Desafio Semanal #46 - Footprint

carlos coimbra

Power Member
Desafio Semanal #46 - Footprint


A ideia deste tema é retratar a pegada, o rasto, a marca deixada por alguém ou algo e que prevalece após a sua passagem… no terreno, em alguém (nós?), na sociedade…

FOOTPRINT
1: an impression of the foot on a surface
2: the area on a surface covered by something <a tire with a wide footprint> <the footprint of a laser beam>
3: a marked effect, impression, or impact <left a footprint in the field of research>
4: something that identifies <a genetic footprint>


As regras para submissão de fotos:

1. Apenas é permitida uma fotografia por utilizador, tirada e submetida pelo próprio que pode ser alterada durante o concurso (editar post)
2. As fotografias devem ter no máximo 800 pixeis no lado maior
3. As fotografias devem ter um título e o EXIF possível (maquina/modelo, lente, abertura, tempo de exposição, iso, flash, etc)
4. Fotos vencedoras de concursos anteriores não podem ser resubmetidas.


Não é permitido colocar comentários enquanto o desafio decorre. Estes apenas poderão ser feitos quando o desafio terminar e o vencedor for anunciado.

Para esclarecimento de dúvidas enviem PM.


Um desafio por semana nos seguintes termos:

* Novo Desafio - Depois do vencedor ser declarado.
* Início das participações - Assim que o novo desafio é lançado.
* Fim das participações - 22:00h, 7 de Novembro de 2010. O vencedor será escolhido de seguida.
* O vencedor deste desafio escolhe o tema do próximo assim como o seu vencedor.

Bons clicks e boa sorte!

Link para vencedores anteriores.
 
The Macro way :)

img8395x.jpg



Camera Model: Canon EOS 450D
Lens: EF100mm f/2.8 Macro USM
Focal Length: 100mm
Focus Distance: 0.31m
Aperture: f/8.0
Exposure Time: 0.0063 s (1/160)
ISO equiv: 400
Exposure Bias: none
Metering Mode: Matrix
Exposure: Manual
Exposure Mode: Manual
White Balance: Auto
Flash Fired: Yes (Metz 48-AF1)
 
Footprint's? Leave it where others don't!

img0819y.jpg


Canon EOS 1000D
F/3.5
0.8seg.
ISO-800
18mm
No Flash
 
Última edição:
apreciação e parabéns!!

Bom, para manter a tendência também me atrasei um pouco, as minhas desculpas, mas tive uma boa razão… aliás, 5 boas razões !!! ;)
Boa, muito boa participação! Parabéns a todos pelas vossas fotos e pela partilha das mesmas! Como percebo nada de técnica, apenas vou comentar as imagens do ponto de vista subjectivo, pessoal (mas transmissível)… não há certo ou errado apenas a minha opinião que vale o que vale.

Foto: Grieving (ainda não vi a foto e já estou a aprender!! Grieving = luto )
Autor: Veritaz
Gostei. Fiquei a pensar que história haveria por detrás daquela cruz, o que teria acontecido para que alguém tivesse deixado ali aquela marca, o que pretendiam que não fosse esquecido? Provavelmente nunca saberei, mas fica o rasto… parabéns! De qualquer forma, visualmente a proporção de 1:1 e a cruz “quase” no centro são aspectos que me inquietam na observação. A metade direita da foto diz-me pouco, não acrescenta nada à história que é contada no lado esquerdo com a cruz a repousar sobre o vale, com um céu carregado, rico e dramático.
Pessoalmente teria optado por outro tipo de composição, talvez o seguinte:

veritaz1.png


veritaz2.jpg



Foto: Stay still
Autor: ApM
Sem dúvida um ”footprint”, no sentido directo da palavra! Gostei da gradação natural de cor no canto superior esquerdo para o centro da imagem. De resto alguma confusão visual com muitos objectos que distraem do motivo principal.

Apm.png


Foto: The Macro Way :)
Autor: Warlord
Muito bem apanhado! Criatividade e cor. Fez-me lembrar do logo do Gnome :) curioso é que a metade inferior da foto está desfocada.. a câmara estava perpendicular ou oblíqua ao plano do motivo? Usaste cola? Gostei bastante.


Foto: Rainbow Light
Autor: CoisaX
Que cores espectaculares!! Não queres partilhar o truque? ;) foi uma foto “footless” mas com “printmore” ! ou estarei a interpretar mal? foi pena aqueles castanhos “avermelhados” que se misturaram com os cinzentos do lado direito (será do meu monitor?)O que havia do lado esquerdo? Olhei para o centro da foto (lindo) depois fui para o lado esquerdo (nice) e depois para o lado direito (pena) talvez uma composição alternativa? Foto muito boa!

