Desafio Semanal #34 - Férias

adolfo dias

Power Member
Desafio Semanal #34

Férias




Chega agosto chegam as férias. Fotografem a praia, o campo, os preparativos... Aqui vale quase tudo.

As regras para submissão de fotos:

1. Apenas é permitida uma fotografia por utilizador, tirada e submetida pelo próprio que pode ser alterada durante o concurso (editar post)
2. As fotografias devem ter no máximo 800 pixeis no lado maior
3. As fotografias devem ter um título e o EXIF possível (maquina/modelo, lente, abertura, tempo de exposição, iso, flash, etc)
4. Fotos vencedoras de concursos anteriores não podem ser resubmetidas.


Não é permitido colocar comentários enquanto o desafio decorre. Estes apenas poderão ser feitos quando o desafio terminar e o vencedor for anunciado.

Para esclarecimento de dúvidas enviem PM.


Um desafio por semana nos seguintes termos:

* Novo Desafio - Depois do vencedor ser declarado.
* Início das participações - Assim que o novo desafio é lançado.
* Fim das participações - 22:00h, 9 Agosto 2010. O vencedor será escolhido de seguida.
* O vencedor deste desafio escolhe o tema do próximo assim como o seu vencedor.

Divirtam-se!
 
Segurança na praia

segurananapraia.jpg


Exif:
Panasonic Lumix DMC-FZ18

F/5.6
1/400 seg.
ISO-100​
 
Lagoa do Fogo



Mais uma foto velha, mas tem que ser, não tenho férias, tenho que ir ao baú!

Fuji SP 2000 (analógica)
( não sei mais nada :| )
 
Parabens Veritaz! Essa foto "vintage" mete muitas da era digital em um "chinelo velho".

AndreVC: Sem colocar em causa a técnica, não era bem essa idea. E uma lente macro... não faz só macro.. digo eu Oo

mfpires14: É um dos registos que cativa pelo enquadramento/composçião. Falta cor ( vida ).

orpheusmyth: Já vi essa foto, terei comentado? É uma paisagem interessante, mas não sei se é pelo enquadramento da estrada ( eu teria optado por coloca-la "na vertical", para puxar o olhar para as montanhas ), parece que nada chama a atenção na foto. Mas volto a afimar que é uma excelente foto de paisagem.

Almeida100: Engraçado que depois de olhar para a tua foto, reparei em 2 detalhes que me acontecem nas minhas fotos: Quando se usa "wide" em "portrait", parece que fica tudo longe demais. Quando uso "daylight" com luz do dia, as fotos tendem a ficar mais azuladas que usando o AWB...

jakursio: Já comentei uma vez.

tiberiumwars: Achei uma foto do tipo "point and shoot". Respeitaste a regra dos terços, mas depois faltou interesse à composição.

djkr96: Seria uma justa vencedora, não fosse os tons/cores,

Veritaz: Deixou sem palavras LOL. Magnifica!

Venha o próximo.
 
mfpires14: É um dos registos que cativa pelo enquadramento/composçião. Falta cor ( vida ).

muito obrigado, CoisaX!! :D

bem, já agora vou aproveitar e vou deixar também a minha (humilde) opinião:



AndreVC: bem, para começar, devo dizer que compreendo que nem todos possam deslocar-se até uma paisagem paradisíaca e queimar algum tempo para fazer uma foto para um "mero desafio semanal" e, como tal, é perfeitamente aceitável que se façam abordagens que não correspondem ao que se supostamente se estaria à espera.. no entanto, penso que a tua abordagem não foi suficientemente boa! :(

orpheusmyth: boa foto!! boa paisagem! mas, tal como o CoisaX já referiu, eu provavelmente teria tentado um enquadramento diferente... :)

Almeida100: para ser sincero, pensei que a tua foto viesse a ser a vencedora... gostei bastante!! :D e arrisco-me a dizer que é provavelmente a foto que melhor transparece o tema desta semana....

jakursio: lamento, mas não gostei.. não percebi... :confused:

tiberiumwars: em conjunto com a do Almeida100 esta foto também demonstra muito bem o tema, no entanto, acho que faltava dar destaque a algum elemento.. através do título, calculo que o elemento principal seja o casal deitado na toalha (?), mas, ao olhar para a foto, isso não fica claro.. ;)

djkr96: também gostei, mas uns toques mais quentes talvez tivessem ficado muito bem.... ;)

Veritaz: os meus parabéns!!! :cool::D

CoisaX: lá está a tal abordagem "alternativa" de que falei lá atrás.. gostei!! mas de facto não está em pé de igualdade com as restantes... :);)



vá pessoal, não levem a peito!!! ;)

venha o próximo tema!!! :joker:
 
Almeida100: para ser sincero, pensei que a tua foto viesse a ser a vencedora... gostei bastante!! :D e arrisco-me a dizer que é provavelmente a foto que melhor transparece o tema desta semana....

