Dúvida Software para limpar e recuperar dados

Pisken

To fold or to FOLD?
Aqui vão as minhas duas perguntas:

1- Há algum software que apague totalmente os dados sem deixar algum vestígio no disco?
2- Há algum software que recupere os dados apagados, mesmo que não estejam a 100% ?

cumprimentos.
 
Boas. Quanto a primeira pergunta penso que podes instalar o ccleaner. É um bom programa para limpar ficheiros e erros de sistema.
Quanto a segunda pergunta existe um programa chamado Hard Drive Recovery. Não sei se funciona bem.. pois nunca experimentei mas é questão de veres =).
 
Boas!

Antes de mais refiro que o CCleaner não faz aquilo que o Pisken pede. Qualquer programa de recuperação de dados pode voltar a recuperar a informação apagada.

Aquilo que presumo que queres é 1 programa para apagar definitivamente e ser praticamente impossível de recuperar essa informação.

O CCleaner, serve apenas para apagar ficheiros temporários do sistema (basicamente fazer 1 limpeza ao sistema).

Para a tua primeira pergunta tens o File Shredder

Para a tua segunda pergunta tens o Recuva (grátis), o Get Data Back, ou o Active@ Partition Recovery
 
Sem deixar mesmo vestígio nenhum não te posso garantir, mas o Eraser diz que apaga totalmente os ficheiros e tem também vários métodos para o fazer.


Quando apagas um ficheiro através do método comum (delete e esvaziando a reciclagem ou shift+delete) os ficheiros não são apagados do disco, mas o espaço que estes ocupavam passa a estar assinalado como disponível para ser reescrito. Assim, é possível recuperar ficheiros depois de os apagares desta maneira. No entanto, não poderás instalar/guardar nada na partição onde estava esse ficheiro que apagaste e se se tratar da partição onde se encontra o Sistema Operativo (Windows p.e.), então, deverás desligar imediatamente o computador, pois o Windows está constantemente a apagar e a criar ficheiros temporários e outros tipos de ficheiros. Isto porque tendo os ficheiros que apagaste o seu espaço assinalado como disponível para ser reescrito, quanto mais coisas guardares/instalares (incluindo o software de recuperação) menor é a probabilidade de recuperá-los.
É preciso que tenhas atenção a programas de sincronização como Dropbox/Skydrive/Google Drive/iCloud, programas de download ou qualquer outro programa que esteja constantemente a guardar/instalar ficheiros no disco, desde que inicias o Windows. Assim, neste caso deverás também desligar imediatamente o computador.


Caso os ficheiros apagados não estejam na partição do Sistema Operativo, ou não estejam numa partição utilizada constantemente por esses programas de download/sincronização, então usa os seguintes programas (estes programas de recuperação de ficheiros não deverão ser instalados na partição onde os ficheiros apagados estavam):

- Grátis: Recuva, PC Inspector File Recovery, DiskDigger, EaseUS Partition Master Free.
- Pagos (caso os documentos sejam muito importantes e os grátis não funcionem; mas não é garantido que te os recuperem): Recover My Files, GetDataBack (NTFS ou FAT).


Caso os ficheiros apagados estejam na partição do Sistema Operativo, ou numa partição utilizada por qualquer programa que esteja a guardar constantemente algo nessa partição, tens duas possibilidades:
- Tentas um programa bootable como o: EaseUS Data Recovery Wizard bottable disk.
ou
- Ligas o disco rígido a outro computador e acedes através dele. De seguida, usas um dos programas que mencionei acima para recuperares os ficheiros; esta é por vezes uma solução mais rápida, do que usar um programa bootable.
 
Última edição:
Back
Topo