Dúvidas Instalar rede pela casa (Cravar as tomadas)

MADDMAXX

Power Member
Boas!
Dado que tenho tido alguns problemas com a minha rede wireless e estar farto de lentidão, decidi aproveitar as minhas placas de rede Gigalan de todos os pc´s e passar cabos de rede pela casa de forma a ter as partilhas mais rápidas.
Será algo extremamente simples, mas pedia ajuda a dissipar algumas dúvidas.
Estou a pensar passar o cabo e instalar tomadas nos locais de saída e usarei um Swich 1000 de 5 portas, dado que a rede é só para 3pc´s. Penso que não será necessário mais, que aconselham, pretendo apenas uma redezinha simples para eses 3 pc´s , nada mais.
Depois surgem as questões:
1 - Tenho um amigo que me dá uma bobine de Cabo Cat5e, este cabo suporta Rede a 1000Mbs?
É que tenho lido e vejo falar muito em CAT6, mas não sei se justifica para o meu caso, tendo em conta que me ficava o cabo gratuito....
2 - Para cravar as fichas, onde posso ver o esquema? Já cravei muita coisa dessa mas já lá vão uns bons anos e perdi e esqueci a sequência de cores.
3 - Existem tomadas as quais quero instalar, e vi que existem tomadas CAT5 e Tomadas CAT6 não é o mesmo? Há diferenças deste material, pensei que as diferenças seriam apenas no cabo? E para montar estas tomadas existe algum tutorial? Necessito de Alguma ferramenta especifica?
4 - Conforme referi pretendo usar um Switch que suporta 10/100/1000, penso que é a melhor opção para o preço que custam esses aparelhos, no entanto pergunto se existe uma solução que seja melhor, tendo em conta as especificidades da "micro" rede que quero criar, ou se esta solução que estou a ponderar chega bem.


Agradeço opiniões.

Obrigado
 
Última edição:
Boas!

Agradeço opiniões.

Obrigado

http://en.wikipedia.org/wiki/Gigabit_ethernet

1000BASE-T -> Cat‑5, Cat‑5e, Cat‑6, or Cat‑7

1000BASE-TX -> Cat‑6, or Cat‑7

depende do padrão usado nas placas. Quase que aposto que são 1000BASE-T e nesse caso cat5 ou cat5e é suficiente.

o único problema são as esquinas. Não podes dobrar o fio, tens de arredondar. Quanto arredondar exactamente depende de muitas coisas inclusive do comprimento do cabo (e deve fazer parte das especificações do cabo).
 
Embora seja uma solução cara, o POWERLine pode ser muito bem uma opção válida para o teu caso.

Basicamente tens um adaptador junto do router com internet, e depois outro adaptador (de rede RJ45 / ou Wireless) noutra ponta da casa.

Eu utilizo esta solução para partilhar a ligação à internet entre dois andares de uma moradia e funciona perfeitamente.

A marca que utilizou é Devolo. Assim acabam-se os cabos pela casa.
 
http://en.wikipedia.org/wiki/Gigabit_ethernet

1000BASE-T -> Cat‑5, Cat‑5e, Cat‑6, or Cat‑7

1000BASE-TX -> Cat‑6, or Cat‑7

depende do padrão usado nas placas. Quase que aposto que são 1000BASE-T e nesse caso cat5 ou cat5e é suficiente.

o único problema são as esquinas. Não podes dobrar o fio, tens de arredondar. Quanto arredondar exactamente depende de muitas coisas inclusive do comprimento do cabo (e deve fazer parte das especificações do cabo).

Obrigado Pela dica, em relação Às placas, são as que vem onboard, nao sei o que são realmente, sei que diz GigaLan.
Nesse Caso vou meter o cabo Cat-5e que arranjo gratuitamente.

Embora seja uma solução cara, o POWERLine pode ser muito bem uma opção válida para o teu caso.

Basicamente tens um adaptador junto do router com internet, e depois outro adaptador (de rede RJ45 / ou Wireless) noutra ponta da casa.

Eu utilizo esta solução para partilhar a ligação à internet entre dois andares de uma moradia e funciona perfeitamente.

A marca que utilizou é Devolo. Assim acabam-se os cabos pela casa.
Já pensei efectivamente nisso, mas algumas leituras que fiz fiquei com dúvidas, e eu pretendo não partilhar Internet, mas sim passar ficheiros que costumam ser bem grandes pela rede, e por cabo acaba por ser mais rápido, e o custo do cabo também é menor, pois no minimo tenho 3 pc´s para ligar
Mas agradeço a dica

Relativamente ao cravar as fichas e tomadas, alguma dica?

