Como saber que aplicação esta a escuta do porto 25 ?

HaryZontal

Power Member
Aqui na empresa onde trabalho temos uma maquina com um servidor de SMTP no entanto aquilo está mal configurado.

O problema é que não sabemos qual é o programa que lança/configura o servidor de SMTP

Existe alguma forma de saber qual a aplicação que está a escuta do porto 25? (é que sabemos que quando nos ligamos a maquina é pelo porto 25)
O sistema operativo é o windows server 2003
 
fui ver isso e não encontrei nenhum programa a "ouvir" o porto 25

mas tinha la algo do genero lst-001:smtp 1743 lst-001 é o nome do pc. Depois foi ver a que programa correspondia o PID 1743 e era o inetinfo.exe mas ao que parece este é apenas um programa de controlo...

tenho de me informar sobre isso do exchange já ouvi falar desse programa é bem capaz de estar praki instalado e de ser ele...
 
O que quero fazer é configurar um SMTP server, não sei é onde esta instalado, apenas sei que está naquela maquina pois da para comunicar com ele via telnet.

Ao fazer "telnet localhost 25"

ele responde com:
200 lucristrong.com Microsoft ESMTP MAIL service, version 6.0.3790.3759 ready at tue, 20 jul 2010

pelos vistos (segundo o google) isto tem mesmo algo a ver com o exchange. Podes-me dar umas luzes de para onde tenho de olhar (de forma a metelo a enviar mails correctamente)?não conheço esse programa
 
Última edição:
Vamos lá 1 coisa...

Tens 1 rede empresarial com 1 servidor, certo? Quantos postos?
Este servidor supostamente estaria a encaminhar os mails dos outros users, certo?
No SMTP dos postos, qual é o servidor configurado? É esse servidor, ou é tipo smtp.google.pt?
Como é que os postos têm mandado/recebido e-mails até agora?

Tens de saber minimamente como é que está a infra-estrutura montada para saberes onde e como vais mexer, senão fazes aí 1 salgalhada de todo o tamanho!

Dá aí uma ideia de como está configurada a rede a nível de E-mails (quantidade de postos, programas, etc...)
 
Este servidor é um servidor SAP de treino apenas, a empresa só tem cerca de 10 pessoas pelo que no maximo devem-se ligar la 10 pessoas.
Os emails para já tem sido enviados normalmente com recurso a net, isto do servidor smtp estamos a implementar apenas como teste, para depois replicarmos em clientes.

Apenas queria reutilizar o que eles já aqui tem instalado, pois com um servidor de SMTP externo instalado no meu pc também consigo enviar emails, mas é algo limitado pois muitas vezes é bloqueado por ter um ip dinamico, ou por não ter nenhum tipo de segurança a nivel de autenticação.

A ideia do servidor é enviar emails que são criados pelo outro servidor que corre na maquina (o de SAP), acho que isto se comporta como se fosse só um posto, pois é sempre o servidor de SAP a comunicar com o de SMTP.

Em relação a configuração dos postos, eu não tenho nada configurado de especial, uso webmail comum.
Neste caso em particular o SAP quando quer enviar um email liga-se ao localhost no porto 25.

já tive a esgravatar um bocadinho no exchange, mas tenho medo de fazer burrada.
O SMTP que instalei no meu pc era muito basico, não tinha praticamente configurações, foi dar permissão aos computadores da rede e tava pronto a funcionar. Este exchange já parece uma coisinha mais a sério.

Com esta informação já me sabes dizer +- onde devo mexer nas configurações do exchange?
 
Mas olha 1 coisa... Segundo eu percebi, queres apenas para poder mandar os mails gerados pelo SAP para fora, certo?

Nesse caso, pq q não usas um servidor SMTP externo, tipo smtp.sapo.pt, ou assim? Nunca vi um servidor publico a bloquear e-mails por teres 1 IP dinâmico. Então se vocês tiverem uma página na net, ainda melhor... Usas o vosso próprio servidor SMTP... Porque mesmo configurando o vosso servidor SMTP, ele depois vai ter que comunicar com um servidor público. E se o teu problema é o "bloquear os e-mails", nesse caso continuarias com o mesmo problema...

Se a tua ideia fosse centralizar todo o correio nesse servidor, tinha toda a lógica que instalasses o MS Exchange (atenção às licenças) e gerisses toda a empresa nesse servidor. Mas para isso precisas de alguns conhecimentos que não são assim tão básicos. Mas se o quiseres fazer, diz que eu tento dar-te uma ajuda dentro dos possíveis.

Mas se a tua preocupação é mesmo só os mails do SAP, não te chateies com isso... É uma ideia engraçada mas é apenas para lab, pois em termos práticos não faz mto sentido fazer isso
 
Back
Topo