André Boto eleito Fotógrafo Europeu do Ano.

Almeida100

What is folding?
Fonte: http://www.tvi24.iol.pt/portal-iol/...grafia-tvi24-fep-andre-boto/1193734-5281.html

André Boto é o primeiro português a conseguir a distinção.

13321771


1024x555


1024x555
 
(...) Boto foi o primeiro classificado em duas das categorias, Comercial e Ilustração, e ainda o terceiro classificado na categoria de Retrato. No total, o fotógrafo português arrecadou cinco medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze. A imagem que lhe valeu o primeiro lugar na categoria de Ilustração valeu-lhe também o prémio de Fotógrafo Europeu do Ano. (...)
 
Estive a ver se encontrava as fotos lá no site da iol mas só tinha mesmo a primeira do pastor, de resto só vim umas montagens no photoshop.

Onde se pode ver as fotos que ele tirou com a máquina fotográfica? =)

ps. As 'fotos' são todas 'cenas' suspensas em pedragulhos? O avatar (filme) subiu à cabeça do homem lol


btw. já deu para perceber que foi em ilustração que o homem ganhou... but... is that photography?
 
Última edição:
Acho porreiro ter sido premiado e fico contente mas não consigo achar piada nenhuma ao trabalho dele.

O retrato é capaz de ser a foto mais agradável.
 
Não percebi muito bem. Então o prémio que lhe valeu o prémio de melhor fotografo foi um prémio de ilustração? Há alguma coisa que me ta a escapar ou sou só eu?

Não percebo, tenho por acaso andado a ver trabalhos de muitos fotógrafos europeus e há fotógrafos por aqui , e até em Portugal há muito melhores com trabalho de retrato, publicidade e fotografia conceptual, faz-me um pouco confusão ter sido este fotografo a ganhar. Mas enfim...
 
Pelo menos neste caso, a manipulação é assumida.

Ah... e parece-me que os retratos também são manipulados (combinação de duas fotos).

Já agora, o resto dos vencedores (com as entradas completas): http://www.europeanphotographers.eu/competition_view_winners.asp?compo_id=19

Sim. Isso eu sei. Mas não percebo e como uma pessoa que recebe um master por ilustração é considerado o fotografia do ano. Escapa-me...lol

Quanto aos retratos até nem desgostei, mas lá está, acho que há melhores mesmo na idade dele.

Já tinha visto os restantes participantes e mesmo lá vi alguns melhores. Mas pronto, isso já são gostos pessoais. A realidade é que o tipo de imagem que ele produz não é muito o meu género.
 
Acho que isto levanta a questão do que é fotografia. Porque realmente no fim de tanta manipulação a coisa complica-se. Mas pelas imagens que venceram e transversal a todos há ali muita manipulação.

Parece que estámos aqui uma cambada de velhos do restelo.

Os meus parabéns ao André Boto.
 
No meu caso não é nada disso mesmo. Não tou a pôr em questão se são fotografias ou não. Eu gosto de manipulação, embora reconheça que ás vezes chega a tal que já é só uma imagem criativa ou uma ilustração e não uma fotografia. De qualquer das formas não é isso que ponho em questão. Apenas questiono o facto de na noticia dizer que o que lhe valeu o prémio de melhor fotografo europeu do ano não foram fotografias mas sim ilustrações. Isso já me faz alguma confusão.
 
eu entendo o hiver, eu nao sou nenhum "fotografo" mas para mim fotografia é a arte de pegar na camera e tirar uma boa foto, depois dar uns retoques em software se necessario.
Agora tirar uma foto a torre de belem, e por me a "photoshopar" nao é merece melhor premio de fotografia, mas sim de multimedia ou de manipulação.
Acho que hoje em dia devido a facilidade dos softwares conseguirem transformar uma imagem o pessoal desleixa se um bocado nas fotos, e depois é so andar ali a mexer nela no pc e pumbas, ESPETACULO DE FOTO(transformção)
 
Realmente o Hiver tem razão, mas do que me lembro, tenho as minhas reservas em relação à FEP. Vi uma conferência com um fotógrafo certificado, cuja apresentação eram fotos fracas, intercaladas com fotos péssimas. Só se aproveitavam os trabalhos na área de arquitectura. Quando questionado sobre os critérios da FEP para emitir certificados, a resposta é que eram muito selectivos e tinha que ser por iniciativa de um Master da FEP ou lá o que era. Segundos depois esclareceu-se que o próprio organizador da conferência era master da FEP e tinha sido professor do mesmo. Quanto a mim é o tipo de coisas que retira credibilidade a estas instituições.

Sobre o prémio em questão, gosto do retrato apenas, mas mesmo nessa área acho que há fotógrafos muito superiores. Se o resto foi o que lhe valeu o prémio, é um trabalho que não só não me diz nada, como não vejo como possa estar associado a um prémio de "fotógrafo".
 
Mesmo a média de qualidade dos restantes participantes do concurso parece-me fraca comparando com concursos internacionais que muitas vezes aparecem. E se então é assim como dizes Rui, que funciona com "cunhas" isso tira toda a credibilidade.

Magnusson. Se o sentido do teu comentário foi o que pareceu não me parece uma maneira de pensar correcta mas pronto... Se não primarmos pela qualidade quando damos a cara pelo nosso país a nível internacional o nosso país não será levado a sério nem vai ser tido em conta. Existem fotógrafos portugueses que com certeza merecia muito mais um reconhecimento destes. Não vou aplaudir só porque sim.
 
A meu ver acho que faz falta a esta malta dos comentarios,é um pouco mais de imparcialidade, formação, e sentido de analise..
pk fala-se aqui da manipulação fotografia como se isso fosse uma coisa exclusiva do software e desta geração de fotografos..., como se não existisse na historia da fotografia esse facto enquanto Fotografia..

a manipulação fotografia é 1 categoria que pertence à fotografia e por sua vez ao fotografo..
todo o software dedicado à manipulação fotografia é baseada nas técnicas de manipulação analogica...
e só porque existe 1 falta de formação/informação, ou imaginação à cerca dos metodos analógicos de manipulação fotografia, isso n quer dizer que essa n existisse/existe...

Hoje em dia, existem alguns bons fotógrafos que se dedicam à manipulação de fotografia analogica, ex: José luis neto,
Hoje em dia, existem muitos bons fotógrafos que se dedicam à manipulação de fotografia digital através de software(photoshop... tanto faz..) que por sua vez merecem tanto merito como qualquer pessoa que domine a manipulação através da desconstrução da luz.

só pk essa faculdade foi adaptada ao software, n quer dizer que tenha perdido o seu valor, e por sua vez, n quer dizer que não seja mais fotografo, aquele que manipula FOTOGRAFIAS......

pensem assim: as vezes, se não compreendem porque é que determinado fotografo/fotografia, são premiados, isso só quer dizer que o nisso nivel de apreciação ainda n está ao nivel de quem a seleccionou!...
 
Back
Topo