O que aprender para criar um jogo simples

Imaginemos que tenho uma ideia para um jogo, e assim queria aproveitar para aprender alguma coisa nova. Mas não sei nada :D
Pelo que vejo para jogos pequenos (tipo plataformas) seria melhor Flash, será que é fácil de aprender? Há uns anos fiz algumas coisas muito simples, sei fazer as animações, mas não sei quase nada do código em si. Por tanto a pergunta é só o que devo tentar aprender com o objectivo de criar um jogo simples?
 
nunca fui muito de fazer jogos, mas já fiz alguns em linguagens diferentes(mais por obrigação), e por experiencia digo que a linguagem que usas depende mesmo do tipo de jogo que queres...
->se queres uma coisa bonitinha,simples, com algum grafismo e relativamente facil...então aventura-te no flash.
->se queres algum jogo do simples sem te importares com graficos e que involva algum cálculo e necessite rápida execuçao, então aconselho C/C++ ou Matlab
->se quiseres uma mistura de todos os anteriores: relativamente facil de programar, +/- bonitinho com pouco grafismo, rápido..então Labview

se quiseres por fim uma coisa mais "profissional" tens de te meter com OpenGL ou então QT...aprender C/C++...

estas seriam as minhas opções para fazer um jogo...
O que já tive de fazer e já vi fazer foram coisas muito simples...mas de bom resultado : jogo da forca, jogo do galo, batalha naval...basicamente jogos tradicionais sem grandes gráficos
 
Bem se quiseres fazer um jogo obrigatoriamente vais ter de aprender código, mesmo em flash. Já agora a linguagem que o flash usa é o ActionScript. Se já tens alguma experiência na programação não será muito difícil de aprender; basta apenas aprenderes o ActionScript em si e os restantes conceitos próprios do flash. Agora, se nunca programaste...bem....sugeria-te começar por outro lado. Talvez Java ou C++ fossem um melhor ponto de partida. Era importante primeiro lidares com os conceitos base; variáveis, ciclos, expressões condicionais, funções, etc...A partir dai criares coisas simples, jogos estilo os que xixonga referiu por exemplo. Assim que atinjas um nivel, diga-se, de à vontade com estas bases tens o caminho aberto para coisas mais complicadas.
 
Back
Topo