Gráfica HD 6850 with 1120 shaders went to reviewers (12 sites)

Status
Fechado a novas mensagens.

RSC

Suspenso
Updated: Lower clocks but 1120 shaders

Some of the review sites have received some quite interesting Radeon HD 6850 samples, those that have all the 1120 shaders enabled. According to the posts, it is simply a matter of different BIOS and HD 6850 could end up with 1120 instead of the 960 Stream Processors.

Of course, this might end up to be just a few isolated cases in the beginning but hopefully users will be able to flash the BIOS and make such cards. Both the Techpowerup.com and Computerbase.de ended up with such a card. It would be interesting to see if any of those card actually ended up on the market and if some of the early adopters were lucky enough.

The big issue is that these sites scored much better results than what people will get with 960 shader enabled "normal" and regular Radeon HD 6850 card.

In any case, we'll see if these are just isolated cases or such cards actually did went to channel. You can check out the Techpowerup review here, while ComputerBase.de review is here.

Update: Wizzard from Techpowerup told us that although they did indeed receive the HD 6850 with 1120 shaders, the results in benchmark are achieved with a card that has 960 of them. Just to be clear, the results over at Techpowerup show the regular HD 6850 and not the one with 1120 shaders.
(http://www.fudzilla.com/graphics/item/20604-hd-6850-with-1120-shaders-went-to-reviewers)


Depois desta notícia ter saído, o número de sites de reviews que receberam 6850s com 1120 Unified Shaders já vai em quatro cinco seis sete nove dez doze:

- techPowerUp! -> http://www.techpowerup.com/reviews/HIS/Radeon_HD_6850/
- ComputerBase.de -> http://www.computerbase.de/artikel/grafikkarten/2010/test-amd-radeon-hd-6870-und-hd-6850-update/
- diit.cz -> http://www.diit.cz/clanek/test-rade...d-amd-problem-se-stream-procesory/37205/35011
- Extra Hardware -> http://extrahardware.cnews.cz/test-radeonu-hd-6870-6850-hry-spotreba-teploty
- Benchmark Reviews -> http://benchmarkreviews.com/index.php?option=com_content&task=view&id=12388&Itemid=47
- Guru3D -> http://www.guru3d.com/news/radeon-6850-could-run-fine-with-6870-bios/
- Hardware Heaven -> http://www.hardwareheaven.com/revie...raphics-card-review-sapphire-radeon-6850.html
- Tweak Town -> http://www.tweaktown.com/reviews/3600/sapphire_radeon_hd_6850_1gb_video_card/index2.html
- Inside HW -> http://www.insidehw.com/Reviews/Graphics-cards/Radeon-HD-6850-Grinding-Diamonds/Page-4.html
- Think Computers -> http://www.thinkcomputers.org/sapphire-radeon-hd-6850-1gb-video-card-review/3/
- HT4U -> http://ht4u.net/reviews/2010/amd_radeon_hd_6850_hd_6870_test/
- Rage3D -> http://www.rage3d.com/reviews/video/amd_hd6800_launch_review_addendum/
 
Última edição:
Eu não compreendo o processo de fabrico e para ser sincero nem sei o que são esses shaders, mas se isso realmente aumenta o desempenho da placa e se as produzem porque é que não as "tornam" todas iguais, tanto as review samples como as que vão para o consumidor ?
 
caro amigo LYNX- ouve um erro , se foi propositado ou não ninguem aqui sabe , os reviewers que fizeram as reviews ja mencionaram isso e ja fizeram as reviews com as specs originais

cheers
 
Última edição pelo moderador:
Pode ser que calhe uma à Zwame também.

É pena com este anuncio ser "corrigido", para não pôr em causa a gama acima. Faz lembrar o unlock de cores. São sempre boas surpresas.
 
Última edição:
Cá para mim estas 6850 ainda vão ser o best buy porque vem com mais stream processors dos que estão activos e vai haver uma maneira de os activar facilmente e ficamos com uma placa perto da 5870 abaixo dos 200 euros...mas por enquanto é pura especulação.
 
Última edição:
Cá para mim estas 6850 ainda vão ser o best buy porque vem com mais stream processors dos que estão activos e vai haver uma maneira de os activar facilmente e ficamos com uma placa perto da 5870 abaixo dos 200 euros...mas por enquanto é pura especulação.

O SKYMTL, que está ligado ao site HardwareCannucks, já disse na XS que já tentou fazer isso com as várias samples de 6850 que tem em mãos e não conseguiu.
 
Veremos :)...lembro-me da 9500 acho que era só preciso uma alteração e ficavamos com uma 9700, e só uns tempos depois é que se descobriu como se fazia isso.
 
pois mas a "mama" dos softmod já se foi há bastante. porque as graficas que partilhavam o GPU com versões superiores passaram a ter os extras cortados a laser

caso isso aconteça provelmente será por engano ou descuido
 
Já desde o tempo das HD4850 e 4870 que um senhor conhecido por w1zzard conseguia alterar o número de Sps activos no Rv770 através de modificações da Bios, mas, infelizmente, este processo nunca chegou a ser divulgado dentro da comunidade entusiasta.

Uma vez que os gpus seguintes nada mais são senão o rv770 em esteróides e com suporte Dx11, seria lógico pensar que se podem activar sps nos chips de menor yeld.

Melhor exemplo é a MSI com a sua GTX 465 que com uma alteração no softwar dela fica um 470 original.. brilhante xD

FTFY.
 
