis e mais 21/42 instáveis. Ou seja são quase 200 mhz no core e 400 nos shaders em relação aos clocks de referência, alem de 125 mhz nas memórias. O potencial é tal que alguns fabricantes como a eVGA já oferecem um driver que faz overclock nas placas que vem com frequencias de origem.

São placas que com a ventoinha a 100% (estão bloqueadas a 70% pelos drivers, provavelmente deve vir um update) e no inverno e um ligeiro overvolt e devem atingir 1 Ghz.

Parte 4 - CUDA
Vamos abordar um pouco a capacidade CUDA

BOINC

seti.png


Lista de algumas Work Units do SETI que foram processadas pela gráfica. A velocidade é impressionante, em poucos minutos a despachar o que um CPU core demora várias horas!

Particles

O ParticleFluids é um demo da nvidia a demonstrar a capacidade do CUDA e PhysX. Deixo estes 2 pequenos vídeos no YouTube, um com aceleração gráfica activa e o outro sem aceleração gráfica

Software Mode
[video=youtube;74fFwIYn8Zo]http://www.youtube.com/watch?v=74fFwIYn8Zo[/video]

Hardware Mode
[video=youtube;o1Bj4xPLiWc]http://www.youtube.com/watch?v=o1Bj4xPLiWc[/video]

A diferença é monstruosa... Só mesmo um vídeo para mostrar a capacidade da placa em GPGPU.

Parte 5 - Consumos/Temperaturas/Ruído

Temperatura
Testes de temperatura com a placa defaut. A ventoinha foi deixada em auto.
  • Amb: Sensor colocado no escritorio
  • Idle: Sistema ligado apenas no desktop do Windows sem nada a correr até estabilizar
  • MKV: Reprodução de um vídeo em alta definição 1080p
  • Heaven: Temperatura máxima durante o teste com o Unigine Heaven
  • 3Dmark: Temperatura máxima durante os testes do 3Dmark Vantage
  • BOINC: Temperatura ao correr o projecto SETI@HOME em modo GPU até estabilizar.
  • FurMark: Temperatura máxima atingida durante este programa.
temperatura.png


Excelentes temperaturas apesar do tempo quente que se faz sentir. (na altura do teste até estava fresco, porque tem dias da temperatura ambiente ultrapassar os 30ºc). O GF104 provou ser bastante mais fresco que o GF100, alem disso o excelente cooler também contribuiu.

Consumos

Leitura de consumo com um medidor externo, ou seja o consumo total do sistema.

  • Idle: Sistema ligado apenas no desktop do Windows sem nada a correr.
  • MKV: Reprodução de um vídeo em alta definição 1080p
  • Fluids: A correr o ParticleFluids, uma demo da Nvidia para as capacidades CUDA e física.
  • Heaven: consumo máximo durante o teste com o Unigine Heaven
  • FurMark: consumo máximo atingido durante este programa.

consumo.png


Consumos bastante aceitáveis, especialmente em idle! Apenas prova o baixo TDP deste GPU e uma regulação energética eficiente.

Ruído

A solução de 2 ventoinha é excelente, sendo praticamente inaudível! Só se começa a ouvir a partir dos 60%. Mesmo a correr o BOINC horas a fio, a placa continua silenciosa!​
 
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Conclusão

Destaco pela Positiva:

  • - Finalmente uma nvidia decente na geração Directx11. Esta placa papa praticamente tudo que lhe possa ser atirada!
  • - Capacidade de overclock impressionante. Alem de ja vir com 40 mhz de origem, ainda fez mais (xxx) mhz, o que é impressionante dado que estamos no verão, as ventoinhas só estavam a 70% e sem voltagem extra!
  • - Cooler custom de elevada qualidade.
  • - Extremamente silenciosa, seja as ventoinhas, seja o circuito de alimentação.
  • - Excelentes consumos, ficando ao nivels das ATI's HD 5xxx.
  • - Aquecimento muito baixo, graças também ao cooler, mas o GPU ajuda é claro.
  • - Suporte para CUDA, PhysX e 3D Vision, tecnologias proprietárias, mas interessantes, especialmente o CUDA.
  • - Overclock de origem, que é uma pequena mais valia.
  • - Qualidade de construção de topo, com PCB de 2 OZ e condensadores sólidos, tal como já nos tem habituado nas motherboards.
  • - Com preço na ordem dos 220-225 €, considero uma opção muito em conta.
Destaco pela Negativa:

  • - Ausência de dissipadores nas memórias, o que pode limitar overclock/durabilidade.
  • - Ausência de adaptador mini-HDMI, o que não muito aceitável num produto deste nível.
  • - Não possui saída Displayport.


Conclusão

A nvidia desta vez acertou em cheio. Depois das GTX 480 e 470, que embora não sejam um fiasco, deixaram a desejar, especialmente devido ao enorme consumo e aquecimento para a performance que oferece. Este novo GPU GF104 deu uma lufada de ar fresco à nvidia, corrigindo o que a Fermi tinha de problemática (consumo e aquecimento) e oferecendo uma performance muito boa.

A Gigabyte está de parabéns por oferecer de imediato uma versão com overclock de origem e cooler personalizado de excelente qualidade!

E isso tudo por um preço excelente! A única coisa mais a apontar é mesmo a falta de adaptador para mini-HDMI, se bem que preferia que a placa tivesse uma saída (mini) HDMI, uma saída (mini) Displayport alem da saída DVI Dual Link e os respectivos adaptadores.

Esta placa tem assim a nossa recomendação máxima!

Classificação

zwame200.png

excelent price/performance

Agradecimentos

A ZWAME agradece à Gigabyte pela disponibilidade do material para teste.

Copyright © Zwame, Lda 2010. Reprodução proibida sem autorização prévia.
 
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Espero receber esta semana.

Sim, devo testar no X6 e num i5 750, se tiver tempo. O X6 está dependente de terminar outra análise.

A parte de overclock que vou reduzir a apenas teste de estabilidade. Com o verão não dá para tais. Senão passa para "Thermi"
 
Espero receber esta semana.

Sim, devo testar no X6 e num i5 750, se tiver tempo. O X6 está dependente de terminar outra análise.

A parte de overclock que vou reduzir a apenas teste de estabilidade. Com o verão não dá para tais. Senão passa para "Thermi"

Pois se for mesmo a GTX480, muda para esse nome de certeza. LOL
 
É uma Gigabyte GTX 460 (GV-N460OC-1GI ) :D

como estava em NDA não podia dizer.
 
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exacto, a placa é muito bakana :) E com overclock de origem. Se bem que o verão não vou fazer testes de overclock a fundo. Vou ver quanto da, se é estável e pronto.

Se bem que não tenho previsão para iniciar a review, a placa continua retida na alfandega...
 
Como é que tens acesso a tanto material para testar? :p

Eu daqui a uns tempos tenho de comprar uma placa gráfica para o meu my system. (tenho um i5 e uma 6600GT :lol:).

Como a minha board (P7P55D Deluxe) suporta SLI, estava a pensar em comprar agora uma GTX470 e depois quando esta tiver um price drop ou for descontinuada comprava outra para fazer SLI.

Acham boa compra? Sei que ATI é melhor em value for money, mas o SLI escala melhor, tenho o CUDA, aquilo da fisica que não sei como se escreve lol, o folding é melhor...

Vou seguir esta review atentamente...
 
Isso de comprar uma agora já a pensar em SLI esquece. Ainda mais os sistemas LGA 1156 tem SLI/crossfire 8x/8x...

Ahh e não estás a imaginar o consumo de 2 470 pois não? Que fonte tens?

Se queres mesmo pensar em SLI, compra a 460... Senão fica pela 470 ou vais para a 480.
 
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Opah, as reviews que andam aí pela net dizem que essa placa é uma maravilha e a melhor até 200€!!!

Lindo! Venha uma review cá das nossas para ver se é mesmo assim ;)
 
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