Que NAS comprar? Synology vs QNAP

news_js

Power Member
Olá!

Este verão decidi comprar um bom NAS para usar em casa e nele colocar a informação importante num sistema de 2 discos de 2TB cada, em espelho. Estou na dúvida entre Synology e QNAP. Dos primeiros fiquei de olho nos modelos DS-210J e DS-210+. O segundo custa o dobro do primeiro. mas parece melhor. Qual será o mais apropriado para utilização caseira? No máximo serão 4 computadores a ter acesso simultâneo. Há melhores opções na QNAP? Obrigado.
 
Viva;

Não posso comparar pois só usei QNAP até hoje, mas estou 200% satisfeito. O que tenho em casa para uso pessoal é o TS-201, com 2 discos de 500Gb em raid 1. Faz o Backup de 2 Desktop, 1 portátil e um netbook!
 
Realmente os QNAP não parecem maus e até são mais baratos. Estive a ver e talvez o mais adequado para mim seja o QNAP TS-219P. O que acham das suas características?

http://www.qnap.com/pro_detail_feature.asp?p_id=122

TS-219P_03_100.jpg
 
Já trabalhei com ambas as marcas e por experiência própria, o software da Synology bate aos pontos (entenda-se em funcionalidades / correcções de bugs / etc ) o da qnap. Ainda assim e porque o material é muito semelhante e poderá ser uma questão de opção pessoal, este tipo de NAS são outro campeonato bem acima das NAS que por aí se vêm (xtreamers, conceptronic e afins).

Em casa tenho uma Synology DS109 e outra DS409+ :)
 
Já trabalhei com ambas as marcas e por experiência própria, o software da Synology bate aos pontos (entenda-se em funcionalidades / correcções de bugs / etc ) o da qnap. Ainda assim e porque o material é muito semelhante e poderá ser uma questão de opção pessoal, este tipo de NAS são outro campeonato bem acima das NAS que por aí se vêm (xtreamers, conceptronic e afins).

Em casa tenho uma Synology DS109 e outra DS409+ :)

Também tenho um DS409+ antes tinha um QNAP de uma baia, já não me lembro do modelo... acho o software da Synology mais estável também.

Cumps,

PCC
 
Ui PCC, tens aí uma máquina do demónio :D :D
Com o DSM 3, as coisas vão melhorar um bocadito.
O meu tem já 1Gb de memória, que permite ir colocando coisas giras como o Squid a servir de proxy :)
 
Pois estou a espera que o DSM 3 saia de beta :P Confesso que nunca me meti a fazer muitas coisas com ele, uso muito o servidor para fotos e ficheiros remotamente (fora de casa) e para garantir que tenho uma copia dos meus dados caso um disco dé o berro lol :P

Uso 3 discos de 1TB em RAID 5... estou a pensar acrescentar mais um disco de 1TB e talvez passar a RAID 10... tenho ideia que é mais rapido que RAID 5 e mais seguro.
 
PCC, mais rápido é, mas ficas com menos espaço disponível. Eu tenho 4 x 1.5Tb em Raid 5.

Já agora, um alerta, para quem usa os discos Green da WD, tenham atenção ao parametro LCC (que podem ver nas informações S.M.A.R.T do disco).
Tende a aumentar exponencialmente , em IDLE. Dado que o Life Cycle dos discos é de 300.000, convem ficar de olho. Existe, segundo li, uma firmware nova da WD para alterar o tempo que demora até fazer de parqueamento das cabeças.
 
Boa noite. Estava interessado em comprar um NAS para uso doméstico. Acham que o Synology DiskStation DS410j NAS SATA 4HD por 289 €, é um bom aparelho e a um preço aceitável? Cumps.
 
Boa noite. Estava interessado em comprar um NAS para uso doméstico. Acham que o Synology DiskStation DS410j NAS SATA 4HD por 289 €, é um bom aparelho e a um preço aceitável? Cumps.

O preço parece-me aceitavel tendo em conta o único local onde eu sei que se vende e que está a 319€.... Já agora onde tens esse preço? PM, sff. obrigado.
 
O preço parece-me aceitavel tendo em conta o único local onde eu sei que se vende e que está a 319€.... Já agora onde tens esse preço? PM, sff. obrigado.


Ando a procura de um NAS para o meu escritorio, mas so encontro modelos desta marca a preços bem superiores!!! Se poderem me indicar por PM onde tem esses preços eu agradecia.
 
