Zonas sapo por todo o país - Igualdade no acesso adsl

Não querendo defender a PT se não estou em erro, houve uma altura em que a PT quis tirar a assinatura telefónica, e a ANACOM não deixou, porque era concorrencia desleal(e o cliente que se lixe). E novamente, se não estou em erro, quem deliberou as caracteristicas para uma zona poder ser "zona sapo" ou não, tambem foi a ANACOM, esta permite a sapo baixar o tarifario numa zona com concorrencia para nao haver "concorrencia desleal" mas no resto não, portanto quem "quer" estar numa zona sapo e não está, está dependente sempre de terceiros(vodafone, clix, etc).

Cumps
 
É essa também a informação "oficial" que tenho. Só que tb já me foi dada outro tipo de informação por quem esta com as mãos mais metidas na massa e que no fundo essa regra nem sempre se aplica por parte da PT.

Não implica que esta politica esteja correcta, e não está de todo.

MC


Não querendo defender a PT se não estou em erro, houve uma altura em que a PT quis tirar a assinatura telefónica, e a ANACOM não deixou, porque era concorrencia desleal(e o cliente que se lixe). E novamente, se não estou em erro, quem deliberou as caracteristicas para uma zona poder ser "zona sapo" ou não, tambem foi a ANACOM, esta permite a sapo baixar o tarifario numa zona com concorrencia para nao haver "concorrencia desleal" mas no resto não, portanto quem "quer" estar numa zona sapo e não está, está dependente sempre de terceiros(vodafone, clix, etc).

Cumps
 
Nao estou a dizer que esteja correcta, uns pagam 10 outros pagam 100, pelos mesmo serviços, nao está de todo correcto. No entanto vejo nas petiçoes a falarem em ir á ANACOM quando a própria em parte criou este problema.

Cumps
 
Sim, este problema foi criado pela ANACOM.
Não estou a criticar a PT, apenas o sistema.



Nao estou a dizer que esteja correcta, uns pagam 10 outros pagam 100, pelos mesmo serviços, nao está de todo correcto. No entanto vejo nas petiçoes a falarem em ir á ANACOM quando a própria em parte criou este problema.

Cumps
 
Sim, este problema foi criado pela ANACOM.
Não estou a criticar a PT, apenas o sistema.
Não foi criado pela anacom mas pela pt... A proposta anteriormente citada era de que apenas os clientes da pt ficavam isentos do pagamento da assinatura mas os dos outros operadores continuavam a pagar, o que levou a um chumbo óbvio...
 
Não foi criado pela anacom mas pela pt... A proposta anteriormente citada era de que apenas os clientes da pt ficavam isentos do pagamento da assinatura mas os dos outros operadores continuavam a pagar, o que levou a um chumbo óbvio...

é culpa da ANACOM e da comissão europeia que apenas permitiu a criação de zonas sapo em locais com determinado tipo de concorrência.

este assunto já foi mais que discutido aqui no fórum.
 
Aqui também há Vodafone, Clix, Zon, (...), e SAPO ADSL Outras Zonas... só sei que estão perder mais clientes que sei lá o quê, só ganham nos clientes MEO, são os únicos preços que se aproveitam, de resto, quem quer apenas Internet + Telefone, vizinhos e gente conhecida metem mais Vodafone.
 
No meu caso também. Eu sou cliente Vodafone no ADSL. Se por acaso quisesse mudar para a PT (Sapo) não mudava pois estou fora da zona sapo e pagaria 36euros por um tarifario ate 24Mbps enquanto que pago 19,90 na Vodafone. Na realidade sou cliente Casa TV da Vodafone, mas acontecia isso na altura que so tinha ADSL..
 
eu não estou em zona sapo e em termos de adsl tenho tudo... pelo menos clix, vodafone... e também tenho ZON..

Todo o país que tenha acesso PT tem acesso ao clix, vodafone... só que de forma indirecta.

No meu caso também. Eu sou cliente Vodafone no ADSL. Se por acaso quisesse mudar para a PT (Sapo) não mudava pois estou fora da zona sapo e pagaria 36euros por um tarifario ate 24Mbps enquanto que pago 19,90 na Vodafone. Na realidade sou cliente Casa TV da Vodafone, mas acontecia isso na altura que so tinha ADSL..

tal e qual... era exactamente isto a que me referia. eu tenho acesso directo a clix e zon pelo menos... e sei que tenho já tive aqui clix 24mb (a clix tem indirecto a 24mb?).
agora tenho vodafone... e isto está rijo!
se tivesse zona sapo, metia sapo. porque? em termos de problemas (como já tive na vodafone) dá a impressão que complicam menos. pois... as linhas são todas PT... falta fibra por estes lados...
 