Obrigado
 
Última edição:
Relativamente ao cravar, é seguir a norma TIA568A (ou B) em ambas as pontas. http://pt.wikipedia.org/wiki/T568A
Nas tomadas eles normalmente pedem uma ferramenta de impacto. Mas nada que um x-acto não possa substituir :)

Boas, conectores RJ45 da Legrand ou Efapel, já teem patilha de cravamento, não é necessário nenhuma chave de impacto, krone, ou outra qualquer invenção!



Legrand:

060_010_20_00_00_A.jpg



Efapel:

21975.jpg
 
Boas, conectores RJ45 da Legrand ou Efapel, já teem patilha de cravamento, não é necessário nenhuma chave de impacto, krone, ou outra qualquer invenção!

Pronto, tens razão. Só quis prevenir para poderem existir algumas tomadas que não funcionem com esse esquema.
 
Última edição:
Tambem tenho ideia que a marca é de mais confiança, até porque nem conheço a outra.
Entretanto, surgiu-me uma nova dúvida, em algumas leituras que fiz, cheguei à conclusão que um Router é melhor do que um switch, para o meu caso essa diferença afecta algo?
O que quero fazer é: Tenho 3 Pc´s que quero partilhar pela rede, no entanto numa das divisões (ao pé do switcg/Router) tenho um Zon Hub que quero ligar ao switch para partilhar a NET, é possível com um Switch? Pois sei que os routers têm ligações para os pc´s, e entrada para modem (os que já vi).
Com um switch de 5 Portas, posso ligar lá um cabo a uma porta vinda do Zon Hub e ter net em todos os Pc´s?
Estou com esta duvida e hoje quero comprar o switch ou Router e não sei o que comprar.

Agradeço ajuda.
Muito Obrigado
 
Este neste momento a utilizar um switch de 8 portas da hp, um ProCurve 1410-8G, ligado a cabos Cat6 espalhados pela casa, que terminam em tomadas da hager.

O switch, para o que eu quero/preciso, funciona perfeitamente: numa das portas ligo um cabo que vem do modem/router do ISP, as restantes as diferentes tomadas da casa. Todos os equipamentos que ligo às tomadas têm net sem problemas.

Quanto aos switches que sugerias, enquanto pesquisava para mim acabei por encontrar opinioes de utilizadores extremamente positivias em relação ao TP-Link. Sugiro-te que fazas uma pesquisa por cada um desses modelos seguido dos termos "issues" ou "problem" para poderes ver +- que dificuldades estão a ser encontradas por quem os tenha, e se são frequentes ou não ;)

Boas compras!
 
Este neste momento a utilizar um switch de 8 portas da hp, um ProCurve 1410-8G, ligado a cabos Cat6 espalhados pela casa, que terminam em tomadas da hager.

O switch, para o que eu quero/preciso, funciona perfeitamente: numa das portas ligo um cabo que vem do modem/router do ISP, as restantes as diferentes tomadas da casa. Todos os equipamentos que ligo às tomadas têm net sem problemas.

Quanto aos switches que sugerias, enquanto pesquisava para mim acabei por encontrar opinioes de utilizadores extremamente positivas em relação ao TP-Link. Sugiro-te que fazas uma pesquisa por cada um desses modelos seguido dos termos "issues" ou "problem" para poderes ver +- que dificuldades estão a ser encontradas por quem os tenha, e se são frequentes ou não ;)

Boas compras!

Boas!
Obrigado pela dica, eu estava mesmo com a dúvida se com um switch conseguia ligar o Zon Hub e desse modo obter net na rede toda. Nesse caso já fico descansado e sigo em frente.
Eu em termos de marca, francamente Escolheria a Dlink (até porque o meu modem/router adsl é Dlink e só posso dizer bem), mas li também alguns artigos sobre este Switch da TP-Link que me deixaram bastante "atraído" por esse, assim como o seu preço.
Hoje já me decido sobre isso e resolvo a coisa ;)

Muito Obrigado
 
Já tenho todos os fios passados, falta só começar a cravar as fichas das tomadas.
Relativamente ao switch, instalei Zon Tvcabo e foram lá instalar tudo e deixaram-me um Hub, eu andei a dar uma vista de olhos ao firmware do Zon HUB, e pareceu-me que aquilo também faz de switch Giga, fquei com uma dúvida, uma vez que ainda não comprei o switch, será que poderei usar o zon hub para a minha rede?
Ou não funcionará para o efeito pretendido?