Obrigado.

Almeida100: Engraçado que depois de olhar para a tua foto, reparei em 2 detalhes que me acontecem nas minhas fotos: Quando se usa "wide" em "portrait", parece que fica tudo longe demais. Quando uso "daylight" com luz do dia, as fotos tendem a ficar mais azuladas que usando o AWB...

O tom mais azulado foi uma tentativa meio falhada de acrescentar um gradiente ao céu que estava monótono na foto original. Ficou um pouco melhor mas como não tenho muita paciência para PP não deu para mais. Entretanto experimentei cropar de várias formas, inclusivamente por pouco não optei por um enquadramento horizontal, mas quis deixar ficar aquela extensão de areia apesar de ficar um pouco vazia a parte de baixo da foto.
 
andrevc - fraca, mt fraca... fotografar uma palavra num livro (?dicionário?) n seria de todo a ideia.

mfpires_14 - um enquadramento horizontal e mais cuidado e seria bastante mais interessante. o foco na boia esta interessante, mas o desarrumo no resto da foto falha.

orpheusmith - um bom postal. teria-lhe cortado aquele meio monte à esquerda.

almeida100 - tal como o pires acho que só tinhas a beneficiar com um enquadramento horizontal.

jakursio - era mais o tipo de foto que esperava ver (fun), mas mataste td ao enquadrar o miudo à esquerda e decepar-lhe o braço.

tiberiumwars - com um pouco mais de cuidado certamente terias arranjado um enquadramento melhor. é apenas um click sem pontos de interesse. quase fotografia de rua diria.

djkr96 - devo dizer que qd vi a foto me lembrei do Raiden. sofre com o enquadramento demasiado apertado, n respira. n fosse isso provavelmente seria a vencedora.

veritaz - um optimo registo, pessoalmente n teria cropado tanto em altura.

coisaX - com esse titulo imaginava mais o portatil aberto a debitar SQL ou C. aquela mancha laranja à esquerda tb distrai bastante e o chinelo com a lareira ao fundo destoa bastante.
 
coisaX - com esse titulo imaginava mais o portatil aberto a debitar SQL ou C. aquela mancha laranja à esquerda tb distrai bastante e o chinelo com a lareira ao fundo destoa bastante.

Obrigado Pelo Comentário.

Eu próprio, após uma maior atenção, não gostei do resultado final.

Fruto de deixar mais uma vez as coisas para a ultima da hora. Era de esperar com aquela distância/abertura, a fazer bounce com o flash, que não ia escurecer o fundo. Sobre os laranjas foi mesmo não ter perdido mais tempo com a "arrumação do cenário". Sofá laranja, almofada laranja..

BTW, a tua ideia era bem explorada.

Cumps
 
Obrigado pelos comentários. Parabéns ao Veritaz, foi uma boa exploração do local e das cores.
Em relação á minha foto, o interesse aqui é, como foi apontado, não haver interesse especial! O que tentei fazer foi ilustrar um estado de espírito, reparem que as duas pessoas da esquerda estão em posição de não fazer nada, como se privadas da sua rotina habitual não se conseguissem enquadrar nesta condição (de férias). Por outro lado o casal mais próximo representa também um pouco isso, aproveitando a senhora para colocar a leitura em dia. Como o motivo era desinteressante, assim como o próprio local, optei por fazer este enquadramento. Não foi "point and shoot" porque andei um bocado atrás deste enquadramento e à espera que aparecessem outras pessoas próximas do casal que está deitado.
Agora faço as minha observações às restantes fotos:

Andrevc: Pode parecer uma ideia genial o que tentaste fazer, mas a exploração de letras e palavras como elemento gráfico já datam dos anos 60 (na américa) e 70s em Portugal. Se tiveres curiosidade espreita um artista plástico Português que se chama João Vieira.

mfpireS_14: Faltou um enquadramento mais cuidado. Tem elementos interessantes como as pessoas na brincadeira e as pessoas sentadas. Mas depois tens cortes que não se justificam como o cotovelo do lado inferior direito. E o corte da cadeira.

Orpheusmyth: Gostei muito desta foto, falta de fato aclarar o monte da esquerda para realçar a àgua do lado inverso. Mas é uma daquelas fotos em que se tem frio de olhar!!!

