SSDs - suporte e dúvidas

JPgod

Moderador
Staff
Tópico sobre discussões genéricas de SSD's (dúvidas, benchmarks, escolha de SSD's)

Para Novidades sobre SSD's, utilizar esta Thread no Hardware Novidades

Recomendações SSDs - 31 Janeiro 2021

SSD SATA 2,5"


SSD M.2 NVMe


Este guia é apenas indicativo. Caso tenham alguma sugestão podemos incorporar. Nada está fechado.

Agradecimento ao @Nemesis11 pela elaboração desta lista.
 
Última edição pelo moderador:
Já andei a tentar perceber porque tenho a escrita limitada em relação a ti e não consigo perceber. O maximo que consegui foi 238MB/s de escrita e 79MB/s de escrita, de 180 para 79 vai uma grande diferença :S.

JP, vais ter oportunidade de testar isso com sistema operativo instalado?

Será que é o meu ICH10 que me está a capar a escrita ou será que é configuração lixo que veio nas partições que foram copiadas para o disco? Neste momento, já tenho o write on cache activado e as partições estão alinhadas (pelo menos os blocos iniciais são múltiplos de 4096, ou seja, fazem divisão sem resto por 4096, logo em principio está tudo alinhado).

Não queria nada ter de formatar o portátil, mas se de facto estou com o disco tão capado... não sei se não valerá a chatice :S
 
Já andei a tentar perceber porque tenho a escrita limitada em relação a ti e não consigo perceber. O maximo que consegui foi 238MB/s de escrita e 79MB/s de escrita, de 180 para 79 vai uma grande diferença :S.

JP, vais ter oportunidade de testar isso com sistema operativo instalado?

Será que é o meu ICH10 que me está a capar a escrita ou será que é configuração lixo que veio nas partições que foram copiadas para o disco? Neste momento, já tenho o write on cache activado e as partições estão alinhadas (pelo menos os blocos iniciais são múltiplos de 4096, ou seja, fazem divisão sem resto por 4096, logo em principio está tudo alinhado).

Não queria nada ter de formatar o portátil, mas se de facto estou com o disco tão capado... não sei se não valerá a chatice :S

Não estás a usar o Windows 7? Realmente é muito estranho essa situação.
 
Não estás a usar o Windows 7? Realmente é muito estranho essa situação.

Sim, Windows 7 Professional x64 (MSDN) e já confirmei que o trim está a funcionar.

estes são os meus resultados (desactivei o antivirus para correr o teste e parece que subiu um pouco a escrita dos 7X que tinha para 8X):
captureymw.jpg



De qualquer das formas o sistema está muito rápido, os ganhos foram enormes face ao antigo SSD OCZ Solid 30GB (JMicron 602) já que essencialmente o disco lê. Nem page file tenho.

Até agora não há stuttering, mas convém deixar passar mais tempo antes de dar as certezas, nos JM602 que sofrem muito desses problemas só se nota ao fim de algum uso.
 
Última edição:
Sim, Windows 7 Professional x64 (MSDN) e já confirmei que o trim está a funcionar.
captureymw.jpg

Boas!
Desculpem lá a pergunta completa de noob! Mas o que é o trim?? Algum modo de "indexação"?
E já agora onde posso encontrar esse programa de teste de leitura e escrita? E serve só para SSD's?
Obrigado!!
 
Bem continuando o meu post que já fiz à muito tempo aqui ficam os resultados de 2 falcons I em raid 0 no windows 7 64 bits:

http://img189.imageshack.us/i/hdtunea.jpg/
http://img215.imageshack.us/i/crystalmark.jpg/

Também testei no crystalmark com 100mb's e os resultados foram melhores mas nada muito significativo (40mb's de seq read e por ai fora), os resultados apesar de não ser nada de novo dá quase vontade de meter mais um XD.

Já agora peço desculpa pelo enorme atraso mas quando instalei os discos pela primeira vez instalei no controlador gigabyte da minha board em vez do da intel e só estava a conseguir velocidades de 120mb's, e simplesmente não me apeteceu voltar a formatar o PC.

Boas, como estava sempre a ficar sem espaço no meu falcon I de 128GB's decidi comprar outro para fazer raid 0, instalei o novo firmware nos 2 e aqui está os resultados deles

HD Tune Pro: G.SKILL FALCON 128GB SSD Benchmark do disco Antigo

Read transfer rate
Transfer Rate Minimum : 198.9 MB/sec
Transfer Rate Maximum : 212.8 MB/sec
Transfer Rate Average : 208.6 MB/sec
Access Time : 0.1 ms
Burst Rate : 178.0 MB/sec
CPU Usage : -1.0%


HD Tune Pro: G.SKILL FALCON 128GB SSD Benchmark do disco novo

Read transfer rate
Transfer Rate Minimum : 199.9 MB/sec
Transfer Rate Maximum : 212.2 MB/sec
Transfer Rate Average : 208.6 MB/sec
Access Time : 0.1 ms
Burst Rate : 174.4 MB/sec
CPU Usage : -1.0%

HD Tune Pro: G.SKILL FALCON 128GB SSD Benchmark do disco Novo

Write transfer rate
Transfer Rate Minimum : 166.6 MB/sec
Transfer Rate Maximum : 206.0 MB/sec
Transfer Rate Average : 193.2 MB/sec
Access Time : 0.1 ms
Burst Rate : 175.9 MB/sec
CPU Usage : -1.0%

HD Tune Pro: G.SKILL FALCON 128GB SSD Benchmark do disco Antigo

Write transfer rate
Transfer Rate Minimum : 169.9 MB/sec
Transfer Rate Maximum : 207.0 MB/sec
Transfer Rate Average : 194.1 MB/sec
Access Time : 0.1 ms
Burst Rate : 172.8 MB/sec
CPU Usage : -1.0%

Mais logo devo postar os resultados dos 2 em raid 0, atenção que isto é as velocidades dos falcon I (Firmware 1916) que são disco rígidos que habitualmente já não se vendem, agora só se costuma encontrar os falcon II que são mais lentos (e mais baratos).
 
bem não resisti e finalmente vou investir num SSD:

OCZ-Vertex-2-MLC-.jpg


OCZ Vertex 2 100GB sandforce a caminho :)
 
Última edição:
O gskill Phoenix foi 365€ em loja portuguesa.
Ainda fiquei em dúvida entre esse e o X25-M de 160GB eram 60€ de diferença, mas acabei por optar pelo desempenho desse em relação ao espaço do da intel.
 
Não estou nada de acordo, um SSD é um investimento presente.

Não pode ser considerado um investimento futuro logo pelo espaço que tem, o espaço é reduzido e a medida que o tempo avança e as exigencias aumentam, parece que vai encolhendo :P.

Outra coisa que não concordo no teu comentário e que serve de prova que um SSD é um investimento para o futuro é dizer que a velocidade de um SSD actual dos SSDs de topo será igual a dos SSDs do futuro (ou parecida).
Simplesmente é mentira e prova-o o passado. Os mal afamados controladores JMicron quando sairam não eram considerados assim tão maus, eram rápidos para o que havia. Acontece que saíram novas unidades, novos controladores e em comparação ficaram manchados. Por isso estamos a falar que em 2008 tínhamos SSDs na casa dos 170/90, 2009 traz 230/170 e agora em 2010 estamos com 280/270! Se isto é manter a velocidade nos SSDs de topo, não sei o que não será. Os SSDs vão continuar a escalar e isso é um facto. A cada 2 anos a velocidade quase que duplica.