Obrigado.
 
Uso o TP-Link, mas de 8 portas (a diferença era pequena e fico com margem de manobras e tem 4 portas em uso constante (router,PC1,PC2,NAS), logo um de 5 não me dava margem nenhuma de upgrade) e recomendo, muito bom, gasta pouco, aquece quase nada e muito rápido.

quando ao passar rede, só tenho 1 tomada instalada aquando do MEO para a meobox da SALA, o resto são cabos soltos, embora os colei na mesa :D
 
Agradeço as respostas.
Eu tenho 3 pc´s (1 na sala, no quarto e escritório) e esses é que quero ligar por rede, embora na sala deixei uma tomada mais para futuramente se calhar de meter outro fornecedor de serviço (MEO) fica já a rede preparada.
Como tenho apenas os 3 cabos, vou usar então o router ZON que ainda dá para ligar a tomada extra na sala, assim é menos 1 aparelho. Se as prestações não forem grande coisa, mudo.

Apenas pequei no tubo grey que meti dentro das paredes,meti apenas um tubo onde passam 3 cabos CAT5-e mais o coaxial que vai ligar o router zon, aquilo passou tudo bem mas já foi preciso puxar um bocado, se necessitar de novo cabo já não cabe se calhar, mas também se calhar de meter MEO já tenho a rede e poderia sair o coaxial.
Meti os cabos de rede pelo tubo, mas no sotão deixe os mesmos pousados até entrarem para as respectivas divisões, penso que como dá dá sol, não fazia sentido estar a colocar os mesmos dentro de tubo, mesmo no verão que até faz um calor porreiro, não acho que seja suficiente para estragar os cabos, que dizem??

brigado
 
Agradeço as respostas.
Eu tenho 3 pc´s (1 na sala, no quarto e escritório) e esses é que quero ligar por rede, embora na sala deixei uma tomada mais para futuramente se calhar de meter outro fornecedor de serviço (MEO) fica já a rede preparada.
Como tenho apenas os 3 cabos, vou usar então o router ZON que ainda dá para ligar a tomada extra na sala, assim é menos 1 aparelho. Se as prestações não forem grande coisa, mudo.

Apenas pequei no tubo grey que meti dentro das paredes,meti apenas um tubo onde passam 3 cabos CAT5-e mais o coaxial que vai ligar o router zon, aquilo passou tudo bem mas já foi preciso puxar um bocado, se necessitar de novo cabo já não cabe se calhar, mas também se calhar de meter MEO já tenho a rede e poderia sair o coaxial.
Meti os cabos de rede pelo tubo, mas no sotão deixe os mesmos pousados até entrarem para as respectivas divisões, penso que como dá dá sol, não fazia sentido estar a colocar os mesmos dentro de tubo, mesmo no verão que até faz um calor porreiro, não acho que seja suficiente para estragar os cabos, que dizem??

brigado

isso depende da qualidade do mesmo. protecção nunca é a mais... mas acho que isso não faz mal nenhum. tenho um cabo da minha varanda para a do vizinho e está rijo... já lá vão 4 anos. Já nos passou a época dos jogos e já nem usamos aquilo... mas (aparentemente) aquilo ainda funciona. talvez só as pontas estejam enferrujadas mas tenho que ver bem isso!
 
O meu não está ao tempo, não lhe chove e cima nem nada que se pareça, está é pousado no sotão.
Estou a ver que então vai durar uns anitos....
Já agora para cravar as fichas das tomadas, existe algum esquema?
Eu nunca fiz nada disso, comprei as minhas tomadas e são Efapel, não precisam de alicate mas as cores que tem lá no autocolante da fiche, não são as que o cabo tem, daí a minha dúvida.
A ordem das tomadas é sempre a mesma certo?


Muito obrigado
 
Última edição:
Boas!
Neste momento estou na fase de cravar os conectores das tomadas mas estou com uma dúvida, os conectores tem 2 tipos de possibilidades a A e a B, qual devo usar?
Qual é a diferença de formas de cravar?

Obrigado
 
Back
Topo