Dúvida - Dados móveis vs. 3G e MMS

sauzet

Power Member
Boas pessoal, andei aqui a ler um bocado do fórum e não encontrei resposta, por isso aqui vai.

Desde que recebi o iPhone que tenho a opção "Dados Moveis" desligada, visto que não tenho plano de internet e como tenho normalmente wi-fi não se justifica ter.
Agora, estava a tentar enviar uma mms e reparo que não o consigo fazer porque não tenho 3G a funcionar, mas tenho a opção de Activar o 3G ligado.

A minha pergunta é, isto é normal? Qual é o sentido de ter 2 botões diferentes que na prática fazem a mesma coisa?
Há alguma maneira de contornar isso e deixar que apenas a aplicação de mensages use os dados 3G? Ou então como nos outros telefones, quando precisa de net ele pergunta antes se quero ligar, em vez de ser automático quando, por exemplo, carrego no Safari sem querer.
 
Julgo que para envio e recepção de MMS precisas necessariamente de ter os dados moveis sempre ligados (GPRS).

O 3G ligado/ou não só acelera (ou não) a velocidade de transmissão desses mesmos dados moveis. Pelo menos foi o que eu depreendi da minha utilização...os entendidos que dêem o seu parecer.
 
Última edição:
Portanto, para receber/enviar mms tenho que ligar os dados móveis? Alguém sabe o que acontece se os tiver desligados e for suposto receber uma mms?
Recebo um aviso ou assim?

Estou bastante satisfeito com o telefone, mas esta é a 2ª coisa "trivial" que o meu nokia fazia e o iPhone não deixa fazer:
1) não deixa definir que queremos que ele pergunte qual a ligação à net quando ligamos uma aplicação qualquer (como o safari)
2) não deixa alterar o toque de mensagem para um "custom"

Enfim, não se pode ter tudo, mas era agradável ter estas 2 coisas, para já...
 
A funcionalidade é a mesma do teu nokia, esse tem o serviço de dados sempre activo e só quando acedes a uma aplicação que use a internet é que te é debitado algo, tal como no iPhone.
 
É diferente. No iPhone se eu por engano ligar o Safari ele tenta logo ligar-se à rede, não me pede autorização para a utilizar. No meu Nokia eu tinha o 3G sempre activo e sempre que uma aplicação precisava de utilizar a net perguntava se o queria fazer com a rede 3G ou wi-fi. Assim para evitar gastos tenho que andar com o iPhone sem dados moveis o que implica não receber mms, o que é um bocado chato...
 
A diferença é que no Nokia se por acaso carregasse numa aplicação com net não gastava dinheiro nenhum.
No iPhone se carregar no Safari, Facebook, Mapas, Weather, App Strore e por aí adiante ele tenta aceder à net. Não digo que a funcionalidade de "não perguntar nada" tal como está agora não faça sentido, agora para mim faria sentido ele perguntar-me se o queria fazer.

Mais não seja, se por acaso o wi-fi falhar como aconteceu agora, ele não usava o 3G automaticamente sem eu reparar
 
A diferença entre o 3g e o desligar os dados moveis ligados é grande, quando desligas o 3g tens dados moveis ligados mas a velocidade 2g, quando desligas os dados moveis, nao tens nada para alem de Telefone.

Porque nao subscrever um plano de dados? Ter um iPhone quase que implica ter acesso constante à internet, se não ficasse sem muitas funcionalidades.
 
Estou a decidir ainda se mudo de tarifário (para um próprio para o iPhone) ou se adiro a plano de dados, para já o 3G apenas me interessava para as mms, porque como ando praticamente todos os dias casa <-> faculdade tenho wi-fi grátis 80% do tempo.

É um caso a estudar no futuro.
Entretanto já entendi a diferença (percebi logo nos primeiros post), fiquei apenas curioso, porque ele avisa-me de tanta coisa, que não me admirava que a opção de colocar aviso antes de ligar existisse e eu não tivesse encontrado.
 
E que tal usar as ferramentas oficiais da Apple?
Pegas no iPhone Configuration Utility e crias um perfil com fake internet apn e as configurações correctas de mms. E pronto, ficas de vez sem dados móveis e com mms.
 
Última edição:
Era isso que eu queria! Podias ter dito mais cedo que já tinha configurado...

Entretanto encontrei um site (que não sei se posso por aqui, daí não o fazer), que cria no iphone uma apn directamente. Criei uma com um endereço falso e por mais que tente ele não acede à net por 3G, mas deixa-me enviar MMS.

Se alguém precisar do site peça por PM, em principio não vejo porque não colocar aqui o endereço directamente, mas como o site visto no PC tem outras coisas que não o que apresenta no iPhone, não o ponho aqui para já.

Em todo o caso o que o Viper765 sugeriu também funciona. Obrigado.
 
Boas.
Bom post este aqui, acabei de fazer o mesmo ao meu e quer-me parecer que envio mas não recebo sms, alguém confirma se é demora da tmn ou se introduzindo um endereço falso deixamos de receber mms?
 
Se alguém conseguir arranjar essa forma de ter as MMS activadas (receber e enviar) sem ter os dados móveis a debitar internet agradecia, embora tenha um plano de 100MB prefiro ter esses 100MB para necessidades reais do que para ligações fortuitas.
 
E que tal usar as ferramentas oficiais da Apple?
Pegas no iPhone Configuration Utility e crias um perfil com fake internet apn e as configurações correctas de mms. E pronto, ficas de vez sem dados móveis e com mms.

Boa noite,

Já coloquei este poste numa outra pagina e encontro-me com o mesmo problema tenho um Iphone 5, e tenho tarifario vodafone extravaganza jáinstalei a aplicaçãoo iPhone Config Utility mas nao sei como criar um fake internet apn e as configurações correctas de mms, eu ja tentei criar um profile da apn de internet e mms mas nao deixa ter a duas sem sucesso. Se pudesses ajudar agradecia.

Obrigado!
 
Na TMN se receberes um MMS e não estiveres ligado à net és informado por sms. Ao receber essa sms ligas os dados, voltas ao sms para descarregar a imagem e tornas a desligar!
É um metodo arcaico mas o mais simples para garantir que não consomes dados (só tens que garantir que nesse intervalo de tempo nao entras no safari ou outra aplicação).
 
Eu sou TMN e não sou informado. Quer dizer, sou informado pela pessoa que me mandou o MMS, para ir ligar os Dados. lol
 
Última edição:
Back
Topo