Reconheço esses "imbróglios" técnicos, jurídicos, etc, etc... Mas o facto é que:

- Quem vive nas zonas urbanas, tem mais oferta (cabo, satélite, fibra, adsl, móvel) e melhor oferta (as tais zonas "sapo", "vodafone", etc, etc).
- Quem vive na terrinha, tem menos oferta (normalmente, apenas adsl, satélite e móvel) e pior oferta (não tem as "zonas") e, como tal, por ex. caso do adsl, tem sempre de pagar a assinatura telefónica.


Quem tem pior oferta (e bastas vezes, pior qualidade), é quem paga mais e eu, que devo ser burro, acho que devia ser precisamente o contrário...
 
Não é só nas "terrinhas", mas aí é pior. Muitas urbanizações que ficam na periferia das grandes cidades tem o mesmo problema.
Quanto a ANACOM, claro que aquilo é uma anedota, serve apenas para uns tantos receberem altos ordenados, por isso é que se devia por todos os meios legais e de forma civilizada, fazer ver junto dessa ou outras instituições a injustiça que criaram (mail, fax, telefone, Internet...).




Reconheço esses "imbróglios" técnicos, jurídicos, etc, etc... Mas o facto é que:

- Quem vive nas zonas urbanas, tem mais oferta (cabo, satélite, fibra, adsl, móvel) e melhor oferta (as tais zonas "sapo", "vodafone", etc, etc).
- Quem vive na terrinha, tem menos oferta (normalmente, apenas adsl, satélite e móvel) e pior oferta (não tem as "zonas") e, como tal, por ex. caso do adsl, tem sempre de pagar a assinatura telefónica.


Quem tem pior oferta (e bastas vezes, pior qualidade), é quem paga mais e eu, que devo ser burro, acho que devia ser precisamente o contrário...
 
Reconheço esses "imbróglios" técnicos, jurídicos, etc, etc... Mas o facto é que:

- Quem vive nas zonas urbanas, tem mais oferta (cabo, satélite, fibra, adsl, móvel) e melhor oferta (as tais zonas "sapo", "vodafone", etc, etc).
- Quem vive na terrinha, tem menos oferta (normalmente, apenas adsl, satélite e móvel) e pior oferta (não tem as "zonas") e, como tal, por ex. caso do adsl, tem sempre de pagar a assinatura telefónica.


Quem tem pior oferta (e bastas vezes, pior qualidade), é quem paga mais e eu, que devo ser burro, acho que devia ser precisamente o contrário...

Não é só nas "terrinhas", mas aí é pior. Muitas urbanizações que ficam na periferia das grandes cidades tem o mesmo problema.
Quanto a ANACOM, claro que aquilo é uma anedota, serve apenas para uns tantos receberem altos ordenados, por isso é que se devia por todos os meios legais e de forma civilizada, fazer ver junto dessa ou outras instituições a injustiça que criaram (mail, fax, telefone, Internet...).

já lancei esta pergunta diversas vezes e volto a fazê-lo... o que acham que aconteceria se a PT pudesse aplicar as zonas sapo a todo o país? quais eram as expectativas de locais onde apenas existe PT virem algum dia a ter concorrência depois da criação da zona sapo?
 
já lancei esta pergunta diversas vezes e volto a fazê-lo... o que acham que aconteceria se a PT pudesse aplicar as zonas sapo a todo o país? quais eram as expectativas de locais onde apenas existe PT virem algum dia a ter concorrência depois da criação da zona sapo?

Por incrivel que pareça, na minha zona pelo menos na minha freguesia e no meu concelho, tem Zon com Zon "Fibra" até 100 megas, Vodafone ADSL net + telefone, e 3 play também, clix net + telefone e 3 play também, ambas as operadoras Vodafone e Clix praticam preços de 19.90€ pelo mesmo serviço, e a PT pratica esse preço, mais a assinatura telefónica por um serviço menor... não está na altura de mudarem isto para zona SAPO? Não é concorrência suficiente?
 
já lancei esta pergunta diversas vezes e volto a fazê-lo... o que acham que aconteceria se a PT pudesse aplicar as zonas sapo a todo o país? quais eram as expectativas de locais onde apenas existe PT virem algum dia a ter concorrência depois da criação da zona sapo?


