Luz do ecrã do portátil é inconstante

Hasos

Power Member
Boas pessoal, a luz do meu portatil (qosmio f50 11x ) está sempre a variar e normalmente vai piorando até ficar tão escuro que não se consegue ver nitidamente o que está no ecrã (vê-se que está lá, não fica totalmente escuro) mas se eu abanar o ecrã ou fechar e abrir, a luminosidade volta, por vezes continua a piscar e tenho de repetir o processo várias vezes até que me satisfaça e pareça estável.
Penso que seja o inverter (já googlei etc mas sou noob) mas não tenho a certeza, nem sei como abrir o ecrã para verificar, por isso é que peçioa vossa opinião..

Cumps
 
Se estiver na garantia é levá-lo ao dono. Isso é problema no monitor (muito provavelmente no inverter, como já referiste). Já tive um que padecia desse mal. Infelizmente é um problema que se vê com frequência. Ao abrir e fechar o portátil parece que a lâmpada está em curto-circuito, mudando de intensidade bruscamente, ou mesmo apagando por completo.
 
Última edição:
É que por exemplo, estou ha duas horas sem observar mudanças de luminosidade, só muito ligeiras. Mas se fizer um movimento brusco ou abanar a mesa tenho a certeza que vai começar a ramboia. Se forem os inverters, eles são universais? São fáceis de mudar? Será pó ou estarão incorrectamente colocados (tortos, apertados etc) ?
 
Boas

Os inverters são especificos, embora poderás encontrar o mesmo em marcas diferentes.
Pode não ser só o inverter, podes ter o cabo VGA danificado ou o proprio LCD.
 
Boas

Os inverters são especificos, embora poderás encontrar o mesmo em marcas diferentes.
Pode não ser só o inverter, podes ter o cabo VGA danificado ou o proprio LCD.


Por acaso não partilho da opinião que possa ser algo para alem do inverter. Ou é o inverter ou é o seu cabo (normalmente não é o mesmo cabo que passa dados para o painel). Eventualmente pode ser um mau contacto, quando isso acontece, se fechares a tampa e voltares a abrir, a imagem estabiliza?
 
Por acaso não partilho da opinião que possa ser algo para alem do inverter. Ou é o inverter ou é o seu cabo (normalmente não é o mesmo cabo que passa dados para o painel). Eventualmente pode ser um mau contacto, quando isso acontece, se fechares a tampa e voltares a abrir, a imagem estabiliza?

Não pode ser a lampada do LCD? Nunca viste isso acontecer? Eu já.... não é comum, mas pode acontecer.
 
Por acaso não partilho da opinião que possa ser algo para alem do inverter. Ou é o inverter ou é o seu cabo (normalmente não é o mesmo cabo que passa dados para o painel). Eventualmente pode ser um mau contacto, quando isso acontece, se fechares a tampa e voltares a abrir, a imagem estabiliza?

A luz volta à máxima clareza definida, mas pode ficar inconstante logo a seguir, ou seja eu só abro e fecho quando fica completamente escuro, porque ao fazê-lo recupero a luminosidade. Antes de ficar sem luminosidade vai piscando e alterando a luminosidade ao ponto em que pode ficar escuro, ou não (caso eu consiga dar uma pancada ou mexer o ecrã de modo a que pare de variar antes que fique preto, ou muito escuro)
 
O meu antigo acer também fazia isso.
Bastava pressionar no centro da parte inferior do monitor, que ele voltava ao normal. Precisava era de um "jeitinho".
Presumo que seja do "inverter" como disseram.
Pelo menos no meu caso eu desconfiava disso.
 
Esqueci-me de referir que vivo num país de 3ª mundo e antes de para lá voltar, pus o portatil a arranjar numa loja de informatica, 2 dias antes de partir... e só mais tarde, após o receber, é que me apercebi que o gajo que lá mexeu só piorou as coisas: as inconstâncias tornaram-se mais frequentes, e as luzes tacteis led multimedia (play, stop, forward, som etc) já não se iluminam ou seja, n funcionam.... o gajo deve ter trocado os fios todos ... basicamente o que eu quero é identificar o problema e saber se dá para confiar em técnicos fraquinhos do 3ª mundo para arranjarem isto sem correr o risco de me explodirem o monitor..
 
Não pode ser a lampada do LCD? Nunca viste isso acontecer? Eu já.... não é comum, mas pode acontecer.

Já e isso é precisamente falha no inverter. Nesse caso substituis a lampada e fica tudo na mesma, substituis o inverter e fica impecável. É como os arrancadores das lâmpadas florescentes de cozinha.
 
Boas pessoal, a luz do meu portatil (qosmio f50 11x ) está sempre a variar e normalmente vai piorando até ficar tão escuro que não se consegue ver nitidamente o que está no ecrã (vê-se que está lá, não fica totalmente escuro) mas se eu abanar o ecrã ou fechar e abrir, a luminosidade volta, por vezes continua a piscar e tenho de repetir o processo várias vezes até que me satisfaça e pareça estável.
Penso que seja o inverter (já googlei etc mas sou noob) mas não tenho a certeza, nem sei como abrir o ecrã para verificar, por isso é que peçioa vossa opinião..

Cumps

Isso devem ser os cabos ou os circuitos do computador!
estão a fazer mau contacto ou assim, isso já me aconteceu!
 
Podes sempre abrir a carcaça do monitor e ver se há mau contacto das fichas. Tens aqui um exemplo de como abrir o monitor de um hp:

http://www.insidemylaptop.com/remove-replace-lcd-screen-inverter-hp-pavilion-dv6000-laptop/

O inverter é como um arrancador de uma lâmpada florescente e tem o seguinte aspecto, pelo que não deve ser fácil de reparar:

HP-DV2000-lcd-inverter.jpg
 
Back
Topo