Boa noite. Retirei o preço deste site onde já fiz várias compras - https://www.*****.com/discos_duros_carcasas_de_red_nas.html . Mesmo com portes, fica em 302.77 € com pagamento por cartão, já com TB, fica em 296.83 €. Se fiz mal em colocar o link, por favor corrijam o post. Cumps.
 
Tenho aqui uma solução bastante boa a nivel de caracteristicas e preço.

Nas Intellinet-508018
Partilha de ficheiros através de diferentes plataformas (Windows, Linux e Mac)
Suporta 2 discos rígidos IDE internos até 500GB cada (não incluidos)
Suporta RAID nível 1
Servidor media UPNP
Dispositivo tudo-em-um com: (NAS, router, Switch, VPN, servidor impressão/web/email)


Preço anda dentro dos 160€ com garantia vitalicia

cump​
 
Tenho aqui uma solução bastante boa a nivel de caracteristicas e preço.

Nas Intellinet-508018
Partilha de ficheiros através de diferentes plataformas (Windows, Linux e Mac)
Suporta 2 discos rígidos IDE internos até 500GB cada (não incluidos)
Suporta RAID nível 1
Servidor media UPNP
Dispositivo tudo-em-um com: (NAS, router, Switch, VPN, servidor impressão/web/email)


Preço anda dentro dos 160€ com garantia vitalicia

cump​

Discos IDE????? Até 500GB???? Acho que é deitar dinheiro à rua... Para isso preferia comprar um NetGear ReadyNas duo que aceita dois discos de 2TB SATA e está a 139 euros.... e faz tudo o que esse faz... Até o DLink 323 é melhor...
 
Também ando indeciso. Tenho aqui um servidor meio parado e queria fazê-lo de NAS, etc..etc.. mas não sei se o devo aplicar nesse sentido ou vendê-lo e comprar só 1 NAS dedicado.. a verdade é que o servidor sempre faz mais que isso.
 
Uso 3 discos de 1TB em RAID 5... estou a pensar acrescentar mais um disco de 1TB e talvez passar a RAID 10... tenho ideia que é mais rapido que RAID 5 e mais seguro.
Em read, RAID 5 é mais rapido. Mas perde performance na escrita.

RAID 10 é realmente mais seguro que RAID 5. Mas neste caso terá um custo de 1 disco =)

Aproveitando a threat, já pensaram em construir um servidorzeco home made?
Comprando hardware barato, conseguem com preços bem competitivos um servidor que faz um pouco mais que os simples NAS apresentados por aqui.

Duvida: Como é contornado os problemas de write hole em raid5 nestes servidores NAS?
 
Em read, RAID 5 é mais rapido. Mas perde performance na escrita.

RAID 10 é realmente mais seguro que RAID 5. Mas neste caso terá um custo de 1 disco =)

Aproveitando a threat, já pensaram em construir um servidorzeco home made?
Comprando hardware barato, conseguem com preços bem competitivos um servidor que faz um pouco mais que os simples NAS apresentados por aqui.

Duvida: Como é contornado os problemas de write hole em raid5 nestes servidores NAS?

Eu tenho 1 servidor em casa neste momento e honestamente até estava com ideias de o vender para ficar só com um NAS e não ter de me preocupar mais. Um servidor só se justifica se realmente o fores utilizar para muito mais que um NAS e se te for útil. Se fores para brincar com ele esporadicamente e só usares mesmo os recursos de storage, sinceramente.. é €'s desperdiçados. Para te entreteres com Web Servers, DB Servers, etc.. criares uma máquina virtual no VMware e voilá..

Por exemplo, o servidor que tenho até é bastante aceitável, já tem 2 SATA's e um P4 2.8GHz de 64bits (sim, é verdade, muitos não acreditam), etc. Só que tem vários contras: Barulho, energia que gastas, onde é que o meto sem incomodar, etc. Depois mesmo a nível de storage é tudo muito bonito, pois tens a informação partilhada por todos os PC's em casa sem problemas, mas também se não tiveres equipamentos activos decentes na rede, acabas por tentar ver um vídeo num Portátil com acesso pela network via Wi-Fi ao ficheiro e vês tudo com brakes de 10 em 10 minutos, visto que está a fazer uma espécie de "streaming" e precisa de largura de banda decente (e também de não teres a rede congestionada, para além de o estares a fazer por wireless).

Bom, este é um debate que merece uma nova thread, no meu ver. Isto se ela já não existir.
 
Back
Topo