Acho que não faz sentido a pergunta.
1º Não estamos num país de economia planificada
2º Muito do investimento feito pela PT foi feito com o dinheiro de todos os Portugueses
3º Claro que os outros operadores só se instalam se "cheirar" a dinheiro (não são instituições de caridade), mas não tem a ver nada com o facto de a PT já la estar como "zona" que os outros vão logo a correr
4º É apenas uma questão de justiça nacional

... e já agora porque é que os preços e as condições são EXACTAMENTE iguais quando se fala por exemplo de oferta 3G (tráfego, mensalidades, tarifários...)? Acham que é coincidência?

... e porque é que o preço de 19,99 (preço mais baixo), é igualmente igual em todos os operadores das "zonas" quando se fala de ADSL? É o pseudo regulador chamado ANACOM que impõe isso?! Quem souber que me esclareça.

Quando se fala de "reguladores" tais como Banco de Portugal, ANACOM, regulador dos preços dos combustíveis... é falar apenas de mais uns grandes tachos que foram criados para uns tantos felizardos que vivem num mundo à parte a custa das migalhas de todos os Portugueses.

Estas instituições servem apenas para serem sorvedores de dinheiros públicos, são COMPLETAMENTE inúteis.

É muito parasita para um país tão pequeno.... :kfold:
 
vamos lá desmontar os pseudo-argumentos...

Acho que não faz sentido a pergunta.
1º Não estamos num país de economia planificada

apesar de estarmos numa economia de mercado existem reguladores e existem regras para o jogo do mercado. ou então acaba-se com a regulação e em 2 tempos a PT aniquila a totalidade da concorrência que tem neste momento no que diz respeito a ADSL e telefone.
2º Muito do investimento feito pela PT foi feito com o dinheiro de todos os Portugueses
se estivesses à espera de ter ADSL com o investimento de todos os Portuguesas tavas tramado. quando o ADSL se expandiu já a PT tinha sido privatizada. Podes vir com o argumento que a rede de cobre foi construída pelo estado e claro que isso é verdade, mas também é verdade que foi vendida à PT de livre e espontânea vontade por esse mesmo estado. o preço pode não ter sido o adequado mas isso era algo que devia ter sido discutida na altura e não agora.
3º Claro que os outros operadores só se instalam se "cheirar" a dinheiro (não são instituições de caridade), mas não tem a ver nada com o facto de a PT já la estar como "zona" que os outros vão logo a correr
quando queres até chega lá. se nas zonas não sapo onde a PT é obrigada a praticar preços mais desfavoráveis é difícil que outros operadores as considerem rentáveis, apesar de ao investirem lá conseguirem uma vantagem concorrencial por via do preço mais baixo, imagina o que acontece se a PT tiver a possibilidade de baixar preços significativamente. nunca em tempo algum essas zonas e quem nelas habita terá a possibilidade de ter outro operador que não o grupo PT.
4º É apenas uma questão de justiça nacional
a PT é uma empresa privada, o ADSL não é parte do serviço universal, ainda que não fosse uma obrigação imposta pelo regulador a questão de justiça nacional não é para aqui chamada.

... e já agora porque é que os preços e as condições são EXACTAMENTE iguais quando se fala por exemplo de oferta 3G (tráfego, mensalidades, tarifários...)? Acham que é coincidência?

porque os custos são semelhantes para todos os operadores e porque os preços já estão tão espremidos que não dá para mais.

... e porque é que o preço de 19,99 (preço mais baixo), é igualmente igual em todos os operadores das "zonas" quando se fala de ADSL? É o pseudo regulador chamado ANACOM que impõe isso?! Quem souber que me esclareça.

pela mesma questão exposta acima. sabes que vender abaixo do preço de custo é crime não sabes? e sabes que existem valores de referência para esses serviços não sabes?

Quando se fala de "reguladores" tais como Banco de Portugal, ANACOM, regulador dos preços dos combustíveis... é falar apenas de mais uns grandes tachos que foram criados para uns tantos felizardos que vivem num mundo à parte a custa das migalhas de todos os Portugueses.

Estas instituições servem apenas para serem sorvedores de dinheiros públicos, são COMPLETAMENTE inúteis.

É muito parasita para um país tão pequeno.... :kfold:

podes até ter razão mas os órgãos reguladores são indispensáveis a menos que claro queiras viver numa selva onde quem se lixa é sempre o consumidor.


mas tanto argumento tanto argumento e acabaste por não responder.

o que achas que acontece se a PT tiver a possibilidade de tornar o país todo numa zona sapo? achas que se isso acontecesse, algum dia as actuais zonas não-sapo viriam a ter algum tipo de concorrência à PT?
 
Back
Topo