O controlador de visualização AMD driver deixou de responder e recuperou com êxito.

JCampos

Membro
Boa noite,

Ultimamente anda a ocorrer-me este erro com uma regularidade irritante, antes só me ocorria de tempos a tempos uma ou duas vezes de quinze em quinze dias e agora ocorre-me varias vezes por hora. Tanto ocorre quando estou no ambiente de trabalho como no firefox ou a fazer outra tarefa qualquer. O ecrã bloqueia por uns segundos depois desliga-se e volta a ligar e aparece a seguinte mensagem na barra de tarefas:

ae5owh.jpg


Por norma recupera bem e posso continuar com o que estava a fazer mas por outras vezes bloqueia de modo definitivo. Já instalei os drivers mais recentes, actualizei o directx assim como a bios da motherboard mas o problema tende a persistir e já não sei mais o que fazer, estava a pensar formatar o computador mas como são sei se isso ira resolver o problema, pensei em pedir a vossa opinião antes.

O meu sistema é o seguinte:

24mt84l.jpg


14czmfc.jpg


n5kmxu.jpg



A minha fonte é uma ocz 550.

Ps: acabou de me acontecer novamente e apenas estava aqui a escrever no fórum :S

Obrigado ;)
 
Última edição:
Isso é os drivers do GPU.

Que temps tens?
Que drivers tens?

Faz o seguinte, desinstala as drivers, faz reboot em Safe Mode, corre o CCleaner retira o resto que sobra, volta a entrar e instalas as drivers mais recentes (ou não dependendo daquilo que tens)

EDIT: sempre tiveste GPU da AMD(ATI)?
EDIT2: O PSU não deve ser porque tem amperagem nos 12V rails suficiente,450W é mais que suficiente segundo algumas reviews que vi, com uma 5970 o sistema em full load nunca consumia mais de 500W, ~470W para ser exacto mas no entanto nunca se sabe.
EDIT3: Tens OC no GPU?
 
Última edição:
Boas Nbz,
Os temps sao estes:

2mgvmr.jpg


eu tinha catalyst versao 10.10 instalado mas agora ate estou com os drivers do windows 7 para experimentar mas o problema mantem-se
vez o mesmo 3 vezes enquanto escrevia este post :\ e nao nao tenho OC ao GPU. :(

edit: sempre tive a mesma grafica. este problema dava-me muito raramente ate me comecou a dar mais frequentemente quando actualizei os drivers para os mais recentes
mas depois voltei a instalar os anteriores mas o problema manteve-se ou foi disso ou foi de a luz a uns dias me ter faltado varias vezes devido a mau tempo :S
 
Última edição:
Ok,
Faz o seguinte: Muda as definições de power saving para High Performance, o que te pode estar a acontecer é o chamado "Cold Bug" em que a placa ao passar de 2D para 3D clocks começa a bater mal e tens o driver crash.

Experimenta lá se nao funcionar eu posto mais qualquer coisa.
Já agora, o GPU é a XFX? Ou outra marca qualquer?
 
Obrigado, segui e conselho dos dois, tanto instalei uma versao mais antiga do catalyst (a 10.7) como nas opcoes de energia seleccionei o plano de elevado desempenho, mais logo dou algum feedback, muito obrigado pela ajuda :)
 
Obrigado, segui e conselho dos dois, tanto instalei uma versao mais antiga do catalyst (a 10.7) como nas opcoes de energia seleccionei o plano de elevado desempenho, mais logo dou algum feedback, muito obrigado pela ajuda :)

Na boa, fica já aqui mais um passo se não resultar:

Faz boot em safe mode
procura esta key no registry

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\ControlSet001\Control\Cl ass\{4D36E968-E325-11CE-BFC1-08002BE10318}

Encontra
EnableULPS nas keys 0000, 0001 e 0003 e muda os valores para 0

O que isto faz é evitar que o segundo GPU se desligue para poupar energia e cause problemas quando é preciso trabalhar de novo.
Gastas mais W's mas ao menos não tens problemas.

