Engenharia e Desenvolvimento de Jogos Digitais ou Engenharia Informática?

Status
Fechado a novas mensagens.

nasafd

Membro
Boas!

Estive a ler uns tópicos aqui no fórum relativamente a este assunto mas gostava de uns esclarecimentos, se alguém me pudesse ajudar, agradecia imenso.

Gostava imenso do curso de EDJD mas estou a ser fortemente desaconselhado por pessoas entendidas no assunto :s
Questão: Já alguém frequentou este curso, ou conhece alguém que o tenha feito? Se sim, quais as opiniões dadas por essas pessoas?

Ao mesmo tempo sei que Engenharia Informática é muito mais exigente e versátil no mercado de trabalho mas não sei em que medida poderei efectivamente formar-me em desenvolvimento de jogos. Já para não falar que iria ficar mais um ano a estudar para obter as provas de ingresso necessárias, algo que obviamente não me soa muito bem. -.-'
Questão: Alguém neste curso tem o mesmo objectivo (seguir para jogos)? Se sim, quais as opiniões? Onde posso tirar um mestrado/pós-graduação virada para este ramo?

Desculpem o enorme interrogatório, mas estou mesmo muito indeciso.
Aguardo resposta.
Cumpz.
 
Espero que tenhas em mente que gostar de jogar jogos é muito diferente de os desenvolver :|
O desenvolvimento de jogos é muito mais exigente no sentido que obriga a mais matemática entre outras coisas.
Finalmente se tirares esse curso em Portugal vais ter que emigrar se quiseres trabalhar a sério nessa área.

Porque não tiras Engenharia Informática (e ficas com um conhecimento mais vasto), e depois vais em Erasmus para o estrangeiro, e acabas por tirar uma especialização na área que realmente pretendes? Ficavas com boas bases na área da EI, e especializavas-te nos jogos
 
Boas,

Eu neste momento sou finalista de um curso de Engenharia Informática, e uma das minhas áreas de especialização foi Multimédia, que por sua vez englobou várias cadeiras em que lidei com técnicas de desenvolvimento de videojogos (mais virado para ambientes tridimensionais). Embora tenha aprendido bastante nestas cadeiras, apercebi-me que outras à partida não têm tanta ligação a este mundo, são mesmo muito importantes para quem quiser ser um profissional na área. E falo tanto das cadeiras de programação mais geral como das matemáticas... sim a matemática é mesmo muito importante, especialmente se quiseres trabalhar com gráficos 3D. Por isso é que te aconselho, e isto é a minha opinião, que sigas por um curso de engenharia, preferencialmente numa universidade de renome. Vais ter muito trabalho mas vai valer a pena ;). Para além disso se não conseguires arranjar emprego no mercado do desenvolvimento de videojogos, facilmente arranjarás emprego noutra área.

Mas o melhor conselho que te posso dar, é que se queres mesmo fazer jogos, põe as mãos à obra. Começa por desenvolver jogos pequenos, e depois há medida que vais aprendendo conceitos novos, vai tornando os teus jogos mais complexos. Tens de ter em mente é que fazer jogos não é simples, tal como Bluestrattos disse "Espero que tenhas em mente que gostar de jogar jogos é muito diferente de os desenvolver".

É muito importante o espírito de iniciativa nesta área. Participei com o jogo que está na minha assinatura na competição Microsoft XNA Pizza Night cá em Portugal, e graças à visiliblidade que aí obtive, apareçeram-me algumas propostas de empresas de gamedev portuguesas. E o jogo até nem é nada do outro mundo, mas mesmo assim deu trabalho a fazer :lol:

Cumps
 
Boas,
KorsAir, sei que é offtopic, mas parabéns pelo jogo, está muito bem feito, e o som de NHOM NHOM NHOM NHOM, está fenomenal. Dá mais relevo à tua sig, que acho que passa despercebida e há coisas que vale a pena ver.

Quanto ao assunto do tópico: Vai para engenharia informática, tem uma formação mais geral na área, até pode ser que descubras que afinal gostas de outras zonas de informática. Se o que quiseres é mesmo desenvolveres jogos, podes tentar a EDJD, mas vais ficar mais limitado, embora terás (em teoria, não vi os planos dos cursos) maior à vontade dentro da área, do que um de informática, mas não será nada que um informático bem preparado e motivado não consiga em pouco tempo.

Se quiseres podes também procurar na internet programas para desenvolveres os teus jogos mais básicos, usando código/modelos/animações já feitos pela comunidade, a ideia aqui é fazeres um teste se estás realmente motivado para dar o próximo passo, porque em qq curso o que vais fazer não terá comparação com estes "programitas".
 
Não é nesta secção que este assunto se trata. Não sendo Power Member, não tens acesso ao Geral, que é onde esse assunto é actualmente discutido, mas há outros fóruns da especialidade onde podes ser esclarecido.

Este tópico fica encerrado.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo