[Review] Sony Ericsson Aspen

nunyx

Digital Member




Índice:

01. Nota inicial
02. Embalagem / Acessórios
03. Design / Dimensões
04. Ecrã
05. Teclas
06. Software
07. Câmara
08. Conectividade
09. Autonomia
10. Notas finais
11. Resumo
12. Classificação



_______



01. Nota inicial


» À semelhança dos novos modelos, este possui três nomes. Faith é o nome de código, Aspen é o nome pelo qual é mais conhecido, e M1i é a denominação "à antiga", sendo possivelmente uma referência à série M (de Messaging) cujo único modelo a ter sido comercializado foi o M600i.

» O Sony Ericsson Aspen faz parte dos modelos GreenHeart, apresentando algumas soluções mais amigas do ambiente, entre as quais o tipo de materiais de que é feito, sendo na sua maioria materiais reciclados. Apesar disso, não deixa de ser uma possível solução para empresários ou simplesmente para quem costuma recorrer muito ao teclado. Vamos ver se se trata de um telemóvel para recordar ou se é mais um entre muitos.


_______



02. Embalagem / Acessórios


» A embalagem é bastante reduzida, uma das soluções para poupar o ambiente, reduzindo assim a quantidade de cartão usado. O logo GreenHeart encontra-se bem visível mas o interior da caixa tem mais papel do que esperava.

DSC01262.jpg

Caixa - Topo


DSC01263.jpg

Caixa - Lado


DSC01266.jpg

Caixa - Dentro



» No que diz respeito aos acessórios, já estava à espera de não encontrar nada de especial. Na verdade, apenas tem o essencial que se traduz numa bateria BST-41, cabo de dados EC700 que funciona em conjunto com o carregador, e por fim os fones HPM-60J GreenHeart. Teria sido agradável ao menos a inclusão de uma bolsa, mas pronto, acho que percebemos a ideia: Mínimo é o máximo!


DSC01284.jpg

Conteúdo total


DSC01314.jpg

Bateria


DSC01273.jpg

Carregador - 1


DSC01274.jpg

Carregador - 2


DSC01277.jpg

Cabo dados - 1


DSC01278.jpg

Cabo dados - 2


DSC01280.jpg

Fones - 1


DSC01281.jpg

Fones - 2


DSC01283.jpg

Papelada


_______


03. Design / Dimensões


» No que diz respeito ao design, li muitas opiniões que apontavam as linhas do Aspen como sendo fortemente inspiradas nos Blackberry e nos Nokia E71/E72. Mas verdade seja dita, com este tipo de formato não existe muito espaço de manobra para criar algo muito diferente. O que podiam fazer, voltar às linhas do P1i?


DSC01285.jpg

Frente


» A Sony Ericsson dá ênfase ao que chama de "curvatura humana". De uma forma sucinta, arredondaram a parte de trás e laterais, eliminando arestas e reduzindo ao máximo as saliências. Devo dizer que de facto funciona e é bastante agradável manusear o telemóvel, mas sinceramente preferia que se tivessem concentrado em fazer um telemóvel mais fino...


DSC01297.jpg

Traseira


» A construção do Aspen é bastante sólida. Apesar de ser todo feito de plástico, este não range em nenhum local que se aperte e a tampa da bateria mantém-se segura. Trata-se de um mês de uso sem queixas, mas sei por experiência própria que alguns telemóveis depois de cerca de meio ano começam a ceder um pouco. Não sei se será este o caso, mas à partida parece ser duradouro.

» A frente apresenta um ecrã táctil de 2.4", com o d-pad bastante largo logo abaixo, seguido do teclado QWERTY. No meu caso trata-se de um QWERTZ... A lateral esquerda apresenta somente a entrada microUSB, enquanto que na direita vemos as teclas de volume. Na parte de baixo não há nada e na parte de cima temos a tecla on/off, a entrada jack 3.5mm ao centro, e stylus do outro lado.


DSC01290.jpg

Ecrã

DSC01286.jpg

Lateral esquerda

DSC01288.jpg

Lateral direita

DSC01289.jpg

Baixo

DSC01287.jpg

Topo


» Na parte de trás vemos a ranhura da stylus, a única coluna do telemóvel, a câmara de 3.2MP, e mais abaixo temos o local onde se pode colocar uma correia, no meio da parte preta que é rugosa para evitar que o telemóvel escorregue. A stylus é bastante grande. Apesar de não lhe dar uso praticamente nenhum, penso que este tipo de espessura não é a mais adequada.


DSC01298.jpg

Traseira

DSC01303.jpg

T1


DSC01300.jpg

T2

DSC01307.jpg

T3

DSC01308.jpg

T4


» Retirando a tampa traseira deparamo-nos com três coisas: O local do cartão SIM, o reset, e a ranhura do cartão microSD. Sim, apenas se pode aceder ao cartão de memória quando se tira a tampa, o que pode muito bem reduzir o tempo que o telemóvel passa sem ranger, a menos que se deixem ficar com um cartão com bastante capacidade e que lhe acedam unicamente através do cabo de dados.


DSC01310.jpg

Tampa

DSC01312.jpg

SIM / Reset

DSC01313.jpg

Cartão


_______


04. Ecrã


» Outro aspecto que li bastante acerca do Aspen foi sobre o ecrã, indicando que era demasiado pequeno e que não satisfazia. Na verdade, o ecrã não é pequeno... Não é muito diferente do ecrã do E71/E72 nas suas dimensões. A crítica foi causada por dois factores: Cada vez mais pessoas usam um touchscreen com 2.8" ou mais, habituando-se a bastante espaço e muitos "widgets". Além disso, o sistema operativo em questão é excelente para esse tipo de ecrãs, não estando propriamente optimizado para esta dimensão de 2.4".


» No entanto, o facto de eu não sentir a necessidade de usar a stylus mostra que o ecrã pode parecer pequeno, mas não é de todo difícil de usar e que todas as funções podem ser usadas apenas com o dedo. O único senão deste ecrã é mesmo a sua legibilidade ao sol que não é grande coisa, tal como a maioria dos ecrãs resistivos. Em ambientes mais escuros é perfeitamente visível e com boas cores.


DSC01321.jpg

Ecrã


_______


05. Teclas


» O principal no que diz respeito às teclas é mesmo o teclado QWERT. Apesar das teclas serem bastante pequenas, são salientes mais que suficiente para compensar esse facto e são portanto muito boas para teclar de forma rápida e durante bastante tempo se necessário. Agrada-me a disposição dos caracteres, bem como a tecla de espaço que é bastante... Espaçosa.


DSC01294.jpg

QWERTY 1

DSC01295.jpg

QWERTY 2

DSC01296.jpg

QWERTY 3


» Também espaçoso é o d-pad que ocupa grande parte do centro do telemóvel. Não me faz nenhuma confusão o formato rectangular e considero-o bastante fácil de usar, mas acredito que haja quem preferisse um formato mais quadrangular, evitando assim demasiada deslocação do polegar. As teclas de cada lado do d-pad também são grandes e com um bom feedback táctil.


DSC01291.jpg

D-pad e outras teclas


» As teclas de volume são de fácil acesso, mas diferem de todas as outras teclas no facto de não se sentir se se foram ou não pressionadas. Felizmente, o telemóvel emite um sinal sonoro crescente ou decrescente à medida que se vai clicando. Estas teclas só funcionam mesmo para o volume, não têm uma dupla função como outros modelos da Sony Ericsson. A tecla on/off serve para desligar o telemóvel e para bloquear as teclas e ecrã.


DSC01304.jpg

Volume


» A iluminação é bastante decente, se não se encontrar a tecla necessária muito provavelmente será somente por falta de hábito ao teclado.


DSC01334.jpg

Iluminação


_______



06. Software


» Como já foi dito, o software é o indicado para ecrãs maiores, mas não se dá nada mal neste modelo. A Sony Ericsson adicionou os painéis Xperia neste modelo bem como o Slide View, ao qual se pode aceder através da tecla logo abaixo da de chamada.


DSC01337.jpg

Slide View 1

DSC01338.jpg

Slide View 2

DSC01339.jpg

Painéis


» O Slide View mostra: Mensagens, Facebook, Calendário, Multimédia e Painéis. Dentro de cada um destes menus existem sub-menus, e é realmente fácil de usar.


DSC01345.jpg

Slide View



» Os painéis pré-definidos são seis e pode-se alterá-los com o que se achar necessário. Por exemplo, o meu tem um "menu" central como o que vêm na imagem a seguir. Deslizando o ecrã para o lado com o dedo pode-se aceder a um outro menu com outras informações e podem inclusive repetir se optarem por ter um menu diferente para determinadas alturas do dia. Eu tenho contactos favoritos no menu do lado esquerdo e mais alguns atalhos no do lado direito. As personalizações são imensas e as cores podem ser alteradas também.



DSC01333.jpg

Standby

DSC01336.jpg

Standby 2


» No que diz respeito a mensagens, temos uma disposição bastante normal. Apenas de salientar que temos threaded view (visualização das mensagens enviadas e recebidas separadas por destinatário, como conversas em Messenger) e a visualização 3D que não tem grande utilidade a meu ver, mas alguns podem considerar útil visualizar todas as mensagens recebidas no formato de vários post-it rectangulares uns por cima dos outros, deslizando com o dedo para ver cada uma delas e clicando para visualizar na totalidade determinada mensagem.

» No player deparamo-nos com um Windows Media Player em versão reduzida. Apesar de mostrar uma boa organização, mostrar imagens dos álbuns e de ter a opção de máscaras (skins que eu ainda não consegui encontrar, apesar de não ter procurado muito), parece que voltámos ao tempo do Walkman 1.0. Aliás, nem isso, porque o equalizador é para esquecer.


DSC01344.jpg

Player


» O menu propriamente dito... Não gosto... Sei perfeitamente que testaram e que fizeram aquela disposição para tentar simplificar a vida do utilizador, mas para mim teve o efeito contrário. Mais uma vez se verifica que este SO é mais vocacionado para os touchscreen.

DSC01342.jpg

Menu



_______


07. Câmara


» Não é que a câmara me faça falta, mas de vez em quando tenho a necessidade de tirar uma ou outra foto e claro que prefiro que saia algo decente e que possa usar. Infelizmente o Aspen não tem o que preciso. Tenho-me vindo a habituar ao autofocus e ao flash LED (ou xénon) e francamente não vejo grande utilidade para esta câmara a não ser em fotos que não sejam muito ao perto e com uma luminosidade natural decente.


Fotografia tirada com luz artificial


_______



08. Conectividade


» EDGE, HSDPA 7.2Mbps, HSUPA 2Mbps, WiFi, GPS, Bluetooth 2.1 e microUSB 2.0 asseguram que com este modelo se esteja sempre contactável. A navegação na internet é uma boa experiência e o Bluetooth é bastante rápido. Não há mais nada de especial a relatar sobre este assunto.


_______


09. Autonomia


» A autonomia indicada pela marca é de 450h em standby e 10h em chamada e pelo meu uso creio que está bastante aproximado. Na minha utilização de pelo menos 2h de chamadas por dia, Bluetooth sempre ligado e uma quantidade razoável de SMS, dura-me uns dois dias antes de ter que voltar a carregar, o que não me parece nada mau.


DSC01316.jpg

Bateria

DSC01317.jpg

Carregador


_______


10. Notas finais


» Para um telemóvel "amigo do ambiente" não vejo nada de inovador, embora concorde com as medidas implementadas. Os modelos GreenHeart não são os primeiros do género e sinceramente, não vejo necessidade de tanto "alarido" em volta de algo que já nem deveria ser novidade, a menos que apresentassem alguma característica interessante. Vamos voltar os olhos para o LG GD510 Pop que pode utilizar uma capa traseira com painel solar, permitindo o carregamento da bateria. Fica a dica para um telemóvel amigo do ambiente.

» O Aspen é um telemóvel que se tivesse sido lançado há alguns anitos teria feito furor. Hoje em dia, com tantas opções do género, duvido que haja uma corrida às lojas quando este modelo começar a ser vendido por cá. O touchscreen tem obrigatoriamente que ser usado, há opções que não estão acessíveis de outra forma e isso obriga o utilizador a alternar entre teclas e touch. É um compromisso para quem quer ter ambos, pode funcionar para muitos, mas dificilmente para a maioria. Pelo preço a que está, o Aspen tem a desvantagem de ainda se vender um modelo como o E71. Claro que existem diferenças entre os dois e o Aspen tem touch e um processador de 600MHz, mas para o consumidor português é bem provável que não seja o suficiente.


_______


11. Resumo


PONTOS FORTES:

- Teclado QWERTY
- Touchscreen
- Windows Mobile 6.5.3 Profissional
- Amigo do ambiente
- Boa autonomia

PONTOS FRACOS:

- Não apresenta nada de inovador
- Tem forte concorrência
- Câmara de apenas 3.2MP sem extras
- Dimensões nos limites deste tipo de formato
- Grande demora a ser colocado no mercado


_______


12. Classificação


zwame200.png



» Esta avaliação tem em conta que não existem muitas ofertas deste género no mercado, pelo menos disponíveis para já, e quer se goste ou não, há quem aprecie a combinação de teclado QWERTY + touchscreen, não se importando de alternar entre os dois. O Aspen não deixa de ser um modelo que pode ser excelente para o dia a dia de um determinado grupo de pessoas que procure este formato específico. Ficam algumas fotos de comparação com o P1i:


DSC01323.jpg


DSC01326.jpg


DSC01325.jpg


DSC01327.jpg
 
Última edição:
Obrigado.
Nem_XD_by_nunyx.gif


Cá em Portugal não sei se já está à venda, parece-me que ainda não. Os nossos vizinhos de Espanha já têm, foi lá que comprei.
 
Boa review. Penso que o facto do cartão de memória se encontrar por baixo da tampa seja para evitar o problema muito comum da tampinha para a slot muitas vezes ceder, e ficar muito folgada.

Bem como aponto o erro de português, "ser quadrangular" não aponta para algo quadrado, mas sim a qualquer forma geométrica com quatro ângulos.
 
Ja tive um P1i e era muito bom em todos os aspectos. Digo mesmo com um design muitos anos a frente deste aspen... Mas há gostos para tudo :)
 
Back
Topo