Ultima instância será Bios Flash para nunca teres problemas!
Cumps e boa sorte

EDIT: Usas algum programa para monitorizar as temps do GPU? Tipo MSI Afterburner ou mesmo o Everest? (Monitorização constante diga-se de passagem)
Há reports que dizem que como por default o segundo GPU se desliga para poupar energia (comando que te falei acima previne isto de acontecer), há programas de monitorização que causam problemas...
 
Última edição:
Nao resultou acabou de me bloquear duas vezes praticamente seguidas. A Placa Gráfica é um ATI HD 5970 Black Edition da XFX.

Edit: não não uso nenhum programa de monitorização
 
Última edição:
Já fiz alterei os valores das keys 0000, 0001 e 0003 para 0 só deixei a 0002 a 1.
Eu update a bios ainda fiz ontem, instalei esta:
2n08z8x.jpg

penso ser a correcta.
 
Pelo sim pelo não, desinstala completamente as drivers, reinicia, inicia em Modo de Segurança e corre o Driver Sweeper, selecciona a opção "ATI" e limpa tudo, reinicia e depois instala novamente as drivers mais recentes.
 
Se nada funcionar ou mandas RMA ou fazes Flash ao Bios a ver se tens sorte.
Há milhares de threads sobre as 5970, principalmente da XFX, a darem problemas deste género com a ATI ignorar completamente o problema.
Não há solução aparente, apenas estes fixes na esperança que algo resulte...

Reparei agora, quando falei de Bios Flash estava me a referir ao Bios da placa e nao da motherboard.

Cumps
 
Última edição:
nao é preciso tanto... esse problema é mais conhecido do que a rigueifa azeda xD basta aumentares os clocks 2d e nao tens mais problemas do genero (podes criar um profile para isso mesmo)
em 3d (quando tas a jogar) nao acontece pois nao ? :)
 
e como faço isso? :x

tipo podias fazer uma bios com clocks maiores e nunca mais te chateavas, senao sempre que formatares o pc (nao sei se ao mudar os drievrs os profiles do catalyst desaparecem)...
mas pelo catalyst, crias um profile no catalyst (parte superior esquerda nas opcoes, mas poe so guardar, nao carregues em guardar e aplicar), depois vais a "Computador/Disco Local/Utilizadores/"nome do utilizador"\App Data\Local\ATI\ACE\Profiles" (precisas de ter as pastas ocultas visiveis)
abres o profile que criaste que ta nessa pasta com o bloco de notas e poes as opcoes de cada clock target iguais a esta (atencao que estas opcoes existem la, por isso tens de as procurar por ti mesmo e mudar)

"<Feature name="CoreClockTarget_0">
<Property name="Want_0" value="20000" />"

<Feature name="CoreClockTarget_1">
<Property name="Want_0" value="20000" />
o core clock target é so para perceberes em qual é... so mexes no "want_0 value"
depois de guardares isto, activas o perfil no catalyst e ta feito... por algum motivo a velocidade da memoria nao baixa atraves deste processo (por isso e que ja nem pus aqui a parte das memorias) por isso podes ou baixar la manualmente para o minimo quando nao estas a usar a grafica em jogos e voltas a subir para o valor normal quando vais usar, ou deixas estar no normal (a grafica aquece mais)

cumps

qualquer duvida avisa :)


PS: devias considerar trocar de fonte porque essa é muito limitada para o teu sistema... pelo menos uma de 650w, mas para estares descansado para OC'S uma BOA de 750w é o ideal
 
Última edição:
Vou tentar fazer pela bios entao para ficar de vez. mas nao sei em que parte é que tenho que alterar os dados.
Ajuda se tirar umas fotos com a maquina fotografica? lol
 
Vou tentar fazer pela bios entao para ficar de vez. mas nao sei em que parte é que tenho que alterar os dados.
Ajuda se tirar umas fotos com a maquina fotografica? lol
opa nesse campo ja deixo para outra pessoa porque nunca alterei a bios de uma grafica :p mas pode haver aqui alguem que saiba ;)
de qualquer das formas, se nao aparecer ninguem por enquanto podes adoptar a forma que disse ate alguem te ajudar (para a grafica nao andar sempre com isso)
 
Back
Topo