PROBLEMA DE MEMÓRIA - Toshiba Satellite L650-11F

lupum

Power Member
Boas, não seis e será aqui o sítio correcto para colocar uma questão.
Acontece que tenho um amigo que adquiriu este portátil a semana passada e quando eu estava a dar-lhe uma vista de olhos reparei numa coisa estranha.

Tem o Win 7 64 bits e tem 4Gb instalados.
PROBLEMA: 4Gb intalados (3,87Gb utilizáveis)
A minha reacção foi: WTF??!!

Alguém me sabe explicar o que se passa ou como lhe posso resolver esse problema?

Portátil em questão:
http://pt.computers.toshiba-europe....Satellite-L650-11F/1085960/toshibaShop/false/
 
e' normal pois o resto desses 3.87gb são para o windows e aplicações base puderem funcionar.
depois tens esses utilizáveis para as aplicações (jogos, programas) que quiseres.
eu até só tenho 3.86 gb
se fores ver o disco rígido também não tem 500gb certos
 
não te sei explicar os termos científicos direitinhos mas para o portátil arrancar precisa de uma certa quantidade de ram para fazer as coisas básicas e daí só reconhecer 3.87gb que e' o valor que tens para as tuas aplicações, se pesquisares vais ver que são todos iguais, até a pouco tempo teve aqui um user que penso que até tinha o mesmo portátil e tinha a mesma duvida que tu
 
Ahhh Ok. É que até já tinha aconselhado o rapaz a ir à Worten para lhe actualizarem a BIOS, pois poderia ser um problema relacionado com a BIOS.
 
mas não e' :D
em portáteis e' tudo igual

tens aqui o meu exemplo
novaimagemdemapadebits.png


http://img713.imageshack.us/img713/9056/novaimagemdemapadebits.png
 
Pois, já tive a falar com um user que diz que até poderia ser o endereçamento da Board que mandaria para 32 bits.
 
em portáteis com sistemas de 32bits ainda não vi nenhum que ultrapassa-se os 3gb mas mesmo assim 3.87>3.25 :D

edit: cerca de 140MB de RAM são reservados para a BIOS com esquema de backup
 
Última edição:
Sim claro. É estranho é ele roubar essa memória aos 4 Gb num sistema de 64 Bits. É que nunca tinha ouvido falar disso. Roubar RAM e dizer que só é utilizável 3.87 Gb.
 
Ora para quem é leigo em matéria desta, o Google até pode ser maravilhoso, mas é necessário saber como procurar e o que procurar.
Acho que todas as pessoas sabem "googlar" pelo tema em questão, mas quando existem diversas opiniões acerca de um mesmo assunto é interessante saber o porquê das coisas. Não só por isso, mas obviamente, pelo tema principal, não saber a razão. Às vezes necessitamos de ajuda porque não chegamos mesmo lá. Fácil para uns, um pouco menos para outros. O meu avatar existe por algum motivo FSadino.
Este artigo pode ajudar a esclarecer claro. Passa-se com outros processadores e isto através de um conjunto de opções variáveis que resultam nesta bela surpresa.
Agradeço a recomendação do artigo em questão, pois dali consegue-se absorver um conjunto de situações.
 
Back
Topo