Ou leste mal ou eu escrevi mal, não disse que a velocidade não ia variar muito, a velocidade vai variar, no entanto na prática a diferença vai ser pequena, pois a não ser que o pessoal dos SSD's de repente mude a tendência e pare de evoluir na velocidade e passe a evoluir no espaço vais continuar a usar HDD para armazenar coisas, logo vais estar sempre dependente destes para grande parte das transferências sequenciais que é onde os SSD's vão evoluir mais em termos de velocidade, em termos de velocidade de acesso que é onde o pessoal nota maior diferença para os discos normais a coisa vai ficar bastante na mesma, deverá certamente evoluir no entanto tendo em conta as velocidades actuais a diferença visível será pequena.

Quanto ao espaço, sim é verdade que vai ser sempre preciso mais, mas mais uma vez se as coisas continuarem como têm ido nos próximos anos vais ver um investimento na velocidade e não tanto no tamanho, logo o SSD nos próximos anos deverá continuar a ser usado apenas para programas, jogos, e coisas desse género e não para armazenamento primário. Claro está que o software no geral tem tendencia a ocupar mais espaço, no entanto os programas não ocupam assim tanto espaço quanto isso, o software que ocupa mais espaço num PC habitual é jogos, e estes provavelmente só vão dar um maior salto no que toca a ocupar espaço quando a próxima geração de consolas chegar, uma vez que actualmente grande parte dos jogos não são nada mais que portes da 360 (que usa DVD's dual layer).

Depois também temos de ver o que é um investimento a longo prazo, claro está que não espero que um SSD actual dure 10 anos, no entanto não teria problemas em dizer que mais 3 ou 4 anos seria um prazo em que provavelmente um SSD actual será completamente viável.

Claro está que isto é obviamente a minha opinião, não falei com a maia sobre este assunto, como tal estou me apenas a basear na tendência que tenho visto e nada mais.

P.S. Devo mencionar que considero diferença visível no uso diário e regular, e não de abrir 30 programas ao mesmo tempo.
 
Não estou nada de acordo, um SSD é um investimento presente.

Não pode ser considerado um investimento futuro logo pelo espaço que tem, o espaço é reduzido e a medida que o tempo avança e as exigencias aumentam, parece que vai encolhendo :P.

Outra coisa que não concordo no teu comentário e que serve de prova que um SSD é um investimento para o futuro é dizer que a velocidade de um SSD actual dos SSDs de topo será igual a dos SSDs do futuro (ou parecida).
Simplesmente é mentira e prova-o o passado. Os mal afamados controladores JMicron quando sairam não eram considerados assim tão maus, eram rápidos para o que havia. Acontece que saíram novas unidades, novos controladores e em comparação ficaram manchados. Por isso estamos a falar que em 2008 tínhamos SSDs na casa dos 170/90, 2009 traz 230/170 e agora em 2010 estamos com 280/270! Se isto é manter a velocidade nos SSDs de topo, não sei o que não será. Os SSDs vão continuar a escalar e isso é um facto. A cada 2 anos a velocidade quase que duplica.

investimento presente? o meu Vertex continua com a mesma performance q tinha ha quase 1 ano atras e muitos dos novos SSD's "baratuxos" q têm saido ñ lhe chegam aos calcanhares..

e vejo q continuas a bater na mesma tecla.. as velocidades a q fazes referencia sao Sequencial Read/Write e isso ñ interessa a ninguem.. (a menos q ñ faças outra coisa q ñ seja transferir ficheiros grandes dum lado pro outro)
tens muitos exemplos de SSD's cujo Seq.R/W é semelhante ao dos SSD's de topo mas depois olhas pro Random R/W e sao um merdum!


Com 5 anos de garantia, já começa a parecer melhor...

lol o meu Vertex comprado ha praticamente 1 ano ja tinha 5anos de garantia.. e curiosamente foi mesmo na altura em q eles passaram de 3 para 5anos :o
 
Desculpem lá, mas então o problema está nas nossas escalas de tempo. O que tinham dito é que era um investimento para o futuro como por exemplo uma caixa ou monitor, ora o meu CRT plano de 19' que dá 2048*1536 ainda está a bombar na minha casa de férias e só em Outubro do ano passado é que foi para lá porque era o monitor que tinha (estamos a falar de algo que foi comprado em finais de 2001). Por isso, se me disserem que é um investimento que dará frutos durante uns 3 anos, aceito, dizerem que é um investimento para o futuro como um monitor, não é de longe.


A bater na mesma tecla? Eu vejo é que tu nem te dás ao trabalho de ler o tópico, IOPs foi precisamente a critica que dei aos V+ series. O que dei foi um exemplo que é chapado e divulgado, agora diz-me, em termos médios os IOPs não tem seguido a mesma tendência que o R/W em termos de crescimento?
 
Última edição:
(...)

lol o meu Vertex comprado ha praticamente 1 ano ja tinha 5anos de garantia.. e curiosamente foi mesmo na altura em q eles passaram de 3 para 5anos :o

No site da OCZ o que está lá escrito na página dos Vertex originais é "3-Year Warranty". Aliás não há nenhum SSD da OCZ que tenha mais do que 3 anos de garantia...
 
Última edição:
Tu podias guardar o monitor durante a tua vida toda, mas aqui não estamos a falar de carros ou casas, estamos a falar de material informático, material informático está em constante desenvolvimento e rapidamente fica ultrapassado, sendo que a definição de longo prazo deste não pode ser a mesma que de um carro ou uma casa. Alem disso ainda tenho certas duvidas que um SSD nesta fase consiga durar 8 ou 9 anos sem começar a dar problemas.
 
Tu podias guardar o monitor durante a tua vida toda, mas aqui não estamos a falar de carros ou casas, estamos a falar de material informático, material informático está em constante desenvolvimento e rapidamente fica ultrapassado, sendo que a definição de longo prazo deste não pode ser a mesma que de um carro ou uma casa. Alem disso ainda tenho certas duvidas que um SSD nesta fase consiga durar 8 ou 9 anos sem começar a dar problemas.

Então estás-me a dar razão, um SSD ou outro equipamento informático não é um investimento a longo prazo, e longo prazo para mim num investimento deste tipo (200 a 400€) seriam uns 5 anos. Tal não acontece porque dentro de 2 anos, os SSDs de topo actuais terão um desempenho banal quando comparados com os SSDs que haverá.
Se compras um SSD hoje que dá para SO, programas e pouco mais, daqui a 4 anos, as necessidades vão ser superiores e esse SSD já não vai dar para ter tudo o que precisas, logo, não é um investimento a longo prazo

Repito e reafirmo, um SSD é um bom investimento presente e não um investimento futuro.


EDITADO: Alem de que nem sequer estamos a falar de SSDs de topo, mas ok
 
Boas, tu possuis um SSD? Eu questiono-me nisto porque eu tenho no total 3 SSD's, e todos eles são modelos com 1 ano, e pelo menos os de 128GB's abrem tudo instantaneamente, e os loads são praticamente inexistentes, como tal que improvements significativos é que podem haver para um SSD ficar ultrapassado, aliás eu recentemente meti 2 SSD's em raid 0 e apesar de ter quase o dobro da velocidade não noto diferença nem a trabalhar, nem a jogar, ou seja nota-se a diferença nos testes mas esta diferença não se traduz a resultados reais.
Sim podem ter um desempenho banal, mas mais uma vez de que é que esse desempenho extra serve se não vai resultar em melhoramentos reais?
Mais uma vez quanto ao espaço é uma questão de dares uma vista de olhos aos jogos que começaram a sair nesta geração de consolas (para o PC claro), e comparares o tamanho destes com o tamanho dos actuais, para te aperceberes que as diferenças são mínimas, e assim vão continuar até começar a haver uma nova geração de consolas.

P.S. 400€ ao longo de 5 anos são menos de 7€ mensais, diria que 7€ mensais não é propriamente um investimento
 
Back
Topo