Análise Roccat Pyra Wired e Wireless

amjpereira

Folding Member
Introdução

Uusi Lomi on vanhan surma. The new Snow is the death of the old, é recorrendo a este proverbio finlandês que a Roccat se apresenta, a "tempestade de neve" no meio da industria de jogos. Designers industriais, engenheiros técnicos e programadores a trabalhar em conjunto na criação e desenvolvimento de dispositivos o mais perfeitos possível, para os jogadores.

Bastante conhecida pelos seus periféricos, tanto ratos como teclados, ou tapetes, a Roccat gentilmente cedeu para análise o seu mais recente periférico, refiro-me ao Roccat Pyra.

[video=youtube;pZ4Ui_iA5aU]http://www.youtube.com/watch?v=pZ4Ui_iA5aU[/video]

Especificações

WIRELESS USB GAMING MOUSE
with 1000Hz polling rate and 1ms response time

EASYSHIFT[+] BUTTON DUPLICATOR
button duplication for 6 additional functions

MOTION BLUE-OPTIC SENSOR
400dpi to 1600dpi for optimum precision

ON-THE-FLY CHARGING VIA THE USB CABLE
nano receiver stowable in the mouse

REST AND DEEP-SLEEP MODES
for a longer battery life

WIDE, NON-SLIP MOUSEWHEEL
excellent grip and distinctive notch positions

FOR NOTEBOOK GAMERS
for any sized hand, whether left or right

ROCCAT™ GRIPTECH
featuring stabilizing, non-slip side grips

MACRO MANAGER
create complex command sequences

Technical specifications

  • 5 mouse buttons + mousewheel
  • EasyShift[+]: up to 12 functions at any one time
  • 1600dpi optical gaming sensor
  • 130ips maximum speed
  • 1000Hz polling rate
  • 30Gs of acceleration

Further Information

Mouse dimensions
9.5cm x 6cm (LxW)

Mouse weight
Approx. 90g (excluding cable and batteries)

System Requirements
Windows® XP/Windows Vista®/Windows® 7
USB 1.1 Port
CD-ROM drive

Package Contents

  • ROCCAT™ Pyra – Mobile Wireless Gaming Mouse
  • Wireless USB Nano Receiver
  • 1.5m USB Charging Cable
  • 2 x Rechargeables (AAA, 1.5V, LR03)
  • ROCCAT ™ ID Card
  • Quick Install Guide
  • Soft Case

Primeiras Impressões

A roccat facultou-nos para análise ambos os modelos do Pyra, tanto a versão com, como sem fios, e se não fosse pelas pilhas serem carregadas via USB nem sequer se notava a diferença entre um e outro, digo isto porque no que diz respeito a utilização do rato, tanto com ou sem fios isto não se nota qualquer lag, arrastamento ou dificuldade no manuseamento do periférico.


PyraWiredBox.png



RoccatBox2.png


Na caixa como indicado anteriormente 2 pilhas recarregáveis, um cabo para ligar o rato ao PC de forma a recarregar as pilhas, uma pequena bolsa de transporte, o receptor nano, o rato e os respectivos manuais, o que difere entre a versão Wireless e Wired é simplesmente as pilhas e o receptor, enquanto que um se liga após sincronizar com o dongle o outro liga directamente utilizando o cabo incorporado.

São poucos os ratos existentes no mercado para utilizadores e jogadores que utilizem portáteis, e os existentes acabam por ser bem maiores e limitados no que concerne a utilização (destros ou esquerdinos) enquanto que o formato em forma de V do roccat pyra permite ser utilizado por ambos sem qualquer dificuldade.

Software

SoftRoccat1.png


SoftRoccat2.png


Tal como no equipamento anteriormente testado da Roccat é no software que vem incluido com o equipamento que permite configurar os atalhos, macros, criar novas macros e recorrer á nova funcionalidade da Roccat o Easy-Shift.

Devido ao design simples do software não existe muito que possamos falar ou explicar que não salte imediatamente á vista, sendo deste modo a navegação extremamente simples.

Em Detalhe

RoccatPyra1.png


Além da forma já referida neste rato o que salta a vista é a simplicidade e o design do mesmo, ao contrário da maioria dos ratos de gaming este Pyra pouco mais de 5 botões tem, contudo recorrendo ao Easy-Shift da Roccat permite configurar vários atalhos e combinações de teclas de forma a que a mesma tecla possa servir para 2 ou mais funções em separado dependendo dos botões premidos

RoccatPyra2.png


De referir também o facto de que as borrachas onde assenta o rato aparentam ser algo finas e que se gastam facilmente não estando revestidas a teflon o que prejudica a durabilidade das mesmas, além disso salta a vista o Led óptico azul que segundo estudos realizados tendo em conta o espectro superior ao tradicional led vermelho permite uma melhor utilização em todas as superfícies.

Nota negativa por outro lado por não funcionar correctamente sobre vidro, algo que deveria ocorrer tendo em conta o método utilizado para o led óptico, adicionalmente foi detectado um lag de alguns segundos quando se altera entre os vários modos existentes (800dpi / 1200 dpi/ 1600 dpi) o que para um utilizador normal não é problemático mas para um rato desenhado para os gamers pode fazer perder segundos preciosos.

Nota positiva para o manuseamento do rato, sem qualquer lag adicional (sem contar com o referido anteriormente) tempo de resposta bastante próximo do anunciado, e independentemente da distância utilizada (em testes até 3 metros) não tivemos qualquer dificuldade de utilização, e para a ideia engenhosa de carregar as baterias utilizando o próprio rato diminuindo o tempo de espera pelo carregamento ou mesmo para troca de pilhas, basta ligar o cabo e está a funcionar!

PyraWired2.png


Conclusões


Aspectos positivos

  • Bastante confortável e ergonómico apesar do tamanho
  • Scroll em borracha
  • Carregamento feito através do próprio rato
  • Cabo de carregamento incluído.
  • Sem qualquer lag
  • Easy-Shift
  • Alta precisão

Aspectos a melhorar

  • Sem indicador de bateria
  • Não funciona em todas as superfícies
  • Preço

Caso estejam á procura de um rato sem fios para jogar e andar atrás é sem dúvida

zwame200.png


Contudo caso não se importem de andar com um rato maior convosco, talvez não seja a melhor alternativa.

A ZWAME agradece à Roccat pela disponibilidade do material para teste.

Copyright © Zwame, Lda 2009. Reprodução proibida sem autorização prévia.
 
Última edição:
Aspectos a melhorar
Sem indicador de bateria
Não funciona em todas as superfícies
Preço

Já que está nos aspectos a melhorar, qual é mesmo o preço do rato? :)
 
Ando de olho neste rato já a algum tempo por ser portátil pois também tenho um pc portátil, no entanto a versão wired é mais barata uns 20€ mas claro que wireless é outra coisa.
 
Back
Topo