Sim, há/havia algumas reviews com os valores mais altos do que a placa dá.
Não sei se já foram todos corrigidos.

Não me parece que tenha sido batota porque facilmente se veria o que se passava, como efectivamente aconteceu, deve ter sido engano ou existe algo nas 6850 que a ATI se esqueceu de "desligar" e espero não ser wishfull thinking.
 
Última edição:
mas se a techpowerup guardar a bios das graficas que vieram com mais shaders unlocked , e der na boa para fazer flash aos modelos com 950 brilhante , alias se isto der para ser concretizado sera ainda uma mais valia para a AMD

logo vou ter 2 X 6850 da sapphire e uma gigabyte GA-880GA-UD3H com um X4 970 , vou ver se desencanto em algum lado essa bios
 
Melhor exemplo é a MSI com a sua GTX 460 que com uma alteração no softwar dela fica um 470 original.. brilhante xD

Off topic: Já é a segunda vez que te digo que isso não é possível. É impossível tornar uma GTX460 numa GTX470, o que se pode fazer, quando dá (que não é sempre) é desbloquear uma GTX465 para ficar uma GTX470.



RSC, tive a ler a thread inicial e pelo que percebi a AMD enviou 6850's com mais shadders para os reviews as testarem, atingindo assim valores mais elevados do que os normais de uma HD 6850 que vai ser vendida ao público, é isso?? Desculpem a ignorância mas não sei a função dos shadders num GPU.

Sim, é isso.


Se o que percebi é o que realmente se passou, pode-se dizer que a AMD tá a fazer um bocadinho de batota :D, ou pelo menos a tentar disfarçar/esconder algumas falhas na performance da 6850 em comparação com a concorrência, assim não podemos confiar muito nas reviews actuais das novas ATI :S
Se foi engano, se foi propositado... nunca se saberá. Até ontem à noite já havia quatro sites a reportar isso, se aumentou ou não até agora, não sei.

Quanto ao resto, o que sei é que um dos reviewers da Hardware Cannucks tentou fazer unlock das samples de 6850 que tinha usando uma BIOS de uma das tais 6850 que surgiram com 1120 shaders e não conseguiu.

ADENDA:

"For those of you excited about the possibility of 'unlocking' your HD 6850, it's not going to happen; the disabling is done at an ASIC level, not BIOS." (http://www.rage3d.com/reviews/video/...view_addendum/)


---//----


ADENDA:

1120-Core "Fixed" Radeon HD 6850 Video Card Review Samples Shipped to Media

Websites publish Radeon HD 6850 reviews with inflated results as a result of hidden 6870 GPU.
(http://benchmarkreviews.com/index.php?option=com_content&task=view&id=12388&Itemid=47)


Sobre isto, o Editor Executivo do site Benchmark Reviews teve o seguinte a dizer na XS:

I feel compelled to add my two cents, especially after wasting six hour of test time and scrapping my entire Sapphire Radeon HD 6850 and CrossFire reviews because of sample 'doping'.

1120-Core "Fixed" Radeon HD 6850 Review Samples Shipped to Media

I'm not going to say it was intentional, but the mere fact that nobody at Sapphire or AMD said anything despite being told of the problem a week before launch is rather alarming.
(http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?p=4596409#post4596409)
 
Última edição:
Este tipo de situações é que condeno e bem. Acho completamente ridículo que se tente mandar areia para os olhos dos clientes. :facepalm: Sejamos francos, a 6850 saiu depois e não é tremendamente melhor que a gtx 460, a luta ou seria em preços ou em unified shaders e resultados "dopados".
 
Eu acho que o deve estar em causa é sempre a performance.

Que a ati/amd e nvidia andam a lutar por todos e meios e mais alguns já toda a gente sabe.

A ati/amd fez esta jogada "suja" mas a nvidia tem feito parecidas também, a concorrência em as duas marcas está muito alta e depois dá nisto, não me espanta nada.

Para nós consumidores quanto mais concorrência melhor, mais os preços descem e não tem descido pouco nas ultimas semanas.
 
Eu acho que o deve estar em causa é sempre a performance.

(...)

Sim, a performance correcta e não a performance adulterada. Porque o que sucede neste momento é que tens uma série de sites (e não são só os que eu indico no primeiro post, porque há vários sites que ou não actualizaram o GPU-Z e os prints que têm do mesmo não indicam shader count ou nem sequer têm prints do GPU-Z, logo não é possível dizer se usaram ou não versões "dopadas" da 6850) com reviews da 6850 cujo resultado final está claramente adulterado.
 
O primeiro que indicas tem valores correctos. Podes ver pelos valores da ASUS Radeon HD 6850 Direct CU 1 GB que os valores da HIS estão correctos.

dirt2_1920_1200.gif
dirt2_1920_1200.gif


A asus tem mais um pouco de performance devia a um pequeno overclock de fábrica.
 
O primeiro que indicas tem valores correctos. Podes ver pelos valores da ASUS Radeon HD 6850 Direct CU 1 GB que os valores da HIS estão correctos.
(...)

Sim, porque a techPowerUp! foi porventura o primeiro site a notar isso e o W1zzard indica logo na review que colocou a versão dele com 960 shaders para a review que fez. O problema é que daqueles doze sites (e sabe-se lá quantos mais há) só quatro ou cinco é que detectaram o "problema".
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo