Antena Omnidirecional numa lata no exterior

samc

Power Member
Boas, já há quase 2 anos construí uma "cantenna" com uma lata de café (com uns 12 cm de diâmetro), uma simples placa USB tipo pen da marca SMC e uma extensão de 5 m USB. A placa USB encontra-se parcialmente dentro da lata e o conector USB está isolado com uma mangueira plástica colocada à pressão com recurso a uma pistola de ar quente (também utilizei uma pistola de cola termofusivel para isolar os contactos).

Até ao momento tenho tido resultados razoáveis com a antena montada no exterior e apontada para a casa dos familiares a 30 metros (normalmente obtenho um sinal de -75db). No entanto, por vezes a placa já deixou de funcionar devido às amplitudes térmicas (foi aí que tive de isolar melhor os conectores). Hoje com o calor, a placa começou novamente com problemas, além de que no Inverno eu para evitar estes problemas, já removo todos os dias a antena para evitar a chuva.


O que eu pretendo fazer é substituir a placa USB por esta: http://www.tp-link.com/products/productDetails.asp?pmodel=TL-WN722N (que encontro a bom preço)
e fazer uma antena exterior que me permita ficar descansado com as intempéries. A placa USB estaria conectada ao computador directamente ligada à tomada (sem extensões) e utilizaria um cabo para ligar à antena.


Para simplificar as minhas dúvidas são:

1- É boa ideia utilizar a antena Onmidirecional fornecida com a placa USB dentro da lata (nos esquemas das cantennas que encontro, utilizam simplesmente um fio de cobre rígido, gostaria de saber até que ponto utilizar a antena fornecida melhoraria o sinal/seria mais resistente à oxidação devido a estar revestida por borracha)?

2- A placa utiliza um conector *****-SMA que cabo aconselham a comprar (pretendo algo barato), tenho de comprar mesmo as tais extensões pigtail (que são caras) ou posso comprar os conectores e fazer os meus cabos?


3- Uma opção mais profissional seria colocar uma tomada na parede com uma ficha de ligação à antena. Depois com um outro cabo (extensão) ligaria da tomada da parede à placa USB. As perdas do sinal são muito significativas? O que aconselham a utilizar?



Agradeço desde já todas as respostas :D
 
Porque não metes antes uma antena própria para exterior, tipo uma Interline Planar de 14dBi ou então uma Nanostation Loco?
 
Obrigado, mas estava interessado para já numa opção mais económica sem ter de recorrer a uma antena externa de compra. Essa antena encontrei-a à venda por volta dos 24 € e assim excede facilmente o orçamento (penso que tenho de acrescentar o valor dos cabos que são caros).
 
Obrigado, mas estava interessado para já numa opção mais económica sem ter de recorrer a uma antena externa de compra. Essa antena encontrei-a à venda por volta dos 24 € e assim excede facilmente o orçamento (penso que tenho de acrescentar o valor dos cabos que são caros).

Caro? Quanto vais gastar no total com essa tua solução artesanal?
E qual a qualidade de sinal e velocidade que essa tua solução artesanal te vai proporcionar em comparação com as indicadas?
Os cabos Pigtail têm uma grande perca de sinal por metro, 0.5dB/m em geral, não uses mais de que 1m ou 2m. Com 1m custam cerca de 20eur. Mais metros sai muito caro!

Também tens esta de 8dBi
Interline Planar 8dBi com kit de inclinação MicroStrip: 16.96€


ou

NanoStation Loco2: 50eur (Só precisas de um cabo de rede para ligares a Nano à placa de rede do PC, pois isto não é uma simples antena mas sim 1 router com antena integrada)




Google it
 
Última edição:
Obrigado Ozzy_PT por a respostas. Realmente eu estava a pensar num orçamento mais baixo de 16 € a placa de rede USB + 0 € a lata e a antena + 10 € o cabo da antena (não imaginava que eram tão caros/perdiam tanto o sinal!), ou seja com a compra de uma antena externa passava o meu valor limite dos 30 €.
Desconhecia essa opção da nanostation que assim permite-me poupar o dinheiro na placa de rede USB. Muito interessante o conceito.

Encontrei esta placa a este preço:
http://www.redespt.com/index.php?pa...&manufacturer_id=&option=com_phpshop&Itemid=6

sem querer ser muito chato, o que acha do preço/produto (existe este que custa 69,90 € mas não pretendia gastar tanto e só encontro diferenças maiores no chip utilizado)?

Aconselha a compra compra noutra loja?

Existem alguns cuidados com respeito ao cabo de rede para resistir melhor às intempéries, nomeadamente na zona do conector RJ45?

Tenho uma pequena parabólica de 45 cm que não uso, é uma boa ideia utilizá-la em conjunto com esta placa?

Obrigado novamente por as respostas
 
Obrigado Ozzy_PT por a respostas. Realmente eu estava a pensar num orçamento mais baixo de 16 € a placa de rede USB + 0 € a lata e a antena + 10 € o cabo da antena (não imaginava que eram tão caros/perdiam tanto o sinal!), ou seja com a compra de uma antena externa passava o meu valor limite dos 30 €.
Desconhecia essa opção da nanostation que assim permite-me poupar o dinheiro na placa de rede USB. Muito interessante o conceito.

Encontrei esta placa a este preço:
http://www.redespt.com/index.php?pa...&manufacturer_id=&option=com_phpshop&Itemid=6

sem querer ser muito chato, o que acha do preço/produto (existe este que custa 69,90 € mas não pretendia gastar tanto e só encontro diferenças maiores no chip utilizado)?

Aconselha a compra compra noutra loja?

Existem alguns cuidados com respeito ao cabo de rede para resistir melhor às intempéries, nomeadamente na zona do conector RJ45?

Tenho uma pequena parabólica de 45 cm que não uso, é uma boa ideia utilizá-la em conjunto com esta placa?

Obrigado novamente por as respostas

o 2º modelo (mais caro) têm uma potência de rádio superior, sendo por isso indicado para ligações entre distâncias muito grandes. Para ti a LOCO serve.
No exterior deves usar cabo de rede RJ45 blindado, do tipo FTP ou S/FTP.
Em Portugal essa é a loja indicada. Esses preços são sem IVA.
 
Última edição:
Obrigadão novamente por as respostas, vou dar este tópico por encerrado. Estou de momento a contactar a leiritrónica no sentido de adquirir esse produto e eles ficaram interessados em fazer uma parceria com a marca.
É que essa informação do +IVA foi muito útil que não me tinha apercebido.

Quanto à antena parabólica que tenho parada sem uso (os ganhos que tive com a cantenna foram melhores e protegeu melhor a PEN contra chuva) será uma boa ideia utilizá-la?

 
Obrigadão novamente por as respostas, vou dar este tópico por encerrado. Estou de momento a contactar a leiritrónica no sentido de adquirir esse produto e eles ficaram interessados em fazer uma parceria com a marca.
É que essa informação do +IVA foi muito útil que não me tinha apercebido.

Em Portugal os parceiros da Ubitiqui são a RedesPT (Officelan, Lda). Basta veres a listagem no site da marca: http://www.ubnt.com/purchase/europe

Duvido que a Leiritrónica conseguir fazer preços de venda ao publico melhores, basta ires à loja e verificas que os preços dos artigos lá expostos não são nada por ai além!...
 
Eu como tenho desconto lá e não terei de pagar portes (- 4€) até pode ser que compense. Mas quando souber algo mais em concreto, coloco o preço aqui ;)
 
Eu como tenho desconto lá

É por essa mesma politica de preços, uns pagam X e outros Y. Por no site indicarem um preço e vamos nós a loja, após pesquisar no site, o preço na loja é diferente do site e ainda terem a "lata" de dizerem que os preços do site são só para o site e na loja tenho que pagar um preço diferente, mais caro, que eu não compro nada nessa loja!
 
Back
Topo