Almeida100: Também gostei muito desta. Eu não acho que o enquadramento horizontal fosse o melhor, gosto bastante deste. Tens de mexer no azul do céu, está muito saturado e percebe-se isso por causa do mar.

jakursio: Esta está muito interessante, é pena como dizem teres cortado o braço. Noutra situação isto pode "expandir" a fotografia, mas neste caso afirma demasiado o espaço negativo que ficou do lado direito, sobretudo porque o "Hercules" está a olhar para a esquerda. As cores estão fantásticas.

djkr96: Eu acho esta foto muito boa. Não associava directamente ao tema (apesar de pensarmos praia = férias) O enquadramento está bem feito, as linhas dinâmicas do chapéu resultaram e as cores estão como deviam. Para melhorar acho que retirava as algas da areia (via software claro está) deixando apenas a que está mais próxima.

Veritaz: Já aí estive e na altura a cor estava longe de ser o que apresentas na foto, no entanto resultou bem, mesmo o corte que fizeste ajudou a focar a atenção na lagoa do fogo. Atrevo-me a dizer que a foto original era bastante mais escura e que foi clareada posteriormente.

CoisaX: O que eu acho que não resulta aqui é o espaço branco no canto inferior direito, corta a monocromia do resto da foto. Depois é necessário de facto estar atento aos pormenores que aparecem na foto: a almofada do lado esquerdo não está aí a fazer nada, o cabo atrás do portátil também está a mais, e o enquadramento com a lareira também não foi o mais feliz.

Houveram boas participações, venha o próximo que prometo não fazer "point and shoot"... espera, mas não tem de se fazer na mesma para tirar a foto?! :p (brincadeira)
 
CoisaX: O que eu acho que não resulta aqui é o espaço branco no canto inferior direito, corta a monocromia do resto da foto. Depois é necessário de facto estar atento aos pormenores que aparecem na foto: a almofada do lado esquerdo não está aí a fazer nada, o cabo atrás do portátil também está a mais, e o enquadramento com a lareira também não foi o mais feliz.

Houveram boas participações, venha o próximo que prometo não fazer "point and shoot"... espera, mas não tem de se fazer na mesma para tirar a foto?! :p (brincadeira)

Obrigado pelo comentário.

Tenho varios snapshoots, em que alguns deles, não tenho o livro no colo.. e até a lareira ficou mmenos destacada. Mas todas elas sofreram o mesmo problema: Inclinação ( foi da cerveja LOL ) e enquadramento que não dá para corrigir os pontos referidos.

Sobre a tua foto, quando disse P&S , era uma forma de dizer que me pareceu um pouco "vulgar". não queria usar era essa palavra :)

Cumps
 
Desde já parabéns ao vencedor. A fotografia está muito boa mesmo. Entre esta fotografia e a do Orpheusmyth ficaria muito indeciso.

AndreVc - Acho uma fotografia muito fraquinha. Não gostei muito da ideia, alias, normalmente não gosto de fotografias a livros deste género. Percebi a tentativa no entanto acho que o enquadramento não é muito interessante, o crop também não foi o melhor e embora até ache que está no tema, foi uma interpretação, acho que podias ter-te esforçado um pouco mais com outra imagem.

mfpireS_14 - O enquadramento não está mau, até está inteligente já que dá para mostrar a relação entre as pessoas na água e a bóia salva-vidas. No entanto não achei uma fotografia particularmente interessante.

orpheusmyth - Uma das minhas fotografas favoritas nesta semana. O sitio é lindo para começar mas acho que a composição também contribuiu bastante para ser uma boa fotografia. O facto de a estrada descrever uma diagonal ficou muito bem porque guia os nossos olhos bem pela imagem. Muita gente ia cair na tentação de centrar as montanhas ao fundo o que para mim não ficaria muito bem, gosto mais de desequilíbrio. Ficou com muito boa definição e gostei das cores. Embora não seja nada de inovador está uma boa fotografia especialmente tendo sido tirada nas condições em que foi.

Almeida100 - Não está uma má fotografia mas acho que está um pouco banal. Muito tipo postal talvez. Fica bem no tema mas pronto. Só isso.

jakursio - Não acho uma fotografia nada interessante. O braço cortado ficou estranho e a cara do rapaz também pois não dá a sensação de estar muito divertido. A saturação da bola ficou um pouco desconcertante/exagerada talvez.

tiberiumwars - Está no tema pedido mas não é muito interessante. A composição não está má mas não tem nada de especial. Não suscita nada de interessante.

djkr96 - Até gostei desta imagem, no entanto se calhar um pouco mais saturada não ficava mal. Ou até convertida num bom p&b para contrastar. Está simples mas está boa.

Veritaz - Uma excelente imagem a quase par da do orpheusmyth. Embora também seja tipo postal e não seja nada de novo gosto muito das cores desta imagem. Provavelmente tirada com fuji velvia que tem umas cores... Boa foto.

CoisaX - Ok. está dentro do tema, está bem conseguida até. Em termos de composição também está bem pois mostra tudo o que o titulo indica.
 
Back
Topo