CoisaX.png


Foto: Efémeras
Autor: Hélius
Quando olhei a 1ª vez não prestei muita atenção. Depois, comecei a reparar em pormenores e comecei a gostar. Hoje gosto bastante da foto, da composição, do momento. Uma imagem em crescendo e uma enorme inveja de estar ali a disfrutar daquela liberdade. as pegadas podem ser efémeras mas o gozo intemporal! Há no entanto algumas coisas que me distraem na imagem e desviam a atenção por isso, talvez, o meu desinteresse inicial. Fico com a sensação que alguma coisa me escapa nesta foto. Muito bem capturado!

Helius.png


Foto: Ecological footprint
Autor: LProlog
O que dizer desta foto? “Rais parta” o googlemaps. ;) fora de brincadeiras, onde estavas para conseguir ter esta perspectiva? Helicóptero?

Foto: Footprint's? Leave it where others don't!
Autor: _Axe___
É uma fotografia de uma pintura?? Há ali algumas coisas estranhas com as sombras (!) deve ser da hora… umas distorções na linhas igualmente estranhas. O que é aquilo no canto inferior drt? Gosto da composição e das cores.

Axe.png



Quanto ao às classificações, são, para mim, o menos importante neste tipo de concursos, porque resultam de apenas uma apreciação subjectiva e pessoal sem qualquer validade técnica. Acreditem que gostei que tivessem participado. Obrigado aos que o fizeram. Aprendi ao ver as vossas imagens e espero aprender mais ainda com os vossos comentários. Vou escolher uma foto para dar continuidade a esta excelente iniciativa: Efémeras de helius. (estive muito indeciso entre esta, a do veritaz e a do warlord). Parabéns a todos!
 
Não foi de helicoptero, o engraçado é que foi tirado do alto de uma montanha e achei engraçado e efeito de Googlemaps :)
Gostei da vencedora mas também da do Warlord. Gostei também da análise das fotos... aprender é um dos objectivos deste passatempo, ou devia ser. Venha o próximo!
 
Desculpa lá dizer isto carlos coimbra, mas isso de andar a pintar as fotos dos outros é algo que já foi discutido aqui e mesmo que seja com boas intenções penso que ninguém gosta disso e acho que não seja uma boa prática. Até porque ou é um grande mestre da fotografia ou então mandar assim bitaites com desenhos, acaba por ser um bocado chato.
 
a minha foto nao é a uma pintura... é uma parede que esta numa exposiçao em lisboa, na "pop up 2010"... se os gajos fizeram o chão torto eu nao tenho a culpa. achei a foto original e coloquei. whatever.
 
Desculpa lá dizer isto carlos coimbra, mas isso de andar a pintar as fotos dos outros é algo que já foi discutido aqui e mesmo que seja com boas intenções penso que ninguém gosta disso e acho que não seja uma boa prática. Até porque ou é um grande mestre da fotografia ou então mandar assim bitaites com desenhos, acaba por ser um bocado chato.

Não percebi qual é o problema... Está a tecer uma crítica ás fotografias usando ajuda gráfica; qual é a diferença entre mandar bitaites com palavras ou desenhos? Em nenhum dos casos precisa de ser um grande mestre, até porque como ele referiu é só a sua opinião pessoal. Seria mau era dizer que a fotos não valiam nada e não dizer porquê, mas pronto... quanto a mim, agradeço que digam o que está mal e se for com desenhos, melhor ainda, que compreendo melhor.
 
Desculpa lá dizer isto carlos coimbra, mas isso de andar a pintar as fotos dos outros é algo que já foi discutido aqui e mesmo que seja com boas intenções penso que ninguém gosta disso e acho que não seja uma boa prática. Até porque ou é um grande mestre da fotografia ou então mandar assim bitaites com desenhos, acaba por ser um bocado chato.

Não vejo mal nisso.
 
Tenho acompanhado os desafios semanais e elogio o trabalho do Carlos Coimbra e agradeço o tempo dedicado.

Acerca dos rabiscos em cima das imagens... ele apenas está a "apontar" o que acha que está menos bem nas fotos para poder tornar os próximos desafios mais competitivos...

Não entrem em provocações ou criticas...
 
mas isso de andar a pintar as fotos dos outros é algo que já foi discutido aqui e mesmo que seja com boas intenções penso que ninguém gosta disso e acho que não seja uma boa prática. Até porque ou é um grande mestre da fotografia ou então mandar assim bitaites com desenhos, acaba por ser um bocado chato.

Não concordo.

Antes pelo contrário, achei muito positivos os comentários com auxiliares visuais. Este tipo de esquemas é uma das coisas que mais me agrada no livro do Michael Freeman: "The Photographer's Eye: Composition and Design for Better Digital Photos".

se os gajos fizeram o chão torto eu nao tenho a culpa.

Mas o chão era mesmo torto ou é apenas a distorção barril da lente nos 18mm?
 
Antes demais parabens ao vendedor, acho que a escolha do PB acabou por disfarcar o que aparenta ser uma foto pouco rica em cores e com mt neblina ;)

Foto: The Macro Way :)
Autor: Warlord
Muito bem apanhado! Criatividade e cor. Fez-me lembrar do logo do Gnome :) curioso é que a metade inferior da foto está desfocada.. a câmara estava perpendicular ou oblíqua ao plano do motivo? Usaste cola? Gostei bastante.
A parte inferior nao esta desfocada, está simplesmente fora do DOF (embora seja f/8, é macro 1:1). A camara estava oblíqua (daí o DOF, ou falta dele), foi a unica forma de conseguir ir buscar aquelas cores e ao mm tempo conseguir um enquadramento mais dinamico. Não é cola, sao gotas de agua sobre um DVD. Como é que consegui? com mt paciencia lol

Gostei da analise feita as fotos, por mim nao tenho qualquer problema que desenham riscos nas minhas fotos, acaba por ser mais simples que andar a escrever N palavras para tentar exprimir o que pode ser feito com um risco ou seta.
Agora é certo que isto incomoda certa(s) e determinada(s) pessoa(s), ao ponto de eu ja ter levado com um warning por causa disso. Por isso olhem, se nao tiverem problemas em arriscar, tentar perceber quais sao essas pessoas, as outras certamente que ficam gratas por ter "comentarios visuais".
 
obrigado pela escolha e parabéns aos outros participantes ;)

a minha foto foi tirada na supertubos em Peniche, durante o Rip Curl Pro Portugal 2010, por volta das nove da manhã, e tal como o warlord observou estava bastante nevoeiro, mas até estava uma luz interessante.

vou já tratar de dar inicio a um novo concurso ;)

cumps

edit/ novo passatempo aqui
 
Última edição:
Antes de mais, Parabéns ao vencedor!
Agora... Eh lá isto é que é um comentário completo. Não tenho nenhum problema com os rabiscos em cima da minha foto, até deu para perceber melhor o que farias à foto.

A história da cruz é a seguinte:
Era uma vez um pastor que estava ali, em cima daquela pedra a tomar conta das suas ovelhas, quando, de repente vem uma tempestade e é atingido por um raio. E puff morreu. A família dele pôs ali a cruz para toda a gente que passar por ali se lembrar dele. O FIM

Espero que tenha satisfeito a tua curiosidade. :)
 
Parabens ao Vencedor! Não era a minha favorita, mas não deixa de ser merecedora :P

Em relação ao tipo de análise que o carlos coimbra fez é de louvar. Se pintou ou não as imagens dos outros, pelos menos soube exprimir-se em relação à sua opinião sobre as fotos. E mais ainda que ultimamente já raramente se comentam as fotos nos desafios...

Foto: Rainbow Light
Autor: CoisaX
Que cores espectaculares!! Não queres partilhar o truque? ;) foi uma foto “footless” mas com “printmore” ! ou estarei a interpretar mal? foi pena aqueles castanhos “avermelhados” que se misturaram com os cinzentos do lado direito (será do meu monitor?)O que havia do lado esquerdo? Olhei para o centro da foto (lindo) depois fui para o lado esquerdo (nice) e depois para o lado direito (pena) talvez uma composição alternativa? Foto muito boa!

Obrigado pelo comentário.

Claro que explico... fou um momento raro em que tinha a maquina aqui no trabalho e "deu-se um fenomento" que fui a tempo de capturar :

A porta aqui da empresa é de vidro e estava aberta. Ao fim da tarde, a luz dos sol bateu na "cotornos" da porta e fez um arco-iris que acertou em cheio na parede como o veem. O castanho que falas é na realidade a parede "branca" à sombra.

O grande problema da foto foi mesmo o WB, e mesmo assim duvido que venha a acertar com ele LOL. Tirei algumas variantes que dá para uns efeitos espantosos.

A questão da sombra da flor, foi porque achei que a foto só com o arco-iris ficaria um pouco vazia.

Cumps
 
Back
Topo